Na verdade, desde "1924 foi criado o Partido Democrata Feminino, e somente em 2006, foi eleita por voto direto a primeira mulher ao mais alto cargo da administração pública", no Chile. Assim, assumiu ao poder a presidenta Michelle Bachelet, com 54 anos (que se "autodefine como agnóstica, é médica, pediatra, poliglota, mãe de três filhos, já foi ministra", tendo participado como militante desde jovem em partido político de "organizações populares da cidadania").
Deste modo, eleita com 53% dos votos, Bachelet, foi homenageada por várias lideranças femininas brasileiras e chilenas, no Centro Comunitário Athos Bulcão da Universidade de Brasília, ocasião em que recebeu o título de Doutora Honoris Causa, da UnB. (Fonte: Salvatore Carrozzo - Nielsen de Paula Pires - em www.unb.br/unbagencia).
Para nós esta notícia do mundo acadêmico que aproxima os(as) estudantes com as lideranças femininas e promove o reconhecimento público concedendo o título Honoris Causa a mais importante mulher latino-americana, Michelle Bachelet, a que se torna um exemplo para todas nós mulheres, principalmente, as que têm sonhos de fazer carreira política. Este evento organizado pela UnB, serve para estimular o apoio das mulheres para as outras que são candidatas, assim como, também, traz a discussão positiva, e o estudo das questões de gênero junto ao mundo acadêmico, e respeito sobre as lutas que são necessárias para que uma mulher chegue ao poder político máximo de um país.
Esperamos que você aprecie esta edição enviamos o abraço da equipe Espaço Mulher.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
O Seminário Gestão Empresarial - Mulheres no Século XXI: Trabalho e Sociedade objetiva "promover o debate sobre questões emergentes relacionados ao universo da mulher na sociedade e nos negócios com foco em gestão empresarial". O evento ocorrerá em 18 de Maio, na sede da Fundação Getúlio Vargas, e é promovido pela FGV-EASP, são coordenadoras Christina Paula Leite e Maria Irene Betiol.
A Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil - LIBRA está com nova diretoria, sendo a atual presidenta a empresária Adelina Silveira e a vice-presidenta, a advogada Raquel Alessandri.
De 31 de Maio até 2 de Junho de 2006, ocorrerá a X Conferência Nacional de Direitos Humanos, em Brasília, cujo formato será o mesmo adotado nas oito primeiras conferências nacionais. O evento será coordenado pelo Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos, com outras entidades que compõem uma comissão.
Embora o evento não seja de âmbito do Executivo Federal, haverá a participação e apoio da Secretaria Especial de Direitos Humanos.
Inscrições deverão ser feitas no site da Câmara dos Deputados: www.camara.gov.br/cdh.
O Movimento "Mulheres da Verdade" reuniu-se em 3 de Maio, para análise das atividades propostas e realizadas por sua diretoria e associadas, e para tratar sobre o Fórum da Caminhada, que ocorrerá em 29 de Agosto de 2006.
O evento "O Novo Perfil da Mulher no Mundo Globalizado", com o objetivo de preparar física, emocional e espiritualmente, a mulher executiva, organizou um Seminário no Espaço Activa, no dia 11 de Maio, em São Paulo.
A UNESCO lançou a publicação "Diretrizes políticas para o desenvolvimento e promoção da informação governamental de domínio público".
Será em Natal, Rio Grande do Norte, entre os dias 31 de Maio até 2 de Junho de 2006, o I Congresso Brasileiro de Direitos Humanos, Sociedade e Estado. O evento é "promovdo pelo Instituto de Pesquisa e Estudo em Justiça e Cidadania, com co-realização da Fundação Escola Ministério Público (FESMP/RN), da Coordenadoria de Direitos Humanos e Minorias da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, e da Ouvidoria da Defesa Nacional."
O procurador do Estado de São Paulo, Prof. José Damião de Lima Trindade, que é autor de vários livros sobre Direitos Humanos irá proferir a palestra sobre "A construção histórica dos Direitos Humanos na atualidade".
Para inscrições e informações: www.verboeventos.com.br.
(Fonte: Adital)