Jornal da Mulher Brasileira


Edição nº 135 - de 15 de Abril de 2013 a 14 de Maio de 2013

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Evento em São Paulo lançou exemplos de como será a educação do futuro

“Na sala de aula, cada um é diferente e aprende de forma diferente”. A afirmação feita por Joel Rose, cofundador e diretor executivo da New Classrooms Innovation Partners, em evento em São Paulo.

No evento “Transformar 2013”, realizado em 4 de abril no Macksoud Plaza, reuniram-se mais de 800 pessoas, entre educadores, gestores e empreendedores, exemplos concretos norte-americanos de escolas inovadoras – e bem sucedidas – mostraram que já é possível personalizar a aprendizagem e como não há apenas um modelo para fazer isso.

Cada vez mais a educação se personaliza, e o aprendizado ocorre no ritmo de cada aluno, e as crianças com mais acesso a informática e tecnologias da informação e comunicação, se antecipam em etapas, enquanto que outras com menos acesso, precisam de mais oportunidades, e dedicação.

Respeitar as diferenças, doravante será uma das mais importantes metodologias de ensino, e o meio educacional que partira das bases familiares. A velocidade de conhecimentos à disposição de cada filho, não é a mesma com que pais e mães dispõem, pois o tempo é divididos entre outros filhos com idades diferentes, e, além disso, estão comprometidos com o custeio e manutenção dos estudos, saúde, e acesso a uma vida digna para toda a prole.

Nas escolas também precisam os familiares serem educados para as inovações, avanços e diferenças de seus filhos, e, sobre os novos comportamentos sociais que advêm, pelo uso das tecnologias comunicacionais. Enfim, o transitório e o efêmero precisam ser peneirados para que os valores fixos e imutáveis não sejam perdidos, na velocidade do tempo. Mudam-se assim também as bases afetivas familiares, não só as educacionais.

Vamos refletir em torno deste tema, e completar as informações com a transcrição parcial da reportagem do evento logo a seguir.

Enquanto isto receba o nosso fraternal abraço, com a seleção de notícias que pesquisamos para você nesta edição nº 135.

Transcrição parcial da reportagem do evento, com breve resumo do TRANSFORMAR 2103, veiculada IG e divulgada em TODOS PELA EDUCAÇÃO.

“Conheça conceitos que vão transformar as escolas (e onde foram aplicados):

Personalização – Entender as necessidades de cada estudante é o diferencial da School of One, uma plataforma criada para escolas de Nova York por Rose e Christopher Rush e que tem a tecnologia como principal aliada para a tarefa. Baseado em uma avaliação feita no início do ano, o sistema elabora um mapa de habilidades e plano de estudos individual. Mas para isso, utiliza experiências de outros alunos. Um enorme repositório de lições está disponível e o banco de dados prevê que tipo de atividade é mais adequado ao perfil de cada um. “A melhor maneira de aprender pode ser com aulas online, em grupos ou estudando sozinho.

O nosso algorítimo usa as experiências já aplicadas para identificar isso”, explicou Rose. Uma receita parecida é usada no grupo de escolas Summit, na Califórnia, na qual os estudantes também passam por uma avaliação no início do ensino médio, para elaborar um plano de estudos de acordo com seus objetivos de carreira. A tecnologia, novamente, é usada para avaliar em todos os momentos o que cada aluno já aprendeu e se já está pronto para aprender mais. “Cada um segue no seu ritmo”, contou a diretora executiva da rede, Dianne Tavenner.

Plataforma adaptativa – Para proporcionar o ensino personalizado, existem plataformas tecnológicas de ensino online que ajudam a elaborar e entregar os conteúdos necessários para os diferentes tipos de alunos. José Ferreira, fundador da Knewton, ferramenta que fornece lições de matemática, diz que o volume gigante de informações – maior que o do Facebook – que sua base de dados oferece revoluciona o ensino. A plataforma mostra ao professor com agilidade o que os estudantes aprendem, quando erram, no que tem dificuldades e como aprendem e ajuda a elaborar aulas.

Ensino híbrido – A sala de aula já não tem mais um professor falando em frente ao quadro negro e alunos sentados em carteiras organizadas em fileiras iguais nas oito escolas públicas gerenciadas pela ONG New Classrooms, de Joel Rose. Para que cada um possa aprender do seu jeito, também é realizada uma mudança física e os alunos sentam nas mais variadas formas: sozinhos, em grupos pequenos ou grandes, em frente a computadores ou usando material impresso.

No espaço reorganizado, fazem atividades distintas, algumas online e outras, não. Para que esse modelo híbrido funcione, o papel do professor também muda para o de mentor. Segundo Tavenner, das escolas Summit, os docentes acompanham as atividades realizadas em um espaço grande, sem paredes, e orientam os alunos de várias formas: resolvendo dúvidas, questionando, provocando debates, orientando atividades e projetos.

Engajamento – O interesse das crianças é o ponto de partida para o aprendizado na escola de ensino fundamental Quest to Learn, em Nova York. Apoiada pelo Instituto of Play, um estúdio de design sem fins lucrativos liderado por Brian Waniewski, a escola constrói o engajamento dos alunos através de jogos.

Segundo Waniwski, a lógica dos videogames é apropriada para o aprendizado porque proporciona um ambiente com regras, nas quais há etapas a serem vencidas, mas que tolera erros. E mais: oferece feedback constante. Para usar esses elementos, o Instituto of Play tem profissionais especializados em criar jogos educativos que dão suporte aos professores e incentiva também os alunos a inventarem os seus próprios. Outra forma de promover o engajamento é conectar o ensino com a realidade.

Essa é a aposta de Melissa Agudelo, reitora de admissões do grupo de 11 escolas High Tech High, de São Diego. “Os alunos precisam ver sentido no que aprendem”, diz. Nas escolas, há muitas atividades práticas, os alunos saem da sala de aula e têm experiências na comunidade e precisam resolver problemas reais.

Educação por projetos – O fim da grade de disciplinas separadas é uma das experiências das escolas High Tech High para tornar o aprendizado mais relevante aos alunos. Segundo Agudelo, os estudantes não são divididos por série, nível de habilidade e aprendem vários conteúdos integrados. Para isso, os professores estimulam alunos a desenvolverem projetos, solucionar problemas, nos quais precisam usar vários tipos de conhecimento. Nesse caso, professores de áreas diferentes se envolvem com os mesmos projetos.”

(Fonte: iG - http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/26512/conheca-os-conceitos-que-vao-mudar-a-escola-e-o-aprendizado/)

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Julgamento das crianças

Justiça de SP anula multas por publicidade infantil

“A Justiça de São Paulo anulou três multas aplicadas pelo PROCON de São Paulo por abusos relacionados à publicidade infantil. Entre 2007 e 2009, Sadia, Del Valle e Nestlé foram multadas por promoções que, no entendimento do órgão de defesa do consumidor, abusavam da falta de capacidade de julgamento das crianças para aumentar as vendas. O PROCON ainda pode recorrer. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com o jornal, uma decisão, de segunda instância, anulou uma multa de R$ 305 mil aplicada à Sadia. As decisões favoráveis à Del Valle (anulando multa de R$ 37 mil) e à Nestlé (R$ 407 mil) foram em primeira instância. Nos últimos cinco anos, o PROCON-SP multou quase 20 empresas, em mais de R$ 12 milhões, por questões ligadas à publicidade infantil.

Na sexta-feira (1º/3) entraram em vigor novas regras do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária proibindo merchandising de produtos infantis em programas voltados para crianças.

Apesar de reconhecerem "um avanço" nas novas regras, o PROCON e o Instituto de Defesa do Consumidor criticam a timidez do conselho. As entidades defendem a proibição total de merchandising na programação infanto-juvenil, mesmo no caso de produtos para adultos.”

(Fonte: http://www.conjur.com.br/2013-mar-02/justica-sp-anula-multas-aplicadas-procon-publicidade-infantil)

Indução ao alcoolismo

Procon multa empresa em R$ 1,1 milhão por espumante

“A empresa Cereser do Brasil foi multada em R$ 1,1 milhão por comercializar a bebida Spunch, voltada às crianças. Segundo o PROCON do Paraná e o Ministério Público, o produto induziria o público infantil ao consumo de álcool, pois sua embalagem tem forma de garrafa de espumante, com direito a rolha. Também foi determinado o recolhimento da mercadoria dentro de 24 horas.

Apesar de não trazer álcool em sua composição e de a embalagem do produto mostrar personagens infantis da Disney, a garrafa se assemelha a dos espumantes.

A Cereser também recebeu uma recomendação da Defensoria Pública de São Paulo para que retire a bebida do mercado. Alega a Defensoria que a bebida não poderia fazer menção a produtos destinados a adultos, assumindo o risco de induzir jovens ao consumo de bebidas reguladas. O caso repete os motivos da proibição aos chocolates em forma de cigarro. Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do Paraná”

(Fonte: http://www.conjur.com.br/2012-dez-26/mp-multa-cereser-11-mi-bebida-infantil-garrafa-espumante)

Junte casca de ovo, pó de folhas e farelo de arroz: dá multimistura

Escrito por Lucas Carrasco

A receita é simples e barata. Farelo de arroz, pó de folhas e casca de ovo. Misture tudo e pronto. Com essa fórmula, a nutróloga Clara Brandão propõe resolver o problema da merenda no Brasil. Ela é coordenadora de Orientação Alimentar do Ministério da Saúde e há 30 anos trabalha com nutrição infantil em todos os cantos do País.

Chamada de multimistura, sua ideia surgiu nos anos 1970, quando morava no Pará. A verba para a alimentação era curta. Muitas crianças sofriam de diarreia e quase 80% dos menores de 5 anos eram desnutridos. Clara visitou uma roça e viu que usavam pó de arroz no pé das plantas. Aplicou o farelo no preparo de alimentos de uma creche e, em três dias, a diarreia parou. Segundo a nutróloga, “quanto mais grave a desnutrição e menor a faixa etária, melhor é a resposta ao tratamento”. Após um mês, as crianças “pareciam flores desabrochando”, conta.

Disponíveis em qualquer canto do Brasil, os ingredientes da receita fornecem todas as vitaminas e minerais necessários para a molecada. A ideia é difundida até pela Pastoral da Criança. Hoje 20 mil comunidades são atendidas com a multimistura, que já chegou à África. “O governo deveria estimular as pessoas a usarem o que o País produz. Por que comer bolo de trigo e não de mandioca?”

Para Clara Brandão, a receita é muito bem aceita pelas crianças nas regiões mais carentes. Por isso, se adotada oficialmente pelo governo, certamente teria a capacidade de amenizar o problema nutricional nas creches brasileiras.”

No dia 21 de outubro de cada anão, comemora-se o - dia da alimentação nas escolas.

(Fonte: http://www.almanaquebrasil.com.br/saude/7027-junte-casca-de-ovo-po-de-folhas-e-farelo-de-arroz-da-multimistura.html)

UNESCO lança iniciativa de telefones celulares a serviço da educação

13 de dezembro de 2011

“Com mais de cinco bilhões de pessoas tendo acesso a telefones celulares em todo o mundo, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) anunciou nesta segunda-feira (12/12) o lançamento de uma iniciativa para aproveitar a tecnologia e usar os celulares nas salas de aula.

Intitulada a “Semana do Aprendizado pelo Celular”, organizada em parceira com a empresa Nokia, a iniciativa tem o objetivo de discutir o impacto da telefonia móvel sobre a educação e o aprendizado e reuniu cerca de 200 formuladores de políticas públicas, educadores, acadêmicos e pesquisadores de todo o mundo em um esforço para fornecer uma visão sobre como os telefones celulares podem apoiar professores e alunos.

Segundo dados recentes, 90% da população mundial tem acesso a redes móveis, daí o grande potencial destes dispositivos para melhorar o acesso e a qualidade da educação.”

(Fonte: http://www.onu.org.br/unesco-lanca-iniciativa-de-telefones-celulares-a-servico-da-educacao/)

Governo Federal pretende dar mais poder aos PROCONS

Defesa do Consumidor - 12 março 2013

Por Victor Vieira

“O governo federal planeja dar mais autonomia aos PROCONS para punir e cobrar direitos. de acordo com reportagem do jornal folha de s.paulo, a presidente Dilma Rousseff anunciou as mudanças no dia 15 de março, DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR. Com a nova regra, os órgãos de defesa poderão aplicar multas diárias aos estabelecimentos que infringirem a legislação.

A intenção do executivo é atender melhor às reclamações dos clientes e aliviar os tribunais. Com o projeto, as decisões do PROCON passam a ter caráter executivo e deverão ser obrigatoriamente seguidas. os órgãos poderão exigir a troca de produtos, cumprimento de ofertas ou descontos, devolução de valores pagos indevidamente e prestação de informações.

A alteração também permite que os Procons apliquem multas diárias às empresas que desrespeitarem as decisões e também aos órgãos públicos ou privados que não fiscalizarem a infração. Atualmente a aplicação de multas é responsabilidade da justiça.

O projeto ainda propõe que, em casos de não acordo entre as partes no PROCON, o juiz poderá dispensar a audiência de conciliação e ir diretamente para a audiência de julgamento. Segundo a reportagem, o governo ainda decide se fará a alteração de regras, discutida desde 2011, via medida provisória ou por projeto de lei a ser enviado ao congresso.

Repercussão

O advogado especializado em direito das relações de consumo, Francisco Antônio FragataJjúnior, do Fragata e Antunes advogados, vê a proposta com ressalvas. “apesar do longo tempo do código de defesa do consumidor, ainda não há um definição do poder judiciário de como articular os PROCONS independentes [municipais e estaduais, por exemplo]”, afirma. com isso, há risco de que existam decisões conflituosas entre os órgãos de diferentes abrangências regionais.

Outro problema apontado é que vários PROCONS municipais são preenchidos com cargos de confiança, o que dificulta a avaliação das multas e a fiscalização efetiva dos órgãos. “pode dar margem à corrupção”, diz Fragata Júnior, que defende a manutenção da prerrogativa de aplicação de multas no judiciário. por outro lado, o especialista elogia a possibilidade do acordo entre as partes no PROCON valer como ação de execução, o que potencialmente acelera a resolução dos problemas. Hoje o país tem mais de 830 PROCONS em todos os estados do país.

Victor Vieira é repórter da revista consultor jurídico.

(Fonte: http://www.conjur.com.br/2013-mar-12/procons-podem-ganhar-autonomia-aplicar-punicoes-empresas)