Assista aos áudios de entrevistas anteriores
OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da RÁDIO ESPAÇO MULHER, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas.
Entrevista com a Historiadora Prof.ª Dr.ª Cláudia de Jesus Maia. |
Prof.ª Dr.ª Cláudia de Jesus Maia
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
Graduada em História pela Universidade Estadual de Montes Claros (1995), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2000), doutorado em História pela Universidade de Brasília (2007) com período sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2006) Paris, França; pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa com período na Université de Nice Sophia Antipolis (2014).
Professora do Departamento de História e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Montes Claros; líder do grupo de pesquisa Gênero e Violência(CNPq); investigadora colaboradora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.Nova). Foi Professora colaboradora do mestrado em Estudos sobre as Mulheres e o Gênero da Universidade Nova de Lisboa (2013-2014).
Atua na área de História com ênfase em História do Brasil, principalmente nos seguintes temas: história das mulheres, gênero, feminismo, violência de gênero, representações femininas, literatura de autoria feminina.
Coordenadora Nacional do GT Estudos de Gênero da ANPUH/BRASIL (gestão 2019-2021). Bolsista de produtividade CNPq. (Texto informado pelo autor)
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769220Y5
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7643639413441117
ID Lattes: 7643639413441117
Última atualização do currículo em 23/07/2020
Livros publicados:
Livros organizados:
Lives e entrevistas recentes:
PODCAST Segundas Feministas (vários episódios)
Para comemorar o dia da professora, este podcast trás a trajetória de uma professora, historiadora, feminista que também dedicou grande parte das suas pesquisas a estudar o processo histórico de constituição da professora e as relações de poder e de gênero na educação. Nossa conversa é com a Diva Muniz, professora aposentada da UnB, em mais uma episódio imperdível do “Segundas Feministas”.
Ouça, curta, divulgue!
https://soundcloud.com/user-422437133/episodio-15-o-fazer-se-professora
Email: claudia.maia@unimontes.br