Jornal Espaço Mulher


Edição nº 85 - de 15 de Fevereiro de 2009 a 14 de Março de 2009

Olá Leitores!

Mãe de óctuplos passa a ser ameaça de morte (EUA), enquanto outra mãe de seis filhos é condenada a 7 anos de prisão por prática de incesto (Irlanda)

Uma triste realidade começa a chegar nos noticiários e levam a reflexão sobre os acontecimentos que envolvem mulheres em fatos que antes não eram divulgados, ou quem sabe ignorados.

Uma mulher americana (33 anos) recentemente deu a luz a oito bebês, resultado de tratamento de fertilidade realizado, e que se somam junto aos filhos anteriores gerados da mesma forma. (*1) Ela passou a ser ameaçada de morte, tendo que se esconder após entrevista recentes em canais televisivos. Ela estava recebido muitas críticas por ser divorciada, de morar com seus pais, estar desempregada por vários anos, por receber ajuda governamental, dentre outras buscas de apoios financeiros, tendo ela declarado isto em várias entrevistas em canais de televisão inclusive.

Uma mulher irlandesa (40 anos) foi condenada a 7 anos de prisão “por incesto, ataques sexuais, mau tratamento e negligencia com seus filhos” sendo este o primeiro caso do tipo na República da Irlanda. Segundo a juíza Miriam Reynolds “a ré destruiu a vida de seus seis filhos” que "do momento em que nasceram, não conheceram nada a não ser crueldade e negligência".

A “acusada recebeu a pena máxima prevista no país para casos de incesto cometido por mulheres, de sete anos de prisão, uma pena relativamente branda comparada com a punição máxima para casos de incesto cometido pelo pai, que é prisão perpétua.” 
(Fonte: (*1) Reuters in http://www.terra.com.br (*2) BBC Brasil in http://www.terra.com.br)

Mais uma vez damos destaque a maternidade e o envolvimento de mulheres em situações tão complexas e conflituosas, não tão comuns ao cotidiano feminino, mas que servem para alertar, principalmente as/aos legisladoras/es e também às/aos juízas/es acerca de novas situações em que as leis estão devassadas ou sequer atualizadas para fatos tão diferenciados.

Também estas notícias podem trazer a tona um novo palco de discussões sobre os novos comportamentos femininos, as suas responsabilidades, punições, conseqüências junto aos filhos, comportamento da sociedade, dentre outros prováveis debates e medidas, nas áreas de saúde, comportamento, educação, etc.

Após esta breve reflexão vamos destacar todas as conquistas e participação das mulheres na sociedade, as quais, mesmo em meio as dificuldades, incompreensões, falta de apoios e incentivos chegam ao topo de suas carreiras, inovam e enfrentam abrindo novas fronteiras para as funcionárias, alunas, clientes, colegas etc.

Nós do ESPAÇO MULHER, que comemoraremos em 03 de março vindouro, o 22º aniversário do PROJETO ESPAÇO MULHER (registro Direitos Autorais e INPI) temos muito a agradecer a oportunidade em divulgarmos e acompanharmos a trajetória de tantas mulheres em cargos de liderança nas mais diversas áreas da sociedade brasileira e internacional.

Foi com a credibilidade de muitas dessas mulheres, e com o apoio de muitos homens, os quais compreenderam o valor desta iniciativa e missão ESPAÇO MULHER, que conseguimos sair do final do século passado e ingressarmos no século XXI, registrando a história feminina.

Cada pessoa que muito nos incentivou, apoiou, contribuiu, orientou, patrocinou, colaborou receba nossa gratidão eterna, com nosso fraternal abraço.

Elisabeth Mariano e Equipe ESPAÇO MULHER.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Mulheres peruanas elaboram Plataforma Nacional por uma vida digna

“Um documento em que constam as exigências e propostas dos diversos setores das mulheres organizadas do país foi aprovado por lideranças de 30 organizações peruanas. O texto foi elaborado com o objetivo de garantir o pleno exercício de seus direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais. Denominado Plataforma Nacional das Mulheres, o documento reúne as demandas e posicionamentos das afetadas pela violência política, trabalhadoras de agroexportação, lésbicas, afrodescendentes, camponesas, indígenas e mulheres com deficiência, entre outros coletivos.” (...)

“Essa Plataforma Nacional alcançará os diferentes poderes do Estado em atividades de incidência política, bem como as autoridades de cada região. Por outra parte, desde a sociedade civil, as organizações participantes compartilharão esse documento com suas bases.” A nota é de Pulsar.

(Fonte: Agencia Adital de Noticias, in http://www.adital.com.br, 11/02/09 / PERU)

Grupo ligado à Pastoral da Mulher Marginalizada busca dignidade às trabalhadoras

“Promover dignidade às mulheres em situação de prostituição e ex-trabalhadoras do sexo. Esse é o principal objetivo do Grupo Mulher, Ética e Libertação (GMEL). Ligado à Pastoral da Mulher Marginalizada (PMM), o grupo surgiu durante a avaliação do XI Encontro Nacional da PMM, em novembro de 2005. Com sede em São Paulo, grupo já está presente em vários estados das cinco regiões brasileiras.

O GMEL é formado por mulheres que vivem ou viveram na prostituição. Segundo Cleone Santos, uma das articuladoras do grupo, a idéia é trabalhar em busca de alternativas à prostituição e de condições de vida mais dignas às mulheres. "A gente optou por formar o grupo a partir do ponto de vista de que a prostituição é a maior forma de exploração existente contra a mulher", comenta.

A articuladora explica ainda que o GMEL luta contra a regulamentação da prostituição, além de buscar políticas públicas para as mulheres. O grupo pretende mobilizar e promover a dignidade e os direitos nas áreas de saúde, educação, habitação, lazer, trabalho, segurança e formação. Todos os trabalhos são realizados para proporcionar dignidade às mulheres, independente de religião, raça, etnia ou classe social.

Apesar de existir somente há quatro anos, o grupo já conquistou alguns resultados relevantes à causa, como a fundação do Centro de Assessoria à Mulher Piauiense (CEAMP), juntamente com a PMM e o Centro de Educação Popular e Assessoria da Microrregião de Valença (Cepava); o fortalecimento do trabalho de saúde e exames Anti-HIV no Piauí; a participação em debates sobre legalização ou não da prostituição; o apoio de outros grupos, como o de articulação de mulheres negras e movimento de moradia, em São Paulo.

Além disso, o GMEL ainda realiza encontros nacionais e regionais para reunir representantes do grupo de diversas localidades e articular o trabalho com outros movimentos. Segundo Cleone, o encontro nacional deste ano, por exemplo, será realizado em Brasília, entre os dias 24 e 26 de março, e reunirá mulheres do GMEL de todo o País para discutirem sobre Raça, Etnia, Prostituição e Mídia.”

Contato: (11) 3326-0663 As matérias do projeto "Ações pela Vida" são produzidas com o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade da CF 2008.

(Fonte: agencia Adital de Noticias in http://www.adital.com.br de 11.02.09 – Brasil)

Aborto Legal – Pesquisa do SUS

"O SUS divulgou que o número de abortos com amparo legal cresceu 43% na rede, passando de 2.130 para 3.053, numa comparação dos meses de novembro de 2007 e 2008".

Artigo do advogado Eudes Quintino de Oliveira Júnior.”

(Fonte: http://www.espacovital.com.br, de 12/02/2009)

São Paulo confirma mais eventos internacionais para a cidade

“Logo no início do ano, o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) confirma a captação de três novos congressos internacionais, a serem realizados na cidade nos próximos cinco anos. Mais de 2 mil participantes são esperados para os eventos - um da área médica, que acontece em 2009 ainda sem data e local definidos; o Congresso Ibero-Americano de Psicologia do Esporte, em 2012, e o Congress of the International Society for Sexual Medicine, em 2014.(...)

Na agenda de eventos internacionais do ano destacam-se também o XIX World Congresso of Oto-Rhino-Laryngology, de 1º a 5 de junho; o International Society for Performing Arts, de 8 a 13 de junho; o 34º Congress of the World Small Animal Veterinary Association - WSAVA e o 6º Congresso Iberoamericano de la Federacion Iberoamericana de Asociaciones Veterinárias de Animales de Compania - Fiavac, de 21 a 24 de julho; Annual Meeting of the International Society of Paediatric Oncology - SIOP e o XXII Congresso Lationamericano de Oncologia Pediátrica, de 6 a 9 de outubro; 3rd Congress of World Association of Sleep Medicine, de 1º a 5 de novembro.”

(Fonte: Assessoria de Imprensa in Guia de feiras no Brasil de 11/02/09)

Empoderando o pai: exerça sua paternidade e cidadania (*)

“Está se tornando sempre mais comum o pai querer acompanhar o parto de seu filho e esbarrar na proibição do hospital e/ou do médico. Ou, então, ser cobrado pela instituição para poder entrar na sala parto. Perplexo e dividido entre o que o médico e/ou a maternidade dizem e o que ele deseja, o pai não sabe o que fazer e não tem geralmente suficiente informação para contrapor às justificativas do profissional.”

(*). por Adriana Tanese Nogueira – coordenadora ONG Amigas do Parto.

Saiba mais em: http://www.amigasdoparto.org.br.

(Fonte: Boletim ONG AMIGAS DO PARTO - Boletim ano 5 / n. 59)

Bebês nascidos de cesárea eletiva antes das 39 semanas têm mais chances de ter sérios problemas de saúde. Estudo norteamericano. (*)

“Um novo estudo descobriu que bebês nascidos de cesáreas eletivas antes das 39 semanas de gravidez, de mãe que tiveram previamente uma cesariana, têm muitas mais chances de ter sérios problemas de saúde do que os recém-nascidos nas mesmas circunstâncias às 39 semanas de gestação.”

(*). por Adriana Tanese Nogueira – coordenadora ONG Amigas do Parto.

Saiba mais em: http://www.amigasdoparto.org.br.

(Fonte: Boletim ONG AMIGAS DO PARTO - Boletim ano 5 / n. 59)

Banco de Leite Materno necessita de doações

“O alimento que pode salvar as vidas de muitos bebês prematuros está com volume de doações em baixa com a chegada do período de férias, quando muitos doadores se ausentam.

Qualquer um dos 196 bancos de leite do Brasil recebe as doações que podem também ser retiradas em casa. Basta armazená-lo em recipiente de vidro com tampa plástica, esterilizado, e colocá-lo no refrigerador. Bombeiros que atuam junto ao IFF realizam a coleta em domicílio.

Além de receber leite, o Instituto Fernandes Filgueiras também necessita de doações de frascos com tampas plásticas - como os de maionese ou café solúvel. O importante é serem de vidro, pois passam por um processo de esterilização. Pelo telefone (0800-267788) é possível agendar a entrega dos recipientes ou mesmo se informar sobre como deixá-los nos postos de coleta.

O IFF tem 300 doadoras cadastradas. O leite doado atende a 60 crianças por dia nas UTIs Neonatais.”

(Fonte: O Dia in CROn-line 153)

ABGLT colabora com o combate à pedofilia

Campanha orienta o que fazer em casos de abuso

“Desde 2001, a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT tem deixado explícito em seu Estatuto que não aceita a afiliação de organizações que defendam a pedofilia. Desde aquela época, as organizações que se afiliam à Associação também são obrigadas a assinar uma declaração de que são contrárias à exploração sexual comercial, ao turismo sexual e à pornografia envolvendo crianças e adolescentes, e que respeitam a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, bem como o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90).

Em seguida ao III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual da Criança e do Adolescente, realizado no Rio de Janeiro em novembro do ano passado, a ABGLT resolveu intensificar sua colaboração com o combate à pedofilia, através de uma campanha informativa no site da instituição: http://www.abglt.org.br/port/luta_pedofilia.php. A campanha orienta sobre os serviços disponíveis de denúncia por telefone e por internet, bem como o papel dos conselhos tutelares e delegacias especializadas.

Segundo Toni Reis, presidente da ABGLT, “existe um alto nível de desinformação na sociedade, no sentido de acreditar que ser homossexual é sinônimo de ser pedófilo, mas as pesquisas desvendem esse mito. Para os especialistas, na maioria das vezes, o abuso sexual intra-familiar é praticado por pessoas que a criança conhece, sobretudo o pai, padrasto, tios e avós e o abuso sexual extra-familiar, por aqueles que desfrutam da confiança ou possuem alguma relação de responsabilidade e afetividade com a família e a criança, desde os vizinhos aos mais diversos profissionais e membros da sociedade.”

O Juiz de Direito, Dr. Marcos Antonio Santos Bandeira, da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), no seu artigo intitulado “Abuso sexual contra criança e adolescente no âmbito familiar” (disponível no site da AMAB), revela que dados estatísticos colhidos na Delegacia da Mulher e Delegacia Estadual da Criança e do Adolescente de Porto Alegre demonstram que em 1998 foram registrados 135 casos de abusos sexuais praticados no âmbito familiar contra crianças e adolescentes, sendo que 47,4% praticados pelo pai; 31,1% pelo padrasto; 11,1% pelo tio; 8,8% por pessoas não identificadas e 1,4% pela mãe.”

Informações adicionais: Toni Reis – Presidente da ABGLT: 41 9602 8906.

Léo Mendes – Secretário de Comunicação da ABGLT: 62 8405 2405.

(Fonte: e-mail enviado por Toni Reis)

Calendário Feiras do Brasil - Edição 2009 (Impresso)

“O Calendário Feiras do Brasil em formato impresso é um catálogo com mais de 650 feiras de todo o país que podem ser consultadas mês a mês, em ordem cronológica, ou pesquisadas por estado e por segmento econômico através dos índices presentes na publicação. Além disso, a edição 2009 agrega um conteúdo ampliado com dados para a determinação do perfil de uma feira tais como descrição do evento, produtos e serviços expostos, perfil do visitante abrangência, periodicidade e números de edições anteriores, entre outras informações relevantes.

» Especificação do Produto:

Formas de consulta:

Informações: Tel: 11 3361-4477 E-mail: atendimento@feirasdobrasil.com.br.

(Fonte: e-mail enviado com divulgação pela equipe Feiras do Brasil)

A Carta Universal dos Direitos do Ser Humano

Declaração Universal dos Direitos do Homem, elaborada pela Religião Raeliana: A Carta Universal Dos Direitos do Ser Humano

“A fim de celebrar o 50º aniversário da Declaração dos Direitos do Homem, a Religião Raeliana publica um novo suplemento a estes Direitos; a "Carta Universal do ser Humano".

Esta nova declaração, não é válida unicamente a totalidade dos artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem proclamada no dia 10 de Dezembro de 1948, mas acrescenta novos elementos mais adaptados à época na qual vivemos. Se, hoje mesmo, a Declaração Universal dos Direitos do Homem fosse mais respeitada na sua integridade e em todos os países do mundo, sem dúvida, a humanidade daria um passo gigante rumo a um mundo de liberdade, igualdade e fraternidade.

ARTIGO 1

Todo ser humano tem direito à felicidade. Ele deve se comportar com uma atitude de compreensão, de compaixão e de amor aos demais. A preocupação de todo grupo humano deve ser a satisfação das necessidades dos seus membros. Sendo assim, o bem estar do homem deve estar no centro das preocupações de cada atividade.

ARTIGO 2

Todo ser humano tem direito ao controle do seu corpo e o direito de escolher, em toda consciência sua sexualidade. Em nenhuma circunstância, uma mutilação sexual ou outra qualquer pode ser exercida sobre uma pessoa não adulta.

ARTIGO 3

Toda criança tem o direito de ser considerada como um indivíduo livre, súbdito integral ao direito. Tem o direito de escolher livremente a família com quem deseja morar e o tipo de ensino que deseja receber.

ARTIGO 4

Nenhuma religião pode ser imposta a uma criança. Consequentemente, uma criança não pode ser batizada, circuncidada, nem submetida a qualquer ato ritual sem seu consentimento. Os pais devem aguardar que a criança tenha idade para compreender e poder escolher uma religião que lhe agrada e naquele momento se filiar livremente se assim ele(a) desejar.

ARTIGO 5

A educação transmitida a uma criança deve aspirar a seu pleno desenvolvimento e a sua expansão, segundo suas aspirações e gostos. O respeito da liberdade e da tranqüilidade dos demais deve ser para ela, como para todos, um valor fundamental. Uma criança tem que aprender, desde sua prima infância, a amar o mundo em que vive. Tem que ser educada para se abrir ao exterior e a viver em harmonia com os seres e a natureza que a rodeia.

ARTIGO 6

O despertar do espírito vai junto com o despertar do corpo e um ensino baseado sobre técnicas de meditação e desenvolvimento dos sentidos, deve ser transmitido e oferecido a todos, permitindo a cada ser humano de se desenvolver e de crescer a fim de que o respeito e o despertar se integrem ao fantástico potencial de cada um. Este ensino deve ser transmitido com o maior respeito das crenças filosóficas e religiosas de cada um e não pode ser fundado sobre a religião.

ARTIGO 7

Todo homem tem direito, ao longo de toda a sua vida, de ter o necessário para se alimentar e se vestir decentemente, de ter um lugar onde dormir e também o direito de receber uma educação, mesmo aqueles que não trabalham. Aquele que trabalha tem direito ao luxo, motor indispensável ao progresso da humanidade. O luxo que obterá será proporcional ao trabalho fornecido e/ou ao progresso que terá aportado à sociedade.

ARTIGO 8

Toda pessoa tem direito a nascer e a viver em um corpo saudável, num meio ambiente saudável. Em termos de saúde (assim como em termos de segurança), a prevenção tem que ser organizada para o benefício de todos e cada pessoa tem o direito ao sustento e à garantia do atendimento médico e cirúrgico necessários para se manter nas melhores condições físicas e psíquicas possíveis. A eutanásia deve ser legal e regulamentada segundo o direito de recusar o sofrimento físico.

ARTIGO 9

Todo indivíduo tem direito de se desenvolver e expandir segundo suas aspirações e seus próprios gostos e isto em todo campo, sem restrições de raça, de cultura, de religião ou de sexo. Os serviços do estado devem estimular a criatividade e para satisfazer este objetivo, devem subvencionar as iniciativas criativas, sejam científicas, religiosas, culturais e/ou artísticas.

ARTIGO 10

Todo ser humano tem direito a estabelecer com os demais todo tipo de relações, sejam de caracter homossexual ou heterossexual, na medida que estas se estabeleçam entre adultos conscientizados, qualquer que seja o número de adultos implicados. Se dessas uniões estabelecidas, houver um eventual rompimento, estes devem ser legitimamente reconhecidos pela sociedade humana, sem nenhuma discriminação vinculada ao tipo de relacionamento escolhido.

ARTIGO 11

Each human being has the right to be respected for his/her religious convictions, no matter whether traditional or New Age, as long as their religion teaches respect for all human beings.

ARTIGO 12

Um comitê de ética deve se instaurar a fim de assegurar que os textos e práticas de todas as religiões - inclusive as religiões dominantes - estejam em conformidade com, em primeiro lugar, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, e a seguir com a Carta Universal dos Direitos do Ser Humano. Se uma religião não respeita essas declarações, deverão ser julgadas, particularmente se seus textos e práticas apresentarem um perigo para a humanidade. O reconhecimento como religião oficial deve ser aberto a todo movimento religioso ou ideológico, mesmo se é minoritário e na margem das normas morais admitidas por uma sociedade em particular.

ARTIGO 13

Tudo deve ser empreendido para estimular o desenvolvimento das artes e de todas as expressões artísticas existentes, ou das novas que virão. Isto permitirá o desenvolvimento da harmonia individual e coletiva.

ARTIGO 14

Todo o possível deve ser empreendido para estimular o desenvolvimento da ciência. Os descobrimentos científicos devem de ser orientados ao melhoramento das condições de vida de todos os seres humanos, os quais devem ser os beneficiários, sem nenhuma discriminação, a fim de aumentar a felicidade de todos.

ARTIGO 15

Uma justiça gratuita para todos deve ser instaurada e instituída pela sociedade humana, assim como um tribunal de competência planetária, ao qual poderá recorrer, em condições idênticas, cada ser humano ou cada grupo de seres humanos.

ARTIGO 16

A sociedade deve criar e manter, para acolher os grandes doentes e criminosos, lugares particulares onde existam condições de vida dignas para todo ser humano. A pena de morte deve ser abolida em todo o planeta.

ARTIGO 17

Tudo deve ser feito para o respeito e a proteção do meio ambiente, da flora, da fauna e de qualquer outra forma de vida na Terra.

ARTIGO 18

Um governo mundial deve ser estabelecido rapidamente e democraticamente. Este Governo terá como princípios de funcionamento, o Humanitarismo, quer dizer que terá no centro de suas preocupações e de suas decisões o bem estar do ser humano antes de tudo e não a avidez e o poder (como é atualmente).

  1. Este governo estabelecerá um autêntico controle da aplicação e do respeito dos Direitos do Ser Humano em todas as regiões da Terra. Sancionará as regiões que não respeitem estes direitos e castigará severamente os responsáveis daquelas ações.
  2. Este governo estabelecerá um exército de mantenimento da paz, garantindo uma verdadeira e duradoura paz em todo o planeta. Uma política de desarmamento imediata e incondicional deve ser empenhada.
  3. Este governo organizará a repartição eqüitativa das riquezas planetárias, sem distinção de raça, de cultura ou de religião.
  4. Este governo estabelecerá uma moeda única mundial, com o objetivo de favorecer e de provocar, em breve, a supressão total da moeda e do protagonismo dos valores econômicos.
  5. A fim de garantir uma comunicação entre todos os seres humanos do planeta, este governo permitirá o ensino de um idioma mundial e controlará sua aplicação.”
(Fonte: http://www.dhnet.org.br acesso em 12/02/09)