Jornal Espaço Mulher


Edição nº 43 - de 15 de Agosto de 2005 a 14 de Setembro de 2005

Olá Leitores!

Mulheres se unem em vigília

Lideranças femininas se unem em vigília e analisam a situação política do país, montam estratégias e planejam alternativas para o momento crítico em que ora vivemos.

O principal objetivo e luta é que haja a punição e extinção dos nossos meios legislativos, de todos os que se envolveram na corrupção e levaram nosso país ao caos.

Mulheres que são engajadas politicamente, que têm auto-estima, conhecimento legal e que sabem como exigir os seus direitos e os de todos os cidadãos desfavorecidos do seu país. Por isto, aprovam todas as medidas de investigação e punição aos culpados pelo caos social.

Pois, democracia, não é libertinagem para alguns, mas a liberdade e autonomia de todos com igualdade.

Vale observar, também, o comportamento dos opositores, se têm fundamento legal no que fazem e exigem, para não confundí-los com os perseguidores, que estabelecem a desordem para se beneficiar disto.

Que o exemplo das mulheres unidas em vigília seja seguido por todas as lideranças sociais e políticas do país, pois ser democrática é participar nos bons e maus momentos de seu país e buscar soluções.

Receba abraço da equipe ESPAÇO MULHER e a edição nº 43.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

16º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, em Caracas / Venezuela

Ocorreu, em 11 de Agosto, durante o 16º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, o lançamento oficial do VI Fórum Social Mundial, que ocorrerá na Capital da Venezuela, no mês de Janeiro de 2006. O VI Fórum Social Mundial se desenvolverá em 3 ou 4 sedes. Os fóruns de Caracas, Bamako (Bali) e Karachi (Paquistão) se realizarão em datas próximas ao final de Janeiro de 2006, coincidindo com o Fórum Econômico Mundial, de Davos (Suíça). O 4º Fórum, ainda não tem data confirmada, mas está previsto para um mês depois, em alguma região da Ásia.

Esta nova modalidade de fórum "policêntrico" pretende aprofundar as raízes do FSM nas mais distintas partes do mundo, contribuirá para estimular as dinâmicas regionais, que poderão concentrar seus esforços emtorno de uma só data. Por isto, ocorrerá, entre os dias 24 e 29 de Janeiro, os eventos: o Fórum de Caracas, o Fórum Social Mundial e o II Fórum Social das Américas e, também, o V Fórum Social Panamazônico.

(Fonte: ALAI - AMLATINA - em 12/08/05 - Sally Burch, tradução do espanhol para o português:  Elisabeth Mariano)

Delegacia da Mulher faz 20 anos

A Coordenadoria da Mulher, da Secretaria Municipal de Participação e Parceria, realizou no dia 10 de Agosto um evento em comemoração aos 20 anos de fundação da Delegacia de Defesa da Mulher.

A instituição, que exerce papel fundamental na segurança feminina através de um atendimento qualificado e direcionado a esse público, principalmente, no combate à violência doméstica, é também um instrumento de expressão da liberdade e da cidadania da mulher.

O evento ocorreu na sede da Prefeitura de São Paulo, na ocasião compareceram expressivas autoridades, que prestaram homenagem às delegada de polícia.

(Fonte: Boletim - Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Participação e Parceria)

Fórum Internacional: "Mulheres e Poder na Política"

A Rede de Educação Popular entre as Mulheres da América ltina e Caribe (REPEM), o Instituto Nacional das Mulheres do Uruguai (MIDES), e a Comissão Nacional de Mulheres do Segmento: Mulheres pela Democracia, Eqüidade e Cidadania (CNS), sob os auspícios do Poder Legislativo do Uruguai, organizaram o Fórum Internacional: "Mulheres e Poder na Política", no dia 19 de agosto, em Montevideo / Uruguai.

Serão conferencistas: Rebeca Gryspan (Ex-vice-presidenta e ex-ministra de Estado da Costa Rica), Cecília López (Ex-ministra de Estado da Colômbia), Patrícia Mercado (presidenta do Partido Alternativa Social Democrata Camponês do México), Matilde Ribeiro (Secretaria Especial de Promoção e Igualdade Racial da Presidência da República do Brasil), (senadora da República Oriental do Uruguai), Mônica XavierFanny Rollarolo (ex-deputada pelo Partido Socialista do Chile). Foram moderadoras: Ana Falu (diretora regional UNIFEM CONOSUR); Sonia Correa (Representante da Rede Alternativa de Desenvolvimento com as Mulheres para uma Nova Era - DAWN).

(Fonte: La Red Va - tradução do espanhol para o português: Elisabeth Mariano)

União Cívica Feminina

A União Cívica Feminina / UCF, em São Paulo, organizou uma Vigília Cívica, entre os dias 11 a 15 de Agosto de 2005, em sua sede, com o objetivo de discutir e abranger soluções sobre o que ocorre no país e com o objetivo de estimular que as CPIs sejam apuradas até o final , e para se dar um basta a impunidade.

(Fonte: e-mail enviado pela UCF)

Lançamento de livro: "Casais inteligentes enriquecem juntos"

Com apenas 31 anos o autor do livro "Casais inteligentes enriquecem juntos", Gustavo Cerbasi está em 3º lugar no ranking dos livros mais vendidos pela revista Você S/A e jornal Valor Econômico. O escritor e consultor financeiro é o primeiro brasileiro a passar à frente do autor do livro "Pai rico, pai pobre" de Roberto Kiyosaki que esteve durante muitos anos entre os mais vendidos livros de finanças pessoais. Gustavo Cerbasi revela em seu livro que as dificuldades decorrentes da escassez de dinheiro geram conflitos entre casais, que nem sempre percebem que o problema é financeiro. Segundo ele, a maneira do homem e da mulher lidarem com o dinheiro pode definir a qualidade do relacionamento e o sucesso na conquista de objetivos comuns.

Conhecer o próprio perfil e o do parceiro e saber de suas limitações é a primeira coisa a fazer ante de se propor a discutir sobre dinheiro.

Gustavo Cerbasi é mestre em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem especializações em Finanças pela Stern School of Business (New York University) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com experiência prática acadêmica em finanças dos negócios, planejamento familiar e economia doméstica, ele desenvolve treinamentos, palestras e consultorias para diversos públicos em todo o Brasil.

(Fonte: Paradigma Assessoria)