Mudanças! Mudanças! Mudanças! Este creio é o termo mais usado e de forma abstrata em nossos tempos. Mudar o quê? Porquê? Para quê? Como? Onde? De que forma? Para quem? Quanto tempo leva e quanto custa? E quem vai fazer? E quem vai arcar com as conseqüências se a mudança der errado? Quem será responsabilizado por isso? Inúmeras vezes participamos de reuniões e eventos, eleição de novas diretorias nas sociedades, sindicatos, associações etc. e o que se observa é uma oposição ferrenha a situação da diretoria momentânea, e daí para conquistar cargos, muitos partem até para atitudes não tão lícitas, desde que se ganhe a eleição, parece que tudo vale. O que se observa, porem, quando estes chegam a ser eleitos, na maioria das vezes após a posse, caem no mesmo marasmo anterior, alegando as mesmas dificuldades. E quem acreditou que haveria uma mudança, que criou uma nova expectativa de vida, de realizações, ao ver que nada sai do lugar, reage como?
Parece-me que estamos precisando ensinar nas escolas a importância da reflexão e análise com respostas viáveis a cada pergunta feita com objetividade.
Não há meios de avaliação, se não houver meios de provar e comprovar o que se sabe, o que e como se fará e como se responsabilizará pela mudança sugerida.
Já expressava um velho adágio: "Prometer é fácil, fazer é que são elas!" Acreditamos na mudança dos fatos quando os atos de cada um mudam. De nada vale a teorização se não houver a assimilação.
Vemos pessoas citando pensamentos de filósofos notáveis e antigos, usando metáforas, porem, na prática do cotidiano, frente os reveses das situações inesperadas, ou diante de qualquer pequena contrariedade, já está provado que tudo era teoria e que a prática é outra.
Fazer as coisas com todos os recursos e concordâncias é fácil, porém ter que conviver e administrar as diversidades, requer sabedoria, liderança e conhecimento com responsabilidade. Assim refletindo sobre o tema mudança, trazemos para você uma nova edição com votos de sucesso e muita sorte.
Abraço de Elisabeth Mariano e equipe.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.