Jornal da Mulher Brasileira


Edição nº 79 - de 15 de Agosto de 2008 a 14 de Setembro de 2008

Olá Leitores!

A prosperidade do país está na proteção da criança

"Não haverá em nenhum país prosperidade, paz e igualdade social se não colocarmos a criança e sua família em primeiro lugar", diz o professor Paulo José de Lara Dante (*)

Conforme recente artigo do prof. Lara Dante torna-se necessária a proteção para as “crianças oriundas de lares pobres, filhas de pais enfraquecidos e sem perspectivas, que são tratadas como gente grande e obrigadas, ainda pequeninas, a trabalhar para aumentar a renda familiar. Para as sobreviventes, as conseqüências dessas experiências são traumáticas.”

Seu artigo aborda sentimentalmente a condição de crianças que ele viu na av. Paulista, em São Paulo, cena tão comum, que as pessoas já não mais se comovem com essa triste realidade no cotidiano, comovido em seu interior ele questiona, se há uma “Predestinação? Palavra que consola, ante minha impotência de cidadão diante dessa verdade que nos envergonha”, concluiu em sua análise.

Cita então a cifras amedrontadoras que crianças trabalhadoras infantis, na faixa etária de 5 a 15 anos, estão próximas de 2,1 milhões e que só no estado de São Paulo temos ainda 200 mil, e que para vencer este tormento será necessário que se “faça valer o princípio da proteção integral em cada município brasileiro, que terá novos governantes em 2009.”

Para o prof. Lara Dante; “O primeiro ponto é identificá-las, depois criar um patamar de direitos e oportunidades às famílias e às crianças. É preciso proporcionar uma estrutura mínima à família e enfrentar o maior dos desafios: a geração de emprego e renda! Há modelos exitosos, e eles só existem se o combustível for o comprometimento e a coragem!”

Em sua conclusão, ele alerta aos candidatos e às candidatas nas próximas eleições municipais que “Não existem crianças predestinadas e, embora elas já nasçam com limitações sociais, fisiológicas e econômicas, a predestinação deixa de existir com a nossa repulsa e nossa indignação, elementos que nos impulsionarão à luta pelos direitos de cada criança. De todas as crianças. Das que estão neste momento executando um trabalho e perdendo a sua infância, quando não a sua vida.”

Chama atenção o artigo advindo do prof. Lara Dante, principalmente, porque nos situa e posiciona que é necessário verificar quais são as propostas das atuais candidaturas ao legislativo e executivo municipal, se há a inclusão de políticas públicas na erradicação do trabalho infantil.

Além disto, também serve para que as mulheres brasileiras procurem verificar como estão agindo em suas ONGS, escolas, igrejas, e até na contratação de mão-de-obra das crianças e adolescentes, no serviço doméstico, de auxiliares nas empresas, ou se conhecem alguma situação semelhante nas vizinhanças de bairros mais carentes, etc.

Com esta importante reflexão neste artigo com tão relevante cunho social entregamos para você a edição nº 79 com um fraternal abraço de Elisabeth Mariano e equipe Jornal da Mulher Brasileira.

(Fonte: *Paulo José de Lara Dante é coordenador da área de Formação Profissional e Responsabilidade Social da Fecomerciários do Estado de São Paulo, membro da Coordenação Colegiada do Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, membro da Comissão Estadual do Peti/Bolsa Família e coordenador da Câmara Temática de Combate ao Trabalho Infantil no Comércio Informal. Artigo do cadernosp, São Paulo inserido em 29.07.08, no Portal Vermelho)

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Andropausa – atinge os homens desde os 50 anos de idade

Do “mesmo jeito do que a mulher tem seu climatério e no decurso dele (depois da menopausa) já não terá possibilidades de engendrar, também a idade produz mudanças na sexualidade masculina, embora de modo muito diferente. Pareceria como que a natureza não tivesse tido vontade de amarrar o homem a períodos regulares nem a limites bruscos, como se o necessitasse sempre disponível - ainda avançado em anos - para a procriação. Mas, como é o ajustamento do casal perante processos muito diferentes, depois de compartilhar sua sexualidade pelo espaço de várias décadas?

Faz alguns anos, começou-se a usar o termo andropausa para abranger as mudanças que começam a atingir o homem desde os 50 anos para a frente e que têm a ver com a diminuição progressiva do nível de androgênios. Isso se reflete em todos os processos do organismo, mas suas conseqüências se percebem sobretudo na capacidade sexual.

Mas, será que é certo o termo andropausa? Muitos especialistas acham ele errado, posto que, nascido das semelhanças com o processo feminino da menopausa, pode acabar sendo comparável mas não idêntico.

Menopausa provem do grego e significa a cessação do período mensal (menstrual). Por outra parte, andro faz referência a homem e um homem não cessará de ser ele mesmo, ainda quando suas capacidades sexuais declinem.

Tem-se feito a proposta de chamar a esse processo o climatério masculino mas, mais uma vez estamos perante problemas etimológicos. Também o termo provem do grego, escalão e é apropriado no caso da mulher, posto que indica uma mudança definitiva, como é o termo da função de procriar. Por outro lado, no homem essa função pode-se manter além dos 70 anos, logicamente dependendo de cada caso. Mais do que a um escalão, o processo se asemelha a um longo plano descendente, levemente levantado.

Ainda assim e até que a ciência adote um termo mais apropriado, nós usaremos andropausa para nomear este processo do que já conhecemos duas das suas mais notórias diferenças perante o feminino: é longo e paulatino e não acaba repentinamente com a capacidade de engendrar a vida, nem também não com o desejo e a prática da sexualidade.

A andropausa pode produzir muitas mudanças e muitos sintomas, os que podem-se apresentar não somente como sinais referidos diretamente à função sexual, como por exemplo a dificuldade para produzir e manter a ereção. Também atingem o plano anímico, podendo causar irritabilidade, inquietação ou até uma tendência à depressão. A verdade é que por volta dos 60 anos, quase a metade da população masculina pode apresentar algumas das seguintes alterações:

As mudanças na sexualidade são simplesmente um aspecto do processo, mas todos os outros aspectos ajudarão para que o homem sinta que vai perdendo sua masculinidade, sua potência sexual, seu atrativo. Também com eles poderá perder um pouco de sua segurança habitual e de sua auto-estima. Ao menos que tenha a informação suficiente para compreender o que lhe está acontecendo e ajustar-se a sua nova realidade sem um sentimento de perda.

Inclusive a consulta com um profissional "Andrólogo", ajudará a dissipar todos os medos e será a guia para realizar um tratamento apropriado.

Em todos os casos, sugere-se como medidas gerais: uma dieta saudável, não fumar, realizar uma rotina periódica de exercícios físicos, controlar o peso e o consumo de bebidas alcoólicas.

Não apenas as mudanças orgânicas e psíquicas são as que influenciam no declínio da sexualidade humana por causa da idade, também são as mudanças culturais, posto que é geral a idéia de que os homens maiores de 50 anos e as mulheres depois da menopausa vão abandonando progressivamente o interesse pelo sexo. A sociedade em geral aceita o preconceito duma velhice naturalmente sem sexo. Nada mais longe à verdade.

A sexualidade humana, com a diferença da função sexual das outras espécies, não está constituída somente de processos orgânicos e tendências instintivas. Tanto o homem quanto a mulher possuem uma sexualidade formada também por elementos psicológicos muito fortes, os que às vezes influenciam muito mais do que o fator físico, dando lugar a uma variedade e uma riqueza inesgotável de desejos, atividades e preferências.

Inclusive, isso acontece talvez mais no homem do que na mulher já que, como fazíamos referência anteriormente, o homem está ligado a uma sexualidade sem períodos definidos, interrupções repentinas, nem lapsos de abstinência por causa do processo da procriação. Mas também ligado a essa função procriadora durante uma época muito mais extensa da vida do que a mulher. Tudo isso faz com que um homem na idade madura, ainda velho, mantenha intacta e até potenciada toda a carga psicológica que abrange a sexualidade.

O problema se lhe apresenta quando procura continuar manifestando toda essa energia do mesmo jeito do que quando seu corpo era jovem. É nesse momento onde ele se defronta com o problema maior e a causa maior de angústia de muitos homens que, mantendo aceso o desejo, não têm sabido adaptá-lo à sua nova realidade orgânica.

Uma reorientação da energia sexual (libido) e uma aprendizagem junto à mulher, que também tem passado grandes mudanças, podem fazer com que os velhos desfrutem duma sexualidade renovada até uma idade verdadeiramente avançada e ainda até o fim da vida. Essa sexualidade terá ritmos novos, códigos diferentes e práticas alternativas às anteriormente tão freqüentes, como a penetração.

Tudo isso faz da velhice, a idade sexual da comunicação, a meiguice e a imaginação. Desse jeito, nascerão modos novos de manifestar a paixão como assim também um monte de recursos imaginativos na procura do prazer sexual.”

(Fonte: Discovery Health - http://www.saudenarede.com.br/?p=av&id=Andropausa_-_Tudo_sobre)

São Paulo sediará o maior encontro de negócios do esporte da América Latina

Entre os “dias 3 e 6 de setembro, ocorrerá em São Paulo, o principal evento de negócios do esporte da América Latina, a Sports Business. Em sua 26ª edição, o evento terá como palco o Palácio de Exposições do Anhembi e funcionará das 8h às 22h. A iniciativa é promovida pela Federação Paulista de Sports e Fitness (FPSF), com organização da GMF Promoções e coordenação técnica da Associação Brasileira da Indústria do Esporte (Abriesp). Ele é composto pelo Congresso Internacional de Esporte e Lazer, pela Feira Internacional de Equipamentos, Acessórios e Serviços do Esporte e pelo Congresso Internacional de Patrocínio. São esperados cerca de 3 mil congressistas ao longo dos quatro dias de evento.” (...)

(..) “O Sports Business traz novidades sobre os mais diferentes nichos que compõem esse mercado esportivo. Será um lugar que reunirá em um só espaço as mais variadas entidades e profissionais para interagirem com a indústria esportiva. Conta com o apoio e participação de inúmeras instituições ligadas ao esporte, tais como o Ministério do Esporte, as secretarias Municipais e Estaduais de Esporte, os clubes privados e públicos, o Conselho Regional de Educação Física-SP, o SIEEESP (Sindicato das escolas particulares), além de academias e faculdades, entre outros, para discutir as necessidades do setor.”

Mais informações: http://www.sportsbusiness.com.br.

(Fonte: Mandarim Comunicação in Guia de Feiras no Brasil)

Projeto impede empresas de consultar SPC e SERASA para admissão de empregados

O senador “Mário Couto apresentou projeto de lei que proíbe a consulta a banco de dados e cadastros de proteção ao crédito (SPCs, Serasa etc), mantidos por pessoas jurídicas públicas ou privadas, para fins de seleção e admissão de empregados (PLS nº 266/08).

A proposta, que inclui o artigo 12-A na Consolidação das Leis do Trabalho, aguarda a designação de relator na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde será apreciada em decisão terminativa.

Pela proposta legislativa, os infratores estarão sujeitos à multa que varia de R$ 10 mil a RS 1 milhão, a ser aplicada por órgão do Ministério do Trabalho e Emprego. Também serão passíveis de sofrer reclamação por dano moral pelo trabalhador, cuja reparação mínima será de dez vezes o valor do salário oferecido para o cargo ou função.

Na justificativa da proposta, Mário Couto argumenta que "os candidatos a uma vaga de trabalho não podem ser preteridos pelo fato de estarem, temporariamente, com os seus nomes inscritos em instituições de proteção ao crédito, uma vez atendidas às demais qualificações técnicas para o preenchimento da vaga". (Com informações da Agência Senado).”

(Fonte: http://www.espacovital.com.br/noticia_ler.php?idnoticia=12187)

Pesquisa do IBASE desmonta preconceitos contra o Bolsa-Família

O “Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) está prestes a divulgar os resultados da pesquisa "Repercussões do Programa Bolsa Família na Segurança Alimentar e Nutricional das Famílias Beneficiadas". A pesquisa desmonta boa parte dos preconceitos que a elite, setores da mídia e da oposição ventilam a respeito do programa.

Leia abaixo a matéria da revista Carta Capital desta semana que antecipa alguns resultados da pesquisa.” Fonte: Notícia publicada no site Vermelho - (http://www.vermelho.org.br).

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3305&Itemid=1.

(Fonte:Boletim FBES, n. 53 - primeira quinzena de julho de 2008)

Primeira mulher padre do Brasil é ordenada em Santa Luzia(*)

“Quem pensa que para ser padre tem que ser do sexo masculino está enganado. No domingo (03.08.08) a primeira padre mulher do Brasil foi ordenada no salão da comunidade carismática da capela de São Lázaro, no bairro São Benedito, em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ana Maria de Almeida, de 26 anos, passou por quatro anos de estudos e, agora, pode celebrar missas, casamentos, batizados e todo tipo de cerimônia religiosa.

Ana Maria é casada com um ex-padre da Igreja Católica Apostólica Romana e tem dois filhos. Segundo o Bispo Lucas Macieira, da Igreja Santo Expedito, a mulher foi treinada por ele e por outros padres para receber formação pastoral e fez o curso básico de teologia pela Igreja Episcopal Latina do Brasil.

O Vaticano não permite que uma mulher se torne padre na Igreja Católica Apostólica Romana. Na Igreja Católica Apostólica Latina, no entanto, essa ordenação é possível. Segundo o bispo, na ordem existe um movimento chamado "Eu também sou Igreja", feito por mulheres que reivindicam a presença do sexo feminino nos altares para comandar as celebrações. Conforme Macieira, três mulheres na Alemanha, uma na Suiça e outra na Costa Rica já foram ordenadas padres.

Para o bispo, a igreja não pode interferir na escolha de quem deve passar os ensinamento de Jesus. "A igreja é de todo mundo que crê em Deus, quem vai até lá quer ouvir as histórias e os ensinamentos que Jesus passou e não se o padre é homem", diz. Segundo ele, Ana vai realizar casamentos, batizados e missas na igreja da comunidade em Santa Luzia.

Questionado sobre possíveis ações da Arquidiocese, o bispo Lucas Macieira disse que o Vaticano pode excomungar a mulher e os padres que a ordenaram, mas que isso seria injustiça. "Todos queremos servir a Deus. Não é justo que apenas os homens façam isso", afirma.

A igreja é de origem portuguesa e tem a mesma sucessão apostólica da igreja romana. Ela está no Brasil há cinco anos. Segundo o Bispo Lucas Macieira, essa igreja permite que os padres se casem, que os fiéis tenham outras religiões, além de fazer casamentos de pessoas divorciadas. Em Minas Gerais, há quatro templos da igreja, localizados em Contagem, Santa Luzia, Belo Horizonte e Nova Lima.

A reportagem procurou a Arquidiocese de Belo Horizonte, mas nenhum representante da entidade quis falar sobre o assunto. Por meio da assessoria, a arquidiocese afirmou apenas que não pode interferir em outras igrejas.”

(Fonte: autora ALICE CARVALHO, O Tempo – MG 04/08/2008 19h56 (Original de e-mail enviado por pe. Maikol, Message From: Assessoria de Imprensa da CNBB Sent: Tuesday, August 05, 2008 9:54 AM Subject: IGREJA NA MÍDIA - Terça-feira, 05 de agosto de 2008)

CNDM repudia declarações do juiz de Erexim (RS)

O “Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) veio a público manifestar repúdio às declarações do juiz Marcelo Colombelli, da 2 ª Vara Criminal de Erexim (RS), que disse que a Lei Maria da Penha (11.340/06) "é inconstitucional na medida em que viola o artigo 5º, que estabelece que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, e homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações". Entre junho e julho, todos os pedidos de medidas protetivas amparadas pela lei que chegaram ao juiz foram indeferidos. O magistrado afirmou que a "protecionista" legislação desrespeitaria a Constituição Federal, uma vez que não trata como "iguais" homens e mulheres.”

(Fonte: imprensa da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres)

27ª Feira do Livro de Brasília

Entre os “dias 29 de agosto e 7 de setembro, na área externa do Pátio Brasil Shopping, traz como lema “Palavras mudam o mundo”. Este ano, o escritor homenageado é Thiago de Mello, poeta amazonense e cidadão do mundo, e cuja vida e obra nortearão a temática abordada na programação.

A feira é promovida pela Câmara do Livro do Distrito Federal e tem como objetivo oferecer a seus visitantes a oportunidade de acesso a vasto acervo e aos mais importantes autores nacionais e internacionais, estimulando o hábito da leitura entre os brasilienses.” Entrada Franca.

Quem promove: Câmara do Livro do Distrito Federal (CLDF).

(Fonte: Proativa Comunicação Flávio Resende, Carol Sales E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br, In COMUNIQUE-SE BRASILIA em: 08/08/2008)

20ª Bienal do Livro de SP espera receber 800 mil visitantes entre 14 e 24 de agosto

“ A 20ª Bienal do Livro de São Paulo, que acontecerá entre os dias 14 e 24 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi, deve receber mais de 130 autores convidados e um público estimado em cerca de 800 mil pessoas ao longo dos 11 dias de evento. (...)

(...) Com 350 expositores e mais de 900 selos editoriais representados, o evento deve reunir, segundo a organização, mais de 210 mil títulos, dos quais cerca de quatro mil são lançamentos no mercado.

De acordo com Rosely Boschini, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), uma das entidades que promove o evento, a Bienal do Livro tem como principal foco o incentivo à formação de público leitor. "A Bienal de São Paulo é o segundo maior evento do gênero em todo o mundo, só fica atrás da feira do livro de Frankfurt (Alemanha). Temos como proposta atingir a um público amplo e incentivar o hábito da leitura", explicou Boschini durante evento para a imprensa nesta terça-feira (29) em São Paulo.

"Livro de Todos"

Uma das ações promocionais organizadas pela Bienal, o livro coletivo "Livro de Todos" tem seu lançamento programado para o dia 16 de agosto no estande da editora Imprensa Oficial.

O livro foi escrito coletivamente por meio de um site na Internet entre maio e junho com a participação de 173 pessoas que tiveram suas contribuições avaliadas e editadas diariamente para a continuação da história iniciada pelo escritor Moacyr Scliar.”

Mais informações: http://www.bienaldolivrosp.com.br.

(Fonte: UOL in Guia de Feiras no Brasil)

18ª Convenção Nacional de Livrarias

O “impacto do livro eletrônico e das novas tecnologias para as livrarias”

No “dia 13 de agosto, Hotel Holiday Inn, diversos temas de importância para o mercado livreiro nacional e internacional ganharam espaço em debates e palestras presididas por renomados profissionais deste setor.

A palestra “Livraria como Entretenimento e Cultura”, foi mediada por Samuel Seibel, diretor da ANL e diretor da Livraria da Vila, conta com a presença de Ricardo Daumas, diretor de Marketing e Comunicação da Livraria Saraiva; e Marcus Gasparian, diretor da Livraria Argumento RJ.

“Qual é a Tua Obra? Ética, Gestão e Liderança nas Livrarias” foi o tema da palestra, mediada por Ednilson Xavier, vice-presidente da ANL e diretor da Livrara Cortez, com a presença de Mário Sérgio Cortella, filosofo e escritor – autor de “A Escola e o Conhecimento”, da editora Cortez, e Não Nascemos Prontos, da editora Vozes, além de outros títulos.

Alexandre Martins Fontes, diretor executivo da Livraria Martins Fontes, foi o responsável pela palestra “Técnicas Promocionais Aplicadas em Livrarias”, que será mediada por Primo Luiz Maldonado, diretor a ANL e diretor da LDM – Livraria Multicamp.

A “Paixão pelos Livros e o Incentivo à Leitura” foi o tema da palestra mediada por Solange Jacob Whehaibe, vice-presidente da ANL e diretora da Livraria Veredas, com o comando de Ruy Castro, jornalista e escritor, autor de obras como: Chega de Saudade – A história e as histórias da Bossa Nova; O anjo pornográfico – A vida de Nelson Rodrigues; Estrela solitária – Um brasileiro chamado Garrincha; Carmen – Uma biografia; Era no tempo do rei – Um romance da chegada da Corte.

O debate “Como Trabalhar com o Livro Didático, Universitário e das Editora Independentes nas Livrarias”, foi mediado por Marylene Barracchini, diretora da ANL e diretora da Livraria Paraler, com participação de Waldir da Silveira, sócio-gerente da Distribuidora de Livros Dom Quixote Ltda; Valter Kuchenbecker, presidente da Abeu – Associação Brasileira de Editoras Universitárias; e Renata Farhat Borges, presidente da Libre – Liga Brasileira de Editores.

O “Impacto do Livro Eletrônico e das Novas Tecnologias para as Livrarias” foi o tema da última palestra mediada por Fernando Barrachinni, diretor da ANL e diretor da Tecmedd, com a presença internacional de Pablo Francisco Arrieta, diretor e fundador do Monitor Capacitación Digital, professor de Arquitetura da Pontifícia Universidade Javeriana – Colômbia.

Foram apresentadas as Considerações Finais das Atividades da 18ª Convenção Nacional de Livrarias. E ocorreu o jantar dançante em comemoração aos 30 anos da ANL e de Encerramento da Convenção (restrito para credenciados).”

(Fonte: e-mail: adriana@anl.org.br Site: http://www.anl.org.br Assessoria de Imprensa da ANL: MGA Comunicações Jornalista: Marilu G. do Amaral In Comunique-se – São Paulo - Pauta postada em: 04/08/2008)

“Manual para os pais” oferece dicas práticas sobre como ajudar os filhos no desempenho escolar

“Ciente da responsabilidade dos pais na educação de crianças e adolescentes e da necessidade da escola envolver a família no processo ensino-aprendizagem, o Ministério de Educação da República do Peru lançou um “Manual para os pais” ajudarem os filhos a triunfarem na escola. O guia lista o que as crianças devem aprender na escola em cada fase - nas áreas de comunicação, matemática e desenvolvimento pessoal e social. Além disso, fornece dicas para melhorar a qualidade da participação de pais e mães no processo educacional. Leia a seguir algumas sugestões do Manual para enriquecer o relacionamento família-escola em benefício dos filhos.

  1. Saiba com os professores o que as crianças e adolescentes vão aprender e quais atividades vão realizar durante cada período escolar.
  2. Reserve um espaço confortável para que a criança ou adolescente estude e faça suas tarefas escolares. Que tenha mesa e cadeiras próprias para este fim, que seja um espaço iluminado e ventilado, limpo e bem organizado.
  3. Estabeleça uma rotina de horários que inclua o momento de levantar-se e deitar-se, alimentar-se, fazer as tarefas de casa e da escola, ver televisão, usar o computador, brincar com os amigos, e descansar.
  4. Separe um momento especial do dia para compartilhar com seus filhos. Responda suas perguntas, mostre interesse ao que ele ou ela diz, faça perguntas que os estimulem a continuar conversando, demonstre desejo de saber sobre o que gostam e do que não gostam, indague sobre quem são seus melhores amigos, busque soluções para os problemas, converse animadamente sobre o que ele ou ela fez na escola naquele dia, oriente sobre o uso adequado da Internet, os programas de TV e os excessos com videogame.
  5. Brinque com seus filhos. Procure, através das brincadeiras, aprofundar o que eles estão aprendendo na escola, estimule competições saudáveis do tipo: quem termina primeiro de comer, quem se lembra de mais palavras que começam com “a” ou coisas assim.

Outras dicas e informações sobre como os pais podem ajudar os filhos no processo de aprendizagem estão na íntegra do “Manual para os Pais”. O original está em espanhol.”

(Fonte: http://www.agenciasoma.org.br/sys/popMaterias.asp?codMateria=gr8SYEXozzhq&secao=show1 DE 8/7/2008 - 17h43m)

CESE apóia 431 projetos com 3,41 milhões de reais

A “Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) apoiou, no ano passado, 431 projetos de grupos e entidades do movimento popular, beneficiando diretamente 291,7 mil pessoas, na aplicação de 3,41 milhões de reais (cerca de 2 milhões de dólares).” (Fonte: Clique Semi-Arido - imprensa@cliquesemiarido.org.br)

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3323&Itemid=1.

(Fonte: [Boletim FBES] n. 53 - primeira quinzena de julho de 2008)

Banco de dados gratuito disponível no MEC

Uma “bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente: ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci; escutar músicas em MP3 de alta qualidade; ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia; ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA e muito mais....” (Fonte: AACECCON - aaceccon@gmail.com)

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3356&Itemid=1.

(Fonte: [Boletim FBES] n. 53 - primeira quinzena de julho de 2008)