Trazemos nesta mensagem o destaque à importância da iniciativa de UNODC, conjuntamente com a CGU e Mauricio de Souza, um homem de grande valor no país, que com sua exemplar vida, e na educação com a sua Turma da Mônica, passarão a enriquecer 80 crianças brasileiras, elas cidadãs - sementes, que poderão se transformar em tesouros incalculáveis para o futuro do país.
Também vale ressaltar que se trata de uma iniciativa sócio-política, coordenada por lideranças masculinas, sem dúvida, um grande exemplo para todos os outros homens, “cidadãos do bem” em nosso país.
E, a seguir temos a notícia, que em fevereiro deste ano, o Brasil esteve junto com outras autoridades mundiais, representado pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e via COAF/ENCLA, nas reuniões foram apresentadas as providências que foram tomadas para o combate a Lavagem de Dinheiro e Corrupção, e o lançamento das iniciativas de 2014, que incluem em, “boa parte do país um laboratório contra a lavagem de dinheiro” e a referência à “promulgação da nova lei anticorrupção [Lei nº 12.846/2013], que cria a responsabilização de pessoas jurídicas por práticas corruptas”.
Quem estava a favor de “Campanhas de Ficha Limpa em períodos eleitorais” até a “Lei da Ficha Limpa”, principalmente, muitos movimentos femininos que se empenharam nisso, terão o que comemorar ainda mais e arregimentarem-se, em breve, em novas campanhas, de “Combate e Corrupção à Pública, e à Corrupção de Pessoas Jurídicas e contra à Lavagem de Dinheiro”, no país.
Ou seja, cidadania plena, é isto aí, é lutar pelo que houver de melhor pela nossa Nação brasileira, combater em todas as frentes, sem preferências, e outras pretensões.
Assim esperamos, em breve, estarmos recebendo as notícias dessas novas comissões, suas reuniões de enfrentamento, relatórios de suas conquistas, e o destaque às lideranças éticas no país, muitas premiadas em suas campanhas pelo resultado dessas.
Receba a edição de abril, nº 147, que preparamos zelosamente para você, com pesquisas, notícias, lançamentos, artigos etc. e, fraternalmente, o nosso abraço de paz,
Elisabeth Mariano e equipe do Portal ESPAÇO MULHER Informa...
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
“Cerca de 80 crianças de uma escola pública do Distrito Federal participaram no dia 2 de abril, do lançamento da sétima edição do programa “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!”
A iniciativa pretende disseminar entre as crianças valores como participação social, democracia, autoestima, respeito à diversidade, responsabilidade cidadã e interesse pelo bem estar coletivo.
A fim de aproximar as crianças do conteúdo a ser trabalhado, o material educativo será protagonizado pelos personagens da Turma da Mônica, criados pelo cartunista Mauricio de Sousa. Nesta edição, o programa - uma parceria entre a Controladoria-Geral da União (CGU), o Instituto Mauricio de Sousa e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) - pretende alcançar cerca de 100 mil estudantes do terceiro ano do ensino fundamental, distribuídos em mais de mil escolas em todo o Brasil.
Em seu discurso na abertura do evento, Mauricio de Sousa dirigiu a palavra diretamente aos estudantes: “Vocês vão ajudar a engrandecer esse país ainda mais. Vão aprender o que é ética, o que é cidadania, coisas que são necessárias para todos os cidadãos”.
O coordenador da Unidade de Estado de Direito do UNODC, Nivio Nascimento, destacou a importância do programa para o futuro: “Nós temos de investir nas novas gerações de crianças, que um dia ocuparão os cargos de poder do país”.
(Fonte: http://bit.ly/1gWYWlB, data de acesso 10/04/2014)
Brasília, 11/02/14 - Seguiu até o dia 14 de fevereiro, em Paris (França), a reunião do Grupo de Ação Financeira sobre a Lavagem de Dinheiro (Gafi/FATF), foro de maior relevância nas discussões internacionais referentes ao combate à lavagem de dinheiro. No Gafi são definidos os parâmetros internacionais de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.
A Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ) representou o Brasil no grupo, juntamente com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
As reuniões do GAFI foram divididas em Grupos de Trabalho (GTs) temáticos e reunião plenária, que tem por objetivo receber e analisar os produtos dos trabalhos realizados pelos grupos e apontar diretrizes para as próximas ações.
Em fevereiro acontecem as reuniões dos grupos sobre os temas desenvolvimento de políticas; riscos, tendências e métodos; avaliação e cumprimento; cooperação internacional; grupo de coordenação da rede global. Os três últimos dias do foro foram dedicados à reunião plenária.
O diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça, Ricardo Saadi, que representou o país nesta reunião, ressaltou que objetivo para o Brasil é tanto influir na definição dos parâmetros quanto reportar o atendimento a eles, evitando que o país seja alvo de sanções, em razão de seu não cumprimento.
“O Brasil tem papel relevante na explanação dos avanços brasileiros desde a última avaliação pelo Gafi, com destaque para aqueles obtidos via Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Em 2014, boa parte do país já terá um laboratório contra a lavagem de dinheiro”, comentou.
O secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, informou que, na reunião, o Brasil comunicaria os avanços gerais quanto ao processo brasileiro de implementação dos padrões internacionais de enfrentamento da lavagem de dinheiro.
“Entre os avanços obtidos estão a promulgação da nova lei anticorrupção [Lei nº 12.846/2013], que cria a responsabilização de pessoas jurídicas por práticas corruptas, de modo a se compatibilizar com a Convenção da OCDE sobre Suborno e a Lei nº 12.683/12, que extingue o rol de crimes antecedentes à lavagem de dinheiro, abrangendo inclusive contravenções penais”, destacou.
(Fonte: Lucas Rosário Agência MJ de Notícias - imprensa@mj.gov.br - http://www.justica.gov.br)
(Fonte: http://bit.ly/1eGyJI7, data de acesso 10/04/2014)
Portal ESPAÇO MULHER Informa...
uma nova edição em todos os dias 15 de todos os mesesPois são marcas registradas no INPI, com domínios registrados na Internet, e com registros de direitos autorais.
Também será considerado plágio o uso disfarçado e indevido de nossos slogans:
SER MULHER É TER COMPROMISSO COM A VIDA
ESPAÇO MULHER – VALORIZA O QUE VOCÊ FAZ EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE E DESTACA AS MULHERES NAS LIDERANÇAS DO BRASIL.
Considera-se crime de concorrência desleal, além de todas as punições cabíveis em relação aos direitos marcários, eletrônico e autorais, conforme legislação brasileira (código civil e código penal) e de acordos internacionais.
Chamamos a atenção de empresários/as, advogados/as, contadores/as, profissionais de marketing e publicidade, lideranças, governantes, e diretorias de entidades classistas e de atividades feministas, que ninguém, nenhuma pessoa ou profissional, e nenhuma empresa ou instituição, possui autorização para o uso destas marcas e expressões.
Se você conhece que usa ou você se utiliza indevidamente das marcas e expressões e slogans acima citados, entre em contato urgente, para esclarecimentos, com mensagem dirigida a diretoria do Departamento Jurídico ESPAÇO MULHER, via e-mail: dpto.juridico@espacomulher.com.br assunto: Esclarecimentos Urgentes.