Jornal da Mulher Brasileira

Edição nº 257 - de 25 de Junho de 2023 a 24 de Julho de 2023

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Enfim, vamos nos recordar dos direitos das crianças e dos adolescentes, e, de nossos deveres de adultos!

A seguir trazemos duas pesquisas com várias dicas de leis, além de citações constitucionais para nos recordarmos sempre, de quais são os direitos das crianças, de adolescentes e de jovens, e de quais são nossas obrigações legais diante delas...

Recebam esta edição que preparamos a todas e a todos vocês também...

Receba nosso fraterno abraço e a gratidão da Professora Mestra Elisabeth Mariano(*) e equipe.

(*) Elisabeth Mariano

Recebam esta edição que preparamos a todas e a todos vocês também...

Nosso fraternal abraço de Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO MULHER.

Esperamos que aprecie as pesquisas que trazemos para você nesta edição.

Receba nosso fraterno abraço e a gratidão da Professora Mestra Elisabeth Mariano(*) e equipe

(*) Professora mestra em “Lideranças, Direitos Humanos, e, Comunicação Social. Participante em Beijing/China da Conferência Mundial da Mulher”/ONU/1995. Possui registro de todas as suas marcas no INPI e em domínios etc.

Autora com registros em arquivos também na Library Off Congress/EUA, e, também arquivados na Biblioteca Nacional/RJ dentre outras. Formada pela ADESG/SP (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) no 36º Ciclo DE POLÍTICAS ESTRATÉGIAS, em 1994. Além de outras formações acadêmicas, é formada em 6/seis Pós-graduações em 6 áreas de comunicação social. E, se destaca em MESTRADO DE LIDERANÇA, com a dissertação intitulada: LIDERANÇAS, DIREITOS HUMANOS E COMUNICAÇÃO SOCIAL.

E no pós-graduação em Política Internacional: “DIREITOS INTERNACIONAIS DAS MULHERES E COMUNICAÇÃO SOCIAL” etc.

E, por bolsa de estudos concedida PELA OMPI/ONU - GENEBRA/SUIÇA, obteve a formação com o TÍTULO DE ESPECIALISTA EM DIREITOS AUTORAIS E MARCÁRIOS, dentre outros aspectos legais, e, paralegais (áreas de combate a concorrência desleal e parasitismo etc.)

PARA ATUAR NO BRASIL E EXTERIOR. Dentre outras dezenas de formações profissionais, possui ativismo internacional em áreas sociais.

ATENÇÃO: Ninguém está autorizado ao - USO DAS MARCAS ou de DOMINIOS - e em quaisquer outros tipos de mídia.

USOS INDEVIDOS são crimes de concorrência desleal e pirataria, portanto, estão suscetíveis as penas de todas as leis contra plágio, parasitismo etc. com INDENIZAÇÃO FINANCEIRA OBRIGATÓRIA ALEM DAS PENAS DAS LEIS. AVISE-NOS, E, INDIQUE PARA NÓS QUEM ABUSA DE NOSSOS DIREITOS AUTORAIS E DE MARCAS.

Desde já agradecemos, e se tudo estiver correto em sua informação, faremos entrevista gratuita com você!

DENUNCIE PELOS E-MAILS:

Departamento Jurídico - Espaço Homem dpto.juridico@espacohomem.inf.br; (ou /e) Departamento Jurídico - Espaço Mulher dpto.juridico@espacomulher.com.br

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.


TV Jornal da Mulher Brasileira

ENTREVISTA COM A ADMINISTRADORA PROF.ª CACILDA APARECIDA DA COSTA PARANHOS


PERFIL DA ADMINISTRADORA PROF.ª CACILDA APARECIDA DA COSTA PARANHOS

Prof.ª Cacilda Aparecida da Costa Paranhos

Administradora, Auditora Líder de ISO 9000 e ISO 14000 (DNV Certificadora)

Auditora Social (FIA) Auditora da Área da SAÚDE Voluntária Social na OSC Irmãs de Caridade de OTAWA. Na Pastoral da Família MARANATA na Creche e Centro da Juventude na Casa Verde / SP.

Atuação na Pastoral da Saúde visitando enfermos, levando nas consultas e colaborando nos cuidados higiênico pós alta médica.

Palestrante, Mediadora e Conciliadora no CEJUSC do Tribunal de Justiça de Arujá / SP, atuação com objetivo de levar a audiência a um resultado FRUTÍFERO, na busca de um consenso onde o GANHA GANHA seja o resultado.

Atuação Voluntaria no ILPI (Instituição de Longa Permanência do Idoso) BALNEÁRIO em Guarulhos com escuta ativa e eventos com lanches, sucos e bolo nos Dias da Mães, Pais e Natal, sempre com um presente e festividade.

São quase 45 anos de atividades acompanhando as tendências de mercado, criando respostas inovadoras no campo do Ensino, Auditoria e Administração. Educadora Professora na Pós Graduação e Graduação, Auditora, Consultora, Instrutora, Pesquisadora, Assessoria para recrutamento e seleção, capacitação e integração de PCD, Agente de Negócios, Sócia Proprietária da empresa COSTHAPARANHOS CONSULTORIA, Auditora Líder da Certificadora DNV (DET NORSKE VERITAS), Avaliadora do Prêmio Banas de Qualidade, Prêmio PBQP-H. e Prêmio da Qualidade de Polícia Militar de SP. Mediadora e Conciliadora do TJ Pós-graduada em Recursos Humanos, Auditoria da área da Saúde, Pós Graduando em Saúde Mental da Criança e do Adolescente. Graduação em BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO pela FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMÉRCIO ÁLVARES PENTEADO. Professora especialista da FACULDADE IMPACTA DE TECNOLOCIA, instrutora de treinamento do SINDEPRESTEM professora pós-graduação - UNISAL - Universidade Salesianas, professora especialista do Centro Universitário Salesiano São Paulo e consultora e auditora - COSTHAPARANHOS CONSULTORIA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Controle de Qualidade e Auditora, Palestrante atuando principalmente nos seguintes temas: Autoestima, Autodesenvolvimento, Cidadania, Conscientização e Capacitação profissional, Vendas, Marketing, Gestão de Pessoas, Gestão da Qualidade, GMP, Psicologia Jurídica, Códigos Consumidor, Estatuo do Idoso e da Criança e Adolescente, Captação de Recursos e A Arte de Encantar.

CONTATOS:

Rua Soldado Luiz Tenório Leão, 104 - Guarulhos / SP

Chegou o dia!!  Já está disponível para download a primeira edição do Guia Fé no Clima: reflexões sobre mudanças climáticas para comunidades religiosas.

O Guia é uma iniciativa do Fé no Clima - ISER, e busca servir de inspiração e de instrumento de apoio para que lideranças religiosas e comunidades de fé possam se mobilizar e atuar - das formas mais diversas possíveis - nos esforços de enfrentamento à crise climática.

A publicação conta, ao todo, com seis cadernos, um para cada religião: Budismo, Catolicismo, Evangélicos, Islã, Matriz Africana e Judaísmo.

Em cada um são apresentadas diversas mensagens e inspirações religiosas, além de propostas para atuação e referências para o aprofundamento sobre o tema das mudanças climáticas.

Acesse o site Fé no Clima e baixe agora o Guia! https://fenoclima.org.br/guias-fe-no-clima/

Youtube: https://youtu.be/EqYbl1ALOuY

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da TV JORNAL DA MULHER BRASILEIRA, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas..

Rádio Jornal da Mulher Brasileira

ENTREVISTA COM OS ENFERMEIROS TIAGO ANJOS E FERNANDA NASCIMENTO

ADC "Arte de Cuidar"
Foto: Arquivo Pessoal

PERFIL DOS ENFERMEIROS TIAGO ANJOS E FERNANDA NASCIMENTO

Thiago Anjos

Thiago Anjos, 34 anos, morador de São Paulo, enfermeiro formado pela Universidade Nove de Julho, pós graduado em Saúde Publica com ênfase em Saúde da Família pela faculdade Estratego e Técnico em canto pela Etec de Artes de São Paulo.

Fernanda Nascimento

Fernanda Nascimento, 24 anos, moradora de São Paulo, graduando em enfermagem (último ano) pela Universidade Nove de Julho.

Clarinetista formada pelo Conservatório Municipal de Guarulhos.

Educadora Social, trabalhou com crianças em situação de risco.

ADC "Arte de Cuidar"

ADC "Arte de Cuidar" é o espaço virtual de saúde e bem-estar, idealizado para fomentar o ensino e educação em saúde,  visando trazer ao público, através da informação, sua autonomia, autocuidado e bem-estar.

Com foco em promover a saúde, a ADC foi criada por profissionais de Enfermagem e outras categorias para divulgar informações confiáveis e de qualidade para o público em geral.


CHEGOU MAIS UM EPISÓDIO DO PODCAST ADC SAÚDE!

O tema dessa vez é: SALMONELLA

Salmonella (Salmonellose) é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.  Saiba mais neste episódio! Ouça para saber mais!

OUÇA ESTE NOVO EPISÓDIO CHEIO DE NOVIDADES E INFORMAÇÃO!

A ADC "Arte de Cuidar" agradece sua atenção e desejamos a você uma ótima vida!!

CONTATOS  ADC:

Instagram: @adcartedecuidar

Facebook: @adcartedecuidar

Spotify: https://open.spotify.com/show/5GdoN1oE7NdfCcA86rQnek

E-mail: adcartedecuidar@gmail.com

WhatsApp: (11) 93948-0753

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da RÁDIO JORNAL DA MULHER BRASILEIRA, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas..

03 de Julho - Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial

Postado em 30/06/2022 e atualizado pela última vez em 01/07/2022

Em 3 de julho é celebrado o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial. A data faz alusão à Lei Afonso Arinos (n° 1.390/1951), primeiro código brasileiro contra preconceito de raça e cor da pele. No entanto, essa lei não trata o racismo como crime, mas como contravenção penal, que é infração penal tida como de menor gravidade.

A Lei n° 1.390/1951, que trata da discriminação racial, foi proposta por Afonso Arinos de Melo Franco (1905-1990) e sancionada por Getúlio Vargas em 3 de julho de 1951. Afonso Arinos foi um político, diplomata, historiador e crítico brasileiro que ocupou a cadeira 25 da Academia Brasileira de Letras.

Lei Afonso Arinos (n° 1.390/1951)

A Lei Afonso Arinos prevê punições para atos de preconceito praticados por diretor, gerente ou responsável por estabelecimento comercial que recusassem a hospedagem em hotel, pensão, estalagem ou estabelecimento da mesma finalidade, por preconceito de raça ou cor. O código também trata da recusa de inscrição de aluno em instituições de ensino, negar emprego ou trabalho, impedir acesso a cargo do funcionalismo público por racismo.

Lei n° 1.390/1951, Art 1º:

Constitui contravenção penal, punida nos termos desta Lei, a recusa, por parte de estabelecimento comercial ou de ensino de qualquer natureza, de hospedar, servir, atender ou receber cliente, comprador ou aluno, por preconceito de raça ou de cor.

O DIA NACIONAL DE COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RACIAL é também uma data para refletir e discutir sobre preconceito e ações de combate ao racismo. Existem diversas expressões racistas que não propagadas na sociedade e atestam a discriminação racial. Entre as frases que devem ficar fora do nosso vocabulário estão:

É fundamental reforçar que a prática de racismo é crime previsto no inciso XLII do artigo 5º, da Constituição Federal de 1988. Trata-se de crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão nos termos da lei.

Inclusão à educação | bolsa de estudo

O Educa Mais Brasil é um programa de inclusão à educação que oferece bolsas de estudo para diferentes áreas do conhecimento.

As oportunidades são disponibilizadas em parceria com instituições de ensino da rede particular distribuídas em diversas regiões.

Os descontos são válidos durante todo o curso e podem chegar até 70%.

Fonte: E+B Educação | Jessica Alves

(Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/dia-nacional-de-combate-a-discriminacao-racial-3-de-julho, data de acesso: 16/06/2023)

15 de Julho - Dia Mundial das Habilidades dos Jovens

Unicef/Naua

ONU celebra resiliência da juventude em tempos de pandemia BR

No 15 de julho é o Dia Mundial das Habilidades dos Jovens; secretário-geral António Guterres lembra que nível de desemprego entre o grupo é desproporcional; um entre cinco jovens não está trabalhando ou recebendo treinamento adequado.

(Fonte: https://news.un.org/pt/tags/dia-mundial-das-habilidades-dos-jovens, data de acesso: 17/06/2023)

09 de Julho - Dia do Médico Oncologista

Em 9 de julho é comemorado o Dia do Oncologista. Médico clínico especializado no tratamento do câncer, no cuidado do paciente e na prescrição de terapias, como a Quimioterapia, a Horminioterapia, imunoterapia e terapias biológica.

A figura do oncologista vem se tornando cada vez mais importante em decorrência do envelhecimento populacional, já que a idade avançada continua sendo um dos principais fatores de risco para a doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), serão 625 mil novos casos de câncer ao ano no Brasil, no triênio (2020-2022). Por este motivo, a identificação precoce desses casos é muito importante para maximizar as chances de cura.

O Oncologista traz esperança em meio ao caos, já que muitas vezes o diagnóstico de um câncer desorganiza o paciente e seus familiares em diversos contextos. Neste sentido, é muito importante o atendimento especializado com acolhimento e humanização. O Hospital Porto Dias trabalha com uma equipe multidisciplinar que tem como principal objetivo oferecer o melhor programa de tratamento para o paciente de Câncer, com profissionais renomados e estrutura de ponta, além do foco no atendimento humanizado.

(Fonte: https://www.hpd.com.br/post/9-de-julho-dia-do-oncologista#:~:text=9%20de%20julho%20%C3%A9%20comemorado,Horminioterapia%2C%20imunoterapia%20e%20terapias%20biol%C3%B3gica, data de acesso: 16/06/2023)

Incidência e mortalidade por câncer entre crianças e adolescentes: uma revisão narrativa

Suellen Valadares Moura FelicianoInstituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2762-3414

Marceli de Oliveira SantosInstituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5197-2019

Maria S. Pombo-de-OliveiraInstituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3986-8993

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2018v64n3.45

Palavras-chave:

Adolescente, Criança, Incidência; Mortalidade, Neoplasias, Registros Eletrônicos de Saúde

Resumo

Introdução: O câncer em crianças e adolescentes com idade entre 0-19 anos configura-se como um problema de saúde pública tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. É considerado raro e distinto quando comparado com o câncer em adultos. Apresenta padrões de incidência e mortalidade que variam em todo mundo, sendo que aproximadamente 80% dos cânceres infantis ocorrem nos países com baixo índice de desenvolvimento humano, com acesso aos serviços de cuidado à saúde de baixa qualidade.

Objetivo: Apresentar um panorama geral do câncer em crianças e adolescentes com idade entre 0-19 anos com ênfase na descrição dos resultados de estudos de base populacional para incidência e mortalidade nas diferentes regiões geográficas no Mundo e no Brasil.

Resultados: As taxas de incidência gerais para o câncer em crianças e adolescentes com idade entre 0-19 variaram entre 50 e 200 casos por milhão por ano em diferentes países e continentes. No Brasil, a mediana das taxas a incidência foi de 154,3 por milhão. A mortalidade apresentou declínio em várias partes do mundo, sendo considerada a segunda causa de morte em países desenvolvidos.

Conclusão: As informações dos registros de câncer são indispensáveis no enfrentamento do câncer na população pediátrica, principalmente nos países em desenvolvimento, onde o impacto do câncer é pouco conhecido, ao passo que seu efeito sobre a população está aumentando. Melhorias na adoção de estratégias de tratamento integrado devem ser consideradas para melhorar as taxas de mortalidade por câncer em crianças e adolescentes no Brasil e no Mundo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Marceli de Oliveira Santos, Fernanda Cristina da Silva de Lima, Luís Felipe Leite Martins, Julio Fernando Pinto Oliveira, Liz Maria de Almeida, Marianna de Camargo Cancela, Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil, 2023-2025, Revista Brasileira de Cancerologia: v. 69 n. 1 (2023): jan./fev./mar.

Marceli de Oliveira Santos, Estimativa 2018: Incidência de Câncer no Brasil, Revista Brasileira de Cancerologia: v. 64 n. 1 (2018): jan./fev./mar.

Marceli de Oliveira Santos, Incidência, Mortalidade e Morbidade Hospitalar por Câncer em Crianças, Adolescentes e Adultos Jovens no Brasil: Informações dos Registros de Câncer e do Sistema de Mortalidade, Revista Brasileira de Cancerologia: v. 64 n. 3 (2018): jul./ago./set.

Rejane de Souza Reis, Marceli de Oliveira Santos, Luiz Claudio Santos Thuler, Incidência de tumores pediátricos no Brasil, Revista Brasileira de Cancerologia: v. 53 n. 1 (2007): jan./fev./mar

(Fonte: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/45#:~:text=Resultados%3A%20As%20taxas%20de%20incid%C3%AAncia,de%20154%2C3%20por%20milh%C3%A3o, data de acesso: 17/06/2023)