A tecnologia, mais uma vez, demonstra seus avanços e benefícios à sociedade. As "Paulinas" se anteciparam com um tema polêmico na comunidade científica e o transformaram num importante evento usando como disseminação dos conhecimentos a via on-line, isto porque filmaram e transmitiram, em tempo real, pela Internet.
O seminário "Recriando a Vida: brincando de Deus?" teve na palestra de abertura, Dr. Léo Pessini (doutor em bioética e autor dos livros: "Problemas atuais de Bioética" e "Fundamentos da Bioética") que abordou o tema clonagem.
O Prof. Dr. Christian de Paul de Bachifontaine (reitor e pesquisador do Comitê de Estudos de Bioética do Centro Universitário São Camilo) discorreu sobre os direitos do embrião. A mesa redonda: "Situações especiais na vida da família moderna" contou com a participação do Dr. Roger Abdl Massih (médico especialista em reprodução humana), da jornalista Eliana Jolur e da Dra. Celina Camargo Bartalotti (terapêuta educacional e doutora em Inclusão Social), que abordaram, respectivamente, os temas: "adoção e reprodução assistida", "filho perfeito e filho que não deu certo" e "Inclusão Social: família e escola".
O evento está disponível, por tempo indeterminado, no site da revista Família Cristã (http://www.familiacrista.org.br).
O evento foi promovido pela Revista Família Cristã e pelo Centro Universitário São Camilo, em 18 e 19 de agosto.
Por considerarmos que este tema é de alta relevância e interesse, não apenas das mulheres, mas, também, dos pesquisadores e especialistas da comunidade científica, acadêmica e de técnicos em políticas públicas recomendamos o acesso ao site http://www.familiacrista.org.br.
E, além disso, queremos parabenizar pela iniciativa, estas mulheres incansáveis e modernas, especializadas em comunicação social que são as "Paulinas".
Enviamos um abraço com votos de sucesso para você, esperamos que aprecie esta edição 32.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
O evento "O Ministério Público e a Investigação Criminal" promovido pela Escola de Advocacia Criminal ACRIMESP, tem como conferencistas:
Prof. Dr. Pedro Henrique Demercian, Procurador de Justiça Designado - atua na área criminal do TJ/SP - professor efetivo da Escola Superior do Ministério Público, professor titular na disciplina de Direito Processual Penal da UNIP; Prof. Dr. Jorge Assaf Maluly, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da PUC - promotor de Justiça desde janeiro de 1988, assessor da Procuradoria Geral de Justiça desde 1996, autor do livro: Denunciação caluniosa; Prof. Dr. César Mormile - advogado, professor de Direito Processual Civil, membro da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/SP.
A coordenação e mediação do evento é feita pelo Dr. Paulo Cremonesi - advogado criminalista, diretor da Escola de Advocacia Criminal - ACRIMESP, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da ACRIMESP, integrante do SAT da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/SP, ex-Vice-Procurador Geral da Assembléia Legislativa de São Paulo e Secretaria Nacional do Ministério da Justiça.
O evento ocorre entre os dias 14 e 16 de setembro, no Salão Nobre da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, sob a organização da ACRIMESP - Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo, o qual tem como presidenta Dra. Vitória Nogueira.
O evento "Parcerias Público-Privadas no Brasil - aspectos jurídicos e perspectivas de negócios", ocorrerá em 16 de setembro, na sede da ABIFA, Associação Brasileira de Fundição.
Com objetivo focado nos aspectos jurídicos e negociais das PPPs, o evento é dirigido aos agentes financeiros e da produção (empreiteiras, prestadores de serviços), empresas de consultoria, agentes públicos e profissionais da área jurídica.
Sob o título "Novas tendências do Mercado Imobiliário" - ante a edição da Lei 10.931/04, a Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, realizou uma palestra-debate em 25 de agosto.
O Fórum pela Educação e a Comissão de Educação e Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo realizaram o 2º Seminário Iniciativas de Ensino Superior Público e Desenvolvimento Educativo da Zona Leste, em 20 e 21 de agosto.
O evento "Marx por ele mesmo", de Maria Angélica Borges, deu continuidade aos seminários sobre o Capital. Foi apresentado à Seção 1 do Livro III
"A transformação da taxa da Mais Valia em taxa de lucro".
Maria Angélica Borges, doutora em Economia pela PUC/SP, é professora do Departamento de Economia da FEA / PUC-SP.
O evento ocorreu em 27 de agosto, promovido pelo NEILS (Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais) do Departamento de Política e Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC/SP.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente - Coordenadoria do Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental, departamento de Educação Ambiental, realizaram, em 19 de agosto, o "Ciclo de Cursos de Educação Ambiental - Ano 2 / Eco-Arquitetura"; na ocasião participaram os expoentes do meio acadêmico, empresarial e institucional oferecendo atualização e estudos inovadores sobre o tema.
O projeto "Tudo são flores na ANAD", trouxe mais um Dia de Vivência, com o tema "Primavera" - que se destaca pela originalidade e exclusividade.
Foi criado pela ANAD e hoje é referência para as associações do Brasil e também da América do Sul. Trata-se de um dia cheio de atividades, voltadas à Educação em Diabetes, que incluem oficina de nutrição, palestras e atividades de convivência como bailes, Karaokê e trabalhos manuais. Os/as associados/as aprendem a conviver com o Diabetes, de forma saudável e alegre. As atividades são coordenadas pelo Departamento de Nutrição da ANAD (DNA) e pelo Departamento de Psicologia da ANAD (Psicoanad); todos os profissionais envolvidos neste projeto são especialistas em diabetes. Informações: http://www.anad.org.br.
O V Fórum Social Mundial ocorrerá entre os dias 26 a 31 de janeiro de 2005, em Porto Alegre / RS.
Em 23 e 24 de agosto, reuniram-se as Comissões de Conteúdo e Metodologia do Conselho Internacional (CI), para analisar as ações temáticas do V FSM, com base nas análises e sugestões apresentadas por 1.863 entidades que participaram da Consulta Temática. Há a decisão de que serão criados 11 Grupos Facilitadores (GFs), um para cada espaço. Também, há a decisão da criação de um grande mural-corredor que será localizado junto a área de maior circulação para divulgar as várias iniciativas.
Nos dias 25 e 26 de agosto, por iniciativa do Comitê Organizador Brasileiro (COB) ocorreu o Seminário Internacional de Cultura, de modo a incentivar as atividades culturais no V FSM. Atualmente, o GT (Grupo de Trabalho) de Mobilização conta com 16 organizações e comitês de mobilização participantes.
As inscrições para o V FSM iniciam-se em setembro e serão encerradas em novembro de 2004. Maiores informações envie e-mail para fsminfo@forumsocialmundial.org.br.