Um fator que aponta a uma evolução quanto à presença de mulher atuante na sociedade se dá pelo aumento do número de pesquisas acadêmicas e científicas em torno da participação feminina na sociedade. Nós temos recebido muitas solicitações de estudantes universitários e de pós-graduação lato sensu, stricto senso, além de professores(as) em busca de informações e sugestões para as suas pesquisas, o que nos leva não só a constatar este fenômeno, como também observar a variedade de enfoques que estão sendo abordados.
De algum modo temos colaborado, não obstante, não seja este o objetivo do Projeto ESPAÇO MULHER, porém, de algum modo gratificante o progresso do interesse sobre o tema e a confiabilidade depositada em nós.
Esperamos que apreciem esta edição 26. receba o abraço de Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO MULHER.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Ocorrerá entre 25 a 30 de julho de 2004, em Quito/Equador. O objetivo "é abordar com mais profundidade os alcances e especificidades regionais da globalização e abrir espaços para troca de experiências e construção coletiva de alternativas diante do neoliberalismo e do militarismo. O evento pretende ainda fortalecer a articulação e as ações dos movimentos sociais. A presença de representantes dos povos indígenas e de afrodescendentes contribuirá para os participantes compartilharem a diversidade e a riqueza cultural do continente".
Informações: http://www.forosocialamericas.org.br.
"As fundações e associações que estejam qualificadas como OSCIP/ Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e que ao mesmo tempo possuam o título de Utilidade Pública Federal (UPF), ou o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) terão até o dia 24 de março de 2004 para optar por essas qualificações, conferidas pelo poder público federal.
SINTEC/SP GANHA SENTENÇA EM MANDADO DE SEGURANÇA garantindo a responsabilidade sobre parque de diversão e atividades afins, quando exercida por técnicos industriais.
Em sessão solene no dia 8 de março de 2004, no Senado Federal foram entregues os Diplomas Mulher - Bertha Lutz para as ganhadoras do concurso, são elas: Eva Sopher, que atua no PTB do Rio Grande do Sul; Maria Gleyde Martins Costa, do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Roraima; Mônica Maria de Paula Barroso, que trabalha como defensora pública em Fortaleza; Maria Aparecida Schumaher, do Movimento de Defesa dos Direitos da Mulher no Rio de Janeiro; e Zuleika Alambert, feminista, escritora, conferencista e política com atuação em Santos/SP.
DEPUTADAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO uniram-se para o evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher, realizado no Plenário Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. A sessão solene foi presidida pelo Deputado Sidney Beraldo (Presidente da Assembléia Legislativa) e as deputadas estaduais são: Analice Fernandes, Beth Sahão, Célia Leão, Havanir Nimtz, Maria Almeida, Maria Lúcia Amary, Maria Lúcia Prandi e Rosmary Corrêa.
Em sessão solene, na Câmara Municipal de São Paulo, Ana Martins (deputada estadual e ex-vereadora) foi homenageada pela Bancada do PcdoB, por iniciativa do vereador Alcides Amazonas, no dia 11 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Com o objetivo de identificar e premiar empreendedores que agem impulsionados pela inovação e quebra de paradigmas, que comandem negócios próprios, pioneiros, competitivos e capazes de gerar empregos e riquezas para o país, o Instituto Empreender Endeavor e Você S. A. Unem-se para lançar outra edição do Prêmio Empreendedores do Novo Brasil.