Jornal da Mulher Brasileira


Edição nº 94 - de 15 de Novembro de 2009 a 14 de Dezembro de 2009

Olá Leitores!

Bons exemplos são para serem seguidos

Em Brasília, faz sucesso as bibliotecas comunitárias distribuídas em algumas paradas de ônibus, e segundo recentes noticias, aumentaram as áreas de atuação.

Nos locais há “prateleiras de livros para pegar emprestado, sem pagar nada”.

A população considera uma ótima oportunidade para ampliar seus conhecimentos, além, obviamente de se distrair numa boa leitura, e grátis.

O fundador da ONG “T-Bone”, Luiz Amorim é responsável pela iniciativa, diz que a média de empréstimos de livros ultrapassa a 600 por dia e com as novas bibliotecas, o número vai aumentar. “A área atendida de pelo projeto é nas paradas de ônibus da Asa Norte. “ O benefício é primeiro o acesso fácil à cultura, livro de graça sem burocracia, é uma semente que nós estamos plantando e a gente vê que isso se replica em outras comunidades" comentou Amorim.

Segundo fontes a média de empréstimo de livros da ONG “T-Bone”supera as das bibliotecas comunitárias da Asa Norte.

“A iniciativa de disponibilizar livros em um local mais próximo da população, sem muitas exigências burocráticas, como nos pontos de ônibus, aumenta em quase dez vezes a procura dos brasilienses por leitura. (Fonte: Elaine Borges - Repórter da Agência Brasil)

Com esta boa noticia e exemplo de facilitar o acesso a leitura e permitir um melhor padrão de educação de forma facilitada, junto aos nichos de aglomeração humana, parabenizamos a ONG “T-BONE”, e entregamos para você a edição nº 94 com o nosso fraternal abraço. Elisabeth Mariano e equipe do Jornal da Mulher Brasileira.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Advogada cega consegue direito de circular no foro e tribunal com cão-guia

“Depois de uma petição e diversas reportagens na imprensa, a advogada Deborah Prates conseguiu que o presidente do TJ do Rio de Janeiro permita sua entrada no tribunal com seu cão-guia, sem acompanhamento de seguranças.

Cega desde 2006, Deborah foi impedida de entrar no prédio quando o desembargador Luiz Zveiter baixou uma portaria proibindo a entrada de cachorros no local.

Na nova decisão, Zveiter dá a permissão à advogada de circular livremente, pelo tempo necessário no tribunal com seu cão-guia, sem a necessidade de ser acompanhada por seguranças do prédio.

O documento informa que a decisão foi tomada por conta de o cachorro preencher as exigências da Lei nº 11.126/05, que permite a entrada de cãos-guia em qualquer estabelecimento. “O cão se encontra com a carteira de vacinação atualizada e ainda apresenta comprovação de treinamento”, diz o documento.

Deborah, ativa na sua profissão de advogada, já frequentava o local há mais de um ano com seu cão-guia antes da determinação. Ela decidiu encaminhar uma petição ao presidente do tribunal reclamando seu direito. A única coisa que conseguiu foi a permissão de entrar, mas escoltada por policiais. A justificativa de Zveiter era de que o cachorro poderia assustar os demais visitantes do tribunal.

A advogada insistiu no fato com base na lei que garante a entrada de cães-guia em lugares públicos ou privados de uso coletivo. A norma pune com multa quem impede a entrada dos cegos e seus cachorros. (Com informações da revista Consultor Jurídico).” http://www.espacovital.com.br/noticia_ler.php?id=16771&utm_source=PmwebCRM-

LEI Nº 11.126/05

Dispõe sobre o direito do portador de deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia.

(Fonte: ESPACOVITAL - 13/11/09)

Mulher dá à luz em carro da polícia em São Paulo

“Grávida de 7 meses passou mal quando passava em frente ao batalhão da PM; parto durou 15 minutos, e o bebê passa bem.

Policiais militares da Companhia de Força Tática do 27º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, sediado no Parque América, Grajaú - SP auxiliaram, em 27 de outubro de 2009, por volta das 14h00, no nascimento de uma criança prematura no pátio do próprio Batalhão.

A parturiente, ao ser socorrida em trabalho de parto, acabou parando na porta do Batalhão, quando os policiais militares notaram que a criança já estava vindo ao mundo, prestaram todo apoio necessário à mãe, realizando o parto e posteriormente conduzindo criança e mãe ao PS do Grajaú, onde os médicos elogiaram os procedimentos adotados pelos policiais.

Os policiais militares que realizaram o parto, Sargento PM Carlos, Sargento PM Marinelli, Sargento PM Matos, Soldado PM Naldis e Soldado PM Magalhães, desenvolvem trabalhos de Policiamento de Força Tática, sempre atuando nas principais e mais graves ocorrências da zona sul da Capital.”

(Fonte: http://audioevideoinstitucionais.blogspot.com/2009/10/28out09-policiais-militares-fazem-parto.html, Comunicação Social http://www.polmil.sp.gov.br/inicial.asp?OPCAO_MENU=LINK&txtHidden=158&flagHidden=D&SelAssunto=Ve%EDculo+localizado&txtPlvChave=&txtPlacaVeiculo=)

Na Somália: homem de 112 se casa com adolescente de 17 anos

“Centenas de pessoas assistiram ao casamento de um homem que diz ter 112 anos com uma adolescente de 17 na Somália. Ahmed Muhamed Dore, que já tem 18 filhos com cinco mulheres diferentes, disse que pretende ter outros com sua nova mulher, Safia Abdulleh. (...)”

“A família da noiva se declarou "feliz com o seu novo marido".

(Fonte: BBC in http://www.terra.com.br 29 de outubro de 2009)

Feministas exigem venda da ‘Pílula do Dia Seguinte’ a 10 centavos

“O Comitê Da América Latina e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM) lançou, no peru, uma campanha para exigir a venda legal de aoe (anticoncepção oral de emergência), nos centros de saúde, à quantia simbólica de 10 centavos de nuevo sol (pen), moeda local. no fim de outubro, uma decisão do Tribunal Constitucional (02005-2009-PA/TC) proibiu a distribuição da chamada "pílula do dia seguinte" pelo ministério da saúde, mas a medida não impede sua venda nas farmácias.

A Campanha "COMPRA TEU AOE A 10 CENTAVOS" exige a criação de uma resolução ministerial que ordene a venda simbólica da pílula, para não prejudicar, principalmente, as mulheres pobres, as que mais se utilizam dos serviços públicos. a organização mundial da saúde (oms) sustenta a aoe como método anticoncepcional de emergência.

O organismo de estudo para a defesa dos direitos da mulher (DEMUS) - que integra o CLADEM - repudiou o "retrocesso" no reconhecimento dos direitos humanos das mulheres.

Para a entidade, a aprovação da medida está ligada ao atual debate sobre o aborto. Recentemente, a comissão especial revisora do código penal manteve a ampliação dos pressupostos de descriminação nos casos de gravidez por estupro, eugênico e por inseminação artificial.

"Não tem se levado em consideração o alto número de mulheres vítimas de violações sexuais e da ocorrência de relações sexuais sem proteção que resultam em gravidez não desejada, principal causa dos abortos, cujas complicações por realizar-se em condições clandestinas e de risco ao estar penalizado, constituem a terceira causa de mortalidade materna", complementou DEMUS.

Segundo o organismo, está demonstrado que a aoe reduz os abortos e, portanto, a sentença "obriga as mulheres a enfrentar gravidezes não desejadas", o que vulnera seus direitos a decidir quando e quantos filhos ter.

O grupo mais conservador do tribunal constitucional já havia tentado aprovar a proibição outras duas vezes, em 2006 e 2008. até então, a maioria da casa não havia recusado a sentença.”

(Fonte: Agencia Adital 06/11/09 - Peru - http://www.adital.com.br)

Dia Mundial do Diabetes – 14 de Novembro

Tema de 2009: “DIABETES: COMPREENDER PARA CONTROLAR”

Diabetes é a doença que mais mata no Mundo!

Na Cidade de São Paulo, a população sem recursos econômicos de São Paulo terá no dia 15 de novembro, a oportunidade de realizar um controle de saúde para detecção do Diabetes e prevenção das complicações.

A ANAD (Associação Nacional de Assistência ao Diabético) e a FENAD (Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes) realizam um mega atendimento em sua maior ação social anual. Serão 13 atendimentos todos no mesmo local e no mesmo dia. São ações de detecção de Diabetes e prevenção de suas complicações tais como:

Se essa pessoa procurar o SUS (Sistema Único de Saúde) para realizar esses atendimentos demoraria aproximadamente um ano.”

DIABETES: UM ANO EM UM DIA é o que fazemos nessa data.

“No Brasil: Cerca de 1200 cidades do Brasil aderiram a esse movimento coordenado pela ANAD/FENAD que é uma ação global (181 países) da IDF (International Diabetes Federation) e OMS (Organização Mundial de Saúde) pelo Dia Mundial do Diabetes (DMD), e que a partir deste ano, é também uma ação da ONU (Organização das Nações Unidas).

Mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo têm Diabetes; cerca de 4 milhões não sabem que são portadores e mais de 10 milhões de pessoas têm Diabetes no Brasil, e, muitas delas não recebem os cuidados dos quais necessitam. O Dia Mundial da Diabetes de 2008 tem como tema Diabetes nas Crianças e nos Adolescentes e além destes, trabalharemos a família como cuidadoras dessas crianças e adolescentes.

O Dia Mundial do Diabetes foi instituído pela IDF (International Diabetes Federation) em 1991 como um meio de aumentar a conscientização global sobre o Diabetes e hoje é realizado em 181 países. É uma oportunidade de chamar atenção do público e autoridades de saúde para os problemas desta grave enfermidade que está em crescimento em todo o mundo. A previsão de 330 milhões de pessoas com Diabetes para o ano de 2025 exige a necessidade urgente de melhorar a conscientização sobre a doença, e a data é a oportunidade de unir esforços para consegui-lo.”

Sobre Diabetes:

“Devemos chamar a atenção para o número cada vez maior de pessoas que têm dificuldade em conseguir o tratamento adequado, tanto em países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento”, diz o Prof. Dr. Fadlo Fraige Filho, médico endocrinologista e presidente da ANAD/FENAD: “Isso ocorre ou por estarem fora dos sistemas de saúde ou, por alguma razão, terem dificuldades no acesso ou desconhecimento dos serviços que estão à sua disposição.” Alguns dados tornam a situação mais preocupante:

O Diabetes caracteriza-se pela deficiência na produção de insulina pelo pâncreas, uma substância que permite o aproveitamento da glicose (açúcar) contida nos alimentos para que ela possa ser transportada para dentro das células, sendo transformada em energia. Se a glicose não é “absorvida”, fica presente na corrente sanguínea, o que, em níveis altos durante muito tempo, ocasiona as complicações do Diabetes: doenças cardíacas (coronariopatias), renais (hipertensão arterial e insuficiência renal), cegueira (retinopatia) e amputação de membros (neuropatias e trombose) são as mais comuns.

A detecção precoce é vital. As campanhas de detecção para a população ajudam a descobrir casos de Diabetes e prevenir complicações, em lugar de encontrar a doença por meio das complicações já instaladas – levando a um impacto muito maior, não só sobre a qualidade de vida do indivíduo mas também sobre a sociedade em geral, em termos sócio-econômicos.

A campanha do Dia Mundial do Diabetes conta com o apoio da Roche Diagnostica Brasil, líder nacional na monitorização de glicemia.

A IDF e a ONU apadrinharam a campanha do DMD em todo o mundo e entre os vários objetivos está o de iluminar com luz azul, na noite de 14 de novembro, ao menos 500 monumentos ícones em todo o mundo, como é o caso do Cristo Redentor, que já iluminamos em 2007 e 2008 e também iluminaremos neste ano.

Também pretendem chegar a 500 mil casas e entidades particulares. Assim, se conseguirmos a adesão da imprensa para divulgar esta ação, poderemos alcançar um número recorde em nosso país.”

“Campanha Gratuita de Prevenção do Diabetes e suas Complicações”

Endereço: Rua Madre Cabrini, 36, ao lado do metrô Vila Mariana, em São Paulo

Informações: (11) 5572-6559/6179

Data: 15/11/2009 – domingo Horário: das 8h às 17h Local: Colégio Madre Cabrini

(Fonte: assessoria de marketing - mkt@anad.org.br)

19º Encontro Nacional de Gestação e Parto Natural Conscientes

20, 21 e 22 de Novembro de 2009 – UNIRIO – Rio de Janeiro

Inscrições e informações em http://www.amigasdoparto.org.br

(Fonte: Boletim ano 5/n.93 de 10/11/09)

Especialista ressalta a necessidade de políticas para conter feminização da AIDS

(*) Natasha Pitts

“A crescente quantidade de mulheres contaminadas pelo vírus da Aids tem feito este tema ser debatido largamente em todo o Brasil. Durante o ‘Seminário Nacional Feminista: aprofundando o debate sobre a Aids’ que acontece até ontem (5), em Recife (Pernambuco), um espaço foi reservado para a discussão da Política Nacional e Internacional de Aids no Enfrentamento a Feminização da Epidemia. “ (...)

(...) “. No Brasil, uma das iniciativas fomentadas pelo Ministério da Saúde foi a criação de o "Plano Integrado de Enfrentamento da Feminização da Epidemia de Aids e outras DST". (...)

(...) “ Queremos que a feminização da Aids seja debatida não só no dia 1º de dezembro, mas sempre e sobretudo nas escolas", alerta Josineide.

Outra situação que vem causando preocupação é a morosidade com o que os resultados da testagem rápida têm chegado à casa das gestantes. "É direito de toda mulher fazer o teste quando estiver grávida para saber se ela tem ou não Aids, pois isso dá a ela a opção de tomar o coquetel e cuidar do bebê, no entanto o que está acontecendo é que os resultados não chegam a tempo e muitas só acabam descobrindo quando fazem o teste antes do partoO Estado precisa tomar uma providência, pois isso é também uma forma de violência". (...)”.

Leia na integra em http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=42673

(Fonte: transcrição parcial, artigo de (*) Natasha Pitts - Jornalista da Adital, 06/11/09 – BRASIL)

Evento no SINPRO-SP discute uma nova visão para o Ensino Superior no Brasil

“O SINPRO-SP promovei evento com o objetivo de discutir ideias e novas propostas para o ensino superior. Será no próximo dia 12 de novembro, no auditório do SINPRO-SP, com a presença do Prof. Dr. Luiz Carlos de Campos, diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP.

Tendo como referência a metodologia ativa Problem Based Learning, o Prof. Campos vai abordou as possibilidade de sua aplicação e analisar a experiência obtida com o projeto do curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP, os eixos temáticos abordados, as diferentes atividades desenvolvidas, as formas de avaliação e os resultados obtidos.

O evento foi aberto a todos os docentes interessados.”

Mais informações em: http://www.sinprosp.org.br/noticias.asp?id_noticia=1147

(Fonte: News Letter do Boletim SINPRO-SP)

Eleições do Grande Conselho Do Idoso

No dia 5 de dezembro ocorrei na capital de São Paulo a eleição direta para conselheiros do Grande Conselho Municipal do Idoso, para o biênio 2010/2011

(Fonte: News Letter da Comunicação SMPP - 05/11/2009 12h30)

V Conferência da Cidade de 11 a 13 de dezembro de 2009

“Acontecei entre os dias 11 a 13 de dezembro a V Conferência da Cidade de São Paulo. Ela teve como lema: “Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social” e seu tema será: “Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano”.

A 5ª Conferência foi organizada por dez Secretarias Municipais, com coordenação geral da Secretaria Municipal de Participação e Parceria (SMPP). Ela antecedeu outras duas, a estadual, que deverá acontecer em março de 2010, e a federal, de 24 a 28 de maio de 2010, em Brasília.

O objetivo da Conferência municipal foi identificar os avanços e resultados das Conferências anteriores e quais as questões centrais em torno dos problemas e dificuldades na implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), da integração das políticas setoriais e sua relação com a participação democrática, das questões relativas aos conflitos fundiários urbanos, do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e notadamente da criação e consolidação dos Conselhos Estaduais e Municipais das Cidades.” (...)

(Fonte: News Letter Boletim SMPP - Comunicação SMPP [smppcomunicacao@prefeitura.sp.gov.br])