Jornal da Mulher Brasileira


Edição nº 260 - de 25 de Setembro de 2023 a 24 de Outubro de 2023

Olá Leitoras! Olá Leitores!


A dor da fome leva a “desesperos inesperados”...

Sem ter do que se alimentar ou sequer um mínimo analgésico para acalmar dores, assim vivem milhões de brasileiras...

As mulheres mesmo em condições empobrecidas também requerem cuidados básicos alimentares, de saúde hormonal feminina, além de serem defendidas em abusos de invasão de privacidade, ou de se tornarem vítimas de falsos lideres, que agem como marginais, infernizando a vida delas até na intimidade dos familiares, no interior da casa delas...

Homens grotescos bestializados por drogas e álcool, e tendo plateia de outros colegas deles na marginalidade, e, também circundados por aplausos de REPROVÁVEIS mulheres prostituídas e até drogadas, alcoolizadas, algumas até fazem parte de gangs instituídas, e na mira da polícia, e de “GROTESCOS GRUPOS SOCIAIS” cujos só atraem desgraças sociais, profissionais, além de outras formas muitas vezes...

A FOME também leva a doenças mentais, emocionais etc.

A FOME É A DOR DA ALMA AO SENTIR A FRAGILIDADE DO CORPO ADOECENDO.

Assim trazemos algumas pesquisas para você, esperamos que sejam uteis, divulgue para seus familiares e amigos/as.

Nosso fraternal abraço, e seguem nossas pesquisas desta edição.

Receba esta edição que preparamos a todas e a todos vocês também...

Esperamos que aprecie as pesquisas que trazemos para você nesta edição.

Receba nosso fraterno abraço e a gratidão da Professora Mestra Elisabeth Mariano(*) e equipe.

(*) Professora mestra em “Lideranças, Direitos Humanos, e, Comunicação Social. Participante em Beijing/China da Conferência Mundial da Mulher” / ONU/1995. Possui registro de todas as suas marcas no INPI e em domínios etc.

Autora com registros em arquivos também na Library Off Congress/EUA, e, também arquivados na Biblioteca Nacional/RJ dentre outras. Formada pela ADESG/SP (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) no 36º Ciclo DE POLÍTICAS ESTRATÉGIAS, em 1994. Além de outras formações acadêmicas, é formada em 6/seis Pós-graduações em 6 áreas de comunicação social. E, se destaca em MESTRADO DE LIDERANÇA, com a dissertação intitulada: LIDERANÇAS, DIREITOS HUMANOS E COMUNICAÇÃO SOCIAL.

E no pós-graduação em Política Internacional: “DIREITOS INTERNACIONAIS DAS MULHERES E COMUNICAÇÃO SOCIAL” etc.

E, por bolsa de estudos concedida PELA OMPI / ONU – GENEBRA/SUIÇA, obteve a formação com o TÍTULO DE ESPECIALISTA EM DIREITOS AUTORAIS E MARCÁRIOS, dentre outros aspectos legais, e, paralegais (áreas de combate a concorrência desleal e parasitismo, pirataria etc.)... Também participou de eventos em MONTREAL/CANADÁ, em LOS ANGELES/EUA... e em BEIJING/CHINA. Além de países latino-americanos, e estados brasileiros.

PARA ATUAR NO BRASIL E EXTERIOR: Dentre outras dezenas de formações profissionais, possui ativismo internacional em áreas sociais, e direitos humanos.

ATENÇÃO: Ninguém está autorizado ao - USO DAS MARCAS ou de DOMÍNIOS - e em quaisquer outros tipos de mídia.

USOS INDEVIDOS são crimes de concorrência desleal e pirataria, portanto, estão suscetíveis as penas de todas as leis contra plágio, parasitismo etc. COM INDENIZAÇÃO FINANCEIRA OBRIGATÓRIA ALÉM DAS PENAS DAS LEIS. AVISE-NOS, E, INDIQUE PARA NÓS QUEM ABUSA DE NOSSOS DIREITOS AUTORAIS E DE MARCAS.

Desde já agradecemos, e se tudo estiver correto em sua informação, faremos entrevista gratuita com você!

DENUNCIE PELOS E-MAILS:

Departamento Jurídico - Espaço Homem dpto.juridico@espacohomem.inf.br; (ou /e)

Departamento Jurídico - Espaço Mulher dpto.juridico@espacomulher.com.br

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.


TV Jornal da Mulher Brasileira

Entrevista com a Personal Trainer Tarcila Stave Donatz


Perfil da Personal Trainer Tarcila Stave Donatz

Tarcila Stave Donatz

Desde pequenina sempre amei os esportes e os exercícios físicos ,bem como saúde e nutrição!!

Por esse motivo ,fui cursar educação física.

Formada desde 2001 no curso de Educação Física.

Formada em técnico em radiologia 2010

Pós-graduada em cinesiologia e treinamento desportivo 2019.

Fiz diversos cursos na área da saúde e esporte…

Apaixonada pelo que faço

Atualmente sou personal trainer, especializada em recuperar a autoestima da mulher acima dos 40+, que tenha ou não tido filhos, que está acima do peso, menopausada ou no climatério.

Nos 2 últimos anos veio a vontade de impactar mais vidas ,através do meio de comunicação que é a internet.

Comecei a preparar um programa de emagrecimento e melhoria da saúde focado em mulheres 35+,que não poderiam pagar um personal trainer presencial ou um programa de treinos na academia!

O programa estará  cheio de coisas facilitadoras e conta com uma equipe: personal, nutri e terapeuta!

Meu canal do Instagram começa a ser ajustado para este fim, trazendo dicas e novidades para as mulheres que precisam desta ajudinha, (@tarciladonatzpersonal)

Para o futuro ,desejo impactar muitas e muitas vidas ,através dos benefícios comprovados dos exercícios ,meditação, alimentação saudável e espiritualidade.

Hoje estou com 43 anos

Mãe de 3 pequenos

Davi, Júlia e Isabela.

E casada com um homem que me apoia e ajuda com os filhos.

Contatos:

Instagram: @tarciladonatzpersonal

E-mail: tarciladonatz@hotmail.com

WhatsApp: (11) 97296-8939

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da TV JORNAL DA MULHER BRASILEIRA, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas..

Rádio Jornal da Mulher Brasileira

Entrevista com os Enfermeiros Tiago Anjos e Fernanda Nascimento

Doença de Chagas
Foto: Arquivo Pessoal

Perfil dos Enfermeiros Tiago Anjos e Fernanda Nascimento

Thiago Anjos

Thiago Anjos, 34 anos, morador de São Paulo, enfermeiro formado pela Universidade Nove de Julho, pós graduado em Saúde Publica com ênfase em Saúde da Família pela faculdade Estratego e Técnico em canto pela Etec de Artes de São Paulo.

Fernanda Nascimento

Fernanda Nascimento, 24 anos, moradora de São Paulo, graduando em enfermagem (último ano) pela Universidade Nove de Julho.

Clarinetista formada pelo Conservatório Municipal de Guarulhos.

Educadora Social, trabalhou com crianças em situação de risco.

ADC "Arte de Cuidar"

ADC "Arte de Cuidar" é o espaço virtual de saúde e bem-estar, idealizado para fomentar o ensino e educação em saúde,  visando trazer ao público, através da informação, sua autonomia, autocuidado e bem-estar.

Com foco em promover a saúde, a ADC foi criada por profissionais de Enfermagem e outras categorias para divulgar informações confiáveis e de qualidade para o público em geral.

CHEGOU O NOVO EPISÓDIO DA 2ª TEMPORADA DO PODCAST ADC ARTE DE CUIDAR!!

O tema dessa vez é: Trombose

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves. Saiba mais no episódio!

OUÇA ESTE NOVO EPISÓDIO CHEIO DE NOVIDADES E INFORMAÇÃO!

A ADC "Arte de Cuidar" agradece sua atenção e desejamos a você uma ótima vida!!

CONTATOS  ADC:

Instagram: @adcartedecuidar

Facebook: @adcartedecuidar

Spotify: https://open.spotify.com/show/5GdoN1oE7NdfCcA86rQnek

E-mail: adcartedecuidar@gmail.com

WhatsApp: (11) 93948-0753

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da RÁDIO JORNAL DA MULHER BRASILEIRA, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas..

Destaque a saúde mental e a conscientização dos transtornos mentais

Principais fatos

Existem diversos transtornos mentais, com apresentações diferentes. Eles geralmente são caracterizados por uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamento anormais, que também podem afetar as relações com outras pessoas.

Entre os transtornos mentais, estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo.

Existem estratégias eficazes para a prevenção de transtornos mentais como a depressão. Há tratamentos eficazes para os transtornos mentais e maneiras de aliviar o sofrimento causado por eles.

O acesso aos cuidados de saúde e aos serviços sociais capazes de proporcionar tratamento e apoio social é fundamental.

A carga dos transtornos mentais continua crescendo, com impactos significativos sobre a saúde e as principais consequências sociais, de direitos humanos e econômicas em todos os países do mundo.

(Fonte: https://www.paho.org/pt/topicos/transtornos-mentais, data de acesso: 14/09/2023)

10 de Outubro - Dia Mundial da Saúde Mental

“Saúde mental para todos: vamos torná-la realidade”: 10/10 – Dia Mundial da Saúde Mental

No Sistema das Nações Unidas as comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental se estendem ao longo de todo o mês de outubro, com painéis de discussão, eventos e atividades.

O tema deste ano para o mês de campanha: “Saúde Mental em um Mundo Desigual” pretende aumentar a conscientização e lançar um apelo à ação para proteger as populações em risco, pois, em um mundo cada vez mais polarizado, com ricos se tornando mais ricos e o número de pessoas vivendo na pobreza ainda muito alto, evidencia que o acesso aos serviços de saúde mental continua desigual.

Em todos os países a pandemia teve um grande impacto na saúde mental das pessoas. Alguns grupos, incluindo profissionais de saúde e outros trabalhadores da linha de frente, estudantes, pessoas que vivem sozinhas e aqueles com problemas de saúde mental pré-existentes, foram particularmente afetados.

Para o Dia Mundial da Saúde Mental deste 10 de outubro, a Organização Mundial da Saúde (OMS), definiu como slogan: “Saúde mental para todos: vamos torná-la realidade”.

Durante a campanha de 2021, a OMS mostrará os esforços feitos em alguns desses países e encorajá-lo a destacar histórias positivas como parte de suas próprias atividades, como uma inspiração para outras pessoas.

Passados mais de 18 meses desde o início da pandemia COVID-19, em alguns países a vida está voltando a ter alguma aparência de normalidade; em outros, as taxas de transmissão e internações hospitalares permanecem altas, prejudicando a vida de famílias e comunidades.

É hora de capitalizar essa energia renovada entre os líderes governamentais para tornar realidade o atendimento de saúde mental de qualidade para todos. O Dia Mundial da Saúde Mental é uma oportunidade para governantes, organizações da sociedade civil e muitos outros falarem sobre os passos que já estão dando e que pretendem dar em prol desse objetivo.

FONTES:

Organização das Nações Unidas (ONU)

Organização Mundial da Saúde (OMS)

World Federation of Mental Health

(Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/saude-mental-para-todos-vamos-torna-la-realidade-10-10-dia-mundial-da-saude-mental/, data de acesso: 14/09/2023)

Quem está em risco de desenvolver transtornos mentais?

Os determinantes da saúde mental e transtornos mentais incluem não apenas atributos individuais, como a capacidade de administrar os pensamentos, as emoções, os comportamentos e as interações com os outros, mas também os fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais, como as políticas nacionais, a proteção social, padrões de vida, as condições de trabalho e o apoio comunitário.

Estresse, genética, nutrição, infecções perinatais e exposição a perigos ambientais também são fatores que contribuem para os transtornos mentais.

Saúde e apoio

Os sistemas de saúde ainda não responderam adequadamente à carga dos transtornos mentais. Como consequência, a distância entre a necessidade de tratamento e sua oferta é ampla em todo o mundo. Em países de baixa e média renda, entre 76% e 85% das pessoas com transtornos mentais não recebem tratamento. Em países de alta renda, entre 35% e 50% das pessoas com transtornos mentais estão na mesma situação.

Um outro problema é a má qualidade dos cuidados prestados a muitos que recebem tratamento.

Além do apoio dos serviços de saúde, pessoas com transtornos mentais precisam de apoio e cuidados sociais. Frequentemente necessitam também de ajuda para acessar programas educativos que se adaptem às suas necessidades e encontrar emprego e moradia que lhes permitam viver e ser ativos nas suas comunidades locais.

OMS: Transtornos mentais (inglês)

Parceiros estratégicos

Centros Colaboradores da OPAS/OMS

(Fonte: https://www.paho.org/pt/topicos/transtornos-mentais, data de acesso: 14/09/2023)

29 de Setembro - Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos

Um dos temas que mais impressionam em relação as fragilidades humanas, em primeiro lugar está a fome e a sede, e a seguir o controle da dor (sem ter acesso a remédios e tratamentos)...

Reduzir desperdício de alimentos é essencial para combater fome global

29 setembro 2022

No “dia 29”, Dia Internacional para Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, as Nações Unidas lembram que 17% do que é produzido se perde entre a colheita e as prateleiras dos supermercados e armazéns.

Perda de alimentos eleva emissões de gases que causam aquecimento global. A média de emissões geradas pela perda de alimentos é de 7% do total dos gases que causam o efeito estufa e ocupam quase 30% da terra agricultável usada para produzir os alimentos, que acabam nunca sendo consumidos.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA) lideram as ações para esta data, criada em 2019 pela Assembleia Geral da ONU.

Todos os dias no mundo são perdidas toneladas e toneladas de alimentos apropriados para o consumo. Estima-se que 17% de toda a produção global de comida é desperdiçada, sendo a maior parte deste montante dentro das casas. Locais que servem comida, como restaurantes por exemplo, totalizam 5% desse desperdício e 2% os varejos de alimentos.

A perda de alimentos e comida sendo jogada fora contrastam com um mundo, onde desde 2014, o número de pessoas que passam fome tem aumentado.

Hoje, 29 de setembro, Dia Internacional para Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, a ONU tem um recado: para combater a fome será preciso evitar o desperdício.

Para as Nações Unidas, esta é uma oportunidade de pedir ação dos setores público e privado, de autoridades locais e nacionais e de empresários e indivíduos. A ordem é priorizar ações que promovam inovação na redução da perda de comida com sistemas resilientes e melhor preparados.

Efeito estufa- O Dia Internacional é celebrado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que também ressalta a importância da mitigação da mudança climática e da segurança alimentar e nutrição no combate à fome.

O desperdício mina a sustentabilidade dos sistemas alimentares. Quando a comida se perde, os sistemas usados para a produção dos alimentos como água, terra, energia, força de trabalho e capital também são desperdiçados.

A perda de alimentos gera emissões de gases que contribuem para a mudança climática e até para a alta no preço dos produtos.

A média de emissões geradas pela perda de alimentos é de 7% do total dos gases que causam o efeito estufa e ocupam quase 30% da terra agricultável usada para produzir os alimentos, que acabam nunca sendo consumidos.

O Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos foi estabelecido pela Assembleia Geral da ONU, em 2019.

Além da FAO, o Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA) lidera as ações de celebração da data, todos os anos. Email

Entidades da ONU envolvidas nesta atividade

FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura

PNUMA - Programa das nações Unidas para o Meio Ambiente

(Fonte: https://brasil.un.org/pt-br/201443-reduzir-desperd%C3%ADcio-de-alimentos-%C3%A9-essencial-para-combater-fome-global, data de acesso: 15/09/2023)