Jornal da Mulher Brasileira


Edição nº 11 - de 15 de Dezembro de 2002 a 14 de Janeiro de 2003

Olá Leitores!

A 11ª edição do Jornal da Mulher Brasileira chega junto com as festividades natalinas e a expectativa da composição ministerial, até por ora sabe-se da nomeação de uma mulher, esperemos que possam haver outras e principalmente nos altos escalões de secretariados, afinal a participação feminina nas decisões das esferas de poder também são lutas políticas e sociais, parte integrante dos discursos e metas do partido do Presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Trazemos para você informações sobre as questões da WEB e empregados, notícias sobre o Fórum Mundial de Educação / 2003; de algumas leis que protegem as mulheres; dados estatísticos sobre AIDS e a infecção de mulheres; um alerta para ser boa motorista, lançamentos de livros, novidades de eventos, cursos e a agenda de datas comemorativas.

Esperamos que você aprecie e contate-nos.

Feliz 2003 carregadinho de muito sucesso e realizações são os votos de Elisabeth Mariano e equipe Jornal da Mulher Brasileira.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

EMPRESAS PENSAM EM BANIR WEB DE SEUS EMPREGADOS

"Mais e mais grandes corporações estão classificando o e-mail pessoal e as conexões de Internet de seus empregados como fator potencial de distração no trabalho, vazamento de informações e problemas legais e de segurança. Por isso, estão considerando limitar ou mesmo proibir o uso pessoal da WEB em seus escritórios. "É uma medida drástica e dolorosa", diz Raimund Genes, presidente europeu da empresa de segurança Trend Micro. "Mas acho que será necessária no futuro", acrescentou.

A razão é muito simples: grande parte dos problemas de vírus nas empresas vêm por causa do uso pessoal da Internet por parte dos empregados.

Com relação aos problemas legais, uma empresa pode ser processada se um de seus funcionários usar a rede corporativa para baixar ilegalmente músicas e outros conteúdos protegidos por copyright".

O Consultor de Informática José Paulo Gomes Júnior, promove palestra de conscientização nas empresas, orientando, educando os funcionários e fornecendo relatório analítico sobre as áreas mais vulneráveis de cada empresa.

(Reuters, 18 / 03 / 2002 - Londres; Plantão Info / E-business)

FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO FME / 2003

Estão sendo esperados 20 mil participantes para a segunda edição do FME, em Porto Alegre / RS, de 19 a 22 de janeiro de 2003. Os locais oficiais em que se desenvolverão as atividades são o Gigantinho (Av. Padre Cacique, 891) e os armazéns do Cais do Porto (Av. Mauá, 1050).

Estão programadas 3 conferências, 9 debates temáticos, 7 debates especiais e 41 atividades simultâneas.

Haverá mais de 200 expositores no Gigantinho, que abrigará 15 mil pessoas e as conferências, além de ter área para as inscrições, informações turísticas, serviços de ambulatório, espaço cultural e praça de alimentação.

Também no Cais do Porto estão projetadas áreas para expositores e praça de alimentação, e cada armazém comporta 3.500 pessoas. Para estes armazéns estão previstos os debates temáticos.

A programação simultânea ocorrerá em espaços próximos a estes dois eixos.

Mais informações: http://www.forummundialdeeducacao.com.br.

LEIS QUE PROTEGEM AS MULHERES

Lei Federal - 9.029-95: Proíbe a exigência de atestados de gravidez e esterilização e outras práticas discriminatórias, para efeitos admissionais ou de permanência da relação jurídica de trabalho, e dá outras providências.

Lei Estadual (São Paulo) - 5.467-86: Dispõe sobre a criação das Delegacias de Polícia de Defesa da Mulher.

Lei Municipal (São Paulo) - Decreto 37.280-98: Regulamenta a Lei 11.846-95 que dispõe e estabelece normas para aplicação de penalidade pela prática de molestamento sexual por servidores públicos municipais nas dependências da Administração Direta e Indireta, e dá outras providências.

(Fonte: Cartilha da Legislação de Cidadania CECF/SP - Governo de São Paulo)

DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS TRAZ DADOS ATERRORIZANTES PARA AS MULHERES

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que a doença matará 68 milhões de pessoas nos próximos 20 anos, e mais da metade destes números são de mulheres infectadas.

"O rosto da AIDS mudou nos 20 anos depois que foi descoberta como uma doença de homossexuais masculinos. poder-se-ia dizer que houve uma feminização da síndrome", afirmou, em 27 / 11 / 2002, Peter Piot, diretor executivo da ONU para o Combate da AIDS (UNAIDS). Agora as mulheres são 37 milhões de casos de adultos infectados pelo HIV, segundo o relatório AIDS Epidemic Update, elaborado a cada dois anos por organismos da ONU, pela OMS e pela UNAIDS, e divulgado em 26 / 11 / 2002.

(Diário de Pernambuco)

SE VOCÊ É DAQUELES...

Se você é daqueles...
Que ultrapassa o sinal vermelho;
Que invade a faixa de segurança para pedestres;
Que ignora a parada obrigatória;
Dirige com velocidade superior a do local;
Usa luz alta em plena cidade;
Estaciona em fila dupla;
Não respeita ciclista e motociclista;
Ultrapassa pela direita;
Dirige em estado de embriaguez;
Não revisa seu carro periodicamente (freios, pneus, piscas e faróis);
Dirige sem habilitação;
Entra em contra-mão;
Não respeita o policial de trânsito.
CONSIDERE-SE UM IRRESPONSÁVEL!
Pois além de colocar diversas vidas em perigo, arrisca a sua também!
(autor desconhecido)

LIVRO: O QUE PODE UM ANALISTA NO HOSPITAL?

Livro: O que pode um analista no Hospital? Autora: Maria Lívia Tourinho Moretto / Casa do Psicólogo - Livraria e Editora Ltda.

VÍDEO: GÊNERO, VIOLÊNCIA E RELIGIÃO

Vídeo: Gênero, violência e religião - Organização de Católicas pelo Direito de Decidir;

CARTILHA: VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Cartilha: Violência contra as mulheres - Organização de Católicas pelo Direito de Decidir;

CADERNO: MULHERES, AIDS E RELIGIÃO

Caderno: Mulheres, AIDS e religião - Organização de Católicas pelo Direito de Decidir.

IV FÓRUM BRASILEIRO DE IMPRENSA, TERCEIRO SETOR E CIDADANIA EMPRESARIAL

Tema: A Comunicação como ferramenta para a transformação social.

Com o objetivo de aproximar os profissionais de imprensa, comunicação, propaganda e marketing, líderes e jornalistas do terceiro setor e empresas que fazem investimentos em projetos sociais, abrindo um canal para troca de informações e discussão de pontos de vista, papéis e expectativas, o SENAC - Vila Nova, promoveu o IV Fórum Brasileiro de Imprensa Terceiro Setor e Cidadania Empresarial, no dia 29 de novembro.

O evento contou com o apoio da ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, do Consulado Geral dos Estados Unidos da América em São Paulo e da FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas.

I JORNADA DO TERCEIRO SETOR

A Universidade Anhembi Morumbi, por meio da Diretoria de Relações com a Comunidade - Programa de Participação Social e Comunitária, promoveu, de 26 a 28 de novembro, a I Jornada do Terceiro Setor, que discutiu temas e conceitos inovadores deste segmento, além de lançar o "Prêmio Anhembi Morumbi Cidadã 2003".

MERCADO DE RECICLAGEM - MONTE SEU PRÓPRIO NEGÓCIO

"É uma edição especialmente preparada para todos aqueles que desejam implantar algum negócio voltado ao mercado de reciclagem; fornece aos participantes uma visão ampla deste mercado, abordando aspectos econômicos e sociais e permitindo aos participantes tomar contato e interagir com especialistas e profissionais da área. "

Instrutor: José Carlos Oliveira Fróes (formado em projetos pela FATEC, desenvolveu e implantou as primeiras linhas de reciclagem de PET no Brasil, além de vários cargos e conferências. É consultor e assessor na área de meio ambiente para órgãos governamentais e de iniciativa privada).

RECICLANDO LIDERANÇAS ®

A Quatro Eventos, com o seu projeto Reciclando Lideranças ®, tem como objetivos do treinamento: "potencializar mecanismos , ferramentas e habilidades que irão aumentar ainda mais a flexibilidade nas relações intra e interpessoais; melhorar e potencializar a capacidade de tomada de decisões; desenvolver critérios e habilidades para o estabelecimento de objetivos e metas; reciclar valores pessoais demonstrando sua inter-relação com a função de liderança". Promoveu em 5 e 6 de dezembro, no Hotel Fazenda Terras Altas / Itapecirica da Serra / SP.