Portal Espaço Mulher Informa...


Edição nº 88 - de 15 de Maio de 2009 a 14 de Junho de 2009

Os milagres da medicina nos transplantes de rosto, mãos, antebraços, trazem sobrevida as pessoas vitimadas

Quanto vale para um médico esta frase? "Aqui estou eu, cinco anos depois. Ele fez o que disse que ia fazer”, afirmou ela, sorrindo, se referindo ao cirurgião plástico Risal Djohan."

Recentemente, em 5 de maio, foram destacadas nos noticiários e na Internet as imagens do rosto desfigurado, e transplantado de Connie Culp (46 anos, americana que levou tiro do marido em 2004, que foi condenado a 7 anos de prisão. Foi o primeiro transplante deste tipo nos Estados Unidos).

Ela durante entrevista coletiva em uma clínica de Cleveland, no estado americano de Ohio demonstrou não apenas rosto reconstituído pela cirurgia, mas a felicidade de se alimentar, pois desde janeiro, ela pôde voltar a comer pizza, frango e hambúrguer após cinco anos. Ela recebeu alta no dia 5 de fevereiro e desde então volta para ser reavaliada. No total, ela passou por 30 cirurgias até que a equipe médica obtivesse êxito.

Doravante ela se propõe a defender outras pessoas que tiveram o mesmo problema, quando afirmou:

“Quando vir alguém com o rosto desfigurado, não julgue essa pessoa, porque você nunca sabe o que aconteceu com ela”.

Segundo informação há um novo caso, na mesma clínica com uma mulher que foi agredida por um chimpanzé nos Estados Unidos. Segundo os médicos, ela sofreu danos cerebrais, e seu nome é Charla Nash que também perdeu as mãos, o nariz, lábios e pálpebras.

Conta-se que na França, em 2005, uma equipe francesa anunciou a realização do primeiro transplante parcial de rosto, em uma mulher.

Em 9 de maio deste ano, o Hospital Universitário de Pittsburgh, na Pensilvânia, anunciou que realizaram seu 1º transplante duplo de mãos neste 6 de maio, que um homem com uma rara doença foi o beneficiado do primeiro transplante duplo de mãos nos Estados Unidos.

"O porta-voz do hospital Amy Dugas informou que Jeff Kepner, de 57 anos e residente em Augusta (Geórgia), foi "o primeiro beneficiado de um duplo transplante de mãos nos EUA". Fizeram parte da equipe 10 médicos e a cirurgia durou 9 horas.

"O paciente Jeff Kepner (57 anos) perdeu suas mãos e pés há dez anos," devido a uma infecção bacteriana pouco comum, passou por uma cirurgia inédita: Transplante de mãos e antebraços.

Em dezembro de 2006, noticiava-se que uma mulher (47 anos, espanhola) com transplante de antebraços e mãos já tocava o rosto, após receber na Espanha o transplante dos dois antebraços e das duas mãos. Disse à reportagem, Efe Luis Landín, um dos médicos que participaram da cirurgia: ela está "muito contente". Hoje,"acariciou o seu rosto".

A paciente, identificada apenas como Alba, foi a sétima pessoa no mundo e a primeira mulher submetida a este tipo de transplante. A cirurgia foi feita em 30 de novembro por uma equipe cirúrgica de Valência especializada em cirurgia reconstrutiva.

A ABTO - Associação Brasileira de Transplante de Órgãos estimula a divulgação de Transplante de Órgãos no Brasil.

Para o presidente da ABTO, Dr. José Osmar Medina Pestana - "O Brasil é, hoje, o segundo país que mais realiza transplantes no mundo. Somente os Estados Unidos efetuam um número superior ao nosso.

No Brasil, o sistema de transplantes é muito bem estruturado. Existe uma coordenação nacional no Sistema Nacional de Transplante em Brasília e cada Estado possui uma central de notificação de doação e localização de órgãos. Além disso, em sua maioria as equipes brasileiras que realizam transplantes são lideradas por competentes profissionais, que foram graduados no país e que completaram sua graduação internacionalmente.

Ao contrário do que acontece muitas vezes no sistema de saúde pública do Brasil, a área de transplante está muito bem organizada e desenvolvida. Situação semelhante à da cirurgia cardíaca e da Aids, em que somos reconhecidos internacionalmente."

E, conforme Dr. Medina - "O perfil econômico da maior parte das pessoas transplantadas é o baixo poder aquisitivo. Mais de 95% dos transplantes são realizados pelo sistema público de saúde e o governo remunera razoavelmente estes procedimentos. Quanto à faixa etária, a maior parte dos transplantados está entre 20 e 50 anos." (fonte: entrevista à revista Prática Hospitalar, in http://www.abto.org.br).

Também estão sendo editados trabalhos científicos no campo do direito, a exemplo: "Transplantes de órgãos e tecidos: uma abordagem constitucional", de autoria de Andiara Roberta Silva e Theobaldo Spengler Neto. Disponível em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=7541>. Acesso em: 15 maio 2009.

Como se pode perceber na leitura das notícias é que qualquer pessoa poderá um dia ser vítima de situação idêntica na vida, não apenas pela violência, poderá ter parte de seu corpo mutilada, e necessitar de transplantes. Torna-se portanto, necessária a difusão das informações e incentivos referentes as doações de órgãos e membros, e difusão dos casos bem sucedidos para que haja mais progresso e benefício da ciência e em prol das pessoas que necessitem transplantes.

Deixamos esta mensagem para que todas as mulheres procurem difundir a nova missão de Connie Culp, que proclama:

“Quando vir alguém com o rosto desfigurado, não julgue essa pessoa, porque você nunca sabe o que aconteceu com ela”.

Vamos com o exemplo dela e de outros casos citados ter a nossa missão pessoal de incentivar as doações.

Para finalizar queremos parabenizar a todos os médicos e todas as médicas que são "os deuses e as deusas da reconstrução por meio de transplantes ousados e necessários para promover a vida humana, tanto no corpo como no psicológico, por meio de seus conhecimentos promovem a verdadeira missão da medicina.

Receba a edição nº 88 do Portal ESPAÇO MULHER INFORMA... com um fraternal abraço de Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO MULHER.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

II Seminário de Estudos ESPAÇO MULHER / 2009

Em 29 de maio de 2009, das 14h00 às 17h00, no auditório José Bonifácio, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O evento será realizado em comemoração ao dia 27 de maio - DIA DOS/DAS PROFISSIONAIS LIBERAIS, mediante o 1º aniversário da Lei Estadual nº 13.042, de 03.06.2008, de autoria da deputada estadual Célia Leão (por solicitação de Elisabeth Mariano (*) ESPAÇO MULHER).

O apoio parlamentar é do gabinete do deputado estadual JOSÉ CANDIDO (o qual foi reeleito para a presidência da Comissão Parlamentar de Direitos Humanos).

Programação

13h30 – inscrição e entrega de material do evento.

14h00 – 14h15 - recepção às /aos conferencistas.

14h15 - 14h30 – ABERTURA DO EVENTO: Exmº deputado JOSÉ CÂNDIDO.

Dentre outros representantes de entidades apoiadoras.

14h40 – 14h55 – Palestra: O mercado de trabalho para jovens profissionais liberais, no qual predominam as mulheres.

Conferencista: Profª. Me. ELISABETH MARIANO.

15h00 – 15h25 - Palestra: Há preconceito, discriminação e racismo em relação à preferencia de atendimento nas profissões liberais?

Conferencista: jornalista, radialista e apresentadora de TV, escritora e empresária CLÁUDIA ALEXANDRE.

15h30 – 15h55- Palestra: Câncer de mama: acesso ao diagnóstico precoce. E, os direitos de pacientes.

Conferencista: advogado, administrador hospitalar e escritor TIAGO FARINA MATOS.

16h00 - 16h25- Palestra: Dr. Panizza revela sua experiência multiprofissional com a Fitoterapia em relação aos benefícios para a qualidade de vida dos profissionais liberais.

Conferencista: Farmacêutico industrial, professor e escritor SÉRGIO TINOCO PANIZZA.

16h30 – 16h45 – Palestra: Os Direitos do Consumidor também são Direitos Humanos. O que sucede atualmente em relação ao direito do consumidor na área de prestação de serviços liberais?

Conferencista: Bacharel em direito EDUARDO SALLES PIMENTA FILHO.

16h45 - 16h55 - comentários sobre dúvidas das pessoas participantes do evento.

17h00 - 17h20 – Palestra: A atuação do PROCON/SP frente às violações ao direito do consumidor quando provocadas na área das profissões liberais.

Conferencista: - Advogado e diretor técnico do PROCON/SP Prof. LAÉRCIO GODINHO TEIXEIRA.

17h20 - 17h45 – Palestra: O melhor marketing é o respeito à clientela, que fará qualquer carreira profissional ser um sucesso!

Conferencista: Administradora e doutora em administração pela FEA-USP Profª. Drª. VERA L. SAIKOVITCH.

17h30 até 18h00 - Encerramento, com agradecimentos. Momentos de amizade.

PÚBLICO:

Teremos como público convidado todas as áreas profissionais liberais, e algumas representações de entidades associativas de São Paulo, dentre outras ONGs.

Saiba mais, peça a programação e solicite a sua inscrição gratuita, pelo e-mail: espacomulher@espacomulher.com.br.

ASSUNTO: EVENTO DE MAIO.


LEIA NESTA EDIÇÃO:
Jornal Espaço Mulher

Jornal da Mulher Brasileira

Embelezar

Elisabeth Mariano

FPLCEM

Ensino a Distância

TV Espaço Mulher

Rádio Espaço Mulher

Edições anteriores.