Somente quem compartilha o sentimento de militância por uma boa causa saberá avaliar o que acontece em um grupo (nacional ou internacional) como todas as pessoas se articulam rapidamente e agem de modo colaborativo para que certas situações (algumas até inéditas) sejam resolvidas de modo humano e solidário.
Realmente, é incrível, uma forte energia, algo meio secreto, mas envolvente, uma batalha silenciosa, uma torcida intelectual, um enfrentamento moral ou é uma comunhão espiritual?
Como explicar esta corrente que se une quando o perigo ronda uma das pessoas militantes, principalmente, quando envolve a violência moral? Como é que uma teia ou rede se extende tanto de modo invisível e age com os anseios da alma, no amparo do abraço, no olhar amoroso, nas doces palavras de confiança até do corpo exigido a aplicabilidade prática das leis. Creio que esta é a manifestação do lado divino, o sobrenatural, que habita cada ser humano neste mundo, e só o Criador de "todas as coisas" obterá a resposta deste segredo.
Se é difícil explicar imagine vivenciar isto, ser sujeito da história, sentir a emoção e a energia espiritual que vem dos amigos presentes e ocultos.
Assim, com estas singelas palavras parabenizamos o Brasil pela realização do Seminário de Metodologia de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos, em cumprimento a Declaração dos Direitos e Responsabilidades dos Indivíduos, Grupos e Órgãos da Sociedade para Proteger os Direitos Humanos e Liberdades Individuais Universalmente Conhecidos, adotada pela Assembléia Geral da ONU, na Resolução 53/144, de 09/12/1998.
Esta é mais uma conquista dos militantes dos Direitos Humanos e que os preservará e os incentivará na continuidade de suas lutas sociais.
Finalizamos 2005 com um resultado muito positivo, e acreditamos que 2006 será maravilhoso, pois contaremos com você, somando ainda mais o número das pessoas que anseiam por um mundo melhor.
Receba abraço de Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO MULHER.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
"Além de atuar como deputado estadual, o Prof. Palmiro Menucci preside o CPP - Centro do Professorado Paulista, e está comemorando junto à classe do magistério a efetivação de milhares de professores até o final deste ano.
A classificação dos candidatos foi a somatória de suas notas nas provas, títulos (mestrado ou doutorado) e pontuação por tempo de serviço, assim, os 13.957 primeiros colocados foram convocados para escolher seus postos de trabalho em escolas estaduais, a partir do próximo ano."
"Margareth Gehring, em nome de 5 mil mães sociais de todo o mundo, e que pertence a Aldeia Infantil SOS de Diessen, a mais antiga na Alemanha, recebeu o Prêmio Women's World Awards, na categoria "Compromisso Social", no que foi entregue por Mikhail Gorbatchov (ex-presidente soviético Prêmio Nobel da Paz), no dia 29 de novembro, em Leipzig".
"A Mãe Social é a base modelo de atendimento familiar adotado pelas Aldeias Infantis SOS Brasil, que tem como missão criar famílias para crianças que não puderam ser mantidas em suas famílias naturais, ajudando-as a construir seu próprio futuro.
A organização mantém condomínios formados por 10 a 12 casas, onde moram as famílias com crianças de idades diferentes, que convivem sob os cuidados da mãe social que, além de administrar a casa-lar com autonomia, é a profissional responsável por todo o processo de educação e formação das crianças".
Mais informações sobre as Aldeias Infantis SOS acesse www.aldeiasinfantis.org.br ou ligue para o Disque-Doação: 0800-160633.
Segundo os dados da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, ao tratar o assento da violência contra a mulher declara que "o índice de uma mulher espancada a cada 15 segundos no Brasil ainda oculta parte da real extensão do problema.
O mesmo pode-se dizer sobre as demais expressões da violência contra a mulher investigadas, às quais apontaram índices igualmente obscenos: a cada 15 segundos uma brasileira é impedida de sair de casa; também a cada 15 segundos outra é forçada a ter relações sexuais contra a sua vontade; a cada 9 segundos outra é ofendida em sua conduta sexual ou por seu desempenho no trabalho doméstico, ou remunerado", informaram Gustavo Venturi e Marisol Recamán."
Os eventos foram destinados aos "gestores, doulas comunitárias, voluntárias ou autônomas, aos profissionais de saúde e à Sociedade Civil", com o objetivo de "promover um espaço para a troca e a reflexão em torno das experiências, resultadas e desafios advindos da inserção de doulas nas maternidades públicas e da atuação de doulas autônomas nas maternidades privadas do Brasil."
Os eventos ocorreram no dia 30 de novembro de 2005, promovidos pela REHUNA e pela ANDO.
Dedicado às mulheres cibernautas, o II Fórum Eletrônico debateu sobre "Reflexões do Programa de Ensino à Distância".
Assim, as associadas de La Red Va.. participaram da discussão nos vários módulos, sobre os principais temas, que apresentaram pesquisas e compartilharam experiências práticas, além de opinarem sobre os novos desafios do setor de Ensino à Distância. O evento II Fórum Eletrônico ocorreu de 1° à 10 de dezembro de 2005.
Sob o título "A resignação é um suicídio cotidiano" de autoria de Honoré de Balzac, a professora María Graziela Gómez - Delegada do Depto. Constitución Centro de Estúdios para la Democracia Social conclama o mundo inteiro no combate à Violência de Gênero.
Deste modo, a pedido, transcrevemos o texto(*):
"No mundo inteiro, e em especial em nossa cidade, vemos que a violência contra a mulher é o símbolo mais brutal da desigualdade existente na sociedade. A violência de gênero, ou a violência contra a mulher se define como todo o ato de ameaça de violência que tenha como conseqüência danos e, ou, sofrimentos na saúde física, sexual ou psicológica da mulher e constitue um atentado contra o direito à vida, à segurança, à liberdade, à dignidade e à integridade física e psíquica da vítima. A violência que muitas mulheres sofrem se manifesta de quatro formas: a agressão física - chegando até a morte em alguns casos, a violência sexul, a psicológica e a econômica.
Você sabia que:
O que se pode fazer?
Cada um de nós, mulheres e homens, podemos...
Neste marco da delegação "Constituición del Centro de Estúdios para la Democracia Social" se solidariza e adere à convocatória mundial de 16 Dias de Ativismo contra a Violência contra às Mulheres, os quais compreendem:
Neste "Dia Internacional de Eliminação da Violência contra à Mulher" instituído a comemoração no roteiro iniciado por "Mariposas Mirabal" reafirmamos nosso compromisso em alcançar uma vida de violência.
De 25 de novembro até 10 de dezembro -16 Dias de Ativismo... pela saúde das mulheres, pela saúde do mundo... não mais violência.
Agradecemos romper o silêncio!
Comprometamo-nos com nossas vítimas..."
(Agradecimentos de material consultado na UNFPA - Fundo da População da ONU; OMS e Instituto da Mulher do Governo da Espanha, Patagônia Ciberfem)
(Texto de autoria de Lic. María Graziela Gómez - por e-mail)