Comemorou-se, recentemente, o Dia dos Pais, e, há poucos dias, foi aprovada a Lei que pune severamente os homens que violentam as mulheres, das mais diversas formas, no âmbito doméstico, amoroso e familiar.
Realmente, não dá para desconhecer a importância e necessidade desta Lei no aspecto punitivo, porém, isto não estimula a alguns homens entenderem o seu grande valor na construção de uma vida familiar e, por extensão, de um mundo melhor.
Relembro, aqui, um texto intitulado "Só para Homens", de autoria do escritor, filósofo e frei Patrício Sciadini(*), quando referiu-se as festividades dos Dias dos Pais, do qual transcrevemos alguns trechos:
(...) "Gostaria de dizer a todos os homens que o sentido, o desejo da paternidade estão inscritos no coração de cada homem. Ninguém foge de sentir inveja olhando para uma criança no colo daquele que é pai, que cooperou para que a vida saísse do nada e se manifestasse em plenitude". (...)
(...) "Feliz é tu que é pai, que do teu ser nasceu a mais bela semente da vida, que foste capaz de gerar algo de semelhante a ti! Tu que podes ter a alegria de contemplar os teus filhos e neles reencontrar a tua identidade, a tua presença, e cantar a tua continuidade. Feliz é tu que é pai, que poder ter a certeza de que a tua velhice não será entregue a gente "estranha, sem amor e comercialista", mas, estará nas mãos dos teus filhos, saídos de ti como vida nova. Feliz és tu que és pai e que sabes acolher os filhos com amor e que a eles tu dás o melhor de ti, do teu tempo, da tua vida!
Feliz és tu, pai, que não trabalhas mais para ti, para as tuas diversões, para os teus gostos, mas somente para que os teus filhos tenham uma vida melhor do que a tua. Tu és feliz, pai, se sabes lutar contra todas as tentações de romper a família primeira para "criar uma nova família", deixando atrás de ti filhos chorando e infelizes, por que sentem a tua falta.
Filho não é produto descartável, que se pode colocar de lado quando se quer, é uma parte inseparável do ser humano, uma história que deve ser construída no verdadeiro amor e vida. Se você, pai, cuidar com amor dos teus filhos, eles cuidarão de ti com o mesmo amor.
É necessário inculcar nos filhos, desde os primeiros anos de vida, o mandamento de Deus: "Honra teu pai e tua mãe e terás vida feliz... mesmo que o teu pai perca o juízo ou tenha os cabelos embranqucidos, ama-o sempre porque ele é teu pai"."
Assim, com esta reflexão, cada leitor ou leitora deste texto com certeza reconhece a importância daquele homem, que contribuiu para a formação de sua própria vida, algumas pessoas terão lembranças de afeto para recordar, de um pai presente, amigo, conselheiro, cumpridor de seus deveres e companheiro da sua mãe e agora de seus filhos e suas filhas, mas, lamentavelmente, há outras pessoas que não terão esta felicidade...
Parece-nos, aqui, que este texto nos leva a repensar as relações familiares em que os homens têm um fundamental valor, o qual se estende pela sociedade, no campo político, do poder e até na paz entre os povos.
Nosso abraço aos homens valorosos que amam suas famílias e sabem propagar junto com as mulheres bons valores sociais em todos os recantos do mundo.
Receba a edição nº. 55 do ESPAÇO MULHER, com votos de sucesso da Equipe ESPAÇO MULHER.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Com o tema: "Preparar para a Vida, Educar para a Cidadania", a União Educacional Brasil-Japão realizará, em 19 de Agosto, em São Paulo, o 17º Simpósio Nipo-Brasileiro de Educação.
No dia 16 de Agosto, na sede da ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas no Brasil, ocorrerá a palestra "Qualidade de Vida sem Sacrifícios", proferida pela Dra. Eliana Ake. Ela é médica pediatra, alergologista e imunologista (pela EPM) e possui pós-graduação em Administração Hospitalar, além de ser gestora médica da AMIL, responsável por programas de prevenção médica e melhoria de qualidade de vida.
Objetivando: "promover um amplo debate com a iniciativa privada, administração pública, terceiro setor, instituições de ensino, associações e entidades, imprensa e a sociedade civil organizada sobre experiências e a prática de Produção mais Limpa nas empresas do setor público e privado (pequenas e médias empresas), indústrias, comércios e serviços".
E, também, "contribuir para difundir a prática do desenvolvimento limpo nos órgãos da administração pública nas pequenas, médias e grandes empresas". E, ainda, "fomentar políticas públicas que estimulem a implantação de processos de "Produção mais Limpa", na iniativa privada e no setor público. Além disso, e, também, promover a melhora contínua nas áreas de meio ambiente e saúde no Município de São Paulo, visando a melhoria da qualidade de vida do cidadão", ocorreu a 5ª Conferência "Produção mais Limpa", na Universidade São Marcos, em 10 de Agosto, sendo uma iniciativa do vereador e médico Gilberto Natalini, e realização da Câmara Municipal do Verde e do Meio Ambiente, contando com inúmeras entidades parceiras e apoiadoras.
O Prof. Palmiro Mennucci, presidente do Centro de Professorado Paulista - CPP (e também é deputado estadual), junto com sua diretoria e demais órgãos dirigentes da entidade comemoram as realizações no decorrer deste mandato e destacam o quinto ano de funcionamento da Clínica Médica do CPP - um sonho realizado - uma ousadia que deu certo.
Considerando que "na questão do atendimento à saúde, os/as professores/as sofrem conseqüências de um abandono lento e persistente do IAMSPE, em sucessivos governos estaduais, e que os preços dos planos de saúde são absolutamente incompatíveis com os salários da maioria dos professores, e o sistema público de saúde está falido", eis uma solução exitosa do CPP.
Diante dessa "realidade que, infelizmente, permanece inalterada, e para que os/as associados/as tivessem um atendimento de qualidade, o Prof. Palmiro Mennucci inaugurou, em Julho de 2001, no bairro da Água Branca, a Clínica Médica Professora Maria de Oliveira Mennucci".
E, além disso, "pensando em melhorar o atendimento para o corpo associativo, o presidente Prof. Palmiro, fez parceria com o SMA - Sistema Médico Avançado - que, sob a direção da DRa. Valéria G. Riva e do Dr. Paulo Afonso Bianchini, vem ampliando, continuamente, a assistência à saúde dos professores, oferecendo, inclusive, consulta seletiva em cirurgia plástica, check-up e avaliação pré-operatórias".
Ressalte-se que "nesta trajetória de 5 anos de funcionamento, a Clínica Médica do CPP, como ficou conhecida, vem num crescimento permanente, tanto no aspecto físico, com a realização de obras de ampliação no prédio, como no de atendimento aos usuários, com a informatição de todos os serviços" (...)
(...) Pelo fato de ser "quase impossível, a médio prazo, a instalação desse serviço no interior do Estado, em razão da insuficiência de recursos, ao lado da Clínica, a entidade instalou um alojamento para atender, exclusivamente, aos associados que residem fora da Capital, com a prioridade aos que vêm a São Paulo para utilizar os serviços da Clínica Médica do CPP".
É unânime a avaliação de todos que "conseguir concretizar um objetivo desse porte, para uma associação que nada mais tem, senão a mensalidade social e o imenso desejo de servir, é de significativa importância e, entregá-la ao uso dos/as associados/as, uma satisfação imensa".
Por isto é que se diz, que a "Clínica Médica do CPP é a menina dos olhos do presidente Prof. Palmiro Mennucci", e que junto com a diretoria administrativa, a Profª. Aurora Fioretti Novaes e da diretoria do CPP "há muitas razões para se alegrarem com o sucesso deste serviço que bem demonstra a dedicação, competência e seriedade das realizações feitas durante este mandato."
(Fonte: Jornal dos Professores - Julho / 2006, p. 10 e 11)
O "DVD detalha a técnica desenvolvida pelo professor Cintra, que tem mais de 10 anos na atividade de ensinar a fazer apresentações.
Trata-se de um curso com 1h46m de vídeo, com 4 capítulos em forma de palestras que, ao mesmo tempo que detalham os fundamentos da técnica de apresentação, constituem exemplos demonstrativos de uso da técnica. O DVD foi lançado pela Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos, e o autor é o Prof. José Carlos A. Cintra (o DVD foi produzido pela SONOPRESS)".
Contato: cintrajc@sc.usp.br, www.cintrajc.com.
A "obra é de autoria da especialista em comportamento e aparência Jo-Ellan Dimitrius e do advogado de júris Mark Mazzarella. "Todos os dias as pessoas que você encontra o avaliam em poucos segundos. Elas formam impressões sobre quem você é, o que você pensa e como provavelmente irá agir. Essas impressões são difíceis de mudar e raramente são baseadas no pensamento racional ou na investigação independente. Elas são o produto de centenas de associações que todos nós fazemos em características exteriores óbvias e qualidades interiores invisíveis, reflexo de nossas experiências passadas, de visões sociais promovidas ou perpetuadas pelos meios de comunicação que lemos", explicam os autores".(...)
(...) "Fique bem na fita ensina a identificar as características que os outros consideram mais importantes e a utilizar de maneira eficiente os sete instrumentos para desenhar um quadro de sua personalidade e valores. A aparência, a linguagem corporal, a voz, o estilo de comunicação, o conteúdo de sua fala, as suas ações e os ambientes podem ser refinados para projetar a melhor impressão possível de quem você é e de como provavelmente irá pensar e agir. Além disso, é importante aprender a desenvolver quatro qualidades: confiabilidade, cuidado com os outros, humildade e capacidade".
Segundo os autores "neste livro você verá como as pessoas o enxergam e por quê. Ele se baseia na informação obtida em mais de 10 mil entrevistas, no estudo de literatura científica e popular a respeito de como as impressões são formadas e em nssa análise de milhares de questionários e respostas à pesquisa. Iremos explicar como você pode acentuar seus traços positivos e eliminar (ou compensar de modo eficaz) as características que criam impressões negativas, completam".
Obra: "Fique bem na fita. Como causar uma ótima impressão administrando seus pontos fortes e fracos".
Autores: Jo-Ellan Dimitrius e Mark Mazzarella.
Tradução: George Schlesinger e Sônia Augusto.
Editora Alegro.