Trazemos aqui uns recortes de noticiários, com as respectivas fontes, que poderão ser úteis para você ciar um grupo e debates, um “time de ação” fazendo algo mais objetivo em termos de orientar, acompanhar os casos, ajudar a educar, sugerir soluções para as autoridades, enfim, tudo é velado o que posamos fazer a favor de nossas crianças e nossas pessoas jovens, brasileirinhas, que ao mesmo tempo merecem nossa solidariedade, para superar os traumas da vida... que tal? É um bom propósito diante destas comemorações, que ao mesmo tempo traz estatísticas com fatos da vida real que são “desolações”!? Use sua criatividade, visite uma escola, faça uma palestra, leve cartilhas, faça umas apostilas, doe dinheiro na escola e incentive uma campanha... tudo é válido para colaborar, e ser para sempre alguém que as crianças e jovens se recordarão com carinho... Afinal, você só quer o bem delas e as está orientando para que sejam e estejam mais preparadas para os perigos da vida! Leia a seguir, siga os links, leia as reportagens completas, faça a sua conclusão e se decida a melhorar este quadro de infância e juventude na região onde você está! Parabéns! Muitas bênçãos e alegrias para você...
Nossa gratidão a todas e todos, pessoas que voluntariamente colaboram conosco, “Sois o solo fértil que ajuda a germinar as nossas sementes!” Esperamos que aprecie esta nossa edição com nossas pesquisas de notícias e assuntos que, selecionamos com a expectativa que possam interessar-lhe também.
Fraternal abraço, Elisabeth Mariano e equipe Portal ESPAÇO MULHER Informa... e Blog ESPAÇO HOMEM Informa...
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Criado em 17/06/16 09h06 e atualizado em 17/06/16 09h18
Por Suely Amarante - Fonte: Ascom IFF
O 16º Curso de Violência Contra Crianças e Adolescentes do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), coordenado pela pediatra Rachel Niskier, foi palco de reflexões sobre todas as manifestações de violências infantojuvenis. Dentre elas, as violências física e psicológica foram abordadas, e de acordo com dados da Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef), as estatísticas apontam um cenário desolador em relação à violência contra crianças e adolescentes. A cada dia, em média 129 casos de violência psicológica e física, incluindo a sexual, e negligência são reportados ao Disque Denúncia 100.
(O guia “Cenário da Infância e Adolescência - 2016")
Ernesto Braga
(...) “ACIDENTES SÃO A PRINCIPAL CAUSA DE ÓBITOS DE 1 A 14 ANOS. ATÉ 1 ANO, SÃO AS PERINATAIS, LIGADAS À GESTAÇÃO E AO PARTO, SEGUNDO O COMITÊ DE SEGURANÇA DA SOCIEDADE MINEIRA DE PEDIATRIA.”
Fatores de risco
“Acidentes de trânsito, incluindo os atropelamentos e os que ocorrem no transporte de crianças e adolescentes, são os que mais matam pessoas com até 14 anos, de acordo com o estudo da Criança Segura. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) também apontam quedas, sufocações, intoxicações, queimaduras e afogamentos como as principais causas das internações e óbitos nesta faixa etária.”
“Os impactos são imensuráveis. Quando não perdem a vida, estão sujeitos a carregar sequelas pelo resto da vida”, lamenta a gestora de políticas públicas Gabriela Guida de Freitas, coordenadora nacional da Criança Segura.”
... “São Paulo – Sustentando um dos primeiros lugares no ranking internacional de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes, o Brasil precisa de políticas urgentes de prevenção para combater o problema, que vítima a infância e deixa graves marcas na vida adulta. Essas ações passam por educação sexual nas escolas e quebras de tabus dentro das famílias para conversas abertas sobre sexualidade, defendem especialistas.” ...
... “Ao todo, 67,7% das crianças e jovens que sofrem abuso e exploração sexuais são meninas, contra 16,52% dos meninos. Os casos em que o sexo da criança não foi informado totalizaram 15,79%. A maioria dos casos (40%) ocorrem com crianças entre 0 a 11 anos, seguidas por 12 a 14 anos (30,3%) e de 15 a 17 (20,09%), levando em conta as denúncias do Disque 100. A maioria dos agressores são homens (62,5%) e adultos de 18 a 40 anos (42%).” ...
... “(No dia 8 de maio, o presidente Michel Temer sancionou duas novas legislações relacionadas ao tema: a lei nº 13.440 /2017, que estipula pena obrigatória de perda de bens e valores em razão da prática dos crimes tipificados como exploração sexual; e a lei nº 13.441/2017, que prevê a infiltração de agentes de polícia na internet com o fim de investigar crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Em abril, ele havia sancionado a lei nº 13.431/2017, que estabelece o depoimento especial para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.)”.
Portal ESPAÇO MULHER Informa... uma nova edição em todos os dias 15 de todos os meses
Pois são marcas registradas no INPI, com domínios registrados na Internet, e com registros de direitos autorais.
Também será considerado plágio o uso disfarçado e indevido de nossos slogans:
SER MULHER É TER COMPROMISSO COM A VIDA
ESPAÇO MULHER – VALORIZA O QUE VOCÊ FAZ EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE E DESTACA AS MULHERES NAS LIDERANÇAS DO BRASIL.
Considera-se crime de concorrência desleal, além de todas as punições cabíveis em relação aos direitos marcários, eletrônico e autorais, conforme legislação brasileira (código civil e código penal) e de acordos internacionais.
Chamamos a atenção de empresários/as, advogados/as, contadores/as, profissionais de marketing e publicidade, lideranças, governantes, e diretorias de entidades classistas e de atividades feministas, que ninguém, nenhuma pessoa ou profissional, e nenhuma empresa ou instituição, possui autorização para o uso destas marcas e expressões.
Se você conhece que usa ou você se utiliza indevidamente das marcas e expressões e slogans acima citados, entre em contato urgente, para esclarecimentos, com mensagem dirigida a diretoria do Departamento Jurídico ESPAÇO MULHER, via e-mail: dpto.juridico@espacomulher.com.br assunto: Esclarecimentos Urgentes.