Comemorações à parte, mas ainda se torna necessário mais força política para as mulheres. O sistema de estruturação da sociedade e do poder ainda mantém fortalezas irredutíveis em vários segmentos que impedem até pela violência sócio-política o ingresso das mulheres. Imagine se for para fazerem parte da tomada de decisões, ou de exercitar o poder em eqüidade, em meio à maioria masculina. Além das dificuldades e obstáculos gerados propositalmente, não há muitos especialistas na defesa destes direitos, no apoio psicológico às vítimas e, quiçá aplicabilidade das leis que garantem às mulheres este acesso e inclusão sócio-política. Para completar, até mesmo algumas mulheres, por meio de veículos de massa ficam apregoando que há um abandono das mulheres à estes interesses e que preferem o retorno apenas às lides domésticas. Fala-se mostrando um lado da moeda, e o outro lado, de modo discriminante, passa a ser ignorado, o que vem à reforçar o preconceito e incentivar a violência sócio-política na vida das mulheres. Vale refletir, também, sobre este tema nas discussões sobre a mulher contemporânea.
Abraço de Elisabeth Mariano e equipe Jornal da Mulher Brasileira.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
É o título do evento promovido pela Subprefeitura de Vila Mariana, no dia 8 de março (em comemoração ao Dia Internacional da Mulher) em que ocorreram shows musicais e de danças, apresentação de poesias e palestras, além de exposições e sorteios.
O livro "El año en que trafiqué con mujeres" desvendou o mundo da prostituição, e foi recentemente lançado na Espanha, pelo autor e repórter Walter Maierovitch, que adota o pseudônimo de Antonio Salas.
promoveu o 31° Encontro Psico- Educacional Transtornos Afetivos (Depressão e Transtorno Bipolar) nos diversos ciclos da Mulher. A palestra foi proferida pelo psiquiatra Dr. Rodrigo Dias (do Grupo de Doenças Afetivas do HC-FMUSP) e teve debates com especialistas do assunto. O evento foi realizado no Colégio São Luiz, no dia 10 de março.
LARAMARA Associação Brasileira de Assistência Visual sob a coordenação de Wilma Pires de Miranda abriu inscrições para curso de BRAILLE com o objetivo socializar este sistema como acesso à comunicação, ao conhecimento e aprendizagem do deficiente visual; discutir e refletir junto aos professores o processo de construção na leitura e escrita universal (Emilia Ferrero) e as especificidades do sistema BRAILLE; estabelecer a parceira entre LARAMARA e a rede de ensino público/particular; envolver a família no processo de alfabetização de seus filhos. E, também para o curso de SOROBAN com o objetivo de favorecer a concretização e a compreensão do uso do SOROBAN através do uso do material "cuisenaire"; socializar a utilização do SOROBAN, no processo de construção do conhecimento lógico-matemático, para todos os educandos.
O curso é destinado a professores, pedagogos, profissionais afins, pais e estudantes.
Informações com Ednéia ou Maristela: marketing.eventos@laramara.org.br.
A prefeita Marta Suplicy lançou no dia 8 de março, o projeto"São Paulo em versos femininos", partindo do projeto de lei do vereador Carlos Neder " Poesia nos Ônibus". Semanalmente, o Jornal do Ônibus publicará poesias sobre a cidade de São Paulo, escritas por mulheres.
Mais informações http://www.carlosneder.org.br.