Espaço Homem


Portal Espaço Mulher Informa...


Edição nº 153 - de 15 de Outubro de 2014 a 14 de Novembro de 2014

O BRASIL EM 2014 SURPREENDEU COM TRÊS MULHERES CANDIDATAS A PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA

O cenário político do Brasil chama atenção do mundo, principalmente, porque as mulheres pioneiras e de lideranças partidárias enfrentaram com coragem as campanhas inóspitas deste solo, nos milhares de quilômetros em todos os recantos do país, diante de expectativas diferentes do povo, e em confronto com a realidade dos lados mais carenciados da sociedade, mais abandonados pelos preconceitos e discriminações, e descasos das elites econômicas. Além de tudo isto, com maestria e segurança tinha que saber enfrentar sabatinas em debates em seus planos de governo.

Como sempre em todos os cenários em que as mulheres se empreendem corajosamente para novos caminhos e conquistas, precisam ser muito audazes, além de competentes, com um ótimo equilíbrio emocional, pois ainda impera a rudeza nos tratamentos entre candidaturas (alguns até rançosos e superados pelos tempos, pois não modernizam o discurso, e quiçá enxergam a realidade atual, e a força feminina até nas eleições!).

Lamentável que ainda impere no cenário de candidaturas parlamentares ou de candidatos a eleição do executivo, seja necessário que vença “aquela pessoa que grita mais alto, blefa, ou mente mais facilmente”, com a maquilagem do marketing. Aliás, os especialistas nesta nova ciência de “marketing eleitoral” são hábeis em construir e descontruir imagens, num vale tudo para impor os seus candidatos e candidatas.

A mídia toma partido por seus interesses únicos e exclusivos, sem usar dos fins da ciência da comunicação social, isenta e não opinativa, informando os fatos e dando oportunidade igual a todos e a todas para se manifestarem democraticamente. O que se percebe é uma propaganda intensiva, que acusa sem informar ou esclarecer, cujo objetivo é confundir e amealhar pessoas com “votos não-conscientes”.

Vence então o carisma, o lado humanista do candidato ou da candidata, a firmeza nas respostas com o que tem de melhor, que é a própria voz, pela qual e pelas expressões faciais e corporais nos levarão a captar a verdade de cada um/de cada uma?

São fatores de condição humana que se sobrepõem aos interesses dos números econômicos, em que o Brasil apresenta superando em muitos setores outras nações mais antigas e alicerçadas no tempo?

Ainda somos uma democracia jovem, e, assediada pelos remanescentes da ditadura.

É, portanto, muito difícil, e quase impossível, vencer uma eleição com base nas dicas das equipes, cujas, muitas vezes, nem são tão entrosadas assim, nas horas dos debates, vale a rapidez de raciocínio aliada aos sentimentos da condição humana, e carisma.

Trazemos nesta breve reflexão a seguir alguns trechos sobre a vida de precursora filósofa cientista do século 20, Hannah Arendt para comprovar algumas citações que fizemos. É óbvio que tudo é mais profundo e mais tempo se leva para que o conhecimento se alicerce. Porém, a vitória ainda é para aquelas pessoas que entendem a condição humana e sabem “falar para as almas” de cada uma, no carisma do afeto.

Aqui destacamos apenas as três candidatas que chegaram a reta final, sem esquecer as que fizeram parte de pequeninos partidos, cujo valor também acrescem na participação da mulher no cenário político do país.

Nosso reconhecimento as candidatadas à eleição de Presidência da República/2014 para a sra. Dilma Rousseff (reeleição ao cargo pelo PT), sra. Marina Silva (pelo PSB) e, sra. Luciana Genro (pelo PSOL).

Parabéns a nossa democracia ainda jovem, em que as mulheres predominam como eleitoras e beneficiárias das políticas públicas, e, também como maioria de trabalhadoras construtoras do país, em milhares de áreas que alicerçam a economia do Brasil.

Receba nosso fraternal abraço, com as pesquisas e notícias que trazemos para você nesta edição do Portal ESPAÇO MULHER Informa... Elisabeth Marino e equipe.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

HANNAH ARENDT A INFLUENTE FILÓSOFA POLÍTICA DO SÉCULO XX

Hannah nasceu em 14/10/1906 (Hanôver, Alemanha) e faleceu em 04/12/1975 (Nova Iorque/EUA. Uma vida difícil e diferenciada para os tempos políticos da época, mas que não deixou se abater, enfrentou as dificuldades e aproveitou todas as possiblidades que avida lhe oferecia. Observadora dos sentimentos humanos que qualificam a vida de cada pessoa, ela conseguia opinar e influenciar os mais ilustres líderes de seu tempo. Seus conceitos estão vivos e aplicáveis no século 21.

Resta-nos além de admirar a capacidade intelectual e humana de Hannah Arendt é reconhecer que após os quase 40 anos de sua morte, ela teria muito a nos ensinar para os momentos políticos atuais, em que o mundo, e, principalmente, alguns países, em que as mulheres conseguiram via urnas tornarem-se as lideranças responsáveis pelos seus próprios países.

Acreditamos que esta breve pesquisa possa sugerir novos conceitos e horizontes para as poucas mulheres que conseguem se destacar no cenário político de nosso país.

HANNAH ARENDT, PENSADORA DA POLÍTICA E DA LIBERDADE

A autora de origem judia, perseguida pelo regime de Adolf Hitler, construiu uma obra fundamental para a compreensão da política e da condição humana

Por Sergio Amaral Silva jornalista formado pela USP, escritor e vencedor do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, categoria Literatura.

“Hannah Arendt não gostava muito de ser tratada como filósofa, preferindo a denominação de cientista política. Da mesma forma, costumava referir-se a seus textos como "de teoria" ou simplesmente "escritos", não lhe satisfazendo igualmente a classificação de "filosofia política". Em virtude de suas abalizadas análises políticas, ela recebeu importantes distinções como o Prêmio Lessing de 1959 e o Sonning de 1975, este concedido pela Universidade de Copenhague, uma tradicional instituição de ensino dinamarquesa fundada em 1479. Arendt foi agraciada em reconhecimento ao seu mérito em favor do desenvolvimento da cultura europeia. Entre os ganhadores do Prêmio Sonning, concedido a cada dois anos, figuram os nomes da filósofa húngara Ágnes Heller, do filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas, do cineasta sueco Ingmar Bergman, do dramaturgo italiano Dario Fo e da filósofa, teórica do feminismo e escritora francesa Simone de Beauvoir.

O pluralismo político era um dos conceitos básicos pregados por Hannah Arendt, na vigência do qual a igualdade política e a liberdade se manifestariam naturalmente entre as pessoas, com tolerância e respeito às diferenças, numa perspectiva de inclusão. Agentes com disposição e capacidade específica devem ter atuação prática em leis, convênios e acordos de natureza política. Em consequência desse tipo de ideia, ela privilegiava a democracia direta ou um sistema de conselhos em detrimento de formas de democracia representativa, em relação às quais adotava uma postura claramente crítica.”

"A CONDIÇÃO HUMANA" DE HANNAH ARENDT

Por Thiago Rodrigues Braga *

Ao começar sua obra, “A condição humana”, Hannah Arendt alerta: condição humana não é a mesma coisa que natureza humana. A condição humana diz respeito às formas de vida que o homem impõe a si mesmo para sobreviver. São condições que tendem a suprir a existência do homem. As condições variam de acordo com o lugar e o momento histórico do qual o homem é parte. Nesse sentido todos os homens são condicionados, até mesmo aqueles que condicionam o comportamento de outros tornam-se condicionados pelo próprio movimento de condicionar. Sendo assim, somos condicionados por duas maneiras:

  1. Pelos nossos próprios atos, aquilo que pensamos, nossos sentimentos, em suma os aspectos internos do condicionamento.
  2. Pelo contexto histórico que vivemos, a cultura, os amigos, a família; são os elementos externos do condicionamento.

Hannah Arendt organiza, sistematiza, a condição humana em três aspectos:

  1. Labor
  2. Trabalho
  3. Ação

Hannah Arendt identifica três formas dicotômicas de trabalho:

  1. improdutivo e produtivo
  2. qualificado e não qualificado
  3. intelectual e manual.

Leia na íntegra: http://bit.ly/1w24J3w

Universidade Federal de Goiás Departamento de Ciências Sociais

ALUNO: Thiago Rodrigues Braga

DISCIPLINA: Sociologia do trabalho Prof: Jordão Horta Nunes Relatório de leitura:

ALGUNS PENSAMENTOS DE HANNAH ARENDT

Instrumentos necessários e legítimos

As mentiras sempre foram consideradas instrumentos necessários e legítimos, não somente do ofício do político ou do demagogo, mas também do estadista. Hannah Arendt

Só a bondade

Só a bondade deve esconder-se de modo absoluto e evitar qualquer publicidade, pois do contrário é destruída... Hannah Arendt

A essência

A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos. Hannah Arendt

Função da Escola

A função da escola é ensinar às crianças como o mundo é, e não instruí-las na arte de viver. Hannah Arendt

Existência Vivida

Uma existência vivida inteiramente em público, na presença de outros, torna-se, como diríamos, superficial. Hannah Arendt

Condição da ação humana

A pluralidade é a condição da ação humana pelo fato de sermos todos os mesmos, isto é, humanos, sem que ninguém seja exatamente igual a qualquer pessoa que tenha existido, exista ou venha a existir. Hannah Arendt

(Fonte: http://bit.ly/1qrHHyl)

COMEMORAÇÕES ESPAÇO MULHER - 2014

  • 28° aniversário da criação do Projeto ESPAÇO MULHER/ESPAÇO PARA A MULHER;
  • 27° aniversário do Jornal ESPAÇO MULHER (Informativo Integrador dos Movimentos Associativos Femininos);
  • 26 anos de marca e criação autoral JORNAL DA MULHER BRASILEIRA, com divulgação há 10 anos com link no Portal ESPAÇO MULHER INFORMA...
  • 26 anos de marca e criação autoral EMBELEZAR (Coletânea de Estudos de Embelezamento Integral) com divulgação há 10 anos com link no Portal ESPAÇO MULHER INFORMA...
  • 24° aniversário do ESPAÇO MULHER - Clube Nacional de Valorização e Intercâmbio Cultural;
  • 13° aniversário do Portal ESPAÇO MULHER Informa... (http://www.espacomulher.com.br);
  • 9° aniversários: * TV ESPAÇO MULHER; * Rádio ESPAÇO MULHER; * Ensino a Distância ESPAÇO MULHER (pesquisas temáticas); * Loja Virtual ESPAÇO MULHER;
  • 8° aniversário do Instituto ESPAÇO MULHER;
  • 7° aniversário da Campanha “COMBATE À VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA E COMBATE À VIOLÊNCIA ECONÔMICA CONTRA AS MULHERES”
  • Portal ESPAÇO MULHER Informa...

    uma nova edição em todos os dias 15 de todos os meses

    Aviso urgente - importante!

    DENUNCIE USO INDEVIDO DE ESPAÇO MULHER e ESPAÇO PARA A MULHER

    Pois são marcas registradas no INPI, com domínios registrados na Internet, e com registros de direitos autorais.

    Também será considerado plágio o uso disfarçado e indevido de nossos slogans:

    SER MULHER É TER COMPROMISSO COM A VIDA

    ESPAÇO MULHER – VALORIZA O QUE VOCÊ FAZ EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE E DESTACA AS MULHERES NAS LIDERANÇAS DO BRASIL.

    Considera-se crime de concorrência desleal, além de todas as punições cabíveis em relação aos direitos marcários, eletrônico e autorais, conforme legislação brasileira (código civil e código penal) e de acordos internacionais.

    Chamamos a atenção de empresários/as, advogados/as, contadores/as, profissionais de marketing e publicidade, lideranças, governantes, e diretorias de entidades classistas e de atividades feministas, que ninguém, nenhuma pessoa ou profissional, e nenhuma empresa ou instituição, possui autorização para o uso destas marcas e expressões.

    Se você conhece que usa ou você se utiliza indevidamente das marcas e expressões e slogans acima citados, entre em contato urgente, para esclarecimentos, com mensagem dirigida a diretoria do Departamento Jurídico ESPAÇO MULHER, via e-mail: dpto.juridico@espacomulher.com.br assunto: Esclarecimentos Urgentes.

    LEIA NESTA EDIÇÃO:
    Jornal Espaço Mulher

    Jornal da Mulher Brasileira

    Embelezar

    Elisabeth Mariano

    FIPLC-EMEH

    Ensino a Distância

    TV Espaço Mulher

    Rádio Espaço Mulher

    Edições anteriores.