Sob a perspectiva feminista e de gênero, homens de diferentes idades, desde 1997, fazem parte de estudos sobre sexualidade e reprodução por meio da ONG Programa Papai integrada a várias outras entidades, isto quer dizer o quê? Que estamos conseguindo unir e estender as políticas femininas em torno do que lhes rodeia, no universo familiar, no combate à pobreza, no direito à educação, nas diversidades sexuais, e até nas questões éticas corporativas e de responsabilidade social nas empresas.
Esperamos que as informações da edição 18, aqui selecionadas demonstre o pedaço deste universo. Enviamos um abraço de Elisabeth Mariano e equipe Jornal da Mulher Brasileira.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
A Ong Programa Papai organizou o I Seminário Norte / Nordeste Homens, Sexualidade e Reprodução: Tempos, Práticas e Vozes, em conjunto com a ABONG, FAGES, NEPO e grupo Pegapacapá, com o apoio da Fundação Ford, do CNPq, da Fulbright e com a colaboração do Fórum de Mulheres de Pernambuco, da Articulação AIDS em Pernambuco, da Rede Pernambucana de Redução de Danos e da Faculdade de Ciências Médicas (UPE).
Fundado em 1997, o Programa Papai desenvolve pesquisas e ações socioeducativas com homens de diferentes idades, com base em uma perspectiva feminista e de gênero.
O evento reuniu nas 200 pesquisadores(as) e profissionais de ONG's de vários estados brasileiros além de estudiosos(as) do tema dos países do México e Chile.
A Marcha Mundial das Mulheres (MMM) tem como um dos principais pontos de luta no Brasil, a luta pelo aumento de renda das mulheres e lançou a campanha "Dobrar o Salário Mínimo em quatro anos para combater a pobreza entre as mulheres".
"O Site da Coordenação Nacional de DST e AIDS (CN-DST/AIDS) passa a contar com um serviço que facilita o monitoramento de projetos da sociedade civil organizada em Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e AIDS. A partir de agora, os recursos investidos nos projetos poderão ser acompanhados no endereço: http://www.aids.gov.br/parcerias. O serviço pode ser acessado tanto por instituições com projetos financiados quanto por qualquer pessoa que tenha interesse em acompanhar a execução das atividades e dos recursos".
Na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, o congresso organizado pela Associação Latino-Americana de Ética, Negócios e Economia (ALENE), em parceria com o Centro de Estudos de Ética nas Organizações da FGV-EAESP, ocorreu o VI Congresso Latino-Americano de Ética, Negócios e Economia: Ética na Governança Corporativa.
De 16 a 18 julho, pesquisadores e professores universitários, empresários, executivos e estudantes de pós-graduação discutiram interesses comuns e perspectivas para o futuro da América Latina, com a apresentação de casos ou monografias.
Com a participação de mais de cem organizações do Grupo Educacional Brasileiro, foi discutida a criação do Comitê Paulista da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em 27 de junho, na sede da Ação Educativa.
A pauta deste encontro foi:
:: apresentação das(os) participantes;
:: a Campanha Nacional de Educação - o que é, metas atuais;
:: primeiras conversas: a criação do Comitê em São Paulo;
:: a reunião dos Comitês Estaduais de todo o país - que se realizará em 7 e 8 de agosto, em São Paulo;
:: a definição de núcleo impulsionador do Comitê de São Paulo.
De 9 a 11 de julho, no Pavilhão 4 do ITM Expo, em São Paulo.
Como iniciativa do Distrito 4610 - do Rotary International, foi feita uma oportunidade para mostras de balanços, relatórios, ações, projetos e programas sociais. Além da Feira Balanço Social e do Congresso, com inúmeros conferencistas que dissertaram sobre o tema Responsabilidade Social, foi lançado o BAS - Bolsa de Ações Sócias. O governador do Distrito 4610 - do Rotary International é Raul Casanova.
A Ouvidoria Parlamentar e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados promoveram no dia 26 de junho, o Seminário Nacional de Políticas Afirmativas e Direitos da Comunidade GLBTT (gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais).
O objetivo é debater os projetos de interesse da Comunidade em tramitação no Congresso Nacional, em particular, as questões da parceria civil e da penalização de condutas discriminatórias.