Diante do inesperado e da falta de pessoas preparadas para o emergencial é que se pode encontrar a revelação das lideranças. E, o recente exemplo que o Brasil teve na sua liderança maior, a Presidenta Dilma Roussef, eleita democraticamente pela maioria dos votos, foi notável.
As notícias em alguns lugares (eram distorcidas e comentadas indevidamente, uma pressão e violência, com autoridades despreparadas para um conflito popular desorganizado (talvez, até bem intencionado).
Os “opositores e aproveitadores da movimentação social e política” pensando que “era o fim!...” para o “recomeço deles”, a base governista tendo que se organizar de emergência, e tomar decisões.
Precisava ser anunciado: “Sras e Srs chegamos ao Século 21, em que as “boas e más forças da tecnologia” se juntaram e vencerá quem tiver o domínio de todas as técnicas de liderança e preparo emocional.
E, aqui, sem alusão as ideologias partidárias (principalmente, as nocivas e de fanatismos, e, portanto, sem estereótipos e misoginia). E, não apenas, só como mulher, defensora dos direitos humanos das Mulheres. Mas, principalmente, como uma estudiosa em Liderança (possuo Mestrado), e também, pela formação do 36º Ciclo de Politicas e Estratégias (ADESG /1994), tenho que admitir (e, creio que muitas outras lideranças brasileiras também admitirão) tivemos um curso prático de liderança democrática e transformacional.
Temos a agradecer a Presidenta Dilma Roussef pela firmeza de sua liderança, que buscou soluções pacíficas, com firmeza e dentro das doutrinas e competências que lhe são atribuídas pela Constituição Federal, outorgadas a ela Presidenta do Brasil, e como disse corajosamente “Eu sou a Presidenta de todas as pessoas neste país, de todo o povo brasileiro, sem distinções. E condenou aos atos de violência, dizendo que precisaria haver a punição (ou seja, eles eram aqueles que a sua presidência abrangia, mas com firmeza não concordava com suas atitudes, pois admitia apenas, a liberdade de expressão, a manifestação pública, não a violência e a criminalidade. E, ainda chamou a todos os grupos para o diálogo, para atender as proposições”.
Com esta análise técnica dos fatos que ocorreram, e como as soluções se sucederam, acreditando que democraticamente seja aceita a minha opinião de estudiosa e Mestra, do tema “Liderança, Comunicação Social e Direitos Humanos”, ofereço-lhe duas sugestões de leitura sobre liderança democrática e liderança transformacional. E, a edição nº 138 do Portal ESPAÇO MULHER Informa, com um fraternal abraço, e votos de que sejamos todas e todos muito fortalecidos e inspirados para um momento grandioso de transformação e crescimento de nosso país, com a nossa participação politica, de diálogo e união, com bons valores e ideais, construindo a nova história no século 21.
Elisabeth Mariano
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
(...)“As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;
O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham nova perspectivas com os debates;
A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho;
O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas. O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios.”
(Leia mais em...) ESTILOS DE LIDERANÇA: AUTOCRÁTICA, DEMOCRÁTICA E LIBERAL- Autor:, 3 de março de 2011 - http://bit.ly/16CUcg6
“Como o nome já nós diz esta é uma liderança que transforma e lida com emoções de seus colaboradores, inspirando e envolvendo os seres humanos. A liderança transformacional é algo que está na essência de alguns líderes, que optam pelo comportamento de respeito e elevação moral, isso proporciona em seus “seguidores” confiança e grande identificação com seu superior. Este líder estimula sua equipe a atitudes inovadoras, criativas e os tratam com individualismo, estando sempre atento as suas necessidades, apoiando-os, encorajando e principalmente valorizando seu potencial, dando lhes sempre devolutivas e atribuindo responsabilidades.” (Leia mais...) A LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL Autora: Professora Juliana Thiago de Freitas – Colégio Clarassoti - Santo André - 06/07/2010 20:04 - Artigo - http://bit.ly/15ebb9h
Os magistrados estaduais e federais de todo o país têm até o dia 31 deste mês para informar à Corregedoria Nacional de Justiça quantos e quais processos alvos da Meta 18 aguardam andamento há mais de 100 dias. A meta, estabelecida pelos presidentes de todos os tribunais brasileiros, prevê que sejam julgados até o fim deste ano todos os processos de improbidade administrativa e de crimes contra a administração pública que entraram na Justiça até dezembro de 2011.
O prazo para o envio dos dados, que se encerraria na quarta-feira (10/7), foi prorrogado até o dia 31 deste mês, conforme determinação do corregedor nacional interino, conselheiro Guilherme Calmon. O pedido de informações havia sido feito no último dia 25 pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, em ofício encaminhado à Corregedoria de todos os 27 Tribunais de Justiça (TJs) e os cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs).
No documento, o ministro determina que todos os juízes responsáveis pelos processos de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública incluam na planilha de produtividade, disponibilizada no sistema Justiça Aberta, dados sobre as ações que aguardam andamento há mais de 100 dias. Os magistrados terão ainda que informar à Corregedoria Nacional o número de cada um desses processos. O Justiça Aberta é um sistema de acesso público, disponível no site do CNJ, em que os cidadãos podem acompanhar a produtividade das unidades judiciais.
"A implementação de sucessivos cursos sobre o processo de improbidade administrativa pela Escola Nacional de Formação de Magistrados (Enfam) e o decurso de curto espaço de tempo entre a definição da Meta 18 e os grandes protestos que se espalham pelo país demonstram que os assuntos realmente merecem ser tratados com absoluta prioridade", destacou o ministro Falcão no ofício enviado aos tribunais. Com as informações atualizadas, será possível evidenciar a taxa de congestionamento específica desse grupo de ações e planejar medidas concretas para dinamizar seu julgamento.
Estoque de processos - De 2012 para cá, os tribunais estaduais, federais e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgaram 46.621 processos de improbidade administrativa e ações penais de crimes contra a administração pública que tramitam há mais de um ano e meio na Justiça. Isso equivale a 38,47% do total de processos que são alvo da meta, índice inferior ao ideal perseguido, de 75%. Para o cumprimento integral da meta, até o final deste ano, as cortes precisam julgar outras 74.557 ações, de forma a zerar o estoque de processos desse tipo que ingressaram na Justiça até o final de 2011.
(Fonte: Agência CNJ de Notícias - http://bit.ly/11P6xSf)
Portal ESPAÇO MULHER Informa...
uma nova edição em todos os dias 15 de todos os mesesPois são marcas registradas no INPI, com domínios registrados na Internet, e com registros de direitos autorais.
Também será considerado plágio o uso disfarçado e indevido de nossos slogans:
SER MULHER É TER COMPROMISSO COM A VIDA
ESPAÇO MULHER – VALORIZA O QUE VOCÊ FAZ EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE E DESTACA AS MULHERES NAS LIDERANÇAS DO BRASIL.
Considera-se crime de concorrência desleal, além de todas as punições cabíveis em relação aos direitos marcários, eletrônico e autorais, conforme legislação brasileira (código civil e código penal) e de acordos internacionais.
Chamamos a atenção de empresários/as, advogados/as, contadores/as, profissionais de marketing e publicidade, lideranças, governantes, e diretorias de entidades classistas e de atividades feministas, que ninguém, nenhuma pessoa ou profissional, e nenhuma empresa ou instituição, possui autorização para o uso destas marcas e expressões.
Se você conhece que usa ou você se utiliza indevidamente das marcas e expressões e slogans acima citados, entre em contato urgente, para esclarecimentos, com mensagem dirigida a diretoria do Departamento Jurídico ESPAÇO MULHER, via e-mail: dpto.juridico@espacomulher.com.br assunto: Esclarecimentos Urgentes.