Dra. Zilda Arns (médica pediatra e sanitarista - 75 anos) era a fundadora da Pastoral da Criança, e da Pastoral da Pessoa Idosa, veio a falecer em mais uma de suas missões humanitárias (vítima do terremoto de 7 graus que assolou o Haiti e também matou 11 militares brasileiros deixando outros feridos, todos da Força de Paz-ONU).
Em 25 anos de trabalho, estendeu seus serviços humanistas em todos os estados do Brasil e em mais 20 países, a Pastoral da Criança tem mais de 240 mil voluntários capacitados atuando em 40.853 mil comunidades em 4.063 municípios ela somou “mais de 260 mil voluntários e atendeu quase 2 milhões de gestantes e crianças menores de seis anos.
Nascida em Forquilhinha (Santa Catarina), ela morava em Curitiba, no Paraná, e deixa cinco filhos e dez netos.
Irmã do cardeal-arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns (o qual rezou a missa pelas vítimas do Haiti) e afirmou que "ela morreu de uma maneira muito bonita, morreu na causa que sempre acreditou."
Contas-e que antes de viajar ao Haiti enviou uma carta aos coordenadores e líderes das pastorais pelo país e lhes deixou uma última missão: encontrar e atender novas gestantes.
Na carta, Arns afirma: "no mês que vem [janeiro] tem mutirão em busca das gestantes. Comece desde já a organizar o mutirão em sua comunidade. Fique sempre de olho nas novas gestantes. Seu apoio é muito importante para que elas tenham uma gravidez saudável e feliz". O texto foi escrito no final de 2009. A carta revela que a missionária estava esperançosa em expandir o trabalho no Haiti e animada com o crescimento da Pastoral da Criança pelo mundo."
Definições que conceituaram a passagem de Zilda Arns neste planeta: “Ela era uma defensora intransigente dos mais fracos e dos direitos humanos”. “Deixa uma lacuna. É insubstituível.” “A sua missão era apoiar a vida!” “É uma prova vida dedicada ao próximo.”
Juntamo-nos ao reconhecimento in memoriam a dra Zilda Arns, uma mulher que viveu uma vida exemplar em todos os segmentos na sociedade. E, a expectativa de que todas as pessoas voluntária nas pastorais possam continuar a beneficiar as pessoas que tanto necessitam destes atendimentos sociais.
Entregamos para você esta edição nº 96 com notícias e novidades, enviamos um abraço fraternal da equipe ESPAÇO MULHER neste ano 2010.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
De 26/01/2010 até 30/01/2010 em Curitiba
A V Conferência Regional da ILGA (Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersex) e demais eventos pré-Conferência têm como objetivo definir estratégias de promoção dos direitos humanos, da cidadania, da saúde e da cultura de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex na região da América Latina e do Caribe para o biênio 2010-2012, bem como eleger os/as Secretários/as Regionais e Sub-regionais da ILGA.
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
* ASICAL: Associação para a Saúde Integral e Cidadania na América Latina e no Caribe
** GALE: Global Alliance for LGBT Education
*** InterPride: Associação Internacional de Organizadores de Eventos do Orgulho LGBT
• V Conferência ILGA-LAC: 27 a 30 de janeiro de 2010
Plenária Inicial
Cerimônia de Abertura
Palestra Magna: Conjuntura Internacional e Regional
Painel: Experiências Regionais Exitosas
Exposição das deliberações dos eventos pré-congresso
Grupos de Trabalho Temáticos
ILGA-LAC – Desenvolvimento Organizacional e Questões Internas
Plenária Final
A ficha de inscrição, os critérios para concessão de bolsas e demais informações estão disponíveis em http://www.ilgalac.grupodignidade.org.br
03/02/2010 (quarta-feira) – no IBCCRIM
Currículo resumido dos Expositores:
- Nutricionista; - Mestre em Ciências Médicas, Saúde da Comunidade pela Faculdade de Medicina da USP; - Doutoranda em Ciências Nutricionais pela Faculdade de Farmácia (UNESP - Araraquara); - Docente do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA) no Curso de Nutrição e Medicina, e da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) no Curso de Nutrição
- Doutor, Mestre e Especialista em Direito Penal pela USP; - Juiz de Direito; - Corregedor dos Presídios de São Paulo-SP (abril/2007 a março/2009).
PARTICIPE À DISTÂNCIA: Se preferir, em 03/02/2009, às 10h00, acesse itv.netpoint.com.br/ibccrim e participe on-line ao vivo!
Informações e inscrições: mesas@ibccrim.org.br e em http://www.ibccrim.org.br/
O “Movimento Nossa São Paulo convida para a apresentação do IRBEM - Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município. O conjunto de indicadores está sendo elaborado a partir da consulta realizada entre junho e outubro deste ano, da qual participaram aproximadamente 36 mil pessoas - mais de 12 mil pessoas com mais de 16 anos e mais de 23 mil crianças e adolescentes de 10 a 15 anos. (...)
(...) “O lançamento da pesquisa Nossa São Paulo/Ibope contará com a presença de especialistas para comentar os diversos temas da consulta pública. Já confirmaram presença o ex-ministro da saúde e cardiologista Adib Jatene; Maria Alice Setúbal, educadora e presidente do Cenpec e diretora-presidente da Fundação Tide Setubal; Maria Vitória Benevides cientista social e professora da USP; o economista Ladislau Dowbor e João Ribas, do Programa de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência do Serasa SP. A psicanalista Maria Rita Kehl também foi convidada.
O lançamento do IRBEM e da pesquisa de percepção será dia 19 de janeiro, terça-feira, às vésperas do aniversário de São Paulo, das 10h às 12h30, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação – rua Dr. Vila Nova, 245. Atenção para o horário! O evento iniciará às 10h, e não às 10h30 como divulgado anteriormente.”
Os interessados em participar devem enviar e-mail para zuleica@isps.org.br
Durante todas as sextas-feiras de janeiro e fevereiro, das 15h00 às 17h00, as mulheres têm uma aula grátis com os instrutores do FPG Golfcenter, em São Paulo (SP). Para participar é só agendar a primeira aula e boas tacadas.
Mais informações pelo tel. (11) 5587.5844 ou no site http://www.fpggolfcenter.com.br
“Cerca de 44 milhões de beneficiários de planos de saúde terão direito a 70 novas coberturas médicas e odontológicas a partir de 7 de junho de 2010. É o que garante a Resolução Normativa nº 211, publicada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), nesta terça-feira (12/01), no Diário Oficial da União.
Transplante heterólogo (de uma pessoa para outra) de medula óssea, PET-Scan para diagnóstico de câncer de pulmão, implante de marcapasso multissítio, oxigenoterapia hiperbárica, mais de 20 tipos de cirurgias torácicas por vídeo, além de importantes inclusões no segmento odontológico, como colocação de coroa unitária e bloco são alguns dos principais procedimentos aos quais os beneficiários de planos de assistência médica e odontológica terão direito.
A nova norma atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, a cobertura mínima obrigatória oferecida pelas operadoras de planos de saúde a todos aqueles que possuem contratos celebrados a partir de 2 de janeiro de 1999 - data de entrada em vigor a Lei nº 9.656/98, que regulamenta o setor de saúde suplementar.
A RN nº 211 não traz apenas a lista de novas coberturas. Há uma série de mudanças que, a partir de 7 de junho, ampliarão o atendimento ao consumidor. Uma dessas é a cobertura pelos planos coletivos aos acidentes de trabalho e aos procedimentos de saúde ocupacional.
A nova resolução também determina cobertura integral nos casos em que as operadoras ofereçam internação domiciliar como alternativa à internação hospitalar, independentemente de previsão contratual. Se isso ocorrer, a operadora deverá cobrir medicamentos e todos os materiais necessários. Nos outros casos em que a atenção domiciliar não substitua a internação, a cobertura estará condicionada ao contrato.
A atenção à saúde mental teve importante ganho com a edição desta RN. Um destaque pode ser dado ao fim da limitação de 180 dias de atendimento em hospital-dia para a saúde mental, reforçando a política de substituição das internações psiquiátricas.
Cada vez mais, a regulação busca a integração entre procedimentos e sua forma de utilização, visando à segurança para os pacientes e ao aprimoramento da prática médica. Para tanto, foi ampliado o número de diretrizes de utilização (critérios que devem ser preenchidos para que a cobertura seja obrigatória) e a incorporação de diretrizes clínicas (guias de orientação da prática clínica baseadas nas melhores evidências disponíveis) produzidas pela Associação Médica Brasileira.”
Buscam-se colaboradores e doadores para os projetos abaixo citados, que poderão ser adotados por empresas pelas áreas e Responsabilidade Social, ou incorporados a algumas outras atividades voluntárias de alguns clubes de serviços ou grupos de amizade fraternal. As sugestões foram retiradas do Banco de Projetos do site da Petrobrás, onde poderão ser encontradas mais sugestões em: http://www2.petrobras.com.br/minisite/desenvolvimento_cidadania/bancodeprojetos.asp
Acolher adolescentes grávidas e possibilitar o acesso aos direitos fundamentais, além de desenvolver o protagonismo juvenil na reconstrução de suas histórias de vida. Atenderá 20 adolescentes grávidas e mães de 12 a 17 anos, abandonadas ou expulsas de suas famílias, e 20 crianças, filhos das adolescentes, totalizando 40 pessoas atendidas no período de 12 meses.
Proporcionar a aproximação da sociedade civil à problemática do abandono, com 1.109 participantes abrigados, dos quais 481 são crianças entre 0 e 14 anos; 278 adolescentes entre 15 e 19 anos e 350 adultos a partir dos 30 anos.
Atender a 533 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, reforçando a rede entre instituições públicas envolvidas no processo de abrigamento de crianças e melhorando a capacitação de funcionários. Construção de uma Casa Lar, com a finalidade de reintegrar crianças à família de origem ou encaminhá-la para outra.
Criação de uma oficina de brinquedos educativos, patenteados da Alemanha, gerando renda para os jovens de Jardim São Remo. Os beneficiários receberão uma bolsa. Participantes: jovens de 18 a 29 anos, totalizando 520 atendidos, em sua maioria negros e pardos que não completaram o ensino médio. (Estado: São Paulo)
Inclusão de jovens egressas do Instituto Sócio-Educativo (IASES) e do Presídio Feminino do Espírito Santo. Serão atendidas 40 jovens entre 20 e 29 anos em oficinas terapêuticas e de capacitação. Além disso, a escolaridade e a busca de trabalho será incentivada através de parceria com diversas instituições.
Objetiva matricular 230 jovens meninas de 7 a 19 anos vítimas de abuso e violência sexual, sendo 80% afro-descendentes, em escolas, oficinas de teatro, dança e arte-cultura, saúde, atendimento psicossocial, individual e em grupo, escuta de apoio, informática, aulas de reforço e acesso a biblioteca.