Conforme os links abaixo para sugestão de leitura e atualização de dados sobre o tema abordado aqui pode-se ter ciência da situação e verificar o quanto ainda precisa ser feito para haver um certo “equilíbrio social” – além disto, “uma mínima condição básica para se viver com dignidade e direitos de cidadania.”
“A SOLIDARIEDADE É A MÃE DA DIGNIDADE HUMANA...” - assim autora - creio, escrevo e divulgo...
Estamos numa fase existencial delicada, onde a nova ordem parece exigir algo mais de todas as pessoas!
Quais são os nossos comprometimentos com as pessoas mais frágeis socialmente? Refletir é preciso...
O “país” é a soma de toda cidadania ativa e influente...
Além de sábias, exigem direitos, e, cumprem com seus deveres...
NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, NAS GARANTIAS FUNDAMENTAIS, TODOS E TODAS TEMOS OS MESMOS DIREITOS E DEVERES, SEM EXCESSÕES.
A inércia, o descaso, o abuso ou atitudes nocivas que ferem direito alheio são crimes de Direitos Humanos.
Para sermos sempre saudáveis devemos antes de tudo, todos nos cuidarmos com o zelo, carinho, e amor...
Receba nosso fraternal abraço de ELISABETH MARIANO E EQUIPE JMB (JORNAL DA MULHER BRASILEIRA) (*)
(*) Professora mestra em “Lideranças, Direitos Humanos, e, Comunicação Social. Participante em Beijing/China da Conferência Mundial da Mulher” / ONU/1995. Possui registro de todas as suas marcas no INPI e em domínios etc.
Autora com registros em arquivos também na Library Off Congress/EUA, e, também arquivados na Biblioteca Nacional/RJ dentre outras. Formada pela ADESG/SP (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) no 36º Ciclo DE POLÍTICAS ESTRATÉGIAS, em 1994. Além de outras formações acadêmicas, é formada em 6/seis Pós-graduações em 6 áreas de comunicação social. E, se destaca em MESTRADO DE LIDERANÇA, com a dissertação intitulada: LIDERANÇAS, DIREITOS HUMANOS E COMUNICAÇÃO SOCIAL.
E pós-graduação em Política Internacional: “DIREITOS INTERNACIONAIS DAS MULHERES E COMUNICAÇÃO SOCIAL” etc.
E, por bolsa de estudos concedida PELA OMPI / ONU - GENEBRA/SUÍÇA, obteve a formação com o TÍTULO DE ESPECIALISTA EM DIREITOS AUTORAIS E MARCÁRIOS, dentre outros aspectos legais, e, paralegais (áreas de combate a concorrência desleal e parasitismo, pirataria etc.)...
TAMBÉM PARTICIPOU DE EVENTOS EM MONTREAL/CANADÁ, EM LOS ANGELES/ESTADOS UNIDOS... E, EM BEIJING/CHINA. Além de países latino-americanos, e estados brasileiros.
PARA ATUAR NO BRASIL E EXTERIOR: Dentre outras dezenas de formações profissionais, possui ativismo internacional em áreas sociais, e direitos humanos.
ATENÇÃO: Ninguém está autorizado ao - USO DAS MARCAS ou de DOMÍNIOS – e em quaisquer outros tipos de mídia.
USOS INDEVIDOS são crimes de concorrência desleal e pirataria, portanto, estão suscetíveis as penas de todas as leis contra plágio, parasitismo etc. com INDENIZAÇÃO FINANCEIRA OBRIGATÓRIA ALEM DAS PENAS DAS LEIS.
AVISE-NOS, E, INDIQUE PARA NÓS QUEM ABUSA DE NOSSOS DIREITOS AUTORAIS E DE MARCAS.
Desde já agradecemos, e se tudo estiver correto em sua informação, faremos entrevista gratuita com você!
DENUNCIE PELOS E-MAILS:
Departamento Jurídico - Espaço Homem dpto.juridico@espacohomem.inf.br; (ou /e)
Departamento Jurídico - Espaço Mulher dpto.juridico@espacomulher.com.br
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Elaine Vieira
Elaine Vieira, Terapeuta Sistêmica e Educadora Física, atuo numa jornada de bem-estar, conexão e despertar de consciência.
Sou Idealizadora e Dirigente do SPA - Seja Puro Amor e o Despertar de Consciência
Há mais de 25 anos atua como pesquisadora nos campos da Saúde Física e Mental, Física Quântica e Espiritualidade. Atualmente, são mais 2000 alunos em seus cursos on-line, sendo vários deles, espalhados por 31 países.
Atendimento presencial acontece no Espaço Despertar, localizado na cidade de São Roque, próximo a cidade de São Paulo, um abençoado local com excelente qualidade de vida.
Conheça nosso CURSO:
https://pay.hotmart.com/S28194354C?checkoutMode=10&checkoutCustomMode=1&bid=1591733991765
Inscriçoes abertas para o nosso próximo curso de Equilíbrio e Alinhamento dos Chakras:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfmQeQncy82PxvHD-9LvT5Sa4HJU_6LA1rGEV0ZtspwwGknJw/viewform
👇Informações e inscrição no link abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfnTDVsw2sgPfGg4t6xXPGJIZqp90yRAih0mAcKr2paLCTY6g/viewform
Desejando atendimento personalizado:
Whatsapp: (11) 99110-2288
E-mail: mentoriaelaine@gmail.com
Instagram: @mentoriabemestar
Facebook: @mentoriaelainevieira
YouTube: https://youtube.com/@MentoriaBemEstar
OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da TV JORNAL DA MULHER BRASILEIRA, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas..Thiago Anjos, 34 anos, morador de São Paulo, enfermeiro formado pela Universidade Nove de Julho, pós graduado em Saúde Publica com ênfase em Saúde da Família pela faculdade Estratego e Técnico em canto pela Etec de Artes de São Paulo.
Fernanda Nascimento
Fernanda Nascimento, 24 anos, moradora de São Paulo, graduando em enfermagem (último ano) pela Universidade Nove de Julho.
Clarinetista formada pelo Conservatório Municipal de Guarulhos.
Educadora Social, trabalhou com crianças em situação de risco.
ADC "Arte de Cuidar"
ADC "Arte de Cuidar" é o espaço virtual de saúde e bem-estar, idealizado para fomentar o ensino e educação em saúde, visando trazer ao público, através da informação, sua autonomia, autocuidado e bem-estar.
Com foco em promover a saúde, a ADC foi criada por profissionais de Enfermagem e outras categorias para divulgar informações confiáveis e de qualidade para o público em geral.
O tema dessa vez é: AVC - ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) , atualmente também chamado de Acidente Vascular Encéfalico (AVE), acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.
Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa. Saiba mais no episódio!
OUÇA ESTE NOVO EPISÓDIO CHEIO DE NOVIDADES E INFORMAÇÃO!
A ADC "Arte de Cuidar" agradece sua atenção e desejamos a você uma ótima vida!!
Instagram: @adcartedecuidar
Facebook: @adcartedecuidar
Spotify: https://open.spotify.com/show/5GdoN1oE7NdfCcA86rQnek
E-mail: adcartedecuidar@gmail.com
WhatsApp: (11) 93948-0753
““Entre os jovens desocupados, 52% são mulheres e 66% são pretos e pardos. Aqueles que nem trabalham nem estudam - os chamados nem-nem - somam 7,1 milhões, sendo que 60% são mulheres, a maioria com filhos pequenos, e 68% são pretos e pardos.””
PESQUISA MOSTRA 5,2 MILHÕES DE JOVENS ENTRE 14 E 24 ANOS SEM EMPREGO...
Publicado em 26/05/2023 - 15:25 Por Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil - São Paulo
Publicado em 26/05/2023 - 15:25 Por Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil - São Paulo
Um diagnóstico inédito sobre dados específicos da empregabilidade de jovens no Brasil - feito pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego - revela que, dos 207 milhões de habitantes do Brasil, 17% são jovens de 14 a 24 anos, e desses, 5,2 milhões estão desempregados, o que corresponde a 55% das pessoas nessa situação no país, que, no total, chegam a 9,4 milhões.
Entre os jovens desocupados, 52% são mulheres e 66% são pretos e pardos. Aqueles que nem trabalham nem estudam - os chamados nem-nem - somam 7,1 milhões, sendo que 60% são mulheres, a maioria com filhos pequenos, e 68% são pretos e pardos.
Segundo a pesquisa Empregabilidade Jovem Brasil, apresentada nesta sexta-feira (26), em um encontro no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), em São Paulo, no primeiro trimestre de 2023, 23% das jovens mulheres ocupadas e 37% dos jovens homens ocupados não tinham concluído o ensino médio e 38% das desocupadas e 46% dos desocupados não concluíram o ensino médio. Apenas 9% das jovens ocupadas e 5% dos jovens ocupados têm ensino superior.
Quando consideradas as ocupações, a pesquisa revela que 86% tinham ocupações pouco desafiadoras e 14% dos jovens ocupados (2,2 milhões) tinham ocupações que envolviam atividades técnicas, da cultura ou da informática e comunicações. O ponto em comum foi a informalidade, com 51% das mulheres e 56% dos pretos e pardos na informalidade.
O Dia da Mulher Negra Latina e Caribe é comemorado em 25 de julho. No mesmo dia, comemora-se o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.
Em 1992, um grupo de mulheres negras de países da América Latina se reuniu em Santo Domingos, República Dominicana, para o primeiro encontro de Mulheres Negras da América Latina e Caribe.
Assim, discutiram questões que afetam todas as mulheres em geral, como o machismo, a formação educacional e profissional e a maternidade.
No entanto, também abordaram questões específicas, como o racismo, o preconceito e o sentimento de inferioridade vivenciado pelas mulheres negras.
Assim sendo, para chamar a atenção para esta questão, o dia 25 de julho foi designado como o Dia Nacional da Mulher Negra Latina e Caribenha.
Gonzales questionava o fato da matriz do feminismo do Brasil ser eurocêntrica, pautada principalmente na trajetória de mulheres brancas e silenciando em relação às especificidades das mulheres negras latino-americanas. A autora foi uma das pioneiras no Brasil a fazer a crítica ao feminismo sob uma ótica racial. Em seus escritos, enfatizou a urgência de um feminismo negro que problematizasse a pluralidade de questões evidenciadas na vida da mulher negra brasileira.
Portanto, ao celebrar o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, enfatizamos o lugar fundamental da mulher quilombola e negra brasileira. E celebramos o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha por nos reconhecermos no seio da mesma luta.
25 de Julho - Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha
Por Victória Rodrigues
Hoje, 25 de julho comemoramos o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, a data foi sancionada pela Lei nº 12.987/2014. Tereza de Benguela foi uma líder do quilombo Quariterê, e viveu no século XVIII. Depois da morte do companheiro José Piolho, Tereza se tornou a rainha do quilombo, e através de sua liderança resistiram à escravidão por duas décadas até 1770, quando o quilombo foi destruído pelas forças do governador da capitania do Mato Grosso, Luiz Pinto de Souza Coutinho. Parte da população (79 negros e 30 índios) foi assassinada e outra, aprisionada.
A data é um marco na luta contra o racismo e uma oportunidade para trazer este tema à tona, pois os dados sobre violência e desigualdade demonstram a realidade que atinge massivamente a população negra, principalmente mulheres, incluídas as transsexuais. De acordo com associação de Mujeres Afro, na América Latina e no Caribe, 200 milhões de pessoas (54% da população) se identificam como negras. E tanto no Brasil quanto fora, esse grupo é o que mais sofre com as desigualdades socioeconômicas e raciais.
Em 1992, um grupo formado por mulheres negras organizou o primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas em Santo Domingo, na República Dominicana, onde foi discutido os diversos problemas enfrentados pela comunidade negra, bem como as alternativas de como resolvê-los. Esse encontro fez nascer a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas. A Rede, junto à Organização das Nações Unidas (ONU), lutou para o reconhecimento do dia 25 de julho como o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.
Não se pode negar que o movimento feminista como teoria e prática vem desempenhando um papel fundamental em lutas e conquistas, e à medida que formulou novas perguntas, estimulou a formação de grupos e Redes, bem como problematizou a questão das mulheres trans, deslocando a questão biológica.
Lélia Gonzales, nascida em Belo Horizonte (MG), formada em História e Filosofia, com mestrado em Comunicação e doutorado em Antropologia, uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado, como mulher negra enfrentou grandes percalços para estar na universidade, onde problematizou o feminismo negro.
O único registro que faz referência a Joaquim, informações que dizem respeito à sua vida, é o evangelho apócrifo de Tiago. Nele foi comentado que o casal foi enterrado em Jerusalém, local onde encontraram suas tumbas.
O comércio se movimenta com a comemoração desta data, pois os netos lembram-se dos avós e os presenteiam como forma de agradecimento por sua existência, pela atenção e carinho que oferecem e por serem o esteio da família.
Além disso, os avós são pessoas que possuem muita experiência de vida e muitos conhecimentos. Mesmo aqueles que são de cultura mais simples, possuem grandes informações sobre a vida. Por isso é importante ouvi-los e aceitar seus conselhos.
Os avós são a base de uma família, ajudam na criação dos netos e muitas vezes, mantém os filhos até mesmo depois de casados. Por isso, manter os laços afetivos com os mesmos é muito importante.
O prazer de suas vidas é ver a família bem, todos em harmonia, com saúde, felizes e integrados.
Devemos ter muito respeito com os avós, pois além de serem pessoas mais velhas, são a herança de nossas famílias.
Devem ser tratados com carinho, atenção, ser visitados em suas residências, pois estar em contato com os familiares aumenta sua autoestima, traz felicidade, ajudando a se sentirem melhor.
Com certeza esses são fatores que ajudam a prolongar a vida.
Algumas pessoas não tratam os pais ou avós com respeito, tiram a dignidade de suas vidas, colocando-os em asilos ou instituições, abrigos para velhos.
Isso faz com que se sintam abandonados, rejeitados, perdendo a esperança de viver. Hoje, já existem leis que obrigam os filhos a cuidarem dos pais, garantindo melhores condições de vida para aqueles que não conseguem se manter.
É bom lembrar que a velhice faz parte da vida e um dia todos nós vamos envelhecer.
Publicado por Jussara Barros
Um detalhe muito importante para as atuais e futuras mães e seus bebês, é a celebração do 01 de agosto, onde é comemorado o Dia Mundial da Amamentação.
O foco da data está na importância do leite materno como o principal e mais completo tipo de alimentação para os bebês.
O leite materno é uma natural garantia de saúde que protege contra diversas doenças e que auxilia o desenvolvimento das crianças, que por sinal, devem ser amamentadas até por volta dos dois anos de idade. Uma outra particularidade é que o leite materno é um alimento de fácil digestão.
Um fator muito importante também é o equilíbrio emocional proporcionado ao contato direto entre mãe e filho, gerando um elo de carinho e amor.
A amamentação também traz benefícios às mães, porque amamentar ajuda essas mulheres a se recuperarem mais rápido depois do parto e evitar problemas como o risco de diabetes, devido ao aumento da sensibilidade à insulina e da tolerância à glicose – duas características que diminuem a probabilidade da doença.
A data foi criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) no ano de 1992 devida à primeira Semana Mundial do Aleitamento Materno, que ocorreu em Nova Iorque, EUA. Considerada como veículo para promoção da amamentação, até hoje acontece uma serie de eventos, oficialmente em 120 Países, (inclusive em alguns estados no Brasil) que são realizados de 1 a 7 de agosto, trazendo em sua programação, diversas atividades.
Fontes:
WABA
UNICEF
BBC-Ciência & Saúde
Danilo Ferraz
Estagiário de comunicação – CSPS