Jornal da Mulher Brasileira


Edição nº 149 - de 15 de Junho de 2014 a 14 de Julho de 2014

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Você também faz parte do meio-ambiente

Também fazemos parte da natureza e dela sobrevivemos, portanto somos parte do meio-ambiente dele precisaremos zelar para sobreviver com qualidade de vida inclusive.

No dia 5 de junho comemorou-se o Dia do Meio Ambiente, talvez fosse importante incluir, o “dia em que eu vivo porque estou no meio-ambiente”.

A conscientização é necessária, para preservar o planeta, mas grande parta das pessoas ainda estão em uma fase, que somente se interessam em colaborar naquilo que lhes garanta imediatamente uma melhor sobrevivência. Talvez não estejam tão errados, porque a precariedade de suas vidas é apenas certa para garantir as necessidades do “Dia de hoje”. Tais como: preciso de comprar o pão e o leite hoje e não podem ter subido de preço, porque não aumentaram os ganhos para adquirí-los.

Conscientizar que a preservação do Meio-ambiente tem impacto imediato na sobrevivência do dia-a-dia, que também reduz o custeio das necessidades alimentares, que impede as enchentes em seu barraco, e, que permite melhorar o acesso ao trabalho e assim,. Ter o emprego para comparar algo mais e se alimentar melhor, possa ser o primeiro impacto aplicado para as populações de baixa renda, cujas distribuem mais lixo, porque muitas vezes catam para separar o que lhes interessa e não tem como descartar as sobras depois. Este é um exemplo mínimo, haverá outros se analisarmos o caso com atenção e respeito para minorar os sofrimentos da vida dessas pessoas também, pois estão junto a lixões e com tetos improvisados, sem a menor condição de higiene e saúde (água potável, alimentos saudáveis, e esgoto adequado, com assistência médica básica com facilidades, evitando-se doenças em série).

Quem poderá conscientizar e ensinar? Talvez as religiões que costuma praticar ações de caridade junto a essa população esquecida, melhor seria que o Estado (prefeituras e regionais) tivessem pelo menos assistentes sociais, nutricionistas, médicos clínicos e dentistas, nas periferias, enquanto eles aguardam soluções de moradia.

Quem mais poderá solucionar isto, em nome do meio-ambiente? Por exemplo, quem não o faz por obrigação de direitos humanos, com as pessoas que estão nos entornos das grandes obras de construtoras, deveriam essas ser obrigadas a resgatar o impacto social, para obter os licenciamentos também. De nada adianta fazerem “ pose nas fotos de responsabilidade social com benefícios de isenções em suas fundações sociais”, enquanto exploram e aumentam a miserabilidade humana. Também esta é uma ótima bandeira para os ativistas e para os experts em Meio ambiente, exigir o respeito a pessoa humana carenciada, que vive em lixões e em áreas de abandonos, como parte da preservação ambiental. Cobrar a execução de projetos!

Muitas pessoas ao lerem este texto, até sentirão náuseas, porque preferem os “cocôs de animaizinhos de estimação dentro de casa” a cuidar do saneamento básico para bebês que nascem desprotegidos, e massacrados pela ganância humana e descaso estatal e social. Vamos refletir e agir, esperamos que possamos ser úteis também, a sugestão é o primeiro passo, quem sabe.

Destacamos aqui o artigo da especialista Carolina Salles que com dicas bem humoradas nos torna coadjuvantes diários em pequenos gestos para melhorar o ambiente, a partir de nossa casa, trabalho e cuidando de nós mesmos. Vale divulgar e praticar. A Vida Humana agradece.

Esperamos que aprecie as notícias que trazemos com o interesse na atualização de alguns temas. Receba nosso fraternal abraço, Elisabeth Mariano e equipe Jornal da Mulher Brasileira.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Meio Ambiente: 11 atitudes simples que podem salvar o planeta

Publicado por Carolina Salles

Salvar o planeta é uma atitude complexa e que depende de cooperação entre todos os indivíduos, empresas e instituições governamentais. Entretanto, algumas atitudes simples podem trazer mudanças significativas nessa luta. Ações que começam com você.

São atos corriqueiros como separar o lixo, ir de bicicleta ao trabalho e outras ações para desenvolver em casa. Para salvar o planeta - de verdade -, listamos 11 atitudes muito simples, mas que fazem toda a diferença.

#01. Separe o lixo reciclável do orgânico. Mesmo!

Você já ouviu isso na escola, na propaganda da TV e até na mensagem spam que recebeu por e-mail hoje cedo. Então que tal botar isso em prática, pra valer? É simples: um destino para o lixo orgânico, um destino para o lixo reciclável.

A sua cidade não tem um sistema de coleta seletiva de lixo? Com certeza ela tem um centro de reciclagem, tente se informar onde fica o posto mais próximo.

#02. Plante e cuide de uma árvore

Já sei, você vai dizer que não tem tempo e nem espaço adequado para isso, correto? Tudo bem, então seja colaborador de alguma ONG que assuma essa função.

Um bom exemplo é o Clickarvore, mas uma busca rápida pelo Google e você pode encontrar outras entidades que desenvolvam ações similares. Se nada der certo, invista em plantas que tragam benefícios ao seu apartamento

#03. Use ecobags e não sacolas plásticas

Vamos lá, é tudo questão de adaptação e menos de "ecologia". Não saia por aí comprando aquelas ecobags vendidas em mercados, além de estragarem facilmente, o volume que elas comportam é mínimo. Procure por embalagens maiores.

Além de facilitar no transporte, você vai dizer adeus àquelas sacolinhas que rasgam, cortam as mãos e fazem você parar a cada meia quadra para trocar de mão. Transportar cerveja, refrigerante, aquela pizza enorme do final de semana, frutas e até caixas de leite nunca antes foi tão fácil.

#04. Deixe o carro em casa e invista no transporte coletivo

Menos carros nas ruas = menos emissão de gás carbônico = planeta respirando um pouco mais aliviado. É simples.

Use o metrô ou percurso do ônibus para ler, ouvir algum artista que você nunca ouviu antes, jogue, pratique idiomas, experimente ouvir notícias ou qualquer tipo de podcast. O tempo passa tão rápido que você nem percebe. Na dúvida...

#05. Vá de bicicleta ao trabalho!

Além de cumprir a sua cota diária de exercícios físicos, pedalar tira você da monotonia, revela novos cenários e, claro, um pouco de ar fresco na cara faz sempre bem.

A empresa onde você trabalha não tem chuveiro? Pedale um pouco mais devagar, beba muita água e faça algumas paradas no meio do caminho, isso pode ajudar o ciclista iniciante. Só não esqueça de consultar um médico antes e ter todos os equipamentos necessários para a atividade.

#06. NÃO jogue óleo na pia. Recicle!

Basta uma busca no Google para encontrar uma série de ONGs e projetos especializados na reciclagem de óleo. Outra alternativa: aproveite os dejetos para fazer sabão.

Responsável por 40% do entupimento da rede de esgoto em São Paulo, o óleo ainda contamina o solo e lençóis freáticos, logo, quem perde é sempre você.

#07. Pare de desperdiçar água no chuveiro!

Sim, transar embaixo do chuveiro ou ficar horas cantarolando enquanto você toma banho é uma experiência maravilhosa, mas já parou para pensar no desperdício de água?

Use o chuveiro para tomar banho, sem enrolação!

#08. Compre apenas o NECESSÁRIO

1,3 bilhão de toneladas de comida vai parar no lixo anualmente no mundo todo - dados da Food and Agriculture Organization (FAO), órgão das Nações Unidas que trata de alimentação e agricultura. Já no Brasil, são jogadas fora 25 milhões de toneladas de comida, prejuízo de R$ 12 bilhões!

Você não precisa (e nem vai) morrer de fome. Apenas mantenha o controle. O mesmo vale para aquelas comprinhas no shopping. Pode não parecer, mas pense na energia, água e químicos poluentes para produzir uma única peça de roupa? Menos, bem menos, por favor

#09. Deixe de frescura: faça xixi no banho, poxa!

Claro que você não precisa tomar banho toda vez que quiser fazer xixi, mas custa segurar um pouco e liberar enquanto você estiver embaixo do chuveiro? É água mesmo, deixa escorrer pelo ralo.

#10. Deposite pilhas e baterias usadas APENAS nos lugares certos

A internet não serve apenas para você descobrir onde baixar o episódio novo de Game Of Thrones, mas saber também onde estão os pontos de coleta de pilhas e baterias usadas mais próximos.

Sim, jogar tudo no lixo é sempre mais fácil, mas sabe o que também é muito fácil? Fazer a coisa certa. Daenerys tem apenas uma palavra para você que não descarta pilhas corretamente: DRACARYS!

#11. Apague a luz

Não vai ficar no quarto? Apague a luz. Vai viajar? Tire tudo da tomada e apague a luz. Videogame sem uso? Televisão que você não assiste? Microondas que você esqueceu? Tire da tomada.

Além de diminuir o consumo de energia e salvar o planeta, você ainda economiza uma boa soma de dinheiro ao final do mês. Sério, quão difícil isso pode parecer? É simples: apague a luz!

(Fonte: Brasil Post | De Cleber Facchi e http://www.brasilpost.com.br/2014/06/05/salvaromundo-reciclar_n_5440194.html - Publicado por Carolina Salles - Mestre em Direito Ambiental - http://carollinasalle.jusbrasil.com.br/noticias/122868234/meio-ambiente-11-atitudes-simples-que-podem-salvar-o-planeta)

Direito à saúde - direitos dos pacientes com câncer

Publicado por Luiz Fernando Mouta Moreira

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) “O trabalhador regido pela CLT, portador de neoplasia maligna ou dependente com a mesma doença, pode requerer a liberação do saldo em conta vinculada junto à Caixa Econômica Federal.

Compra de veículo adaptado - O portador de neoplasia maligna, que apresenta sequela limitante (invalidez), poderá adquirir veículo adaptado com desconto de tributos (IPI, IOF, ICMS e IPVA).

Quitação de financiamento de imóvel pelo SFH - Desde que inapto para o trabalho (invalidez total e permanente), e desde que diagnosticada a doença após a celebração do contrato de compra do imóvel, o mutuário do SFH tem direito à quitação do saldo devedor junto à instituição financeira. Isenção do imposto de renda - Os rendimentos de aposentadoria, reforma e pensão, inclusive as complementações, são isentos de IR, mesmo que recebidos acumuladamente.

Aposentadoria por invalidez - Mesmo que não tenha efetuado o pagamento de 12 contribuições para a Previdência Oficial, o portador de câncer poderá requerer o benefício junto ao INSS, exceto se já possuía a doença antes de se filiar à Previdência Oficial.

Assistência permanente - O aposentado por invalidez, que necessitar de assistência permanente de outra pessoa, a critério da perícia médica do INSS, pode obter acréscimo de 25% no valor do benefício.

Auxilio-doença - Desde que impossibilitado de trabalhar, o portador de câncer tem direito a perceber auxílio-doença.

Amparo assistencial - Benefício que garante um salário-mínimo mensal ao portador de câncer incapacitado para o trabalho, desde que comprovada a insuficiência de rendimentos, inclusive da família.

Cirurgia de reconstrução de mama - Quem teve mama amputada ou mutilada em decorrência de tratamento de câncer pode realizar cirurgia plástica reparadora, desde que sob indicação médica. Atendimento judiciário prioritário - Mesmo com idade inferior a 60 anos, o portador de câncer tem prioridade na tramitação de processos administrativos e judiciais.

Atendimento médico-hospitalar - O paciente com câncer tem direito a receber atendimento digno, atencioso e respeitoso devendo ser informado, de maneira clara e compreensível, sobre as ações terapêuticas, riscos, benefícios, inconvenientes e duração do tratamento proposto pelo médico assistente, finalidade dos materiais coletados para exames e condutas a que será submetido.”

________________________________________

Autor: A MOREIRA E BASTOS ADVOGADOS ASSOCIADOS é uma consultoria jurídica e advocacia especializada em direito à saúde e na defesa de consumidores (planos de saúde, SUS, direito médico e responsabilidade civil profissional).

Telefone: (61) 32028391 - Consultas e dúvidas: moreiraebastos.adv@ig.com.br

Publicado por Luiz Fernando Mouta Moreira

Consultor jurídico de operadoras de planos de saúde, advogado especializado em direito da saúde e na defesa de consumidores

(Fonte: http://luizfernandomoreira.jusbrasil.com.br/artigos/122423676/direito-a-saude-direitos-dos-pacientes-com-cancer)

UMBANDA e CANDOMBLÉ | Coletivo de Entidades Negras diz que intolerância tem aumentado em todo o País

Religiosos denunciam discriminação

“Representantes de religiões de matriz africana entregaram ontem ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, carta em que denunciam a discriminação contra praticantes de candomblé e umbanda.

Marcos Rezende, do Coletivo de Entidades Negras, explicou a Henrique Alves que a intolerância a essas religiões tem aumentado no Brasil.

“Esta carta tem casos de intolerância no Brasil inteiro. Vamos entregar um documento com mais de trezentos casos de discriminação, com notícias de pessoas que morreram, foram violentadas”, afirmou.

“O dia 21 de janeiro é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

Gostaríamos que esta Casa, inclusive, reconhecesse a importância do dia 21 de janeiro como um dia para ser discutido com profundidade nesta Casa”, defendeu Rezende.

Em resposta, o presidente Henrique Alves convidou os religiosos a voltarem à Câmara em julho para uma audiência na Presidência. “Em julho, vamos ter duas semanas de trabalho normal até o dia 15. Vamos marcar um encontro aqui”, explicou.

Diálogo - Essa foi a segunda vez em poucas semanas que defensores das religiões de matriz africana participaram de ato no Congresso. No fim de maio, eles estiveram na Câmara para o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais de Terreiro.

A ocupação de espaços públicos em Brasília vem em um momento em que essa comunidade luta pelo reconhecimento da liberdade religiosa e o respeito aos lugares de culto e a seus sacerdotes, como destacou Marcos Rezende. “Voltaremos aqui com muita frequência porque o que nós precisamos é que esta Casa entenda que o Brasil precisa dialogar com todas as religiões”, ressaltou. Ele lembrou que o Estado é laico e, como tal, tem que garantir a liberdade religiosa conforme prevê a Constituição, “e fazer com que se tenha harmonia, porque não conheço religião que pregue o desamor.”

No YouTube - Marcos Rezende lembrou os vídeos discriminatórios postados no site YouTube recentemente, cuja veiculação foi mantida em decisão judicial polêmica. Na ação, um juiz negou pedido do Ministério Público Federal para retirar o material da internet, considerado ofensivo a essas religiões.

Na decisão, o juiz afirmou que umbanda e candomblé não eram religiões.

Depois de forte reação negativa, o magistrado modificou a argumentação, porém continuou negando a retirada dos vídeos porque, segundo ele, a liberdade de expressão estaria em jogo.

Rezende também criticou o fato de canais de rádio e TV, que são concessões públicas, manterem programas com teor discriminatório às religiões de matriz africana.

O presidente Henrique Eduardo Alves convidou representantes das entidades para debater o tema em reunião em julho Luís Macedo.”

(Fonte: JORNAL DA CÂMARA 11 de junho de 2014 - http://www.camara.gov.br/internet/jornal/JC20140611.pdf)

Professor recebe metade do salário de outros profissionais

“O salário de professores brasileiros foi comparado ao de profissionais de outras áreas no Relatório de Observação sobre as Desigualdades na Escolarização do Brasil, desenvolvido por um comitê técnico da Presidência da República. Segundo os dados, a média salarial dos professores equivale a 51% do valor médio recebido por outros profissionais com nível superior. Em média, os docentes do país recebem R$ 1.874,50.

O valor recebido pelos professores é três vezes menor do que o salário de profissionais da área de exatas, como engenheiros. Enquanto os demais profissionais costumam ganhar R$ 29 por hora trabalhada, o professor recebe apenas R$ 18. A diferença é maior ainda comparada aos profissionais da saúde, que recebem em torno de R$ 35 por hora de trabalho. Os dados fazem parte do Observatório do PNE de 2012.

De acordo com os técnicos responsáveis pelo relatório, é preciso "avançar na valorização e reconhecimento dos trabalhadores em educação, com o estabelecimento de programas e ações que estabeleçam maiores oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional aos professores e demais trabalhadores da educação".”

(Fonte: Ig - 11/06/2014 - 16:06 - Fonte: http://www.guiasdeeducacao.com.br/noticias/professor-recebe-metade-do-salario-de-outros-profissionais)

EVENTOS

Feira da Gestante, Bebê e Criança (São Paulo / Pavilhão da Bienal)

Segmento: Bens de Consumo em Geral

Data: 24 a 29 de junho de 2014

Local: Bienal do Ibirapuera

Cidade/UF: São Paulo/SP

Promotor: FIXA PROMOTORA

Tel: 11 5084-6199 - Site da Feira: http://www.feiradobebe.com.br

(Fonte: Guia de Feiras do Brasil)