Jornal da Mulher Brasileira


Edição nº 19 - de 15 de Agosto de 2003 a 14 de Setembro de 2003

Olá Leitores!

O IMPACTO NOS DESIGNATIVOS DO GÊNERO FEMININO

Em pleno século XXI o que mais nos surpreende são atitudes de alguns homens e mulheres que estão em posição de liderança nos meios empresariais, acadêmicos, na área da comunicação, no exercício de profissões liberais ou em áreas de consultoria desconhecerem e resistirem (algumas vezes, pejorativamente) quanto às designações para cargos e funções ocupados pelas mulheres. E o que mais causa estranheza em tudo isto é o modo agressivo e discriminante com que se dirigem para nós ao usarmos as designações corretas, as quais estão nos dicionários da língua portuguesa e nas modernas gramáticas. Cabe aqui o questionamento de que valem as leis contra as discriminações e preconceitos quando há a violência moral e cultural para quem usa o idioma adequadamente? De que vale alguém usar tecnologia avançada, titulações, ter riqueza material, destaque social se não admitir sequer a realidade feminina e, pior ainda, confundir seus sentimentos, violentando quem nada tem a ver com a ignorância lingüística das pessoas?

Assim sendo, independente de se aceitar ou não os cargos ocupados pelas mulheres atualmente, ou seja, apenas para usar corretamente o nosso idioma, por favor, escreva, fale e aceite sem preconceitos e estereotipia os termos: presidenta, governadora, prefeita, senadora, deputada, vereadora, ministra, juíza, promotora, bacharela, oficiala, comandanta, perita, pilota, comedianta, manicura, pedicura, comendadeira, mestra, diaconisa, parenta, tabelioa, tutora, artesã, paraninfa, hóspeda, sacristã, redatora, editora etc.

Trazemos nesta edição muitas notícias de eventos. Esperamos que nos envie suas críticas, sugestões e notícias.

Abraço de Elisabeth Mariano e equipe Jornal da Mulher Brasileira.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

DEPUTADA FEDERAL IARA BERNADI PARTICIPA DO III ENCONTRO DE PROMOTORAS LEGAIS POPULARES

"Uma das principais bandeiras da Deputada Federal Iara Bernardi é a luta pelas comunidades e pelas mulheres, então, ela não poderia deixar de participar do III Encontro de Promotoras Legais Populares, que será realizado neste sábado (16/08), em Ribeirão Pires. O encontro terá a participação de várias lideranças populares do Estado de São Paulo, além de prefeitos e pessoas ligadas à Justiça, saúde pública e cidadania.

O projeto Promotoras Legais Populares começou há nove anos pela necessidade das mulheres que trabalhavam em favor de comunidades, principalmente as menos privilegiadas, de terem conhecimentos básicos da legislação brasileira. O curso pioneiro foi realizado pela organização não-governamental Themis, de Porto Alegre e logo depois, implantado em São Paulo pela União de Mulheres. Em Sorocaba, o primeiro curso de Capacitação de Promotoras Legais Populares começou no dia 8 de Março deste ano, com a aula magna da Deputada Federal Iara Bernardi, uma das organizadoras da classe com a Comissão de Mulheres de Sorocaba e outros parceiros.

As aulas são ministradas às quintas-feiras das 19h às 22h, no Centro Arquidiocesano de Pastoral e hoje conta com 64 alunas. Nas aulas, elas recebem orientação sobre cidadania, legislação brasileira, sexualidade, ecologia e meio-ambiente, história, oratória, entre outros temas. Com todas essas noções, elas se capacitam a atender melhor a comunidade onde vivem nos problemas diários. "Esta é um grande passo para que as comunidades menos privilegiadas recebam noções de cidadania. A partir dessas mulheres, a luta pelos direitos e o respeito aos deveres será ampliada a toda sociedade", disse a deputada.

Encontro em Ribeirão Pires

O III Encontro de Promotoras Legais, em Ribeirão Pires, terá a presença da prefeita da cidade, Maria Inês Soares Freire, o prefeito de Santo André, João Avamileno, o presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, José de Filipi Júnior e da coordenadora do Grupo de Trabalho de Combate à Violência Contra a Mulher, Silmara Aparecida Conchão.

Ainda pela manhã serão realizadas 11 oficinas de debates sobre temas de interesse das mulheres como saúde e direitos reprodutivos; mulheres em situação de rua; mulheres idosas, sexualidade; mulheres com deficiência; discriminação ético-racial, entre outros.

Para encerrar o encontro, a Deputada Federal Iara Bernardi fará uma saudação aos participantes, destacando a importância do projeto e as conquistas das mulheres brasileiras."

(Fonte: Assessoria de imprensa: Márcia Belmello)

TESE: "A VIDA COM HIV / AIDS É DIFERENTE PARA AS MULHERES NEGRAS?"

Mulheres negras e não negras vivendo com HIV / AIDS no Estado de São Paulo é a "tese defendida pela bióloga Fernanda Lopes, na Faculdade de Saúde Pública da USP. Entre várias análises, Fernanda identificou que as mulheres negras estavam menos conscientes do que as não negras sobre o problema e sobre as formas de enfrentá-lo, encontrando, na maioria das situações, menores possibilidades de transformar suas condutas.

(Fonte: ABONG)

GOVERNABILIDADE E CONTROLE PÚBLICO

Os vereadores de São Paulo: Carlos Gianazzi, Carloos Neder, Nabil Boduki e Odilon Guedes promovem na Câmara Municipal de São Paulo, hoje, dia 15 de agosto, o evento "Governabilidade e Controle Público". Para debater as questões que serão abordadas estarão presentes o sociólogo Sílvio Caccia Bava e o educador Pedro Pontual. Os temas questionarão. O que é governabilidade? Qual a sua origem? Qual é a sua importância nas Administrações Públicas e no Parlamento? O que caracteriza uma Gestão Participativa? Como os governos vêm lidando com a questão dos conselhos de gestão e do incentivo à participação?

(Fonte: assessoria Vereador Carlos Neder)

ATITUDE 2003 - UM PASSEIO PELO UNIVERSO FEMININO

"Um final de semana especial para cuidar do corpo e da mente", esta é a proposta do ATITUDE 2003. Nove profissionais de diferentes áreas se reúnem em Costão do Santinho / SC, de 15 a 17 de agosto, são eles: o cozinheiro Olivier Anquier, a escritora best seller Martha Medeiros, o escritor Júlio Lobos, as jornalistas Tânia Carvalho e Lílian Pacce, a dermatologista Dóris Hexsel, a fisioterapeuta Denise Levvin, a professora de Educação Física Inélia Garcia."

(Fonte: Lúcia Porto Nave - assessoria de comunicação)

MISSION DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL FAZ EVENTO PARA MULHERES

Nos dias 19 e 20 de setembro, no Hotel Crowne Plaza, Mission estará promovendo o I Congresso sobre o Universo Feminino nas Organizações, com "o objetivo de instruir e aprimorar a forma de atuação profissional de mulheres que estejam em cargos de liderança ou em início de carreira".

(Fonte: assessoria de comunicação)

II ENCONTRO ESTADUAL DAS ENTIDADES NEGRAS DE SÃO PAULO

Em conjunto com o Fórum Estadual das Mulheres Negras, como uma homenagem ao Dia da Mulher afro-latino-americana e caribenha, no dia 25 de julho, ocorreu o lançamento do cartaz do II Encontro Estadual das Entidades Negras de São Paulo. Na ocasião foi servido feijoada com animação de pagode de mesa, com a cantora Bernadete, e também com a Banda Oriashé.

(Fonte: João Kleber Santana)

PRIMEIRA REUNIÃO DE MADRASTAS, ENTEADOS, PAIS E AMIGOS

A professora Roberta Palermo, coordenadora da AME (Associação de Madrastas e Enteados) e também há um ano do site Madrasta (http://www.madrasta.hpg.com.br), é autora do livro Madrasta - quando o homem de sua vida já tem filhos. Ela reuniu inúmeras pessoas no dia 27 de julho, para troca de experiências, divisão de angústias e frustrações e para fazer novas amizades.

No livro: Madrasta - quando o homem de sua vida já tem filhos aborda as dificuldades na convivência entre famílias e "mostra com bom humor como lidar com esse kit complicado de relacionamentos humanos e evitar suas armadilhas mais problemáticas, criando uma família feliz".

(Fonte: assessoria de comunicação)

XUXA INAUGUROU PARQUE TEMÁTICO EM SÃO PAULO

"O Mundo da Xuxa" é o primeiro Parque Temático da apresentadora de TV e empresária Xuxa.

O lançamento teve a participação da Lars Empreendimentos junto com a Xuxa Produções. A nova opção de lazer em São Paulo está instalada no SP Market e tem brinquedos gigantes com temas relacionados a todos os programas apresentados por Xuxa, e foram importados da Itália, Alemanha, Estados Unidos e Suíça.

(Fonte: Comunique-se)