Portal Espaço Mulher Informa...


Edição nº 77 - de 15 de Junho de 2008 a 14 de Julho de 2008

Desembargadora Berenice se aposenta e registra a mais bela lição de vida âmbito do judiciário

Conhecida e respeitada nacional e internacionalmente como a “juíza dos afetos”, ela encaminhou em 23 de maio o seu pedido de aposentadoria, que se tornará real em 23 de junho, com a publicação no Diário Oficial, uma das primeiras desembargadoras do país Desembargadora Berenice comoveu a todos com a sua mensagem e testemunho de vida junto ao ofício destinado ao Presidente do TJRS.

Destacamos alguns trechos in verbis, da íntegra veiculada em http://www.espacovital.com.br.

“Aprendi a amar e respeitar a Justiça com meu pai Cesar Dias Filho e meu avô Cesar Dias que, com muito orgulho integraram esta Corte. Foi o exemplo deles que me deu coragem para enfrentar toda uma tradição na tentativa de mostrar ser a mulher apta a exercer a quase divina missão de julgar.

Com certeza este foi o grande desafio de minha vida.

Mas valeu a pena romper barreiras e preconceitos. Durante os 35 anos a que me dediquei à magistratura, procurei fazer da minha toga um manto protetor àqueles a quem a sociedade vira o rosto e não concede nem voz e nem vez. Em cada processo nunca esqueci que devia julgar as pessoas e não puni-las, e que negar direitos é a forma mais perversa de condenar à invisibilidade.

Tenho certeza que foi a presença feminina na magistratura que arrancou a venda dos olhos da justiça, tornando-a mais sensível e atenta à realidade da vida.

O fato de ter me tornado conhecida como a “juíza dos afetos” me dá a certeza do dever cumprido. E é com este sentimento que venho requerer a minha aposentadoria, a partir de 23-6-2008.

Só gostaria de agradecer, na pessoa de Vossa Excelência, a todos os que apostaram nos meus sonhos e me acompanharam ao longo desta jornada. Obrigada por terem me feito uma pessoa realizada e feliz.”

A dra. Berenice Dias doravante irá se dedicar com outros/as profissionais do direito ao "primeiro escritório especializado em direito homoafetivo do país, mas vamos atender família, sucessões e também uma nova proposta para a mediação", afirmou.

Ela é uma defensora da Lei Maria da Penha, também na defesa dos direitos das mulheres, combatendo a violência de qualquer forma: física, verbal, moral, econômica, psicológica e emocional.

Parabéns a Dra. Berenice, pelo brilhantismo da carreira e pelo exemplo de vida enquanto magistrada, a quem tivemos a honra de entrevistá-la e contar com suas palestras no ESPAÇO MULHER, em São Paulo.

XIX Reunião Especializada da Mulher do Mercosul (REM)

Destacamos a XIX Reunião Especializada da Mulher do Mercosul (REM), em Buenos Aires (Argentina), em que a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres esteve representada no evento em 29 e 30 de maio.

Na pauta: “feminização da epidemia Aids na América Latina, contribuição das mulheres na economia no âmbito público e privado e participação das mulheres nos espaços de poder. Durante a discussão da participação das mulheres nos espaços de poder, houve um relato de experiência da ministra da Defesa da Argentina, Nilda Garré. Em sua gestão, foi instituído um Conselho de Políticas de Gênero dentro do ministério da Defesa e um Observatório sobre a Integração da Mulher nas Forças Armadas.”

Durante o evento foi aprovada também no dia 28 de maio, em Buenos Aires, a criação de uma “Comissão Técnica de Violência da REM se reuniu com especialistas da área de violência dos estados-partes e associados do Mercosul para dar continuidade a discussão sobre a instituição de um registro unificado regional de notificação dos casos de violência contra a mulher. Essa comissão também encaminhou propostas para a reunião de ministras. Uma delas foi a realização de um seminário regional para analisar a situação das mulheres em situação de prisão, durante a XX REM, que ocorrerá no Brasil em novembro”. (Fonte: Boletim Informativo Mulheres em Pauta - 50ª edição)

EM TEMPO: Em 30 de maio comemora-se o dia da Santa Joana D’Árc considerada a protetora das lutas feministas, no mundo das mulheres católicas.

Em 1431, Joana D'Arc foi queimada na cidade de Rouen (França) aos 19 anos por ordem da Inquisição inglesa, que a acusou de heresia. Ela foi canonizada em 1920.

Diante destas breves notícias e mensagens da desembargadora Berenice Dias, que com seu exemplo de vida nos ensina a “romper barreiras, e preconceitos” entregamos para você esta edição nº 77 do Portal ESPAÇO MULHER INFORMA... com um abraço fraternal e votos de muito sucesso.

Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO MULHER.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

ASSOCIAÇÃO DOS VOLUNTÁRIOS DO INSTITUTO DO CÂNCER "ARNALDO VIEIRA DE CARVALHO" - A.V.I.C.A.V.C.

Temos muito amor e vontade ajudar. Pena que isto só não basta. A Associação - A.V.I.C.A.V.C. com apenas 30 voluntárias, há 71 anos, ajuda quase dois mil pacientes diários (que são pessoas idosas, adultas e jovens carentes), a maioria sem convênio médico, ou só com o SUS, tratando-os gratuitamente no Hospital do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho, o qual é situado no terreno da Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo.

Por meio de bazares diários no prédio do hospital e de dois chás beneficentes anuais, e com doações em dinheiro, objetos e remédios elas oferecem os recursos para promover o diagnóstico, a prevenção e a detecção do câncer, incentivam as investigações científicas, promovem cursos de especialização e aperfeiçoamento e cooperam nas campanhas de combate ao câncer junto à entidades públicas ou privadas, nacionais e internacionais.

Com este trabalho das voluntárias da A.V.I.C.A.V.C. e com as doações recebidas são comprados até equipamentos e máquinas necessárias além de algumas medicações importadas. Para colaborar você pode doar desde objetos usados e de pequeno porte, em bom estado, tais como roupas, calçados, bijuterias, acessórios do lar e de decoração, utensílios domésticos, os quais são vendidos no bazar diário, na sede do hospital.

Também são necessárias e urgentes muitas doações para uso pessoal dos pacientes, tais como camisolas, pijamas, lençóis, fronhas, cobertores, toalhas de banho, os quais são usados durante a internação hospitalar, sendo que na higienização para desinfectá-los há um desgaste rápido dos tecidos, portanto, precisa de reposição contínua.

Também podem ser doados para uso pessoal dos pacientes produtos de higiene (sabonetes de glicerina, pentes, escovas, cotonetes, absorventes etc). E para a desinfecção do hospital é necessária uma grande quantidade de produtos de limpeza em geral e papel higiênico, portanto, aceitam-se também estas doações.

Para os dois chás beneficentes realizados durante cada ano aceitam-se objetos novos de pequeno porte, assim como, aparelhos de televisão, forno de microondas, rádios, liquidificadores, batedeiras, ferro de passar roupa, faqueiros, jogos de chá e café, secadores de cabelos, depiladores etc. para sorteio, pois quanto melhor forem o prêmio mais são vendidos os convites, arrecadando mais verbas.

Você também pode doar dinheiro, em qualquer quantia, depositando nas contas correntes dos bancos: Banco Itaú - Vila Buarque - agência 0553 - cc. 123 225 - Banco Banespa - Santo Amaro - agência 104 - cc. 1 302 133-8.

Saiba que você poderá ser uma voluntária, basta inscrever-se e ser treinada durante três meses, se aprovada na seleção, você será mais uma valiosa e incansável colaboradora da A.V.I.C.A.V.C. Mais informações pelo e-mail: avicavc@ig.com.br.

LEIA NESTA EDIÇÃO:
Jornal Espaço Mulher

Jornal da Mulher Brasileira

Embelezar

Elisabeth Mariano

FPLCEM

Ensino a Distância

TV Espaço Mulher

Rádio Espaço Mulher

Edições anteriores.