TÃO IMPORTATE QUANTO O DIA DOS/AS PROFESSORES/AS E DAS DIRETORIAS DE ESCOLAS...
São muitas as lições e ensinamentos que a merenda escolar traz ao seus quadros de alunos, de todos as classes de formação e regiões em todo o Brasil!
Não só aprender e ter a chance talvez da primeira alimentação e única do dia! Mas é conviver com uma igualdade entre todos, num único momento.
Aprender a comer, a s e comportar, a respeitar ao outros etc.
Tudo serve para que mais se aprenda no convívio social, além da alfabetização, matemática, ou outras disciplinas, no que até decoreba serve, se não entendeu bem direitinho a explicação na sala de aula.
Parabéns, as merendeiras e as nutricionistas que estão tendo o privilégio de levar um saudável alimento a criançada...
Parabéns as professoras e professores... Parabéns as Diretorias das escolas....
SÃO AS NOSSAS PALAVRAS DE RECONHECIMENTO A TODAS E A TODOS VOCES NO ENSINO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS!
Prof.ª Mestra Elisabeth Mariano e equipe JMB
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Meu Nome é Viviane Heredia Vivaldini, 47 anos, mãe, casada. Formada em Psicopedagogia, mestre em psicologia e psicanalista. 25 anos de experiencia na área da reabilitação de crianças com deficiência.
A empresa Viviane Vivaldini Semijoias, nasce do desejo em mudar radicalmente de área. Uma vez imersa em situações relacionada a doença e distúrbios, busco o antagonismo da realidade vivenciada até o momento: A beleza, o belo, a satisfação e alegria. Peço demissão de uma carreira, onde havia chegado em um nível de liderança em um dia e início minha formação no dia seguinte em uma área na qual sempre me causou grande fascínio e interesse: o universo das semijoias e joias. A partir daí começamos a não só comercializar, mas desenvolver todo o processo: desde sua pesquisa, sua criação, sua fundição, cravação e banho.
Hoje após 9 anos de empresa, temo 550 revendedoras - parceira cadastradas, 120 desenvolvendo ações de maneira mais ativa. Hoje somos responsáveis por trabalhos direto e indireto, possibilitando a mudança de vida de muitas pessoas.
Nosso escritório encontra-se em São Caetano do sul, mas já possuímos representantes em várias regiões do estado e fora dele.
Facebook: Viviane Vivaldini Semijoias
Instagram: vivianevivaldini
Site: http://www.vivianevivaldini.com.br
WhatsApp: (11) 99169-0332
E-mail: contato@vivianevivaldini.com.br
Andreia Donadon Leal é natural de Itabira. Formada em Letras pela UFOP, Especialista em Artes Visuais, Mestre em Literatura pela UFV. Escritora, artista plástica, criadora do Projeto Poesia Viva: a poesia bate à sua porta e da primeira forma de poesia, ALDRAVIA (juntamente com os poetas do Movimento Aldravista, Gabriel Bicalho, José Benedito Donadon Leal e José Sebastião Ferreira). Autora de 14 livros, poesia, contos, crônicas, infanto-juvenil. Diretora se Projetos Culturais da Aldrava Letras e Artes, Membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, do PEN CLUBE DO BRASIL, da Academia Paranaense de Poesia, Presidente da ALACIB-MARIANA e da ABRAAI; Delegada da Academia Portuguesa de Ex-Libris e Embaixadora Universal da Paz - Genebra, Suíça. Seu projeto de incentivo à leitura e à literatura recebeu importantes premiações, entre elas: Troféu MEC/MINC, Prêmio Itaú/UNICEF. Foi destaque no Fantástico e no Jornal Nacional, com o projeto Poesia Viva: a poesia bate à sua porta. É proprietária da Casa da Arte Aldravista (com acervo de 350 obras de arte, 10 mil livros etc.), local onde recebe escolas, escritores e jornalistas. Recebeu 75 comendas, medalhas, troféus pelo trabalho nas áreas literária, artística, cultural, social e educacional. Participou de inúmeras exposições coletivas na Espanha, França, Itália, EUA, Japão, China, Hungria, Chile, Argentina etc.
Ganhou o Certame Internacional de Artes Plásticas da Asociacion Cultural Valentim Ruiz Aznar, com participação de 35 países. Suas obras estão no Museu Internacional de Durango, na Pinacoteca da UFV, na Galeria Renato de Almeida, na Escola de Magistrados de BSB, no Museu Internacional de São Gonçalo do Rio Abaixo.
E-mails: deialeal@jornalaldrava.com.br | deiadonadon@yahoo.com.br
Cel.: (31) 98893-3779
Próximo Dia da Merendeira Escolar 30 de Outubro de 2019 (Quarta-feira)
O Dia da Merendeira Escolar é comemorado em 30 de outubro em algumas regiões do Brasil.
Esta data homenageia as profissionais responsáveis por garantir uma alimentação de qualidade e saudável para centenas ou milhares de crianças e jovens.
Além de manter uma dieta equilibrada para os estudantes, as merendeiras também se esforçam para fazer refeições que despertam o interesse dos alunos.
O Dia da Merendeira Escolar é comemorado em diversas datas diferentes, de acordo com o município ou estado. No entanto, na maioria das instituições de ensino, o dia 30 de outubro é marcado pela celebração do Dia da Merendeira Escolar.
Normalmente, neste dia os alunos preparam cartazes e mensagens de agradecimento às merendeiras. Também podem entregar pequenas lembranças ou cartões como forma de homenagear e reconhecer o trabalho destas profissionais.
Com dedicação e carinho, você é a responsável por fazer o meu lanchinho! Feliz Dia!
Obrigado por se dedicar e preparar deliciosos pratos para que me ajude a crescer forte e inteligente! És parte essencial para o meu desempenho escolar! Parabéns pelo seu trabalho!
Você não é uma simples cozinheira… Você uma das chaves mais importantes de todo o mecanismo que move esta instituição. Agradecemos profundamente toda a dedicação, zelo e apreço pelo seu trabalho! Obrigado!
O Dia Nacional da Alimentação Escolar é comemorado anualmente em 21 de outubro.
Esta data tem o objetivo de chamar a atenção de toda a comunidade sobre a importância de pensar e manter bons hábitos alimentares para as crianças, jovens e adultos estudantes.
Uma boa alimentação é fundamental para o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos alunos, ajudando no rendimento escolar e proporcionando outras melhorias, como: aumento da qualidade do sono, da capacidade respiratória e a prevenção do aparecimento de doenças cardiovasculares, por exemplo.
É essencial a introdução de bons hábitos alimentares desde os primeiros anos de vida do indivíduo.
Para ajudar nesta tarefa (que também deve ser acompanhada de perto pelos pais ou responsáveis), foi criado o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que desde 1955 contribui para a construção e fortalecimento de hábitos alimentares saudáveis para os alunos de educação básica das redes públicas de ensino.
Nesta data, as escolas também costumam realizar palestras ou workshops direcionados aos responsáveis dos alunos, explicando e dando dicas de como manter a alimentação saudável para cada faixa etária.
Existem diversas opções baratas (e gostosas) para montar uma merenda escolar com qualidade.
O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente no dia 16 do mês de outubro. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas pela Fome e Agricultura (FAO) em 1981 e tem como objetivo levar à reflexão sobre os problemas relacionados à alimentação e nutrição, buscando também a elaboração de medidas efetivas para combatê-los. A cada ano, um tema é escolhido e as ações são delimitadas sobre ele. Em mais de 150 países, ocorrem celebrações com a realização de diversos eventos.
O Dia Mundial da Alimentação teve origem em 1981. A data escolhida para essa celebração foi 16 de outubro, a mesma data da criação da FAO no ano de 1945, em Quebec, no Canadá. A FAO é uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que trabalha com a missão de alcançar a segurança alimentar, garantindo, assim, que todas as populações tenham acesso à alimentação e que essa seja de boa qualidade.
Com a criação do Dia Mundial da Alimentação, a FAO objetivou atrair a atenção dos governantes e da população em geral para a conscientização a respeito dos problemas alimentares em todo o mundo, bem como buscar estratégias de combate à fome, à desnutrição, à pobreza e suas causas, garantindo segurança alimentar a todos.
A FAO, mediante sua missão de garantir uma alimentação de qualidade para todos os povos, apresenta como objetivos:
os recursos naturais, incluindo a terra, a água, o ar, o clima e os recursos genéticos, em benefício das gerações presentes e futuras.”sustentável “erradicar a fome, a insegurança alimentar e a desnutrição; erradicar a pobreza e fomentar o progresso econômico e social para todos; bem como gerir e utilizar de forma
Além dos objetivos gerais, a FAO apresenta também os objetivos estratégicos, que são as áreas que deverão ser trabalhadas de forma a alcançar seus objetivos principais. Os objetivos estratégicos, segundo a Organização, são:
Atualmente, a população mundial é de cerca de 7,7 bilhões de pessoas, dentre elas, 820 milhões são afetadas pela fome. Esse número tem crescido nos últimos anos e é um dado preocupante. Em 2015, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, os representantes de 193 países reconheceram que a fome é um dos maiores desafios globais e comprometeram-se a adotar medidas de forma a buscar a erradicação da fome e a promoção de uma vida digna a todos os povos de maneira sustentável, nos 15 anos que se seguiriam. Infelizmente, os dados atuais mostram que esse objetivo ainda está difícil de ser alcançado, pois o número de pessoas sem acesso a alimento suficiente tem aumentado.
Observou-se um aumento da fome em países onde o desenvolvimento econômico está estagnado. Na região da América Latina e do Caribe, houve um aumento nos últimos anos, e a América do Sul apresenta a maior concentração de subnutridos. A África é a região mais preocupante, pois é a que apresenta a maior taxa de fome do mundo e esse número continua a aumentar.
Além da fome, outra preocupação é a qualidade da alimentação da população. Estima-se que cerca de dois bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a alimentos seguros, de qualidade, nutritivos e suficientes. O aumento do número de pessoas com obesidade também é um fator preocupante.
Um problema que merece destaque no debate sobre a alimentação é o crescente aumento de casos de obesidade.
Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas, “O estado da segurança alimentar e da nutrição no mundo”, enquanto cerca de 49 milhões de crianças menores de 5 anos apresentam baixo peso, 40 milhões estão com sobrepeso; entre crianças e adolescentes em idade escolar, o sobrepeso atinge cerca de 338 milhões; adultos obesos são cerca de 672 milhões, indicando que a cada 8 indivíduos adultos, 1 apresenta obesidade. É importante lembrar que a obesidade é um fator de risco para diversas doenças, como a diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares.
Estima-se que, no ano de 2050, a população mundial seja de cerca de 9 bilhões de pessoas. Diante disso, é importante pensar em estratégias que garantam um aumento na produtividade para que todas as populações sejam beneficiadas com uma alimentação que seja de qualidade e que seja produzida de forma sustentável.
Assim, no Dia Mundial da Alimentação, busca-se atrair a atenção para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo, alertando sobre a necessidade da produção alimentos com a parceria de diversos segmentos.
Além disso, esse dia é importante para fortalecer a cooperação entre os países na luta contra a fome, subnutrição e pobreza, promovendo, por exemplo, transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento. Um dos principais focos de debate é a produção agrícola de alimentos, assim, esse momento serve também para encorajar a população rural a participar das tomadas de decisões que influenciam as suas condições de vida.
Leia mais: Alimentação saudável: veja dicas importantes
Temas do Dia Mundial da Alimentação