Jornal da Mulher Brasileira


Edição nº 45 - de 15 de Outubro de 2005 a 14 de Novembro de 2005

Olá Leitores!

Igualdade Racial como um desafio para a Mídia

Encontro Internacional África-Brasil Igualdade Racial: Um desafio para a Mídia, que ocorreu em São Paulo, de 12 a 14 de outubro, reuniu um grupo de doutores, especialistas e estudiosos sobre a diversidade racial e étnica para debater a condição atual e os desafios que este tema apresenta para a mídia.

No mundo acadêmico, de pesquisadores e de militantes este foi um dos principais eventos da atualidade, que reuniu quase 30 convidados de 16 países africanos, e delegações brasileiras de quase todas as regiões do país.

Ao final do Encontro foi elaborado "um documento de compromissos, construído coletivamente, com propostas para as linhas de ações afirmativas a fim de que a mídia tenha uma postura pró-ativa na realização da igualdade racial, bem como passe a existir uma forte cooperação entre África e Brasil nesta direção", destacou o Doutor Ismar de Oliveira Soares (coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da USP). (Fonte: Adital).

Ao percebermos a importância deste encontro questionamo-nos como está a representatividade dos/as afro-brasileiros/as na área da comunicação em nosso país, e até mesmo como estão sendo noticiados pela mídia.

Há realmente um grande desafio para que ocorra a igualdade racial na área da comunicação, e faltam representatividades femininas.

Neste evento, a cantora Leci Brandão mostrou seu talento dando visibilidade à mulher afro-descendente.

Entregamos-lhe esta edição com abraço da equipe Jornal da Mulher Brasileira.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Artesanato e Turismo Ibero-Americano serão debatidos no II Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável

O "artesanato agrega valor ao turismo e contribui para reforçar a identidade de uma região e de um país. O turismo amplia o mercado e abre novos negócios, fortalecendo o artesanato. Assim se conduz a parceria entre os dois setores, que será discutido em profundidade durante o Seminário Ibero-Americano de Turismo e Artesanato, que o Ministério do Turismo realizará, em parceria com a Fundação Espanhola para a Inovação do Artesanato e a Agência Espanhola de Coperação Internacional. O evento ocorrerá de 24 a 27 de outubro, no Rio de Janeiro, durante o 2º Encontro Mundial de Turismo para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável - Destinations 2005".

O "Seminário será um espaço aberto ao público, onde representantes do setor artesanal e do turismo de países ibero-americanos (Argetina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Repúblico Dominicana, Uruguai e Venezuela) e mais União Européia poderão refletir sobre experiências de turismo como foco gerador de renda para as comunidades artesanais. Além disso, o debate deve contribuir para a disseminação de práticas corretas de atuação que facilitem uma oferta conjunta de turismo e artesanato".

Informações e inscrições: www.desti-nations.net.

(Fonte: Assessoria de Comunicações MTUR - Ministério do Turismo)

Grito Continental dos Excluídos

Em 12 de outubro ocorreu o "Grito Continental dos Excluídos", que é uma articulação mundial em conjunto com o Conselho Internacional do FSM e, também, integra a coordenação do Fórum Social das Américas e do Fórum Social do Caribe.

Neste 12 de outubro, nas Américas e no Caribe, o "Grito apontou a necessidade de uma construção de uma outra integração entre os povos, que seja não só econômica, mas política, cultural e com respeito à diversidade e à pluralidade." Para saber mais sobre as manifestações e para ler o Manifesto do Grito Continental, acesse o site do Grito dos Excluídos.

(Fonte: Informativo ABONG)

Livro: Eduque com Carinho

"Pais negligentes, filhos depressivos. O comportamento dos pais é essencial para afastar os filhos da depressão." A "edição Eduque com Carinho (Editora Juruá) de autoria da psicóloga Lídia Weber, é formada por dois livros: um para os pais e outro de textos e atividades".

Informações: Editora Juruá.

(Fonte: Comunique-se, em 30/09/05)

Livro: Criando e ama sua filha adolescente

De autoria de Debra Whiting Alexander, pela Editora M. Brooks foi lançado o livro: "Criando e ama sua filha adolescente".

Trata dos "conflitos entre mães e filhas adolescentes, que parecem nunca ter solução. As genitoras buscam explicações para a repentina mudança de comportamento das garotas que passa, em um dia de bebês a mulheres fisiologicamente preparadas para terem bebês. Assim se busca explicar as atitudes das filhas e apontar às mães algumas atitudes possíveis".

(Fonte: jornalista Carina Eguia, assistente Tainá Ianone, assessoria Ricardo Viveiros - Oficina de Comunicação, in Comunique-se, em 13/09/05)

Livro: Romance 180 Graus

Foi lançado, recentemente, o Romance 180 Graus, com autoria de Márcia do Valle, pela Editora Marco Zero.

Trata-se de uma "feliz combinação de drama e romance, 180 Graus alterna a narrativa de duas personagens femininas, retratando certezas e dúvidas, conformismo e inquietação, sensatez e loucura".

(Fonte: assessora Rachel Maia)

Lançamento Novo Guia Oficial do Instituto Franchising

O Instituto Franchising divulga que estão recebendo anúncios para a nova edição do Guia Oficial do Instituto Franchising. Contatos: (11) 3549-9910.

(Fonte: Instituto Franchising)