Um dos fatos que mais prejudicam qualquer negócio é a concorrência desleal e a falta de ética entre colegas, ou de grandes empresários que depredam pequenos negócios e buscam “quebrar” de algum modo, a fim de se apossar de uma idéia criativa ou inovadora. No entanto, há oportunidades para todos desenvolverem suas capacidades de forma exitosa, buscando muitas vezes complementar o nicho de outros de forma valorativa e até em formato de parceria, complementação etc. de forma clara e amistosa.
Nesta edição do Jornal da MULHER BRASILEIRA, que completa os seus 18 anos queremos destacar uma inovação feita no segmento de moda, há sete meses, por Vanessa Wander do Fashion House (empresa de Maringá/PR). Ela montou um evento em formato de “show-room itinerante”, que já esteve em diferentes Estados brasileiros. Além de “oferecer a proximidade das indústrias de confecção com o público lojista, ela reúne empresários do setor da confecção de diversos pólos do país, em um "show-room de pedidos itinerantes", além de "demonstrar a diversidade da moda de pólos como o Pará, Goiás, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul etc.)”.
O evento já conta com apoio de algumas entidades, principalmente da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), segundo fontes do Comunique-se.
Note-se que em contra partida, ocorre em São Paulo o 32° Encontro da Moda Feminina, que tradicionalmente reúne centenas de expositores vindos de outros Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Rondônia, que integra quase uma dezena de milhares de compradores nacionais e internacionais, de confecções das pequenas e médias empresas.
Tudo isto se deve a idealizadora do evento, Sarah Vaintraub, que se tornou uma das pioneiras neste segmento, oportunizando que em São Paulo sejam feitas a divulgação dessas marcas e novas vendas de coleções de vestuários.
Ela também conta com o apoio de importantes entidades tais como: "ABIT, ABRAVEST, SINDPROM, SINDIVEST E SEBRAE" (conforme fonte da Maquinário Assessoria de Comunicação).
O que se pode perceber nestas duas iniciativas que atuam no mesmo segmento, mas com formatos diferentes, é que o mercado é atendido em suas diversas necessidade e nuances, há um aumento e potencialização econômica das pequenas e médias confecções, e que não se chocam entre si, cada uma obtendo sua oportunidade de empreendedorismo, embora tenhamos que reconhecer a atuação e o pioneirismo de Sarah Vaintraub, neste seu 32° Encontro da Moda em São Paulo.
Também vale ressaltar, principalmente, que a área de comunicação no segmento de eventos que emprega tantas pessoas nesse Brasil afora, conta com a maioria de mão-de-obra feminina, desde a concepção de um evento até a sua fase final de execução, além de promover um excelente crescimento econômico, cultural, cientifico etc. Parabenizamos todas estas mulheres trabalhadoras ou empresárias na área de eventos.
Esperamos que você aprecie as notícias que selecionamos para você nesta edição n° 61, receba o abraço de Elisabeth Mariano e equipe Jornal da MULHER BRASILEIRA.
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A empresa "Bionatus sempre teve consciência ecológica", e é considerada a terceira maior fabricante de fitoterápicos do Brasil, sua sede é em São José do Rio Preto / SP.
Atualmente, a Bionatus - Laboratório Botânico Ltda. está distribuindo um milhão de sacolinhas oxi-biodegradáveis por mês. Estas são "sacolinhas ecologicamente corretas, que se decopõem na natureza muito mais rápido do que a de plástico convencional". Segundo o gerente de marketing e novos negócios da Bionatus, Fernando Tales Rossini, para "fabricar a sacolinha oxi-biodegradável é preciso adicionar à matéria-prima do saco plástico convencional um aditivo que é adquirido na RES BRasil, de Campinas".
E, conforme Carlos Alberto Campos, representante comercial da Fabriplas, em São José do Rio Preto, "de todos os seus clientes, apenas a Bionatus nos solicitou o produto oxi-biodegradável".
Os "Estados e o Distrito Federal prorrogaram, até 31 de Dezembro de 2008, o convênio que concede isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para aquisição de veículos conduzidos por pessoas com deficiência física.
A isenção do ICMS para aquisição de veículos para pessoas com outros tipos de deficiência, sejam elas condutoras ou não, a exemplo da isenção praticda no imposto federal, o IPI, foi defendida pela CORDE (Coordenadoria para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), em reunião da Comissão Técnica Permanente do ICMS (COTEPE), que procedeu o encontro do CONFAZ".(...)
A "gestão de empresas falidas por trabalhadores foi o tema de um ciclo de debates que ocorreu no dia 26 de Janeiro, em São Paulo, na sede da Associação Nacional de Trabalhadores e Empresas de Autogestão (ANTEAG), com a participação do Secretário Nacional da Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Paul Singer. O evento discutiu "As perspectivas da Autogestão e Economia Solidária"".
A ONG Comulher - Comunicação Mulher, convida para visitação ao recém-lançado Portal Comuniles. Trata-se de uma mídia "para lésbicas, mas também disponível a todas as pessoas comprometidas com a idéia de um mundo sem preconceitos e mais justo. A criação do Portal foi financiada pela Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. Nove integrantes dos grupos de lésbicas e duas do Comulher estão sendo capacitadas para produzirem os sites de suas entidades e administrar e manter o portal."
Informações: comulher@uol.com.br ou pelo site: http://comulher.sites.uol.com.br.
O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana - CONDEPE lançou o livro: "Crimes de Maio", obra organizada por Rose Nogueira e Celeste Marcondes, no dia 2 de Fevereiro, no Recanto Cultural Lua Nova, em São Paulo.