A "Copa do Mundo 2006, que está sendo jogada na Alemanha é a inspiração para a celebração do Dia Mundial Contra Trabalho Infantil, comemorado em 12 de Junho da cada ano. Em mais de 100 países, com a campanha: "Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil", iniciada em 2002, o tema deste ano 2006 é "Juntos podemos fazê-lo". A proposta é de dentro de uma década eliminar as piores formas de trabalho infantil".
Para alcançar este objetivo "a OIT - Organização Internacional do Trabalho aposta nos avanços constatados em seu último informe, divulgado em maio / 2006, "A Eliminação do Trabalho Infantil: um objetivo ao seu alcance", que relata, entre 2000 à 2004, o número de trabalhadores infantis baixou 11%, de 246 milhões para 218 milhões". E, segundo a reportagem de Adital, (em 12/06/06 - Mundo), ao "todo, 250 milhões de crianças são vítimas de exploração no mundo. Muitos são tratados como escravos, são vítimas do tráfico de pessoas. O dia 12 de Junho é importante para lembrar ao mundo de que o combate a exploração de trabalho infantil deve ser crescente e ter o apoio de todos os povos".
Muitos são os projetos que defendem as crianças brasileiras em situação de risco e também promovem uma melhor condição para a sobrevivência das famílias com baixíssima renda. Temos o Estatuto da Criança e do Adolescente que esclarece os direitos das crianças, principalmente do tempo de aprendizado, para o desenvolvimento intelectual, emocional e social, por meio de atividades lúdicas e estimulativas brincadeiras pedagógicas.
Mas, infelizmente, ainda temos o quadro da exploração do trabalho infantil, muitos como pedintes nas calçadas ou vendedores de quinquilharias nos semáforos. Estamos em um período eleitoral (ou eleitoreiro?) muitas são as promessas de campanha. E, muitas são as crianças em situação de perigo nas ruas e vielas dos cortiços e favelas da cidade. Onde estão as milhares de ONG's que recebem repasse de verbas governamentais, para atender crianças carentes e em situação de risco? Alguns estudos apontam que há mais ONG's que crianças cadastradas, cabe então perguntar, e por quê ainda há tantas crianças vivendo sem ter o direito de ser criança: aprender e brincar?
Segundo o texto informativo da Adital, acima citado: no dia 12 de Junho "em Genebra, na Suíça, o ex-jogador de futebol Roger Milla participou de um ato que teve uma partida de futebo feminino entre os times locais: Geneva Internacional School e Signal de Bernez Football Club. Por trás do jogo, está a intenção de mostrar ao planeta que lugar de criança é na escola, nas brincadeiras e jogos".
Esta é uma ótima sugestão política e de campanha para as mulheres (principalmente, as mais jovens) que em suas universidades poderão serem estimuladas e obterem a oportunidade de fazer campanha política pública em defesa das crianças menos favorecidas por meio do esporte, pois praticar esporte é viver melhor, portanto, esporte é vida.
Com esta reflexão política na defesa da erradicação do trabalho infantil, entregamos-lhe a edição nº 53, com o abraço da equipe ESPAÇO MULHER.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
A presidenta do Supremo Tribunal Federal - ministra Ellen Grace foi o destaque feminino em 2006, primeira mulher a ocupar este cargo e, em maio, foi a vez da procuradora do Estado Carmem Lúcia Antunes Rocha que foi indicada para o STF, para ocupar a vaga deixada pelo ministro Nelson Jobim (que se aposentou).
Em São Paulo, "a estruturação da Defensoria Pública inicia-se por Cristina Guelfi Gonçalves, que foi nomeada a primeira defensora pública-geral do Estado de São Paulo, pelo Governador Cláudio Lembo".
Ela é formada em "Direito pela USP, em 1993, e é especialista em família. Desde o seu ingresso na Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo, atuou na assistência judiciária", e foi "Conselheira da Procuradoria do Estado (2002/2004) e participou desde o início do Movimento pela criação da Defensoria Pública, que reúne 440 entidades da Sociedade Civil".
Uma central de atendimento à mulher criada há quatro meses pelo governo federal para orientar mulheres vítimas de violência pelo telefone 180, que foi ampliado conforme informações da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, médica Nilcéa Freire.
"Sete botões coloridos acionados a um simples toque compõem o mouse RCT-Barban, desenvolvido para ser utilizado por pessoas com dificuldades motoras, que não coseguem movimentar o mouse convencional".
"O dispositivo, com 50 cm de largura e 10 de altura, funciona como um interruptor, a um simples toque de um único dedo do pé ou da mão, e possui as funções de movimento na tela, clicar, arrastar, entre outras". É desenvolvido pela empresa RCT Computadores na Escola, em Campinas / SP, sob a direção da física Maria Cecília Gandra.
"O mouse ocular pode ser usado mesmo pelo paciente na cama com aparelho para respiração e usando o computador, que não se movimentam do pescoço para baixo".
A Fundação Desembargador Feitosa está acompanhando um caso de um menino com 4 anos que utliza o mouse ocular, espera-se que este aparelho, beneficie além desta criança, outras que "tenham limitação física, que consigam se alfabetizar e utlizar o computador com todas as suas funcionalidades que ele oferece, superando mais este obstáculo que sua patologia impõe".
Agora os "deficientes auditivos já podem fazer reservas de vôos, solicitar informações e esclarecer dúvidas pelo telefone na Central de Atendimento ao Surdo da TAM Linhas Aéreas".
Ligando de qualquer cidade do país para 0800-555.500, por meio de um aparelho telefônico especialmente desenvolvido para deficientes auditivos, sem pagar nada, "processa-se a comunicação que atende a este tipo de pessoas diferenciadas que se utilizam de telefones especiais, dotados de teclados alfanuméricos e visor".
A "TAM é a primeira companhia aérea a investir na montagem de uma Central de Atendimento ao Surdo, com profissionais treinados, especialmente, para este serviço".
O Instituto ADVB de Responsabilidade Social da ADVB/SP, tendo a frente seu diretor e vice-presidente ADVB - Prof. Lívio Giosa, que também é o criador do Prêmio TOP Social, agora na sua 8ª edição, estará apresentando os projeto sociais premiados em 2006, em evento que será realizado no dia 21 de Junho, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Ocorrerá entre 19 a 22 de Julho, em São Paulo, promovido pelo Instituo Ethos, a Conferência Internacional sobre Responsabilidade Social. O "evento tem como objetivo de discutir de forma ampla a função social da empresa em uma sociedade sustentável".
A pianista e professora Eny da Rocha apresentará um concerto beneficente em prol da Campanha do Agasalho 2006, em evento que se realizará em 28 de junho, na Fundação Memorial da América Latina. Nesta Tarde de Solidariedade estará presente a Sra. Renéa Lembo - Primeira Dama do Estado de São Paulo e Presidenta do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Ingresso à R$ 20,00 (vinte reais) - para aquisição de 2 cobertores - entrada pelos portões 4 e 5 do Salão de Atos do Memorial.
A Alshop - Associação Brasileira dos Lojistas, em parceria com a ABF - Associação Brasileira de Franquias, que realizou entre 7 a 10 de Junho, no ITM Expo, em São Paulo, "ABF Franchising Expo" em conjunto com a "Brasilshop 2006 - VI Feira Internacional de Tecnologia e Suprimentos para Lojistas e Shopping Centers". A Alshop também realizou, de 7 a 9 de Junho o VI Congresso Internacional de Varejo, "ocasião em que proferiram palestras 46 conferencistas nacionais e 5 internacionais para 800 congressistas ao evento".
Durante o 49º Fórum do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz - um programa UNESCO, a Profª. Drª. Flávia Piovesan abordou um "tema hoje especialmente polêmico, portanto, necessário: Direitos Humanos - desafios e perspectivas contemporâneas".
O evento ocorreu no dia 6 de Junho, na sede do Teatro SESC Anchieta, em São Paulo.
A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), tendo a frente a secretária Nilcéa Freire, junto com o "presidente do IBGE, Eduardo Nunes e a coordenadora da UNIFEM, Vera Soares", lançaram o "primeiro módulo do Sistema Nacional de Informações Gerenciais (SNIG), na sede do IBGE", no Rio de Janeiro, em 22/05/06. O "SNIG é um sistema que, com base em cruzamento de dados e indicadores, permite uma leitura da realidade da mulher no Brasil, sob a ótica de gênero e raça. O SNIG contou com o apoio do IBGE e do Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID)".
A Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil - LIBRA, recentemente empossou a sua nova presidenta (2006/2008) a empresária Adelina Silveira de Alcântara Machado, sendo sua vice-presidenta a advogada Raquel Alessandri.
Foram consideradas "Personalidades do Ano 2005", as seguintes senhoras: Elisabeth Sato (área de Segurança Pública), Ingrid Saurer (área de Assistência Social), Mônica Serra (área da Saúde da Mulher), Rosmary Corrêa (área de Defesa da Mulher), Violeta Chammas (área de Assistência Social), Yvonne Capuano (área Cultural), Zild Murányi (área de Pesquisas Científicas e Educacionais). O evento foi promovido pelo São Paulo Woman's Club, cuja presidenta é a Sra. Lygia N. Mendes de Almeida, em 1º de Junho, em São Paulo.
Eliana Barbosa lança mais um livro, desta vez, "por meio de um enredo forte e comovente", esta obra "vai provocar no leitor uma profunda reflexão sobre os desafios da sucessão de uma empresa familiar e o quanto sentimentos e comportamentos destrutivos e negativos dificultam o preparo dos herdeiros e dos patriarcas para a sucessão".
Assim, pela Novo Século Editora, Eliana Barbosa se destaca mais uma vez pela autoria da obra: "O Enigma da Bota - Enfrentando a Sucessão Empresarial com Equilíbrio e Sabedoria". Saiba mais em: www.elianabarbosa.com.br.