Jornal da Mulher Brasileira


Edição nº 144 - de 15 de Janeiro de 2014 a 14 de Fevereiro de 2014

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Por que as mães e pais não reclamam por melhor qualidade de ensino para seus filhos e suas filhas?

Tive a honra de ter sido amiga pessoal do inesquecível professor Napoleão Mendes de Almeida, autor do valioso livro: “Questões Vernáculas”, ele foi pioneiro mestre no ensino gramatical por correspondência. Um dos questionamentos que ele fez e que justificava as falhas do aprendizado e ensino no Brasil estava no descaso dos próprios pais e mães com os filhos e filhas. Havia o interesse por uma vaga pública, que até fossem entregues livros, uniformes e merenda escolar, para isso milhares de pessoas permaneceriam dias em filas, a fim de uma vaga. Todavia, esse empenho maternal ou paternal não chegava ao verdadeiro valor do aprendizado com qualidade, e, a maioria sequer se interessava, em debater sobre isso com a Coordenadoria de uma escola, ou em reunião com professores. E, a taxa percentual daqueles/as que ajudavam nas pesquisas, reforço das aulas, orientação para trabalhos ou os temas diários, lições de casa etc. era mínima. Quando surpreendi-me com sua informação ele rebateu com aquele seu modo realista de ver a vida: “ o dia em que os pais e mães interessarem-se realmente por um aprendizado de qualidade, essa for a prioridade educacional, teremos alunos/as aplicados e a erradicação de todos os tipos de analfabetismo no país. O Brasil superará patamares na educação e alcançará um progresso real.” Enfim, eis uma nova missão para todas nós mulheres, exigir a qualidade da educação e fazermos parte dessa reforma educacional”.

Com esta reflexão, e diante de tantas notícias, leis, eventos e acontecimentos em torno da Educação, vale lembrar bons ensinamentos do mestre inesquecível, assim desejamos um venturoso ano 2014, com agradecimentos por todo o apoio e colaboração em 2013. Cordial abraço de Elisabeth Mariano e equipe Jornal da MULHER BRASILEIRA.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Maneiras como a tecnologia mudará a educação permanentemente

Cursos online tornam-se alternativas cada vez mais comuns, aplicativos são utilizados para ajudar na organização de estudantes e professores, livros podem ser encontrados para download na internet etc.

http://www.assistiva.org.br/noticia/0064465-5-maneiras-como-tecnologia-mudara-educacao-permanentemente

(Fonte: [ITS BRASIL - ASSISTIVA] BOLETIM ITSBRASIL - Boletim boletim-bounces@assistiva.org.br - 03.12.13)

Ao alcance dos dedos

Equipamento portátil possibilita a pessoas com deficiência visual ler em braile textos armazenados em tablet.

http://www.assistiva.org.br/noticia/0053879-ao-alcance-dos-dedos-equipamento-portatil-possibilita-deficientes-visuais-ler-em

(Fonte: [ITS BRASIL - ASSISTIVA] BOLETIM ITSBRASIL - Boletim boletim-bounces@assistiva.org.br - 03.12.13)

Universidades e os institutos de pesquisa e de tecnologia - potencial existe

As universidades e os institutos de pesquisa e de tecnologia estão repletos de ideias e projetos que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

http://www.assistiva.org.br/noticia/0062004-potencial-existe

(Fonte: [ITS BRASIL - ASSISTIVA] BOLETIM ITSBRASIL - Boletim boletim-bounces@assistiva.org.br - 03.12.13)

UEA terá robô humanoide para auxiliar em avanço de pesquisas

O objetivo do robô é potencializar a modelagem de próteses de membros inferiores com aplicação de espécies madeireiras da região amazônica.

http://www.assistiva.org.br/noticia/0054568-uea-tera-robo-humanoide-para-auxiliar-em-avanco-de-pesquisas

(Fonte: [ITS BRASIL - ASSISTIVA] BOLETIM ITSBRASIL - Boletim boletim-bounces@assistiva.org.br - 03.12.13)

Recesso escolar: um direito dos professores

O recesso é uma licença remunerada obrigatória de 30 dias, durante a qual o professor não poderá ser chamado para qualquer atividade. Está garantido pelas convenções coletivas.

Leia mais <http://www.sinprosp.org.br/noticias.asp?id_noticia=1860>

(Fonte: Ano XI - nº 537 - 10.01.2014 SINPRO-SP <boletim@sinprosp.org.br> - dom 12/01/2014 13:54)

Educação: de olho em 2014

Alguns dos projetos de lei em tramitação no Congresso que foram destaque em 2013 devem continuar na mira dos professores no ano que começa. São matérias importantes sobre a educação do país.

Leia na Giz <http://revistagiz.sinprosp.org.br/?p=4837>

(Fonte: Ano XI - nº 537 - 10.01.2014 SINPRO-SP <boletim@sinprosp.org.br> - dom 12/01/2014 13:54)

Congresso do SINPRO-SP

Abertas as inscrições para o 3º CONPE, que o Sindicato realiza nos dias 22, 23 e 24 de maio, com o tema “O ensino na educação infantil e fundamental I, reflexões e desafios”.

Saiba mais <http://www.sinprosp.org.br/conpe3/index.asp>

(Fonte: Ano XI - nº 537 - 10.01.2014 SINPRO-SP <boletim@sinprosp.org.br> - dom 12/01/2014 13:54)

Mais Cultura nas Escolas

MINC divulga lista dos primeiros 1001 projetos selecionados no programa

“Comissão Interministerial de Avaliação do Programa Mais Cultura nas Escolas já selecionou 1.001 projetos de Plano de Atividades Culturais que serão desenvolvidos nas escolas públicas do ensino fundamental e médio em todo o país.

De acordo com levantamento feito pelos ministérios da Cultura, da Educação e do Desenvolvimento Social tendo como base as escolas habilitadas para participarem do Mais Cultura nas Escolas, 67% das 14,3 mil escolas habilitadas para participar do Programa – criado por meio de parceria entre os ministérios da Cultura e da Educação – têm a maioria de seus alunos beneficiados pelo Programa Bolsa Família.

"O Programa Mais Cultura nas Escolas será um projeto inclusivo e, tendo em vista a necessidade de ampliar o acesso à cultura, de modo especial entre as camadas mais pobres da população, o processo de seleção priorizou a avaliação dos Planos de Atividade oriundos dessas escolas", informa a secretária substituta de Políticas Culturais e diretora de Educação e Comunicação para a Cultura do MinC, Juana Nunes.

Três etapas

Ela informa ainda que, em razão do grande número de projetos habilitados e para não atrasar o calendário de execução do Programa, o processo de divulgação dos selecionados será feito em etapas. "Vamos divulgar os selecionados em três etapas: a primeira agora, a segunda em fevereiro e, a última em março", esclarece Juana Nunes. Ainda de acordo com ela, a lista dos Planos de Atividade Cultural selecionados será publicada pelo MinC, pelo MEC e encaminhada ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), órgão responsável pelo repasse dos recursos.

Cada projeto selecionado receberá entre R$ 20 mil e R$ 22 mil do Programa Dinheiro Direto na Escola do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O valor será calculado conforme o número de alunos matriculados na escola. O recurso deverá ser investido na contratação de serviços culturais relacionados às atividades artísticas e pedagógicas.

O investimento, na primeira etapa do Programa Mais Cultura nas Escolas será de R$ 100 milhões e as atividades que forem selecionadas vão acontecer nas escolas habilitadas para participar durante o ano de 2014. O Programa prevê o desenvolvimento das atividades - que poderão acontecer dentro ou fora da escola - durante o ano letivo, por no mínimo 6 meses.

O Mais Cultura Nas Escolas pretende potencializar processos de ensino e aprendizado por meio da democratização do acesso à cultura e da integração de práticas criativas e da diversidade cultural brasileira à educação integral.”

Cronograma de Divulgação dos Projetos Selecionados:

Confira aqui a lista dos primeiros 1.001 projetos aprovados.

sex 10/01/2014 14:30

Edital dos CEUs das artes: inscrições prorrogadas até 23 de janeiro de 2014

Prorrogação CEUS

“As propostas de programação deverão contemplar apresentações artísticas de circo, dança, teatro, música ou programações relacionadas ao estímulo da leitura, exposições ou mostras de artes visuais, oficinas de capacitação artística e técnica, residências artísticas, seminários, encontros e debates.”

Leia + <http://www.funarte.gov.br/artes-integradas/edital-dos-ceus-das-artes-novo-prazo-de-inscricao-ate-23-de-janeiro/>

Justiça Federal libera Editais Negros MINC/SEPPIR - Boletim Especial

“A maioria dos magistrados da 5.ª Turma do TRF da 1ª Região decidiu pela retomada dos certames suspensos em maio desse ano, ao dar provimento ao agravo de instrumento interposto pela União.

A Justiça Federal liberou os Editais para Criadores, Produtores e Pesquisadores Negros do Mistério da Cultura (MinC), construídos em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). Na última quinta-feira, 4 de dezembro, a 5ª Turma do Tribunal realizou o julgamento do agravo de instrumento, interposto pela União em junho deste ano, contra a decisão do juiz José Carlos do Vale Madeira, da 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Maranhão, que determinou a suspensão total do concurso.

A maioria dos magistrados concordou com os argumentos apresentados pelo Ministério da Cultura, por meio da AGU (Advocacia Geral da União), sobre a necessidade da ação afirmativa, considerando as dificuldades encontradas pelos agentes culturais negros de acessar aos mecanismos públicos de fomento. De acordo com a área jurídica da FCP – MinC, essa decisão expressa que o pagamento aos premiados estará liberado somente após a publicação do acórdão, sem data prevista. Entretanto, a ação judicial proposta em primeira instância ainda aguarda julgamento.

FCP/MinC na busca por soluções – Na sequência da suspensão dos editais, a Fundação Cultural Palmares – MinC participou de uma série de reuniões pelo país com produtores culturais, a fim de receber as demandas do setor e buscar por formas de retomar os processos de seleção. O presidente da FCP – MinC, Hilton Cobra, entende que essa é uma vitória para os agentes culturais negros brasileiros.

O caso – A partir do da ação popular movida pelo advogado Pedro Leonel Pinto de Carvalho, citando como réus a União Federal, a Funarte e a Fundação Biblioteca Nacional, o juiz Madeira decidiu pela suspensão dos editais, alegando a inconstitucionalidade do certame. No início de junho, a Justiça Federal da 1ª Região suspendeu essa liminar, fato que garantiu a retomada das atividades de seleção, embora tenha mantido o pagamento da premiação suspenso.

Saiba mais em: http://www.palmares.gov.br/wp-content/uploads/2013/05/cartaz-editais-negro1.jpg

(Fonte: Expediente MinC RR/SP: Chefe de Representação: Valério da Costa Bemfica - E-mail: cultura.sp@cultura.gov.br)