Jornal Espaço Mulher


Edição nº 75 - de 15 de abril de 2008 a 14 de maio de 2008

Olá Leitores!

O DESTAQUE DA UNIRADIAL PARA AS MULHERES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Durante a palestra recentemente proferida pela Profª. Me. Fernanda Ferreira Fernando – diretora da UNIRADIAL - foi possível compreender mediante as estatísticas apresentadas o valor e importância da carreira acadêmica para o mercado de trabalho feminino.

Atualmente as mulheres lideram nos bancos escolares, nos colégios e faculdades, nos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, principalmente nos que se refiram à área da educação, e, obviamente, em muitas outras carreiras de profissões liberais, na área da saúde, negócios, e até em algumas “antes consideradas reduto masculino”.

Seguir a carreira acadêmica apresenta também uma liberação econômica, e até mesmo uma oportunidade de ascensão profissional, tanto no ensino, quanto nas áreas de consultoria, pesquisas científicas, projetos e autoria de livros, além de favorecer a conciliação com os compromissos familiares.

Diante de tal importância apresentada numericamente inclusive, parabenizamos a Mestra Fernanda, que comprovou que o binômio “mulher e educação” promove uma autêntica revolução feminina na sociedade contemporânea.

Parabenizamos a todas as mães deste nosso país, que são as primeiras educadoras que recebemos em nossas vidas, e a seguir todas as professoras que souberam ser pessoas importantes na construção de nosso ideais.

Somos muito gratos a todas as pessoas, homens e mulheres, que tanto têm colaborado conosco, durante os 21 anos do Projeto ESPAÇO MULHER.

Receba o abraço de Elisabeth Mariano e da equipe ESPAÇO MULHER.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

SEMINÁRIO DE ESTUDOS ESPAÇO MULHER / 2008

Em comemoração aos 21 anos do Projeto ESPAÇO MULHER foi realizado no salão nobre da UNIRADIAL o Seminário de Estudos ESPAÇO MULHER/ 2008, no dia 31 de março.

Participaram da abertura do evento os seguintes conferencistas:

O prof. dr. Antonio de Sant’anna Limongi França (representante do IBDFAM- Instituto Brasileiro do Direito de Família), e o prof. Marco Antonio Almeida (assessor do deputado estadual dr. Rui Falcão).

A palestra do prof. dr. Antonio L. França abordou os tipos das novas famílias e como as leis se adaptam atualmente para que prevaleça o direito ao afeto das pessoas, incluindo as leis que favorecem o divórcio, e, também sobre a Lei Maria da Penha.

O prof. Marco A. Almeida após uma abordagem sobre a importância das conquistas femininas na atualidade, confirmou o apoio do gabinete do deputado estadual dr. Rui Falcão ao Projeto ESPAÇO MULHER, e deu ênfase aos trabalhos que estão sendo realizados pelo deputado dr. Rui Falcão na Comissão de Constituição e Justiça e na Comissão dos Direitos do Consumidor, (e também como membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres - desde junho de 2007).

A Palestra: Mulher e a educação - a revolução que mudou paradigmas e ajudou a criar lares mais estruturados, tanto financeiramente, quanto culturalmente, foi proferida pela. Profª. Me. Fernanda Ferreira Fernando (bacharel em administração de empresas pela PUC-SP com especialização em marketing pela ESPM – SP e mestrado em Administração e Educação pela Universidade São Marcos. Experiência profissional como docente e coordenadora de cursos de graduação tecnológica e bacharelada. Atualmente é diretora de campus na UNIRADIAL / ESTÁCIO em SP).

A Palestra: As leis que defendem os direitos humanos das mulheres. o que fazer para que se tornem realidade? foi proferida pelo Prof. Me. Dimitri Sales(advogado - Mestre em Direito Constitucional (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); Gestor em Direitos Humanos (Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República); Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Assessor Jurídico da Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual da Prefeitura de São Paulo e do Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia de São Paulo. Presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual; Possui diversos artigos publicados em revistas especializadas).

A palestra: As observações sobre os movimentos femininos (sóciofilantrópicos) e feministas (sóciopolíticos) e a real conquista dos direitos das mulheres, análise feita durante os 21 anos do Projeto ESPAÇO MULHER, foi apresentada pela autora Profª. Elisabeth Mariano (diretora presidenta do Instituto ESPAÇO MULHER Ltda. Desde 1987, é autora do projeto ESPAÇO MULHER, lançou em 1991, a obra ESPAÇO PARA A MULHER?"0!...” Criadora e organizadora de centenas de pequenos eventos destinados ao público feminino. Editora e jornalista responsável do Jornal ESPAÇO MULHER (Informativo Integrador dos Movimentos Associativos Femininos) e da edição mensal do Portal ESPAÇO MULHER INFORMA... (http://www.espacomulher.com.br)

Foram feitas homenagens tanto às representantes de entidades femininas que mais se destacaram em seus objetivos sociais, quanto as pessoas amigas leais, que acompanharam o desenvolvimento do ESPAÇO MULHER durante estes longos anos.

Ocorreram momento de muita emoção e também a apresentação de poesias, textos literários, breves discursos e saudações, até culminar com a apresentação de dança artística do Grupo Reflexão, que encantou a platéia e alegrou a todas as pessoas motivadas pelo carisma do psicólogo e prof. Marco Antonio Chimento.

Após, foram muitos abraços e alegria em momento de descontraída confraternização, realmente uma reunião de pessoas amigas, que muito apóiam o ESPAÇO MULHER.

O evento contou com a parceria da UNIRADIAL, do gabinete do deputado Rui Falcão, com apoio institucional da CNPL, IBDFAM, Instituto Aruanda de Educação Empreendedora, e foi organizado e coordenado pelo Instituto ESPAÇO MULHER.

VIDEOCONFERÊNCIA PREPARATÓRIA DO SEMINÁRIO NACIONAL DE CONTROLE SOCIAL DA IMAGEM DA MULHER NA MÍDIA

A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e Articulação Mulher e Mídia em conjunto com 25 entidades feministas realizarão a Videoconferencia Preparatória no dia em 23de abril, das 14 as 18 horas, através do sistema INTERLEGIS. Neste evento inicial será promovido um debate que objetiva estimular a mobilização para o Seminário Nacional de Controle Social da Imagem da Mulher na Midia, que será realizar-se-á em maio de 2008.

No dia 23 de abril os debates serão a luz do eixo 8 do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, a trajetória das mulheres na luta por outra comunicação e a participação no Seminário Nacional. Haverá acompanhamento pela Internet em tempo real.

(Fonte: ASCOM/SPM – 08.04.08)

MULHERES OCUPAM 1,2 BILHÃO DE VAGAS

“O número de mulheres no mercado de trabalho mundial é o maior da história, tendo alcançado em 2007 1,2 bilhão, segundo o relatório Tendência Mundial do Emprego das Mulheres, da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em 10 anos, houve um incremento de 200 milhões nas ocupações femininas. Mas, ainda assim, as mulheres representaram um contingente distante do universo de 1,8 bilhão de homens empregados. Outra constatação é que os avanços não foram suficientes para reduzir o desemprego entre as mulheres e nem suas condições de trabalho, que continuaram exercendo atividades pouco produtivas, com baixa remuneração e sem cobertura social.”

(Fonte: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Boletim Informativo Mulheres em Pauta - 45ª edição Secretaria Mulheres/Brasília)

MULHERES INVESTEM NA CASA PRÓPRIA

“Pesquisa realizada pela Caixa Econômica Federal (CEF) demonstra que o público feminino com renda de até três salários mínimos (R$ 1.140) já responde por 45% dos financiamentos habitacionais contratados desde o ano 2000, contra 55% de participação masculina na mesma faixa de renda. No período, as mulheres contrataram mais de 400 mil empréstimos dentro do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), contra 491 mil contratos assinados por homens. Se agrupadas todas as faixas de renda, a participação feminina ficou em 37%, somando cerca de 853 mil cartas de crédito liberadas.”

(Fonte: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Boletim Informativo Mulheres em Pauta - 45ª edição Secretaria Mulheres/Brasília)

NOVA VACINA CONTRA HPV

 “A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou mais uma vacina para prevenir o HPV, vírus que é o principal causador do câncer de colo do útero. Assim como o medicamento já existente no mercado, a nova vacina deverá custar em torno de R$ 460 e será prescrita em três doses. Só estará à venda em clínicas de vacinação e não será disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS).”

(Fonte: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Boletim Informativo Mulheres em Pauta - 45ª edição Secretaria Mulheres/Brasília)

TESE DE DOUTORADO ABORDA A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NAS RELAÇÕES CONJUGAIS

“A saúde pública tem papel fundamental na prevenção e atenção a pessoas em situação de violência. Segundo o Relatório Mundial sobre Violência e Saúde, elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2002, algumas medidas como a coleta de dados sobre a violência, a criação e implementação de planos nacionais de prevenção, o apoio à pesquisa sobre causas e conseqüências da violência e a promoção da igualdade social e de gênero devem ser prioridades na busca pelo fim da violência, especialmente contra a mulher. Pensando nisso, a psicóloga Corina Mendes, do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec) da Fiocruz, desenvolveu a tese de doutorado Vozes do slêncio: estudo etnográfico sobre violência conjugal e fertilidade feminina, no Instituto Fernandes Figueira (IFF), outra unidade da Fundação. O estudo buscou compreender as escolhas de mulheres vítimas de violência conjugal, relacionadas ao campo da saúde reprodutiva, especialmente sobre a decisão de engravidar. A pesquisadora constatou que a idealização da família de origem e a ausência de afeto e proteção na infância influenciam nas escolhas amorosas e na decisão de ter filhos dessas mulheres.

“Durante a gravidez há a esperança de reparação ou consolidação da família por meio dos filhos, atribuindo a eles a expectativa de garantir a estabilidade e segurança à vida conjugal, o que geralmente não acontece, expondo a mulher a riscos ainda maiores de violência”, ressalta Corina. A pesquisa baseou-se na experiência da pesquisadora no trabalho com gestantes no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e na Assessoria de Prevenção de Acidentes e Violência da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro. O trabalho de campo foi realizado no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam), serviço do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), que presta atendimento psicossocial e jurídico a vítimas de violência.

Para a psicóloga, a organização dos serviços da rede pública de saúde deve privilegiar os espaços de discussão de casos que envolvam atendimentos, não só a mulher, mas a todas as pessoas em situação de violência, trabalhando em rede intersetorial e ampliando os recursos de proteção e promoção de comportamentos protetores. Além disso, deve-se investir na formação dos profissionais e na estruturação de serviços de saúde numa perspectiva de integralidade e equidade. “Em situações de violência intrafamiliar, não basta prescrever medicamentos ou condutas. É preciso criar vínculos de confiança com a mulher que atendemos, para que no momento em que ela estiver pronta, tome a decisão correta em relação à sua vida conjugal”, explica a pesquisadora.

(Fonte: Comunique-se - Rio de Janeiro, RJ /BR- Pauta postada em: 19/03/2008)

DR. ROBERTO CALDAS É O SEGUNDO BRASILEIRO NA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS

“O constitucionalista Roberto Caldas foi escolhido para integrar como juiz ad hoc (provisório) a Corte Interamericana de Direitos Humanos, com sede em San José, na Costa Rica. Roberto Caldas, que é natural de Sergipe mas atua como advogado há mais de 20 anos em Brasília, principalmente nas áreas trabalhista e social, militante da causa dos direitos humanos e contra o trabalho escravo, será o segundo brasileiro a integrar a corte. O primeiro foi o jurista e professor mineiro Antônio Augusto Cançado Trindade, forte candidato do Brasil para ocupar uma cadeira na Corte Internacional da Haia.”

(Fonte: e-mail recebido)

GUIA DOS DIREITOS – ONCOGUIA

O Guia de Perguntas e Respostas sobre os direitos dos pacientes com câncer é uma publicação gratuita do Oncoguia.

O guia é resultado da parceria entre o Oncoguia e a Dra. Renata Vilhena Silva, advogada especialista em Saúde e consultora jurídica do Oncoguia.

Você, paciente e nosso visitante foi muito importante neste projeto, pois nos ajudou com suas perguntas a montar este nosso guia de perguntas e respostas.

Solicite o Guia gratuitamente pelo e-mail: oncoguia@oncoguia.com.br.

Este é mais um passo do Oncoguia para Ajudar o paciente com câncer a viver melhor.

Mais informações: http://www.oncoguia.com.br/823/noticias/guia_dos_direitos__oncoguia.html.

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA O CÂNCER

“No dia 8 de abril, data escolhida para representar o Dia Mundial de Combate ao Câncer, é preciso lembrar que alguns hábitos devem ser adotados como medida prevenção da doença.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam para o registro de quase 1 milhão de novos casos de câncer no Brasil em 2008 e 2009 (em torno de 466 mil a cada ano), sendo os tipos mais incidentes, à exceção do câncer de pele tipo não-melanoma, os de próstata e de pulmão (sexo masculino) e mama e colo de útero (sexo feminino). Já é mais do que comprovado que alguns costumes estão claramente relacionados ao surgimento de tumores. Por isso, nunca é tarde para abandonar hábitos nocivos a saúde e adotar um bom estilo de vida.

As pesquisas sobre a relação dieta-câncer são bem numerosas. Sabem-se os alimentos que favorecem, ao longo do tempo, a proliferação das células cancerosas, como é o caso, por exemplo, das frituras ou aqueles ricos em nitritos e nitratos, usados em conservas. A gordura está relacionada ao aumento de tumores de mama, provavelmente por interferir no metabolismo dos hormônios. Já uma dieta pobre em fibras, que dificulta o trânsito intestinal, aumenta o risco de tumores de cólon e reto ao expor o órgão por muito tempo a substâncias tóxicas liberadas na digestão.”

(Fonte: Oncoguia Data:08/04/08, http://www.oncoguia.com.br/1048/noticias/dia_mundial_da_luta_contra_o_cancer.html)

CUIDADO COM O CELULAR! (1) - ELE PODE MATAR MAIS DO QUE O CIGARRO.

Isso é o que afirma um estudo realizada por um médico australiano, especialista em câncer, Vini Khurana, que considera que as pessoas deveriam diminuir ou evitar o uso desses aparelhos e que os fabricantes tomem atitudes para reduzir a exposição à radiação. Na pesquisa, o médico, ganhador de 14 prêmios, analisou aproximadamente 100 estudos sobre o tema e, apesar de admitir que o celular pode salvar a vida de uma pessoa em uma situação de emergência, alertou para a existência de fatos que indicam a relação do uso do aparelho com tumores cerebrais.

Cuidado com o celular! (2) - Khurana, em sua pesquisa, fez a comparação com o cigarro, ao afirmar que, atualmente, 3 bilhões de pessoas usam celulares, número três vezes maior do que o de fumantes, em todo o mundo. Para o médico, ainda não há mais dados sobre o assunto, devido ao fato de que a popularização dos celulares é recente. Mas, como o período de incubação do câncer dura de 10 a 12 anos, é possível que a sociedade veja aumentar a incidência dessa doença em alguns anos.

(Fonte: http://www.espacovital.com.br/noticia_ler.php?idnoticia=10720)

CONVÊNIO VAI MELHORAR ATENDIMENTO NO JUIZADO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER

 “O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, e o secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Garcia, assinaram no dia 9 de abril, um protocolo de intenções que visa a apoiar iniciativas de cooperação recíproca entre o TJ e a Prefeitura do Rio. Os objetivos são prover o I Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de uma estrutura adequada que propicie celeridade e eficácia à prestação jurisdicional e estruturar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS Simone de Beauvoir para o atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

"Agradecemos ao prefeito Sérgio Cabral, pois o Tribunal de Justiça precisa da colaboração da sociedade. Estamos dando mais um exemplo de participação, que é uma característica da minha gestão. Nosso objetivo é oferecer a jurisdição em menos tempo, com justiça", afirmou o presidente do TJ.

Pelo protocolo, ficará a cargo da Prefeitura a reestruturação física, material e de pessoal do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Ela será responsável pelo aluguel do espaço físico, contratação de pessoal e de serviços de transporte e aquisição de bens móveis, materiais pedagógicos e de consumo. Ao TJ caberá arcar com a adequação e reforma do imóvel, caso seja necessário, bem como a manutenção do mesmo e disponibilizar a equipe técnica que já atua na área do I Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

"Essa medida trará efetividade à Lei Maria da Penha no Município do Rio de Janeiro", comemorou a juíza Adriana Ramos de Mello. Marcelo Garcia elogiou o trabalho da juíza frente ao do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e garantiu que o convênio foi aprovado pela Prefeitura devido a sua diligência. "A juíza Adriana é uma magistrada diferenciada. Se todos fossem como ela, pensando no bem comum, o mundo seria melhor. Ela nos convenceu da importância desse trabalho para a sociedade", afirmou o secretário municipal de Assistência Social.

Participaram ainda da cerimônia o desembargador Thiago Ribas Filho, presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA); os juízes auxiliares da Presidência do TJ Eduardo Perez Oberg e Carlos Augusto Borges; o chefe de gabinete da Presidência, Julio Isnard; a diretora geral de Logística, Ângela Augusta Santos Carvalho; e a presidente do Movimento Rio Mulher da Prefeitura do Rio, professora Maria Edith Dantas.”

(Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro » in Revista Jus Vigilantibus, 09.04.08 - http://jusvi.com/noticias/32743)

LANÇAMENTO DO LIVRO: ASSASSINATO DE MULHERES E DIREITOS HUMANOS

A Livraria da Vila, a Casa do Saber, a Editora 34, e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP, lançaram o livro: Assassinato de Mulheres e Direitos Humanos de autoria da Dra. Eva Alterman Blay. Na ocasião ocorreu um debate com a deputada Luiza Erundina, Soninha Francine, Tania Brabo, Antonio Flavio Pierucci e com a autora, no dia 28 de março, na Livraria da Vila / Casa do Saber.

(Fonte: convite enviado NENGE USP)

GUIA ADOLESCÊNCIA - UMA ABORDAGEM AMBULATORIAL

Já está nas livrarias o Guia Adolescência - uma abordagem ambulatorial, da Editora Manole. A obra faz parte da série Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar da Unifesp-EPM, editada por Nestor Schor.

Dividido em 30 partes e 57 capítulos, o livro reúne as mais diversas especialidades médicas, sempre focadas nos jovens; além de temas como problemas psicológicos, mudanças da puberdade (maturação sexual e ciclo menstrual) e vacinação, entre outros.

As coordenadoras do Guia, Maria Sylvia de Souza Vitalle e Élide Helena Guidolin da Rocha Medeiros, revelam que o livro também aborda assuntos que vem causando a preocupação de um número cada vez maior de pais. “Não poderíamos deixar de fora de um guia desses os temas nutrição e alimentação e uso, abuso e dependência de drogas. Precisamos ajudar os médicos que tratam dos adolescentes a lidarem com doenças como obesidade, anorexia e bulimia. Sem contar os danos psicológicos e físicos que o consumo de drogas provoca”, concluem.

O Guia é baseado nas histórias do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA) da Unifesp-EPM.

Título: Guia Adolescência - uma abordagem ambulatorial

Autoras: Maria Sylvia de Souza Vitalle e Élide Helena Guidolin da Rocha Medeiros

Editora: Manole.

Mais informações: http://www.manole.com.br.

(Fonte: http://www.hospitalar.com/)

VIVÊNCIAS DE UM PSICANALISTA

"Vivências de um psicanalista", a “nova obra de David E. Zimerman, lançamento da Artmed Editora, compartilha um pouco da experiência do renomado psicanalista, é uma leitura destinada aos terapeutas, pacientes e também ao público em geral.

Segundo o autor, duas razões o motivaram para escrever e publicar este livro. "A primeira é o fato de vislumbrar a possibilidade de ser útil e compartilhar com os leitores minha longa experiência, formada de vivências essencialmente clínicas, intercaladas com algumas de natureza pessoal, tanto como estudante quanto como médico, psiquiatra, psicanalista, supervisor e professor. A outra razão é o propósito de colaborar com a desmistificação da imagem e da prática da psicanálise, que, como todos sabemos, está enfraquecida por graves distorções, falsas crendices, tabus e má fama."

O principal objetivo da obra é transmitir relatos parciais das situações clínicas mais comuns, realmente acontecidas, sem fugir do rigor da seriedade cientifica. "Este meu livro parte de experiências realmente acontecidas - embora totalmente camufladas na aparência. Conservar a essência do que realmente se passou, acredito eu, é a forma mais viável de conseguir uma melhor identificação do leitor com os personagens que estão descritos nas variadas situações narradas", explica Zimerman.

O propósito do autor é que tais situações sejam abordadas de uma forma amena e facilmente compreensível. "O leitor perceberá, ao longo dos relatos clínicos, um misto de situações que são muito freqüentes no cotidiano de nossas vidas, algumas amenas e até engraçadas e outras muito dolorosas", destaca.”

Título: Vivências de um Psicanalista

Autor: David E. Zimerman

Editora: Artmed.

(Fonte: http://www.hospitalar.com/)

ENDOCRINOLOGISTA EXPLICA PAPEL DOS HORMÔNIOS E DESMISTIFICA CONCEITOS

“O endocrinologista Dr. Marcelo Bronstein acaba de lançar o livro “Decifre seus hormônios”, um guia para entender melhor o termo e sintomas. Em uma linguagem simples e direta, o endocrinologista usa metáforas e situações do dia-a-dia para que os leitores possam entender suas explicações. O livro está dividido em 16 capítulos que abordam diversos temas, como o sistema endócrino, crescimento, obesidade, reposição hormonal feminina e masculina, entre outros.

No livro, Dr. Marcello Bronstein dá uma visão geral de como os hormônios afetam o organismo. “Quando alguém emagrece ou engorda, está cansado ou elétrico, se a libido vai bem ou ao contrário, os hormônios são sempre lembrados e até acusados injustamente pelos problemas”.

A partir de um panorama geral das glândulas e seus hormônios, ele mostra como esses órgãos funcionam, de certa maneira, interligados e como o equilíbrio de um pode afetar o do outro. Ele também explica o que é Neuroendocrinologia, a partir do esclarecimento do papel da hipófise, considerada uma espécie de “glândula-mãe” e sua relação com o hipotálamo e deste com outras áreas cerebrais, que tipo de problemas podem surgir quando esta relação não acontece direito, quais os exames e tratamentos indicados.”

Título: Decifre Seus Hormônios

Autor: Dr. Marcelo Bronstein

Editora: Editora Abril / Revista SAÚDE!

Vendas: http://www.lojaabril.com.br.

(Fonte: http://www.hospitalar.com/)

RECEITAS PARA PREVENIR A OSTEOPOROSE

“A editora Marco Zero acaba de lançar Receitas para prevenir a Osteoporose, de Margarida Valenzi, que traz sugestões práticas para aqueles que querem se alimentar bem e, ao mesmo tempo, manter os ossos fortes. A edição traz informações sobre a doença e dicas para preveni-la, além de uma completa lista de alimentos que fortalecem ossos.

Todas as receitas publicadas no livro possuem as seguintes informações: tempo de preparo, grau de dificuldade da receita, rendimento, calorias e quantidade de cálcio. A edição traz ainda, um cardápio de almoço e jantar para um mês, utilizando todas as receitas registradas no livro e muitas dicas para prevenir esse mal.

Sobre a autora

Margarida Valenzi é proprietária de um bufê e de uma empresa organizadora de eventos, dá palestra sobre gastronomia, culinária, cozinha industrial e elabora cardápios com enfoque especial em receitas saudáveis e de baixas calorias. A autora, que foi redatora e responsável pela área de gastronomia do jornal O Estado de S.Paulo durante vários anos, tem 22 livros publicados pela Nobel.”

(Fonte: http://www.hospitalar.com/)

SAIBA COMO RECONHECER E TRATAR A FIBROMIALGIA

“A médica Evelin Goldenberg, mestre e doutora em reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), está lançando o livro “O coração sente, o corpo dói - Como reconhecer e tratar a Fibromialgia”, pela Editora Atheneu. A obra é baseada em estudos da reumatologista e acompanhamento de portadores da doença, que atinge entre 3,5 e 8,9 milhões de brasileiros. De difícil diagnóstico, a síndrome é caracterizada pela amplificação da dor em diversas partes do corpo, fadiga inexplicável, irritabilidade, sensação de formigamento em braços e pernas, depressão, entre outros sintomas.

O livro tem apresentação da atriz Eva Todor e traz histórias reais de pacientes que aprenderam a conviver com a doença. Em 20 capítulos, a autora mostra como a história de vida e o estresse do dia-a-dia contribuem para o aparecimento, a manutenção e o agravamento das dores, além de dar dicas de tratamentos que auxiliam no controle da dor como acupuntura, psicoterapia e exercícios físicos monitorados. Os principais medicamentos utilizados no tratamento e os mitos e verdades sobre a síndrome também estão presente na obra, que traz ainda um teste prático para reconhecimento de possíveis sintomas da fibromialgia. O leitor pode avaliar seu nível de cansaço, dor de cabeça, dor nos músculos e coluna, irritação e funcionamento do intestino, entre outras questões.

“A proposta do livro é explicar de uma maneira simples e objetiva o que é a fibromialgia, como ela atinge de forma direta ou não milhões de pessoas e quais são os tratamentos mais eficazes no controle da doença. Agradeço a todas as pessoas que contribuíram com este trabalho e espero que ele ajude no esclarecimento da síndrome”, afirma Evelin Goldenberg.”

Título: O coração sente, o corpo dói – Como reconhecer e tratar a Fibromialgia

Autora: Dra. Evelin Goldenberg Editora: Atheneu

Vendas: 0800-267753.

(Fonte: http://www.hospitalar.com/)

CONIC REALIZA ATIVIDADES POR 'CEM ANOS DE ORAÇÃO'

Adital

"Orai sem cessar" é a exortação-tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2008. Ainda que milhares de cristãos ao redor do mundo orem pela unidade há exatos cem anos, a proposta quer significar um renovado encorajamento à oração. No Brasil, a Semana acontece de 4 a 11 de maio, sob a liderança do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs. A celebração oficial nacional será dia 7 de maio, na Catedral de Brasília.

A idéia de orar anualmente pela unidade foi semeada e posta em prática nos Estados Unidos em 1908 e aperfeiçoada nas décadas seguintes também na Europa. A partir de 1966, a cada ano, um texto-base é preparado por uma equipe ecumênica de um país diferente, de todos os continentes, a convite do Conselho Mundial de Igrejas e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos da Igreja Católica Romana, instituições que assumiram a continuação do evento.

Este ano, o texto veio dos Estados Unidos, país de origem do reverendo Paul Watson, que publicamente pela primeira vez promoveu a celebração da Semana de 18 a 25 de janeiro de 1908, na cidade de Graymoor, New York. O Conselho mais uma vez adaptou o material ao contexto brasileiro, editando um livreto com orientações e roteiros para celebrações e grupos de estudo. O livreto e o material promocional começaram a ser distribuídos em janeiro. O Conselho assume também a coordenação nacional das atividades, através de suas igrejas-membro e de 18 representações regionais e locais, bem como através de denominações religiosas e organismos ecumênicos dispostos a trabalhar pela unidade no território nacional.

A Semana de Oração é o principal evento do Conic desde a sua fundação, há 25 anos. Fazer acontecer a Semana não significa apenas promover uma ou mais celebrações ecumênicas. Muitos núcleos ecumênicos locais têm promovido caminhadas pela paz, vigílias, recitais, seminários e cirandas pelo Brasil afora. Canções especialmente compostas já integram hinários de diferentes Igrejas e são muito conhecidas.

O centenário foi amplamente festejado no hemisfério norte. O Conselho Mundial de Igrejas e paróquias locais promoveram em Genebra celebração especial e seminário com testemunho de representantes de países em situação de miséria e penúria. O papa Bento XVI presidiu a cerimônia de encerramento da Semana em Roma.

O Conselho está estimulando também a que a Semana aconteça nas escolas e universidades da rede de Educação de suas Igrejas-membro: Católica Romana, Episcopal Anglicana, de Confissão Luterana, Presbiteriana Unida, Cristã Reformada e Sirian Ortodoxa de Antioquia.

Mais informações: http://www.conic.org.br. Ou pelo telefone (61) 3221.4034.

25 ANOS DA OAB / 116ª SUBSECÇÃO JABAQUARA / SAUDE

Ocorrerá no dia 16 de abril, no salão nobre Presidente Brasil Vita, da Câmara Municipal de São Paulo, a comemoração aos 25 anos de criação da 116ª Subsecção da OAB/SP, que tem como diretoria as/os seguintes profissionais de advocacia:
Presidenta: Solange de Amorim Coelho, Vice-presidente: José Manuel Ribas da Silva, Secretária-geral: Maria da Penha Vieira, Secretário-adjunto: Edison de Almeida Scótolo, e Tesoureiro: Silvio dos Santos Nicodemo.