Reencontrar pessoas amigas que nos acompanharam desde os primeiros passos quando elaborávamos o Projeto ESPAÇO MULHER é emocionante, e fazer novas amizades na continuidade é muito gratificante. Qual o segredo da permanência da amizade leal entre pessoas heterogêneas em classe socio-econômico-cultural? Para nós é o resultado da confiança que foi estabelecida desde o início, em que as participantes dos inúmeros movimentos femininos que nos acompanham podem manter a credibilidade, porque não nos afastamos de nossos ideais comuns.
Nestes 17 anos muitas amigas e amigos se foram para o solo da eternidade, porém deixaram suas marcas de participação. Outras estão muito idosas, mas valorosamente pro-ativas, e mantêm o brilho no olhar que pertence somente aos construtores sociais. Fizemos muita diferença na sociedade, porque muito fomos copiadas, imitadas e "roubadas intelectualmente". Muitos foram os sofrimentos impostos pelo lado malévolo de algumas pessoas, mas quantas alegrias pelas mãos solidárias e companheiras que vieram em auxílio. Há um elo espiritual que nos une, mesmo à distância, é como se fôssemos todas cúmplices, numa continuidade, numa busca de alternativas e soluções, numa persistência que chega à resistência. É para estas pessoas, que presentes ou ausentes estão em sintonia espiritual que queremos também oferecer esta edição, e em especial, agradecer aquelas pessoas que além disso, também souberam amparar o Projeto ESPAÇO MULHER com o reforço material, necessário para alicerçar os ideais de todas nós, sem o que não há sobrevivência.
A lista de agradecimento é extensa em cada um dia dos 17 anos, portanto, inviável para enumerar todos os nomes aqui. Mas no fundo da alma de cada pessoa há a certeza de que sua ação positiva feita para nós é muito valorizada e de reconhecimento eterno.
Receba a edição 27 plena de nossa energia que está em alta, porque encontramos muitas pessoas amigas em nossa festa de 17 anos de atividade, que nos recarregaram com seu apoio e afeto.
Votos de sucesso e abraço de Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO MULHER.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
As festividades do 17º aniversário do Projeto ESPAÇO MULHER, do 16º aniversário do Jornal ESPAÇO MULHER, do 15º aniversário do Jornal da MULHER BRASILEIRA, do 15º aniversário do EMBELEZAR e, também para as solenidades do encerramento das comemorações alusivas ao Cinqüentenário da CNPL / Confederação Nacional das Profissões Liberais fizeram parte da programação do SEMINÁRIO DE ESTUDOS ESPAÇO MULHER /2004, na Assembléia Legislativa de São Paulo, no Plenário Senador Teotônio Vilela, no dia 31 de março de 2004.
OBJETIVO: Trazer informações sobre os eventos preparatórios para a V Conferência Mundial da Mulher, ONU, em 2005 e traçar estratégias para incluir estudos relevantes sobre a situação da mulher brasileira, incentivando grupos de reflexão nas entidades femininas. Os temas apresentados durante o evento foram uma mostra da abertura de oportunidades para a apresentação de painéis nos Fóruns Mundiais, pelas representantes das entidades associativas femininas.
14h00 - Abertura do Evento - Reflexão sobre as fases preparatórias para os eventos internacionais e para a V Conferência Mundial da Mulher / ONU/ 2005, e como o projeto ESPAÇO MULHER poderá colaborar com as entidades femininas. Sob coordenação de Elisabeth Mariano.
14h10 às 14h25 - A liderança das mulheres brasileiras e mundiais. A presença das mulheres nos sindicatos e nas federações de profissionais liberais. As oportunidades nas entidades regionais, nacionais e internacionais; e os aspectos favoráveis para prosseguir na carreira política.
WALTER VETTORE , Presidente da Federação Nacional dos Advogados e Vice-presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais, em substituição ao dr.LUIZ EDUARDO GAUTÉRIO GALLO - Presidente da CNPL (ausente por motivo de cirurgia).
14h30 às 14h45 - Comunicação com o Usuário do Serviço Público. Uma proposição na Comissão de Legislação Participativa-CLP, da Câmara dos Deputados, sob o nº "PL-6843/2002", que foi apresentada pelo SINPCRESP, e que facilitará o usuário do serviço público com informações obrigatórias de cada órgão ou entidade sobre o andamento de processos encaminhados às repartições.
MARIA MÁRCIA DA SILVA KESSELRING - Presidenta do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (terceiro mandato); conquistou autonomia das Atividades Policiais em 09/02/1998, assinado pelo Governador Mário Covas no decreto de instalação da Superintendência da Polícia Técnico-Científica; aquisição das sedes do SINPCRESP; lutas pelo Plano de Carreira para as atividades técnico-científicas e defesa do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos; conferencista nacional e internacional.
14h50 às 15h05 - Tecnologia ao alcance de todos. Como ter uma relação confortável com a tecnologia. Como utilizar recursos gratuitos da Internet. Como facilitar o uso do computador. Como ser um incluído digital.
MANOEL LUÍS FREIRE BELÉM - Consultor Sênior de Negócios Dependentes de Tecnologia; membro do Comitê de Telecomunicações da Câmara Americana de Comércio - AMCHAM; foi diretor executivo de várias empresas no setor de Telecom: MB Consulting, STARTEL Technologies, NET4NET, Impsat, Grupo Algar, GTE do Brasil.
15h10 às 15h25 - Apesar de tudo sou professora. Reflexão sobre a precariedade das escolas, as dificuldades inerentes ao sistema de ensino, a violência urbana e o estresse do profissional da área do magistério. As exigências de atualização contínua, e a falta de tempo e recursos atuais.
LORETANA PAOLIERI PANCERA - Vice-presidenta do CPP - Centro de Professorado Paulista; Presidenta da UEBRAJA - União Brasileira Educacional Brasil-Japão; e Presidenta da Associação dos Ex-Alunos da "Padre Anchieta". Exerceu o magistério durante 41 anos, e é árdua lutadora pela melhoria do ensino e valorização dos professores.
15h30 às 15h45 - A espiritualidade ainda é o melhor negócio. As energias que buscamos; as responsabilidades que temos; o processo evolutivo como busca de algo maior; idéias para pensar e alcançar a solução filosoficamente.
NADIR PATTI - Educadora Artística, com habilitação em Música e Artes Plásticas; cursos de aperfeiçoamento (sistemas educacionais) em Israel, no Kibutz Shefain, e aperfeiçoamento em Artes Plásticas, em Nova Iorque. Apresenta concertos de piano desde os 4 anos de idade até atualmente.Foi aluna de Magda Tagliaferro, dentre outros importantes professores. Seu voluntariado se divide desde a evangelização de crianças nas favelas até, atualmente, junto a um grupo de tricô de senhoras de terceira idade, em que fizeram e doaram quase 5.000 peças para orfanatos e creches. Como executiva participa de sistema educacional com escolas.
15h50 às 16h05 - Aplicabilidade da (CEDAW) (18/12/1979 - ONU). Refere-se à aplicabilidade da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres (CEDAW -18/12/1979 - ONU), que entrou em vigor no mundo em 03/09/1981, foi ratificada no Brasil em 01/02/1984 e entrou em vigor em nosso país em 21/03/1984, tornando-se parte de amparo legal à Constituição Brasileira, de 1988, no Art. 5º, em defesa das mulheres brasileiras.
ELISABETH MARIANO - Fundadora e diretora do Projeto ESPAÇO MULHER, desde 03.03.198. Mestrado em Liderança, pós-graduação em Política Internacional e em Comunicação Social. Conferencista nacional e internacional. Membro do CbeL, membro do CPP
16h10 às 16h20 - Homenagens as representantes das entidades presentes e agradecimentos.
Apresentação poética do jornalista Antonio Lafayette
16h20 às 16h30 - Momento artístico: Corpo e Movimento. Por meio de uma exibição de dança (bolero e tango) o Grupo Reflexão traz uma vivência e estímulo para a qualidade de vida das pessoas acima de 60 anos de idade.
MARCO ANTÔNIO CHIMENTO - Psicólogo e diretor da Clínica PsiEcologia, e do Grupo Reflexão (29/04/1998), atua com noventa integrantes,que pela arte dramática, música e dança doam coração e alma para instituições de caridade, asilos, hospitais etc. O Grupo Reflexão é um campo fértil para as mudanças física, psíquica e espiritual. Também realiza cursos e em shows.
16h30 às 17h00 - Confraternização (serviços de lanche oferecido por Antonelli Interage Eventos). Agradecimento especial pelo apoio da Deputada Estadual Célia Leão e sua equipe de gabinete.
Em Brasília, "a Reunião Sub-Regional para a América do Sul, preparatória para a 9ª Conferência regional da Mulher para a América Latina e Caribe. A reunião dará continuidade ao balanço dos avanços e desafios regionais à luz do Consenso de Lima, adotado na conferência anterior (2002), pelo qual os países reafirmaram o compromisso de contribuir para a igualdade de gêneros e para o respeito aos direitos humanos. O evento terá a participação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da Secretaria Especial de Política para as Mulheres, de acordo com o calendário de eventos do MRE".
A Libra/SP realizou um evento no MUBE/Museu Brasileiro de Escultura, em que ocorreu a palestra intitulada "Desafio e Tendências da Mulher no Século XXI" proferida pela Dra. Cláudia Luna Silva (professora do Mackenzie e membro da OAB MULHER), no dia 24 de março.
Ocorrerá entre 2 e 4 de junho de 2004, no Costão do Santinho, em Florianópolis/SC. Realização do Instituto Empreender Endeavor .
Informações http://www.endeavor.org.br.
Organizado pelo Instituto Franchising com o objetivo de desenvolver nos participantes habilidades para gerenciar lojas, de modo mais eficiente e eficaz. Destacar a importância da "atitude" do Franqueado para o sucesso do negócio.
Informações: http://www.franquia.com.br.
"Com exposição de telas e esculturas inspiradas no universo feminino, a coletiva reúne obras de artistas como Akemi Kambe, A.Fonseca, Bento Barbosa, Carla E.Muller, Dilcéia Camargo, Lourdes Indelicato, Marta Augusta, Mylene Quian L., Paula Viola, Rosam, Suylle Vita e Yolanda de Godoy, a Casa da Fazenda do Morumbi comemorou o evento "O mês internacional da Mulher".
Vinte meninas e jovens entre 14 e 20 anos de idade formaram-se no curso "Multiplicadoras de Cidadania", em solenidade na FEDERASUL, em Porto Alegre, onde receberam o diploma. Elas foram capacitadas pela ONG Themis, em parceria com a UNISINOS. As formandas cumpriram "60 horas-aula para a formação nas temáticas estética juvenil, juventude e violência, gênero e violência, sexualidade e reprodução, e acesso à justiça." Essas jovens irão levar para suas comunidades o conhecimento recebido.