Muitas datas comemorativas ficam sem ter o que apresentar para justificar comemorações; contudo, as que sempre são apresentadas pela ONU, mobilizam mais mundialmente, aos grupos de cientistas sociais, na criação de projetos especiais.
E, grupos multiprofissionais, são debatidos temas que realmente somam para a causa ser potencializada em melhor atendimento, e, principalmente respeitos de autoridades “desprovidas de ética”!
Aqui quero aproveitar a data festiva, e , parabenizar todas as iniciativas da AMPID, movimento/entidade que observo desde a sua fundação.
Maravilhoso é se poder analisar a qualidade de um movimento sociopolítico e beneficente para pessoas “menos aquinhoadas na sobrevivência”.
Aqui trazemos nesta página o reconhecimento a data festiva em sua criação em 2006 pelas Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
Seguem mais pesquisas, e, entregamos-lhe esta edição com nosso agradecimento eterno a todas precursoras que serviram de exemplo e alicerce para nossas vidas em até séculos depois... assim se faz a trajetória existencial da humanidade... os progressos de uma fase, são alicerces de outra.
Fraternal abraço, de ELISABETH MARIANO E EQUIPE ESPAÇO MULHER.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Dos 210 milhões brasileiros, 37,7 milhões são pessoas idosas, ou seja, que têm 60 anos ou mais. Os dados são deste ano e fazem parte de uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que traz também outras estatísticas: 18,5% dessa população ainda trabalha e 75% dela contribuem para a renda de onde moram. ( DADOS DE 01/10/2021)
19 de fev. de 2021 —O artigo destaca os principais documentos internacionais que tratam do direito da pessoa idosa ao trabalho, e políticas públicas à idosos.
A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência – AMPID – foi criada para promover e defender aos direitos das pessoas idosas e pessoas com deficiência.
De abrangência nacional, a AMPID contribui para o diálogo social e a promoção dos interesses dos idosos e pessoas com deficiência, sendo seus objetivos:
Desenvolver, em âmbito nacional, políticas e ações de integração com órgãos e entidades, formação e aperfeiçoamento profissional dos Associados e, promoção da cultura jurídica, relacionados aos direitos das pessoas com deficiência e das pessoas idosas.
E-mail: ampidgrupo@yahoo.com.br
Site: https://ampid.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/AMPID.AMPID
A data foi criada em 2006 pelas Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, tendo como objetivos refletir numa questão social sensível e acabar com a violência contra a pessoa idosa.
Numa sociedade cada vez mais envelhecida (serão 1,2 mil mihões de pessoas com mais de 60 anos em 2025), os idosos são esquecidos e sujeitos a maus-tratos físicos e psicológicos, quer pelas suas famílias, quer pelos serviços de acolhimento ou pela sociedade em geral.
Todos os anos se registam vários casos de abuso contra os idosos e muitos mais acontecem em silêncio, sem conhecimento público. Parar os abusos verbais, emotivos, financeiros e corporais e promover a integração e o bem-estar do idoso são os desafios lançados pela celebração desta data.
Neste dia a ONU relembra também que a discriminação etária é uma grave violação dos Direitos Humanos, exigindo o empenhamento dos governos, das instituições e da população para mudar a situação.
Portal ESPAÇO MULHER Informa... uma nova edição em todos os dias 15 de todos os meses
Pois são marcas registradas no INPI, com domínios registrados na Internet, e com registros de direitos autorais.
Também será considerado plágio o uso disfarçado e indevido de nossos slogans:
SER MULHER É TER COMPROMISSO COM A VIDA
ESPAÇO MULHER – VALORIZA O QUE VOCÊ FAZ EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE E DESTACA AS MULHERES NAS LIDERANÇAS DO BRASIL.
Considera-se crime de concorrência desleal, além de todas as punições cabíveis em relação aos direitos marcários, eletrônico e autorais, conforme legislação brasileira (código civil e código penal) e de acordos internacionais.
Chamamos a atenção de empresários/as, advogados/as, contadores/as, profissionais de marketing e publicidade, lideranças, governantes, e diretorias de entidades classistas e de atividades feministas, que ninguém, nenhuma pessoa ou profissional, e nenhuma empresa ou instituição, possui autorização para o uso destas marcas e expressões.
Se você conhece que usa ou você se utiliza indevidamente das marcas e expressões e slogans acima citados, entre em contato urgente, para esclarecimentos, com mensagem dirigida a diretoria do Departamento Jurídico ESPAÇO MULHER, via e-mail: dpto.juridico@espacomulher.com.br assunto: Esclarecimentos Urgentes.