Foi “promulgada em 5 de outubro de 1988, a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, cuja é a lei fundamental e suprema do Brasil, servindo de parâmetro de validade a todas as demais espécies normativas, situando-se no topo do ordenamento jurídico do país”. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o_brasileira_de_1988).
Há 31 anos, de algum modo, centenas de entidades representativas do povo e anseios da cidadania brasileira, se esmera em colaborar com os representantes do povo, eleitos para proteger e ampliar os benefícios e punições por meio da Constituição, que vai aos poucos sofrendo adaptações por meio de situações que chegam ao Senado Federal e a Câmara de Deputados Federais... ali, sempre há grandes debates, assim como também no STF /STJ que agem como “Guardiões dos direitos do povo”!
Democracia que se alcançou com a perda do “sangue e das vidas” de muitos que se rebelaram contra “excesso e desrespeitos aos direitos humanos, cerceamento da liberdade de expressão, etc. Foi feita a criação e partidos e fundos de manutenção desses, tudo pactuado para que de algum modo houvesse a pluralidade e o respeitos as diferenças no país!
O Brasil que é quase um continente em extensão, riquíssimo em valores naturais, em água e solo fértil e, clima e temperaturas favoráveis para quase tudo que se precisa,
e em todas as áreas de trabalho, número de habitantes com variações marcantes ainda das colonizações, e, é ao mesmo tempo, um território abençoado e invejado, tendo um povo trabalhador, embora quase sem direitos sociais, muitos vivendo de esmolas e em mio a criminalidades, sem qualquer tipo de proteção...
Lamentavelmente, mesmo em uma democracia, com uma exemplar Constituição Cidadã, vemos que há muitos e bons valores, sendo “vilipendiado”, feito leilão de “ouro de tolo”.... há até a frase popular “ me engana que eu gosto, pode crer!!”
Enfim a tão sonhada Democracia, que custou “sangue, suor e lágrimas” tem uma data para ser comemorada: “25 de outubro” Dia da Democracia (mas, lembra o fato em meio a dor e ao horror”!) .
O que resta diariamente a cada uma pessoa, que depositou um voto em confiança, acreditando que tais eleitos, iriam agir para melhorar as vidas do povo brasileiro?
Onde estão os/as que são cientistas, doutores/as, acadêmicos/as, autoridades em todos as esferas e instâncias, e as lideranças no país?
Quem vem socorro das pessoas enfraquecidas?
Então, é propaganda enganosa, é uma falácia: “É um dever o bem de todos no país?!” Onde está, ou se encontra a tão apregoada: “valorização do bem comum”!? (https://www.significados.com.br/bem-comum/)
Está na hora de sentirem convocados os que aprenderam, pensam e agem no bem estar e melhores condições as pessoas desprotegidas no país!
Nesta página também, chamamos atenção as datas comemorativas do ECUMENISMO (DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO), e o que se refere ao “Dia Mundial do URBANISMO.”
Reunir-se e debater, dialogar em grupos, com autoridades de todos os segmentos, representando regiões, áreas de trabalho, de estudos, dos que sofrem com problemas semelhantes etc. é o melhor e mais curto caminho!
Nada mudou, há que sempre o povo agir em prol de seus direitos, é para isso é que existe a Democracia, e é por meio do Congresso Nacional, que se tem que exigir, que eles sejam a voz dos que mais precisam, e que ninguém sequer os enxerga, nem nos dados estatísticos...
Ou Democracia, ou Democracia, nada mais que Democracia! Sem sangue derramado, mas com suor pelas reivindicações, e no “carnaval da Vitória!”
Vamos reestudar os conceitos, esquecer os preconceitos, vamos ser aquelas pessoas que mais se destacaram no país, por fazer algo “BEM FEITO!
Um grande e fraternal abraço a todas e a todos. Nossos agradecimentos as colaborações e participações voluntárias para que estas edições continuassem a mostras os bons valores que há na alma de muitas pessoas ainda! Nossa equipe minúscula, mas batalhadora, recebam também estas edições deste mês.
Prof.ª Mestra Elisabeth Mariano (nome profissional), responsável pelos textos em “olás!” de cada edição.
Mestrado em Lideranças, Direitos Humanos e Comunicação Social, Pós graduada em Política Internacional (ênfase em Direitos Humanos e Direitos das Mulheres), Pós graduada em Comunicação Social (ênfase em jornalismo impresso, rádio/TV e Internet); Bacharel em Letras (Inglês, Espanhol, Português); conclui o 36ª Ciclo de Políticas e Estratégias da ADESG/SP em 1994.
Vários cursos DE EXTENSÃO UNIVERSITARIA, EM LICENCIAMENTOS, PROFISSIONAIS, e formações técnicas nas mais variadas áreas DE ATUAÇÃO. Escritora, poetisa, publicitária, jornalista, dentre outras áreas.
Há 33 anos edita ESPAÇO MULHER (Diretora Proprietária de marcas e domínios, direitos autorais e intelectuais de ESPAÇO MULHER / ESPAÇO PARA A MULHER, ESPAÇO HOMEM, EMBELEZAR, JORNAL DA MULHER BRASILEIRA, FIPLCEM-EH)
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
“A data da morte do jornalista Vladimir Herzog, em 1975, é considerada o ponto de partida para a retomada do processo democrático no Brasil. Herzog morreu no dia 25 de outubro de 1975, durante uma sessão de tortura, na Rua Tomás Carvalhal, 1.030, no bairro do Paraíso, em São Paulo, num prédio utilizado pelo Destacamento de Operações Internas - Comando Operacional de Informações do II Exército - Doi-Codi. A morte do jornalista provocou a primeira reação popular contra a tortura, prisões arbitrárias e desrespeito aos direitos humanos.”
Fonte: Livro: A origem de Datas e Festas
Autor: Marcelo Duarte Editora: Panda Books
Por Heidi Strecker* - Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação Quando se pensa em formas de governo, uma das distinções mais antigas que se pode fazer é entre o governo de um só (monarquia), o de um grupo de pessoas (oligarquia), ou o de todos (democracia). Na monarquia, o poder se concentra nas mãos de um soberano. Na aristocracia, o poder é exercido por um pequeno grupo social privilegiado. Na democracia, o poder é exercido por todo o povo, que elege seus representantes. Atualmente, essa distinção entre formas de governo já não é tão relevante. O que é fundamental é distinguir entre governo democrático e governo autoritário. Entre democracia e ditadura.
Leia e saiba mais:
O que temos a comemorar afinal?
João Soares Pena
Data comemorativa
“Desde 1949 comemora-se em 08 de novembro o Dia Mundial do Urbanismo. A iniciativa do Instituto Superior de Urbanismo da Cidade de Buenos Aires contou com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU que instituiu a data comemorativa (4). Além disso, o professor Carlos Maria della Paolera, da Universidade de Buenos Aires, fundou a Organización Internacional del dia Mundial del Urbanismo (5).
O símbolo do urbanismo, também criado por Carlos Maria della Paolera, já havia sido adotado no Congresso de Urbanismo de Besançon, França, em 1935, no 1º Congresso Argentino de Urbanismo, em Buenos Aires em 1935, e no 1º Congresso de Urbanismo do Chile, em 1938. O símbolo representa três elementos considerados essenciais à vida humana: o sol (em amarelo), a vegetação (em verde) e o ar (em azul).”... continua
Portal ESPAÇO MULHER Informa... uma nova edição em todos os dias 15 de todos os meses
Pois são marcas registradas no INPI, com domínios registrados na Internet, e com registros de direitos autorais.
Também será considerado plágio o uso disfarçado e indevido de nossos slogans:
SER MULHER É TER COMPROMISSO COM A VIDA
ESPAÇO MULHER – VALORIZA O QUE VOCÊ FAZ EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE E DESTACA AS MULHERES NAS LIDERANÇAS DO BRASIL.
Considera-se crime de concorrência desleal, além de todas as punições cabíveis em relação aos direitos marcários, eletrônico e autorais, conforme legislação brasileira (código civil e código penal) e de acordos internacionais.
Chamamos a atenção de empresários/as, advogados/as, contadores/as, profissionais de marketing e publicidade, lideranças, governantes, e diretorias de entidades classistas e de atividades feministas, que ninguém, nenhuma pessoa ou profissional, e nenhuma empresa ou instituição, possui autorização para o uso destas marcas e expressões.
Se você conhece que usa ou você se utiliza indevidamente das marcas e expressões e slogans acima citados, entre em contato urgente, para esclarecimentos, com mensagem dirigida a diretoria do Departamento Jurídico ESPAÇO MULHER, via e-mail: dpto.juridico@espacomulher.com.br assunto: Esclarecimentos Urgentes.