Mais uma vez comemora-se festivamente o Dia dos Professores - 15 de outubro. Embora todas as pessoas reconheçam a importância que tiveram os meios escolares em suas vidas, a maioria, não conserva o hábito de preservar a amizade de seus mestres, às vezes, até já esqueceram o nome de suas primeiras professoras, responsáveis pela base da alfabetização e dos primeiros passos na educação.
A área do marketing ainda não explora massivamente junto à mídia esta data comercialmente, incentivando a compra de presentes ou lembranças comemorativas da data.
Com salários baixos e trabalho intensivo, até com risco de segurança pessoal nas periferias, lá estão mulheres e homens acreditando na transmissão dos conhecimentos e que têm como missão o magistério.
Interessante observar que as mulheres são a maioria trabalhadora da área, e atuam em maior número nos primeiros bancos escolares, mas, são a minoria no ensino universitário ou de pós-graduação.
A Escola é a instituição de fundamental importância e alicerce na formação de nossos comportamentos sócio-culturais-profissionais, além de ser o local que serve de base para modificar os padrões da sociedade. Deste modo, consideramos que a escola é o lugar preferencial para que haja uma mudança atenta para as questões de gênero, dentre outras diversidades sócio-culturais, para promover a igualdade.
Trata-se de um contínuo desafio na área do magistério, desde a elaboração do conteúdo programático até a seleção bibliográfica ou de referência para pesquisa, além de estimular o debate em sala de aula, temas para trabalhos monográficos e em eventos acadêmicos.
Parabenizamos a todas as mulheres e homens da área da educação neste dia.
Abraço de Elisabeth Mariano e da equipe Jornal da Mulher Brasileira.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
A FENAD (Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes) coordenará o evento da 7ª Campanha com o apoio da OPAS (Organização Panamericana de Saúde) e sob o tema: "Combata a Obesidade e Previna o Diabetes". Trata-se de uma realização mundial da IDF (Federação Internacional de Diabetes) e da OMS (Organização Mundial de Saúde) que ocorrerá em São Paulo, na sede da ANAD (Associação Nacional de Assistência ao Diabético).
A FENAD conta com o apoio da IDF, da OMS e da OPAS, e objetiva proporcionar à população, em geral, conhecimentos sobre o Diabetes (doença que pode evoluir entre 7 a 10 anos, sem proporcionar qualquer sinal de sintoma).
Geralmente, o diagnóstico é feito por meio de complicações que já acometeram o paciente, tais como: cegueira, enfartes, insuficiência renal, amputações dos membros inferiores e outras. O evento ocorrerá em 14 de novembro, com abrangência nacional, tendo como participantes as Secretarias de Saúde de todo o Brasil, Associações, grupos, núcleos, ligas e serviços de Diabetes, laboratórios de Análises Clínicas, dentre outros.
Destina o atendimento principalmente ao grupo de risco para o Diabetes que são as pessoas: obesas, que tenham parentes com Diabetes, hipertensas, de terceira idade, hiperglicêmicas, mulheres que tiveram Diabetes gestacional, mães que tiveram filhos com 4 kg ou mais, coronariopatas.
Na ocasião serão realizadas as seguintes ações gratuitas: Detecção de Diabetes - previsão de dez mil exames - teste de glicemia capilar com material descartável; orientação multiprofissional; educação por meio de palestras concomitantes com multiprofissionais na área de Diabetes; para os diagnosticados na Campanha - mil atendimentos em cada área: exame de fundo de olho; avaliação e orientação podológica; avaliação odontológica; avaliação nutricional; avaliação fisioterapêutica; aferição de pressão arterial; avaliação vascular; avaliação de rins - microalbuminúria; testes de colesterol; hemoglobina glicada.
Informações: telefone (11) 5572.6559 ou (11) 5572.6704.
De 26 a 31 de janeiro de 2005, ocorrerá em Porto Alegre/RS o Fórum Social Mundial/2005; que será a quinta edição do evento. O prazo final para inscrições de pessoas individuais ou de entidades é em 30 de novembro de 2004.
Para informações de preços e formulário de inscrição acesse o site do FSM: http://www.forumsocialmundial.org.br.
Desde 1998, o Ministério da Saúde declarou o combate à tuberculose como prioridade nacional e tem como motivo a informação de que o Brasil ocupa a 15ª posição entre os 22 países que registram ter aproximadamente 80% dos casos de tuberculose, nas estatísticas mundiais. No ano de 2000, foram notificados acima de 82 mil casos novos de pessoas acometidas de tuberculose em nosso país, entretanto, a Organização Mundial da Saúde calcula em torno de 116 mil casos. Isto quer dizer que milhares de pessoas não recebem o tratamento adequado para a tuberculose. O Estado de São Paulo é o detentor de maior número de casos notificados no país, e no ano de 2002, registra mais de 18 mil casos novos.
Por este motivo, a equipe do Programa de Controle da Tuberculose do Estado de São Paulo (PCT/SP) vem supervisionando programas de tratamento da população, tais como os de DST/AIDS.
As estratégias se desenvolvem por meio de trabalho conjunto com várias organizações da sociedade civil (OSCs) para que estas, incluam entre seus temas o combate à tuberculose. Considera-se que esta doença estigmatiza muito o paciente e é causa da continuidade do empobrecimento. As ONG´s ou OSC´s interessadas de engajarem-se nesta causa devem contatar Vera M. N. Galesi, coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose, pelo e-mail amigosdatb@cve.saude.sp.gov.br.
O Ministério da Saúde adverte que aproximadamente mais de 400 mil pessoas no Brasil são portadoras de HIV (vírus da AIDS) e ainda não sabem. Deste modo, foi lançada a Campanha Fique Sabendo; o Portal GAPA de Ribeirão Preto (GAPA - RP), que oferece informações sobre o HIV, métodos de prevenção, e onde é possível fazer o exame, em todo o Brasil, dentre outras importantes informações. Para maiores informações acesse http://www.gaparp.org.br.
O livro das autoras americanas Adele Faber e Elaine Mazfish foi traduzido por Adri Dayan, Dina Azrak e Elisabeth Wajnryt, especialistas em Comunicação, Educação e Relacionamento do Projeto ARTE DE EDUCAR. Elas desenvolvem os workshops ARTE DE EDUCAR em sete encontros (módulos) semanais. Informações, e-mail dayans@terra.com.br.