Pode ocorrer que pessoas muito austeras não concordem com esta pergunta e se recusem a respondê-la. Outras, porém, irão refletir filosoficamente, podem até construir uma tese contra ou a favor. Outras sorrirão e irão sentir-se naquela alegria infantil, que possui curiosidade em descobrir, de participar, ou de procurar a proteção em algo maior, que muitas religiões muito bem sabem preencher neste vazio existencial.
No dia 12 de outubro comemora-se o Dia da Criança, que foi criado oficialmente no Brasil por um decreto do presidente Artur Bernardes, em 1924. Mas só muito depois, na década de 1960, a idéia emplacou de verdade.
Em 1959, a Organização das Nações Unidas (ONU) elaborou um documento registrando os direitos das crianças de todo o mundo. E estipulou o dia 20 de novembro como Dia Universal da Criança.
No Brasil comemora-se o Dia da Criança com brincadeiras nas escolas,, passeios em parques, teatros, circos, e presentinhos...
Todas as crianças brasileiras têm direitos garantidos e no Estatuto da Criança e do Adolescente, e de ter uma família, casa e alimentos, remédios, vestuário, escola, e, educação para ser uma cidadã, além de que precisarão receber muito amor...
Noticiários recentes demonstram realidades tristes e preocupantes em situações que envolvem crianças, autoras de crimes, contra o patrimônio público, contra professores, contra coletivos, e contra a si próprias, pois não têm condições de se defenderem de si mesmas, pela inexperiência para evitar aquilo que as levará para ruína, ou defenderem-se de pessoas maléficas que as exploram maltratam e as degradam como seres humanos.
Quadro este que, com certeza, aquelas pessoas (homens e mulheres) conscientes de seus deveres diante das pessoas indefesas, procuram providenciar-lhes um destino melhor. Quem pode alegrar-se ou ficar em paz, ao ver o abandono e a tristeza que se apossa de tantas crianças, sem a certeza de um futuro melhor?
Em períodos de eleições ouve-se tantos candidatos e candidatas apregoando prováveis políticas e melhorias na área da educação, e entra e sai governo, a realidade não é tão promissora conforme as profícuas e as não cumpridas promessas.
Não há política de educação sem compreender que há crianças que precisam de estima e condições de vida digna, no dia-a-dia de suas vidas.
Para alegrar aquela criança que ainda existe em cada uma (um) de nós, que já vivemos algumas dezenas de anos, que ainda nos alegramos como crianças, e, temos sonhos para um construir e deixar mundo melhor e em paz, trazemos a lembrança dos tempos estudantis, em que se cantava diariamente o Hino do Estudante do Brasil.
Era um estímulo a ética e ao amor patriótico, ser estudante era algo muito importante e que estimulava ser participante na construção do país.
E, depois, quando já se estava jovem participante de um novo tempo e de novos sonhos e missão para o nosso país, tivemos nova canção para embalar nossa juventude: Coração de Estudante.
“Recordar é viver”, diz o antigo adágio. Reviver é reavivar.
Perdoem-nos as pessoas céticas e sem os ideais esperançosos das crianças, mas hoje deixamos aqui nossa homenagem para você que ainda se sente criança diante da amplitude e incógnita do mundo.
Para você que ainda é aquela criança que tem alegria em viver e reviver, e quer construir um mundo melhor e uma sociedade em paz, oferecemos as letras e músicas dessas duas canções (basta acessar-lhes os links).
Parabéns a todas as pessoas que amam as crianças do nosso Brasil e buscam a felicidade de todas elas.
Receba esta edição n° 128 do Portal ESPAÇO MULHER INFORMA... com as notícias e pesquisas que fizemos com muita dedicação para você.
Fraternal abraço de Elisabeth Mariano e equipe.
http://letras.mus.br/milton-nascimento/47421/
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Portal ESPAÇO MULHER Informa...
uma nova edição em todos os dias 15 de todos os mesesPois são marcas registradas no INPI, com domínios registrados na Internet, e com registros de direitos autorais.
Também será considerado plágio o uso disfarçado e indevido de nossos slogans:
SER MULHER É TER COMPROMISSO COM A VIDA
ESPAÇO MULHER – VALORIZA O QUE VOCÊ FAZ EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE E DESTACA AS MULHERES NAS LIDERANÇAS DO BRASIL.
Considera-se crime de concorrência desleal, além de todas as punições cabíveis em relação aos direitos marcários, eletrônico e autorais, conforme legislação brasileira (código civil e código penal) e de acordos internacionais.
Chamamos a atenção de empresários/as, advogados/as, contadores/as, profissionais de marketing e publicidade, lideranças, governantes, e diretorias de entidades classistas e de atividades feministas, que ninguém, nenhuma pessoa ou profissional, e nenhuma empresa ou instituição, possui autorização para o uso destas marcas e expressões.
Se você conhece que usa ou você se utiliza indevidamente das marcas e expressões e slogans acima citados, entre em contato urgente, para esclarecimentos, com mensagem dirigida a diretoria do Departamento Jurídico ESPAÇO MULHER, via e-mail: dpto.juridico@espacomulher.com.br assunto: Esclarecimentos Urgentes.