Algumas das alegações são porque consideram que o leite é fraco, porque o bebe chora muito, e, outras porque o médico pediatra recomendou a troca do leite materno pelo Leite de farmácia. Outras porque precisam trabalhar e não há local meios para amamentar os bebês durante o trajeto, ou no local de trabalho, atendendo em balcão, manuseando máquinas etc.
No dia Internacional da Mulher, temos que relembrar que somente nós mulheres temos a benção de amamentar nossos bebezinhos e prepará-los para vida, com tantos benefícios que se encontram no leite materno, além do aconchego maternal.
Exigir os direitos dos bebês e os nossos de mulheres-mães nas empresas, ou utilizarmo-nos de recursos mais modernos de congelamento do leite etc. são algumas situações que irão favorecer melhor a vida de nossos filhos e filhas. Além disto, o amamentar traz benefícios para a própria mãe-mulher, e, se tem muito leite, poderá até doar para o Banco de Leite Humano.
Atualmente há um exemplo de nova inciativa de que estamos destacando abaixo da receita do Peitolé: Picolé de leite materno para os bebês.
Com esta reflexão e a receita abaixo, trazemos nossa edição do Jornal da Mulher Brasileira, com pesquisas de notícias que esperamos ser muito úteis.
Receba nosso abraço pelo Dia Internacional da Mulher, e nossos agradecimentos por estar junto conosco. Elisabeth Mariano e equipe.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Uma nova mania está conquistando as mães no verão: o peitolé, um picolé feito à base de leite materno. A ideia, cada vez mais disseminada em redes sociais, é apontada como uma alternativa para amenizar os efeitos das altas temperaturas e também como forma de aliviar as dores provocadas pelo surgimento dos primeiros dentes nas crianças. Mas sem uma comprovação científica dos efeitos da transformação do leite materno em sorvete, a técnica é vista com ressalvas pelos pediatras.
A enfermeira obstetra Juliana Carvalho, 34 anos, conheceu o peitolé por meio de um grupo do Facebook quando a filha, Julia, tinha quatro meses. Na época, decidiu testar a “inovação” por causa do calor. “Geralmente dava um ou dois sorvetes por dia. A adaptação dela foi tranquila e até hoje, mesmo com um ano de idade e já comendo outras coisas, ainda faço”, conta a enfermeira.
Rayra Cavalcanti, 26 anos, descobriu o peitolé há mais tempo e, a princípio, não achou a iniciativa muito interessante. “Só que minha filha começou a dar os sinais de dentição aos três meses. Como não sou a favor de medicamentos, comecei a fazer o sorvete e deu certo”, disse ela, que no início segurava o picolé de leite humano para Maria Eduarda, hoje com dois anos. “Como ela não era acostumada ao gelado, achou estranho, mas logo se adaptou. Fiz até ela completar um ano e três meses.”
Não há literatura médica sobre o consumo do peitolé, por isso o indicado é restringir a opção a crianças maiores de um ano, disse a pediatra e coordenadora do Banco de Leite Humano do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), Vilneide Braga.
Segundo ela, o congelamento do leite materno mata células importantes de proteção contra infecções e outras doenças. “Os bebês menores são mais vulneráveis, então não podemos prescindir de nenhum fator de proteção”, explicou Vilneide Braga. Apesar disso, desde que a ordenha seja feita em condições adequadas de higiene, ela não se contrapõe ao método para crianças maiores. E acrescenta que o congelamento não traz risco de amigdalite ou resfriados.
O leite materno pode ficar congelado por no máximo 15 dias. Depois disso, o produto sofre alterações na sua composição físico-química. O indicado é esterilizar o material onde será colocado o peitolé, limpar os seios antes de retirar o leite e fechar bem o recipiente com a coleta, pois o leite humano tem a propriedade de absorver o sabor e o cheiro de tudo o que estiver próximo, no freezer.
A Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda a prática. Por meio de nota, a entidade afirmou que existe uma padronização da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano para o congelamento e acondicionamento do leite para uso de bebês que dele necessitam, e não para picolés. E que congelá-lo ou esquentá-lo de maneira artesanal pode trazer alguma perda em sua constituição.’
Cuidados na hora de fazer o peitolé:
Juliana Carvalho faz peitolé para sua filha Julia desde que ela tinha quatro meses de idade.
“Sambar bem e de salto alto é tarefa para malabarista nenhum botar defeito! A dança, sem dúvidas, ganha um toque a mais. Mas segundo Antonio Alexandre Faria, ortopedista do Hospital San Paolo, todo cuidado é pouco, afinal, os excessos podem provocar lesões inesperadas nos foliões de plantão. “O uso do calçado com salto alto por muito tempo força a mudança da biomecânica dos membros inferiores (pés e joelhos) e podem causar sérias dores e demais transtornos na região”, revela.
O ortopedista explica que os problemas ocasionados pelos saltos, podem ser traumáticas como, por exemplo, entorses (tornozelo e joelho) e quedas de solo ou atraumáticas, como dor na região anterior dos joelhos, fascite plantar e sesamoidite. “As lesões atraumáticas ocorrem por esforço repetitivo utilizando o calçado inadequado”, afirma.
Por este motivo, é importante estar sempre atento a sensibilidade ao sapato. “O ideal é deixar de utilizar o salto a partir do momento que começar a sentir dor”, destaca o especialista. “Ao perceber qualquer alteração ou desconforto, é de extrema importância que se procure um ortopedista”, complementa.
É claro que o salto é um belo adereço e faz parte do figurino de muitas passistas durante o carnaval e não precisa ser deixado de lado. Mas ter cuidado com o seu uso é fundamental. “É bom evitar os exageros. Se for sambar à noite com este tipo de calçado, procure evitá-lo durante o dia”, finaliza o ortopedista.”
“Elásticos que apertam, tecido que incomoda, formato que não se ajusta direito ao corpo e a renda que dá alergia. As calcinhas são, muitas vezes, uma bela dor de cabeça para as mulheres. Agora, para a surpresa de muitas, elas podem — e devem — ser deixadas de lado para a hora do sono.
Se você ficou surpresa com o parágrafo anterior: fique atenta. A dica é do Dr. Fabio Muniz, do Hospital e Maternidade São Cristóvão. O ginecologista aponta que, entre muitos outros fatores, como obesidade, gravidez, uso constante de biquínis molhados e absorventes diários, dormir de calcinha pode impedir que a região vaginal transpire.
A umidade constante do local é a oferta perfeita para a proliferação do fungo Cândida SP, responsável pela candidíase vulvovaginal, doença que, segundo pesquisas, afeta uma a cada quatro mulheres. O sintoma mais comum da infecção é coceira vaginal, além de dor ao urinar ou durante o ato sexual e de corrimento.
Para evitar que o fungo se prolifere, algumas medidas devem ser tomadas: prefira roupas íntimas de algodão, evite usar absorventes íntimos diariamente, pois eles prejudicam a ventilação local, e durma sem a calcinha, para que a região íntima fique ventilada e menos propensa à contaminação. O especialista ressalta ainda que “ao sentir qualquer desconforto a mulher deve consultar seu ginecologista”.
Nenhuma loja pode exigir um valor mínimo para se pagar a compra com cartão. Conforme o Idec e o Procon, se a loja tem a opção de pagamento com o cartão, ela está obrigada aceitá-lo para em compras de qualquer valor desde que a VISTA. Fique atento pagamento com cartão de CRÉDITO, apenas quando não for parcelada, considerara-se pagamento à VISTA.
As administradoras de cartão de crédito sempre "oferecem" aos clientes um seguro que protege o consumidor contra perda e roubo. Órgãos de defesa do consumidor entendem que caso o cartão seja furtado e o cliente realizar o bloqueio, toda compra feita a partir deste momento será de responsabilidade da administradora, independente que ele tenha ou não o seguro.
O consumidor que faz compras pela internet ou pelo telefone tem a opção de desistir da compra, indiferente do motivo, sem custo adicional, desde que seja feito em sete dias corridos. “A contagem do prazo inicia-se a partir do dia imediatamente posterior à contratação ou recebimento do produto”, segundo o PROCON de São Paulo. Conforme está no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor. A contagem não é interrompida nos finais de semana ou feriados.
É direito do consumidor suspender, uma vez por ano, serviços de telefone fixo e celular, de TV a cabo, água e luz sem custo adicional. No caso da TV e telefone, o prazo máximo de suspensão é de até 120 dias; já tratando-se da água e da luz, não existe um prazo máximo, mas para a religação o consumidor precisará pagar, diz Maria Inês Dolci, da Proteste
Segundo decisão da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, que quando o consumidor realiza o pagamento de uma dívida atrasada, o nome deve ser retirado em no máximo cinco dias dos órgãos de proteção ao crédito. O prazo começa a ser contado da data de pagamento
Quando ocorre o atraso na entrega do imóvel a construtora deve indenizar o consumidor. O Ministério Público de São Paulo e o Secovi assinaram um acordo que prevê até mesmo a forma como a indenização deve ser realizada: em atrasos superiores há 180 dias, a construtora deve pagar uma multa equivalente a 2% do valor desembolsado pelo consumidor, mais 0,5% ao mês
Não é obrigado aos consumidores contratar um determinado pacote de serviços no banco. Pois os bancos são obrigados a oferecer gratuitamente uma quantidade mínima de serviços, como por exemplo: fornecer o cartão de débito, a realização sem custo quatro saques e duas transferências por mês e também até dois extratos e dez folhas de cheque por mês.
Qualquer pessoa que for vitima de alguma cobrança indevida pode exigir que o valor pago devolvido em dobro e corrigido. Conforme consta do artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor. Se a conta de telefone foi de R$ 150, por exemplo, mas o cliente percebeu que o correto seriam R$ 100, ele tem direito de receber de volta não só os R$ 50 pagos a mais, e sim R$ 100 (o dobro) corrigidos.
Quando se adquiri um imóvel ainda na planta, o comprador tende ser cobrado pelo Sati (Serviço de Assessoria Técnico Imobiliária), que se trata de uma assistência por advogados indicados pela imobiliária. Mas esta cobrança não é obrigatória. O contrato pode ser fechado sem a contratação da assessoria
As passagens de ônibus com data e horário marcados, têm validade de um ano, conforme a Lei nº 11.975, de 7/6/2009. Se o consumidor não consegue fazer a viagem na data da passagem, deve comunicar a empresa com antecedência de até três horas. Depois, com isso o consumidor pode usar o bilhete para outra viagem, sem nenhum custo adicional (mesmo ocorrendo aumento de tarifa).” 03/12/2012
A vida em nossa cidade é cada dia mais agitada. Isso não pode implicar na falta de diálogo com nossos filhos. Converse muito com eles: é o melhor meio de prepará-los para uma vida adulta sadia e produtiva.
A maconha
Erva verde e seca, geralmente apresentada como torrão (prensada, amassada), acondicionada em celofane, plástico ou jornal. Em meio a erva, existem sementes de cor marrom, polidas (parecem envernizadas) e redondas. Tem odor característico e é consumida como cigarro ou como fumo, em cachimbo.
A cocaína
Apresenta-se geralmente como um pó branco cristalizado, semelhante ao açúcar refinado, talco ou farinha de trigo. Quando colocada uma pequena quantidade desta substância na ponta da língua, sente-se gosto de remédio (éter ou iodo) e amortecimento local (língua anestesiada). É consumida através de aspirações pelo nariz ou por meio de injeções na veia.
Para começo de conversa, nao existe nenhum tipo de obstáculo (alarme, trava, etc.) capaz de impedir em 100% dos casos, o furto de um carro. Esses recursos porém, dificultarão a ação dos ladrões. O seguro contra roubo e uso de estacionamento vigiados, entretanto, continuam sendo os meios mais eficazes de se evitar prejuízo, pois os marginais agem rapidamente (até 2 minutos) e com naturalidade.
“O papa Francisco condenou no dia 7 de fevereiro, a mutilação feminina e a violência doméstica contra mulheres, consideradas pelo pontífice como degradações que precisam ser combatidas.
O papa disse em uma reunião sobre os problemas das mulheres no Conselho de Cultura do Vaticano:
“As muitas formas de escravidão, a comercialização e a mutilação dos corpos das mulheres nos convocam a nos comprometer a derrotar esses tipos de degradações que as reduzem a meros objetos que são comprados e vendidos”,
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 140 milhões de meninas e mulheres foram submetidas a alguma forma de mutilação genital feminina ao redor do mundo, a maioria na África e no Oriente Médio.
O papa também condenou a violência doméstica contra a mulher.
“Apesar de ser um símbolo de vida, o corpo feminino é infelizmente e frequentemente atacado e desfigurado, mesmo por aqueles que deveriam ser seus protetores e companheiros”
Francisco recentemente se encontrou com uma mulher italiana que passou por várias cirurgias depois que seu namorado jogou ácido no rosto dela porque queria deixá-lo.
Francisco também repetiu sua defesa por um papel maior para as mulheres entre os 1,2 bilhão de membros da Igreja Católica, mas não mencionou a proibição da Igreja sobre sacerdotisas.
O papa já havia dito anteriormente que “a porta está fechada” nessa questão.
Neste sábado, ele afirmou ao grupo que queria ver “uma presença mais incisiva das mulheres” ao redor da Igreja, acrescentando que as mulheres deveriam ter mais responsabilidades em paróquias e dioceses e que deveria haver mais mulheres teólogas.
Francisco já disse que está estudando como dar a freiras e outras mulheres posições mais importantes dentro de um Vaticano dominado por homens.”
Geledés - follow us: @geledes on Twitter | geledes on Facebook
“Depois de dois telefonemas, o encontro. O Papa Francisco recebeu esta semana um cidadão espanhol transsexual e a namorada no Vaticano. “Claro que és filho da Igreja”, disse.
Diego Neria Lejárraga era Cuca até há oito anos, quando decidiu fazer a operação de mudança de sexo. Católico praticante, sofreu durante anos com o facto de não ser aceite pela Igreja. Pelo menos pela parte mais conservadora da Igreja na pequena cidade espanhola de Plasencia, em Cáceres, onde sempre viveu. Há uns meses resolveu escrever uma carta ao Papa Francisco onde expunha o que sentia e onde questionava se era mesmo filho de Deus. Mensagem recebida. O Papa telefonou-lhe e o encontro com Diego e a namorada, Macarena, concretizou-se este fim de semana no Vaticano.
“Deus quer bem a todos os seus filhos, sejam como forem, e tu és filho de Deus por isso a Igreja aceita-te como és”, terá dito o Papa Francisco quando telefonou ao espanhol de 48 anos, que chegou a ser apelidado por um padre de ‘filha do diabo’, para marcar os pormenores da sua ida ao Vaticano. O encontro realizou-se no sábado passado, mas foi marcado propositadamente fora da agenda oficial do chefe da Igreja Católica, longe dos holofotes.
Conhecido por telefonar às pessoas sem se fazer anunciar, o Papa Francisco ligou pela primeira vez a Diego a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, e voltou a apanhá-lo no telemóvel no dia 20 para acertar os pormenores da viagem. Segundo o El Mundo, que já falou com Diego Lejárraga depois do encontro papal, a primeira vez foi apenas para dizer que estava a par da sua situação e que queria recebê-lo no Vaticano. Prometia ligar novamente.
Prometido, cumprido. A 20 de dezembro, Diego estava de visita a Sevilha, onde vive a namorada, quando recebeu a segunda chamada. Entrou numa loja para acalmar o ruído e poder ouvir melhor. Era o Papa que estava do outro lado da linha a perguntar-lhe quando lhe dava mais jeito ir a Itália. “Durante o fim de semana é melhor, não é?”, perguntou o chefe da Igreja Católica. “Quando quiser”, limitou-se a responder. Ficou então marcado para um sábado, para não interferir com a semana normal de trabalho do convidado, e depois de Francisco ter pedido uns minutos para olhar para a agenda, lá atirou: “Tenho uma possibilidade no dia 24 de janeiro às 17h, que tal?”.
Feito. Respondendo às dúvidas logísticas de Diego, o Papa ainda terá pedido para não se preocupar com os gastos da viagem. De resto, “basta chegarem à porta da residência de Santa Marta e dizerem que estou à vossa espera”.
Oficialmente, a Igreja não reconhece mudanças de sexo, mas o Papa Francisco instou-a a mostrar mais compaixão para com setores da sociedade que se sentem excluídos, nomeadamente quando recentemente disse, a propósito dos homossexuais, “Quem sou eu para os julgar?”.
Diego Lejárraga não adiantou muito à imprensa sobre o que foi dito na audiência com o Papa, por ser “um segredo só deles [nosso]”, mas descreveu o momento como “uma experiência única”. No limite, sabendo que a transsexualidade ainda não é bem aceite por todos, espera pelo menos que o seu caso sirva para que outras pessoas na sua situação não passem pelo mesmo tipo de discriminação que ele passou.” 4/2/201
Geledés - follow us: @geledes on Twitter | geledes on Facebook