Jornal da Mulher Brasileira


Edição nº 67 - de 15 de Agosto de 2007 a 14 de Setembro de 2007

Olá Leitores!

A questão de guarda, de pensão, não é “interesse do pai ou da mãe, é pela conveniência do filho. O estar com o pai ou com a mãe é um direito do filho.” (juiz Orsato/SC)

A “ausência do nome do pai no registro de nascimento traz dor e constrangimento” para milhares de pessoas brasileiras.

Em “busca do reconhecimento da paternidade, promotores em todo o país tem incentivado e orientado as famílias a completar esta importante lacuna.”

Exemplo disso, no dia 16 de agosto, a “Promotoria de Justiça de Defesa da Filiação do Distrito Federal, realizará uma audiência pública com mães que não declararam a paternidade de seus filhos ao registrar o nascimento.”

As mães são incentivadas a informar sobre quem é o pai de suas crianças. Esses homens são localizados, e, então, na Promotoria de Justiça, o "suposto pai" presta depoimento, ou em caso de dúvida, submete-se aos exames de DNA, para a  respectiva comprovação.

Para o “juiz da Vara da Fazenda de Lajes/SC, Silvio Orsato”, no entanto, “não basta somente o reconhecimento da paternidade por meio do registro. É necessário avançar para criar um vínculo sócio-afetivo entre um pai e um filho.” Para ele: “o simples registro não supre as necessidades das crianças. Estamos trabalhando a formação de uma nova cultura. O enfoque da paternidade como referencial para a criança. A criança tem a necessidade de que seja um pai participativo.” Ele, também afirma: “Essas questões de guarda, de pensão não é só interesse do pai ou da mãe, é pela conveniência do filho. O estar com o pai ou com a mãe é um direito do filho.”

O juiz Orsato defende a “guarda compartilhada dos filhos para estimular  a participação do pai e mãe na criação dos filhos.” Na opinião dele, “a falta de referencial paterno tem gerado conflitos domésticos e violência social.” (Fonte: Agência Brasil, 12/08/07).

Assim, as mulheres brasileiras que não tiveram a oportunidade de serem compreendidas pelos seus parceiros quando engravidaram, e, sozinhas, assumiram a maternidade, podem agora buscar o resgate do reconehcimento paterno para as suas crianças, adolescentes, ou jovens.

Também poderão dividir as responsabilidades educacionais pela guarda compartilhada, além de, principalmente, dar uma nova vida sem constrangimentos para suas filhas e para seus filhos, ao faltar o nome do pai nos registros de nascimentos ou outros documentos. Parabenizamos a iniciativa.

Receba a edição 67 com o abraço da equipe do JORNAL DA MULHER BRASILEIRA.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Futebol Feminino Brasileiro - Campeão Pan-Americano

As “brasileiras com um ótimo jogo derrotaram a seleção dos Estados Unidos pelo placar de 5 x 0. A partida final foi disputada no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro e contou com a presença de um enorme público que cantava com a vitória! Aline Pellegrino, capitã da seleção do Brasil, que atua na equipe CEUNSP Salto!“ (in http://www.ceunsp.edu.br/futebol/).

Apesar da “conquista, a seleção brasileira de futebol feminino passa por grande dificuldade. As atletas, em sua maioria, lutam por um patrocínio para poder tornar o esporte uma modalidade organizada e competitiva no Brasil.

No campeonato brasileiro feminino de 2006, por exemplo, estiveram presentes apenas oito equipes e pouca gente soube que o Botucatu, time de São Paulo, foi o campeão.” (in http://www.assuntoprincipal.com.br/index).

Nós da equipe Jornal da Mulher Brasileira também valorizamos todo o empenho e a vitória dessas campeãs e ficamos na expectativa de que elas possam, em breve, encontrar importantes patrocinadores, que as incentivem em suas carreiras esportivas e proporcionem  mais conquistas de medalhas para o nosso país.

Campanha estimula amamentação

O “Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançou no dia 1º de agosto, no Rio de Janeiro, a Semana Mundial da Amamentação no Brasil, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria. Na ocasião foi lançada também a campanha "Amamentação na primeira hora, proteção sem demora", ação que tem como objetivo o estímulo ao aleitamento materno logo após o parto. O vereador Carlos Neder é o autor da legislação municipal que estimula a prática do aleitamento materno, criando a Semana Municipal de Aleitamento Materno em São Paulo.”

(Fonte: BOLETIM CARLOS NEDER - 8/8/2007)

VII Concurso de Corais Infanto-Juvenis

O Concurso de Corais Infanto-Juvenis é coordenado pela Profª Loretana Paolieri Pancera, e realizado pelo Centro de Professorado Paulista / CPP há sete anos.

Trata-se de uma oportunidade para que todas as escolas estaduais, municipais, ou particulares que tenham corais, ou que pretendam formá-los, para participarem.

O evento ocorrerá entre os dias 18 a 21 de setembro de 2007, no auditório nobre do CPP.

As escolas interessadas em participar no concurso já poderão adquirir o regulamento no site: http://www.cpp.org.br.

(Fonte: Jornal dos Professores, ano XLII, n° 389, p. 4 - ed. agosto de 2007)

UEBRAJA - VII Concurso Infanto-Juvenil de Desenho e Pintura

Em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil (1908/2002), a UEBRAJA – União Educação BRASIL-JAPÃO, com o apoio do CPP realizará o VII Concurso Infanto-Juvenil de Desenho  e Pintura.

Poderão participar os/as alunos/as do ensino fundamental e ensino médio das escolas municipais, estaduais e particulares.

As escolas interessadas poderão solicitar o regulamento do Concurso pelo telefones (11) 3207-4315 ou (11) 3340-0511 com a profª Loretana Paolieri Pancera, Presidenta da UEBRAJA.

(Fonte: Jornal dos Professores, ano XLII, n° 389, p. 4 - ed. agosto de 2007)

Comunidade Negra na América Latina

A “Fundação Cultural Palmares promoveu os dias 31/07 até 3/08, no Rio de Janeiro-RJ o "I Seminário Internacional Intercâmbios Afro-latinos Diagnóstico e Perspectivas para a Comunidade Negra na América Latina", com a  finalidade de ampliar o diálogo entre os países da América Latina em especial, Brasil e Colômbia, que busca destacar o empenho dos movimentos políticos, culturais e acadêmicos, na implantação de ações afirmativas para a população afro-descendente latino americana. O evento foi realizado também em Salvador-BA, com outra programação, entre os dias 7 a 10de agosto.

As informações sobre o evento estão disponíveis no endereço http://www.palmares.gov.br/003/00301009.jsp?ttCD_CHAVE=777.

(Fonte: De Olho em Brasília 315 de 31/07/08)

Agressões contra o Meio-Ambiente, denuncie!

Para denunciar agressões ao meio ambiente, fauna e flora você pode discar gratuitamente para:

IBAMA – LINHA VERDE - disque 0800-61-8080.

POLICIA MILITAR AMBIENTAL - disque 0800-55-5199 (ou procure uma regional mais próxima de seu endereço).

POLÍCIA FEDERAL - Delegacia de Repressão e Crimes contra o Meio Ambiente e patrimônio Histórico (DELEMAPH) envie e-mail para: dmaph.cgpfaz@dpf.gov.br.

POLÍCIA CIVIL - Procure uma regional mais próxima de seu endereço.

Lançamento agenda: “O Nosso Casamento”

O “dia do casamento é muito importante para a maioria das pessoas, para muitos a data é um sonho. Mas, para chegar no dia marcado, com tudo pronto, um bom planejamento é imprescindível.

Para tornar a fase de preparativos mais fácil e prazerosa, será lançada a primeira agenda de casamento do país, - trata-se da agenda: “O Nosso Casamento” - o guia para noivos, organizado por Margareth Marinho e Daniela Portella, promete auxiliar noivas e noivos nos preparativos para o casamento.” Editora: DLO.

(Fonte: Ampla Soluções em Comunicação / Liège Camargos e Aline Barbosa)

IBDFAM abre inscrições para apresentação de trabalhos técnicos no IV Congresso de Família

“O tema “Família e Solidariedade” vai pautar o VI Congresso Brasileiro de Direito de Família, que será realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, de 14 a 17 de novembro em Belo Horizonte - MG. As inscrições para apresentação de trabalhos técnicos já estão abertas e vão até o dia 15 de agosto. Serão selecionados seis trabalhos para exposição oral e publicação nos Anais do evento. O resultado será divulgado até o dia 30 de setembro. Também já estão abertas as inscrições para o evento que podem ser feitas no site http://www.ibdfam.org.br/sextocongresso ou pelo e-mail ibdfam@adventocongressos.com.br.

O evento contará com 34 palestras seqüenciais com expositores de todas as regiões do país e do exterior e ainda com a apresentação de trabalhos técnicos. Estão previstas reuniões profissionais temáticas (magistrados, advogados, promotores de justiça, professores, acadêmicos e interdisciplinar) e também a assembléia geral e a eleição da diretoria do IBDFAM. Além da feira e dos lançamentos de livros jurídicos, o Congresso terá apresentações artístico-culturais, entrega de prêmios e homenagens e uma grande festa em comemoração dos 10 anos do IBDFAM.”

(Fonte: http://www.ibdfam.org.br)

Congresso e jornada “CRIME, JUSTIÇA E VIOLÊNCIA”

Entre os dias 30/08/2007 a 03/09/2007 ocorreu o  I Congresso Internacional Rede LFG e IPAN “Crime, Justiça e Violência” - II Jornada de Professores de Direito Penal do Mercosul.

Informações: http://www.lfg.com.br.

(Fonte: NAVCV)