A menos de vinte dias o Diálogo
Inter-religioso foi noticiado
em destaque ao receber a visita de Sua Santidade o Dalai Lama,
ao Brasil, cuja presença ocupou as manchetes, pois suas
mensagens cultuam a paz e nos conduzem a felicidade.
Dalai Lama, autor de 46 livros, cujos ensinamentos budistas, em suas
palestras,
orientaram também sobre o
Diálogo Inter-religioso
como "instrumento
de paz e convívio edificante".
Trazemos aqui algumas sínteses de suas palestras, que ocorreram entre 27 a 29 de Abril, em São Paulo. (Fonte: Jornal Alternativo, nº 43 - Ano 7 - 2006, SP - p. 7)
"A compaixão tem pouco valor se permanecer apenas idéia. Ela deve se tornar atitude em relação aos outros. E o mero conceito de humildade não diminui nossa arrogância: a humildade deve se tornar nosso verdadeiro estado de ser."
"Do mesmo modo, que os músicos treinam suas mãos, atletas, seus reflexos e técnicas, lingüísticas, seus ouvidos e eruditos suas percepções, nós devemos treinar nossas mentes e corações".
"A educação moderna está voltada para desenvolver a inteligência, porém deixa de nutrir o coração humano. Sabedoria sem generosidade amorosa se torna cega, incapaz de gerar plenos benefícios para a pessoa e para a sociedade. Mas, se a sabedoria estiver atrelada à compaixão, seremos capazes de criar uma atmosfera de confiança e cordialidade ao nosso redor, o que promove saúde mental e felicidade para todos".
"É necessário implementar considerações humanitárias e princípios éticos básicos na definição da direção do desenvolvimento científico, especialmente nas ciências ligadas à vida".
"A compaixão é uma atitude fundada na aspiração de que outros se livrem do sofrimento. Está vinculada ao compromisso, responsabilidade e respeito para com o outro que, como nós, não quer sofrer e tem o direito à felicidade".
"Todas as religiões têm essencialmente a mesma mensagem, cujo objetivo é tornar seus praticantes melhores seres humanos, mais pacíficos, mais generosos, compreensivos e sábios."
Diante da lamentável situação que ocorre em São Paulo, em que problemas foram cristalizados pela falta de diálogo, entre os que fazem e aplicam as leis, e os que dela necessitam para os seus direitos básicos, desde os que estão no sistema carcerário, como, para os policiais que ficam à frente dos confrontos, com os baixos salários e sem as mínimas condições sociais até mesmo para este trabalho, trazemos as palavras de paz de Dalai Lama.
Hoje haverá culto ecumênico na Igreja da Sé, em São Paulo, e mais do que nunca se faz necessária a união de todos os líderes religiosos e de Direitos Humanos, para que se encontre um ponto comum, onde possa se estabelecer a paz, e defender os interesses, principalmente, das pessoas cidadãs de São Paulo.
Encontrar políticas públicas e que recuperem socialmente as pessoas que estão no sistema prisional é preciso, mas também, para que haja investimentos nas condições dos policiais, além disso, para as famílias que sofrem as perdas, em ambos os lados, e é para estas pessoas, a maioria mulheres e crianças, que dedicamos as palavras de compaixão de Dalai Lama.
Com esta mensagem entregamos-lhe esta edição nº 52 do Portal ESPAÇO MULHER Informa... com abraço de Elisabeth Mariano e da equipe Espaço Mulher.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.