Jornal da Mulher Brasileira


Edição nº 02 - de 15 de Fevereiro de 2002 a 14 de Abril de 2002

Olá Leitores!

Ao buscarmos um estudo que mais caracterizasse e definisse «as características de uma pessoa para exercer a liderança», atendendo a algumas solicitações para nós enviadas por algumas leitoras, via e-mail, selecionamos um trecho de pesquisa na obra de autoria de PIERRE WEILL, editado pela «VOZES Editora», intitulado RELAÇÕES HUMANAS NA FAMÍLIA E NO TRABALHO, que transcrevemos a seguir, e ficamos à disposição para maiores informações sobre o tema.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

CARACTERÍSTICAS DO LÍDER

  1. Autocontrole - O líder é uma pessoa que controla as suas reações,que pensa bem antes de emitir uma opinião de grande responsabilidade. Ele não se deixa levar pelos seus impulsos, quando alguém mal criado com ele, procura, antes de tudo, compreender porque a pessoa, mesmo se for seu subordinado, se mostra irritada.
  2. Empatia ou compreensão de outrem- O líder procura estar sempre a par dos problemas de cada um e sabe fechar os olhos, quando alguém que costuma trabalhar com calma e alta produção, fica durante uma semana com, baixa produção e denota irritação, porque a sua esposa ou esposo está doente, ou porque tem dificuldades financeiras.

Enfim, o líder procura ante de tudo compreender o ser humano,aproveitando as suas qualidades em benefício próprio e em benefício da coletividade.

  1. Procura da unanimidade – O líder procura sempre obter o acordo de todos, evitando apoiar-se só na maioria, pois sabe que, às vezes, a minoria tem razão.

Ele deixa a minoria ter a sua oportunidade para conquistar a maioria, é o que acontece, por exemplo,quando se reúnem 20 engenheiros e dois contadores para resolverem um problema orçamentário. Se os 20 engenheiros chegam a uma conclusão errada, cabe ao líder dar aos contadores bastante força para convencer os engenheiros que a realidade é diferente.

Por isto o líder reúne, periodicamente, os membros do grupo, discutindo francamente os assuntos, fazendo com que cada um se sinta responsável pelo seu setor e esteja convencido da sua utilidade e importância dentro da companhia.

Assim, eles sentem que fazem parte da direção, e, por isto, cooperam ativamente.

  1. Dar o exemplo – Entre as características pessoais do líder, convém, ainda, lembrar que ele deve ter qualidades superiores à média do seu grupo, a fim de dar exemplo. Para isto, o mestre que quer ser líder de mecânico, tem que ser, de preferência, o melhor dos mecânicos. O que dirigir químicos, e ao mesmo tempo liderá-los, tem de entender muito mais de Química do que o grupo; isto é necessário inclusive para poder transmitir novos conhecimentos aos colaboradores, neste sentido o lidere também educador.
  1. Atitude de respeito humano – O líder respeita profundamente o ser humano.Trata-o com cortesia e delicadeza. É interessante notar que a atitude do líder tem uma importância fundamental no ambiente de trabalho e uma influência muito maior do que se pensa sobre as próprias atitudes de seus auxiliares, isto por várias razões. A primeira está no fato de as pessoas imitarem, inconscientemente, os seus superiores. Outra razão se encontra no fenômeno que quando uma pessoa diz um desaforo a outra, e esta pessoa, por razões diversas, não retruca um desaforo idêntico, ela fica guardando isto dentro de si, quer dizer, fica num estado de tensão tal, que na primeira oportunidade, terá de desabafar, de descarregar esta mesma tensão em outra pessoa. Esta pessoa poderá ser um colega de trabalho, esposa, marido, os filhos, o jornaleiro da esquina, o motorista do ônibus etc... Este estado de tensão se transmite,então, de pessoa a pessoa como se fosse o vírus da gripe.

Se o dirigente estiver em estado de tensão e descarregá-lo sob a forma de cólera, por exemplo, contra um de seus auxiliares, esta descarga será transmitida a toda a sua equipe de trabalho, por uma espécie de ressonância do desrespeito à pessoa humana.

Se, pelo contrário, o dirigente souber manter a calma, sua atitude de respeito humano se transmitirá da mesma forma a toda equipe que dirige.

  1. Enfrentar tensões e conflitos – Relações Humanas, muitas vezes, são confundidas com “panos quentes”. Liderar, muito pelo contrário, consistem criar tensões e não evitá-las.Cada vez que uma pessoa ou um grupo tem objetivos para alcançar, nasce, com este objetivo, uma tensão. Liderar pessoas consiste ao mesmo tempo em liderar tensões.

Quando surge um conflito entre pessoas, o líder costuma reunir estas pessoas para analisar as causas do conflito, e resolvê-lo, com a participação de todos os interessados ; criou para isto, um clima de franqueza e de compreensão mútua.»

Ao analisarmos este texto verificamos que o autor usa sempre o sujeito no masculino por questões lingüísticas, entretanto, é óbvio que todas as informações aqui contidas são de absoluta aplicabilidade para as mulheres que estejam no exercício de liderança, quer seja em seus escritórios, consultórios, pequenas empresas, quer como executivas em grandes repartições públicas ou privadas, ou na liderança de entidades associativas, sindicais, filantrópicas etc... Queremos deste modo deixar aqui a nossa sugestão, para que você concordando ou não, com os conceitos deste texto, possa enviar-nos as suas opiniões complementando-as e, dando continuidade a esta pesquisa, atendendo assim, as solicitações que nos foram enviadas.