Jornal da Mulher Brasileira


Edição nº 21 - de 15 de Outubro de 2003 a 14 de Novembro de 2003

Olá Leitores!

ASSÉDIO MORAL

Mediante aos impactos pela divulgação da violência doméstica que promove o espancamento de mulheres, crianças e jovens e que deixa muitas pessoas indignadas por saber que ainda há tanta crueldade no ambiente que deveria predominar o amor, temos que abordar, também, o tema do assédio moral.

Quando pessoas possuem inveja, principalmente pelo sucesso, ou até por aspectos que envolvam a beleza, simpatia, habilidade de outra pessoa, em ambientes profissionais ou acadêmicos, poderão praticar o assédio moral, sendo que muitas pessoas ainda desconhecem o que é isto.

Usando desde a prática do crime (calúnia, difamação, injúria, incitação ao preconceito) disfarçada na conhecida e propagada fofoca, são acentuadas coisas negativas de uma pessoa com o intuito apenas de enfraquecer sua imagem. São pequenas conotações aqui, brincadeirinhas ali pelos cantos das salas, grosserias, não tão veladas, "por a pessoa na geladeira", acusá-la de suspeita por qualquer fato que ocorra, enfim, é deixar alguém na mira para ser atingido por qualquer coisa, em qualquer momento, mesmo que precise ser algo malevolamente arquitetado.

Pode ser que isto ocorra gerenciado por uma pessoa ou por um grupo.

Por qual motivo?

Muitas vezes, por ciúmes que envolva alguém que se está querendo conquistar ou desfrutar da amizade e não se consegue, então, a solução é destruir a imagem da vítima, para ocupar o lugar dela. Outras vezes, é por questão que envolvem disputas de cargos, lideranças, melhores salários, a vaga daquela pessoa para um parente, enfim, motivo torpe e mesquinho, que usa como arma destruir a imagem de outrem, cometendo crimes, como já dissemos anteriormente, por preconceito, discriminação, injúria, difamação, calúnia - ou seja, crimes contra a honra.

O assédio moral é tão grave quanto o assédio sexual. O assédio moral danifica mais o psicológico, e é mais disfarçado.

Aprender a identificar; colocar no código de ética da empresa ou da escola as punições para estes atos, inclusive de modo penal; ter departamento com profissional especializado para resolver estas questões e apoiar as vítimas, já devem ser atos de responsabilidade social das empresas também.

Esperamos que você aprecie a edição n.° 21, aguardamos suas notícias, críticas ou sugestões. Abraço de Elisabeth Mariano e equipe Jornal da Mulher Brasileira.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

APAE SELECIONA E CREDENCIA PROFESSORES E INSTRUTORES

APAE seleciona e credencia professores e instrutores para o curso de aperfeiçoamento e extensão na área da deficiência mental

O Instituto APAE, unidade estratégica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado de São Paulo, seleciona candidatos de 06 a 17 de outubro, na secretaria da APAE, informações pelo telefone (11) 5080-7007.

I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE O DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA

De 21 a 22 de outubro de 2003.

Local: FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

Realização: Aldeias Infantis SOS Brasil.

Inscrições gratuitas. Informações: (11) 5594-8188.

Objetivo: "Propor para a Sociedade Civil e Poder Público debate sobre a questão do direito da criança e do adolescente à convivência familiar e comunitária, priorizando discutir a real situação dessas crianças e adolescentes, que continuam vivendo por trás dos muros institucionais, sem ter seus direitos fundamentais respeitados. Mais do que debater, buscar saídas transformadoras, que resultem na construção de políticas eficazes que assegurem este direito universal de todas as crianças e adolescentes".

(Fonte: http://www.aldeiasinfantis.org.br)

SEMINÁRIO "INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL - UMA AÇÃO COMPARTILHADA"

De 21 a 27 de outubro.

Realização: Laramara - Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual.

Informações: http://www.laramara.org.br.

OFICINA DE JOGOS COOPERATIVOS PARA IDOSOS

A Prof.ª Ana Paula Perón - graduada em Educação Física e pós-graduada em Psicologia do Desenvolvimento Humano e em Jogos Cooperativos, e focalizadora de Danças Circulares, ministrou a oficina sobre os Jogos Cooperativos para Idosos. Dia 11 de outubro na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo do Campo / SP.

CAROL E FOTOGRAFIA

Carolina C. T. Santana expôs foto de sua autoria na VI Mostra de Fotografia da FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo.

ENY DA ROCHA E O PIANO

A professora e pianista Eny da Rocha, em comemoração aos seus 50 anos de carreira, apresentou-se no MUBE - Museu Brasileiro de Escultura, na programação constou, obras de Bach, Chopin, Liszt, Ravel e autores nacionais.

HOMENAGEM PÓSTUMA

O Dr. Jorge Márcio Pereira de Andrade, responsável pelo boletim INFOATIVO DEFNET e do DEFNET - Centro de Informática e Informações sobre Paralisias Cerebrais presta homenagens póstumas a dois colaboradores: Dra. Ana Maria Sadres Piovesana, neurologista infantil e, o analista de sistemas Bernardo Lemos (da SERPRO).

TRÁFICO DE MULHERES

A Secretária Nacional de Justiça, Cláudia Chagas, participou, no dia 6, do Seminário Internacional sobre o Tráfico de Mulheres, no Espaço da Cidadania "André Franco Montoro", em São Paulo.

SEMINÁRIO HOMENS, MULHERES E JOVENS CONTRA A VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR E PELA PATERNIDADE CONSCIENTE

De 7 a 9 de outubro ocorreu, no Braston Hotel, em São Paulo.

Promoção: Geledés - Instituto da Mulher Negra e Parceiras.

FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO TEMÁTICODIÁLOGOS DO NOSSO TEMPO: EDUCAÇÃO POPULAR E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ

Diálogos do Nosso Tempo: Educação Popular e Participação Cidadã - Experiências Latino-Americanas

Em 07 de outubro, no Instituto Pólis, em São Paulo.

Participantes: Carlos Nuñes Hurtado (CEAAL). Comentários: Silvio Caccia Bava (Polis) e Daniela Greebe (Polis e IPR).

FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO TEMÁTICO

Fórum Mundial de Educação Temático - Educação Cidadã para uma Cidade Educadora

Em 6 de outubro, no Theatro Municipal de São Paulo. Apoio: Prefeitura Municipal de São Paulo.

SEMINÁRIO: O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO COMBATE ÀS CAUSAS ESTRUTURAIS DA POBREZA

Seminário: O Papel da Universidade no combate às causas estruturais da pobreza através do cooperativismo popular, e lançamento do livro: Economia Popular Solidária e políticas públicas: a experiência do Rio Grande do Sul, de autoria de Paulo R. Leboutte

Em 6 de outubro, local: Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Coppe/UFRJ (RJ). Organização: ITCP / Coppe / UFRJ.