Recentes dados estatísticos mundiais foram apresentados, analisando a participação das mulheres na política, comparando-se vários países (vide: www.adital.com.br, em 08/03/2006). Transcrevemos, aqui, parte do ranking divulgado pela "União Interparlamentar (IPU) que analisou 187 países e apontou uma tendência de crescimento na presença de mulheres nas Casas Legislativas de diversas partes do mundo".
"Na América do Sul, o Brasil é o pior colocado na lista, em 107º lugar, bem atrás da Argentina (9º), Guiana (17º), Suriname (26º), Perú (55º), Venezuela (59º), Bolívia (63º), Equador (66º), Chile (70º), Colômbia (86º), Uruguai (92º) e Paraguai (99º)".
A IPU explica que "a melhora no desempenho de alguns países americanos deve ser atribuída à introdução de políticas de cotas mínimas para candidatas, a exemplo do que ocorreu na Bolívia e na Venezuela".
Estas informações são muito importantes para serem analisadas pelos grupos femininos que atuam dentro dos partidos políticos no Brasil, para reverem as atitudes que devem ser tomadas diante das leis de cotas, incentivando a participação das mulheres, nas candidaturas aos cargos políticos, pois o acesso delas aos âmbitos do poder do Legislativo também demonstram mundialmente o desenvolvimento social de nosso país, em comparação com os outros no mundo.
Entregamos esta edição nº 52 com o abraço de Elisabeth Mariano e a equipe do Jornal da Mulher Brasileira.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Sob o tema: "Movimento de Mulheres Lésbicas como sujeito político: Poder e Democracia", ocorrerá o VI Seminário Nacional de Lésbicas, entre 18 e 21 de Maio, em Recife / PE. O VI Seminário reunirá 300 mulheres de todo o país, representantes governamentais e discutirá políticas e intervenções que serão propostas pelos movimentos para serem adotadas pelos municípios, estados e governo federal.
No dia 19 de Maio ocorrerá a I Caminhada de Mulheres Lésbicas e Simpatizantes de Pernambuco.
Foi lançada a 2ª fase da Campanha - "Onde você guarda seu Racismo?", no Rio de Janeiro, organizada "pelo Movimento Diálogos contra o Racismo, onde serão apresentados vídeos e debates para questionar porque o racismo existe, faz mal para todo o mundo e se manifesta de diferentes formas. As vezes, em atitudes discretas, sutis quase imperceptíveis. Outras vezes são agressões explícitas, um olhar, um comentário, uma piada ou simplesmente uma reação física". A Campanha - Onde você guarda seu Racismo?, é uma iniciativa idealizada pela ONG IBASE e que reúne mais de 40 instituições da Sociedade Civil na luta pela igualdade racial no Brasil".
É considerável o aumento do número de mulheres desde o ensino fundamental ao médio, emtodo o país. As estatísticas destacam que as garotas já representam "47,7% das matrículas 1ª a 4ª série; 50,3% de 5ª a 8ª série, e 54,1% nas três séries do ensino médio". Também "no ensino superior as mulheres emplacam 56,4% das matrículas". Em todas as regiões, em 2004, as mulheres eram a maioria no ensino superior, sendo que o Sudeste apresenta uma superação de 232 mil matrículas femininas, a mais do que a dos homens.
Ocorrerá nos dias 16 e 17 de Setembro de 2006, no Rio de Janeiro, promovido pelo SINARJ - Sindicato dos Astrólogos do Estado do Rio de Janeiro, o 8º Simpósio Nacional de Astrologia do SINARJ.
Informações: www.sinarj.com.br.