Anna Eleanor Roosevelt, viveu 84 anos, e mesmo “após a morte do marido, Franklin Delano Roosevelt,em 1945, ela continuou a ser uma defensora, porta-voz, ativista internacional para a coalizão do New Deal.”
“Trabalhou para melhorar a situação das mulheres trabalhadoras, embora tenha sido contra a política dos direitos iguais, pois acreditava que ela afetaria negativamente as mulheres, e tornou-se grande defensora dos direitos humanos.”
Na diplomacia ou frente a outras importantes hmanistas que ajudou fundar, e enquanto atuante na ONU, ela “presidiu a comissão que elaborou e aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos”.
Nós, mulheres em todo o mundo, devemos o início da “Segunda onda do feminismo” a Eleanor Roosevelt, iniciada “enquanto presidiu a inovadora Comissão Presidencial sobre o Status da Mulher, na administração de John F. Kennedy”.
“Especificamente em 1964, na “Segunda onda do feminismo” foi quando apareceu a frase “Liberação das Mulheres” que se permitiu uma “invasão de mulheres nos EUA, naquele período, elas queriam trabalhar, sustentarem-se e serem respeitada com igualdade de capacidade.”
O “presidente Truman apelidou Anna Eleanor Roosevelt de "Primeira-Dama do Mundo" em homenagem a suas conquistas referentes aos direitos humanos”.
E, resta-nos avaliar, como está a situação das mulheres brasileiras “50 anos” depois que ela deu início a “segunda onda do feminismo”, ou seja, estamos sendo respeitadas em nossas capacidades com igualdade, e, estão defendidos os nossos direitos humanos?
O movimento “ganhou muita força, sendo endossado tanto por homens quanto por mulheres que defendem a igualdade entre os sexos”. Você considera que o “feminismo” é assim também no Brasil, no século 21, em mais de cinquenta anos depois?
Com esta breve reflexão, e, principalmente, em homenagem a todas as mulheres defensoras de direitos humanos, trazemos a referência a luta exemplar de Anna Eleonor Roosevelt, e possamos meditar emqual fase nos encontramos, com certeza algumas ainda nem chegaram aí, outras estão na “Terceira onda do feminismo” e, outras já sentem que ultrapassaram e se encontram no “Pós-feminismo”.
(***) REFERÊNCIA: 1 - http://bit.ly/MSE3QR 2- (inglês) Biografia de Eleanor Roosevelt (3 - http://bit.ly/1b2ZmdQ
Sejam pois, comemoradas as nossas conquistas, sobre o nosso próprio desenvolvimento pessoal, social político, profissional e humanista comemorados em 8 de março, em nome da liberdade que conquistamos a cada dia. Todavia, sem esquecer que a data 8 de março - Dia Internacional da Mulher (referenciado pela ONU), relembra as 130 mulheres, que em 1857, morreram queimadas porque lutavam por melhores salários.
Viva a Liberdade de construirmos nossa própria história no século 21!
Receba esta edição Nº 145, comemorativa da centésima edição da TV ESPAÇO MULHER on line e da Rádio ESPAÇO MULHER on line, com as notícias e informações que selecionamos para você, agardecmos todo o apoio e colaboração.
Fraternal abraço de Elisabeth Mariano e equipe do portal ESPAÇO MULHER Informa...
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Portal ESPAÇO MULHER Informa...
uma nova edição em todos os dias 15 de todos os mesesPois são marcas registradas no INPI, com domínios registrados na Internet, e com registros de direitos autorais.
Também será considerado plágio o uso disfarçado e indevido de nossos slogans:
SER MULHER É TER COMPROMISSO COM A VIDA
ESPAÇO MULHER – VALORIZA O QUE VOCÊ FAZ EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE E DESTACA AS MULHERES NAS LIDERANÇAS DO BRASIL.
Considera-se crime de concorrência desleal, além de todas as punições cabíveis em relação aos direitos marcários, eletrônico e autorais, conforme legislação brasileira (código civil e código penal) e de acordos internacionais.
Chamamos a atenção de empresários/as, advogados/as, contadores/as, profissionais de marketing e publicidade, lideranças, governantes, e diretorias de entidades classistas e de atividades feministas, que ninguém, nenhuma pessoa ou profissional, e nenhuma empresa ou instituição, possui autorização para o uso destas marcas e expressões.
Se você conhece que usa ou você se utiliza indevidamente das marcas e expressões e slogans acima citados, entre em contato urgente, para esclarecimentos, com mensagem dirigida a diretoria do Departamento Jurídico ESPAÇO MULHER, via e-mail: dpto.juridico@espacomulher.com.br assunto: Esclarecimentos Urgentes.