Portal Espaço Mulher Informa...


Edição nº 78 - de 15 de Julho de 2008 a 14 de Agosto de 2008

O aumento do compromisso com as responsabilidades democráticas

60 anos da promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos

20 anos da Constituição Federal do Brasil

Estes são dois marcos da nossa história sócio-político-institucional que refletem as garantias dos direitos fundamentais de cada ser humano, em nosso país.

A Constituição Brasileira combate as desigualdades, onde o abuso do poder e da concentração econômica oprime e discrimina, exclui e violenta a dignidade humana.

No Brasil, os direitos humanos estão consagrados no Art. 5º, que cita: "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade".

No entanto, as estatísticas atuais demonstram a concentração de 50% da renda gerada no país, por apenas 10% das pessoas ricas. Em contrapartida 45% das pessoas brasileiras convivem na miséria, estão na adolescência, ou não têm moradia, ou são analfabetos, ou não têm assistência médica, jurídica, profissão definida, isto sem considerar o alto índice de violência que mata mais gente no país do que nas guerras.

Enfim, duas realidades que apresenta nos extremos "dois países Brasil", um rico e um pobre. E, em torno de outros 45% da população há um 3º país, o da classe média, composto por pessoas que sabem dos seus direitos e deveres, e se equilibram para conquistar a educação, o empreendedorismo, a habitação, quase sempre por meio de créditos, parcelamentos, busca de oportunidades com excessos de horas profissionais trabalhadas, e neste patamar, as mulheres enfrentam até tripla jornada.

Uma das oito metas do milênio declara: "promover a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher".

Contudo, mesmo com realidades tão diversas, são muitas as vitórias do povo brasileiro, o qual segue para uma nova cidadania, e se tornam partícipes na construção de uma sociedade mais justa, humana e democrática.

Em novembro deste ano 2008, o Brasil irá sediar a Conferência Internacional sobre os Objetivos do Milênio.

As metas do milênio foram fixadas, no ano 2000, por 191 países da ONU - Organização das Nações Unidas, e devem ser atingidas até 2015, envolvendo melhorias nas áreas da educação, saúde, meio ambiente e direitos das mulheres.

Outra notícia importante que também foi decidida em Genebra / Suíça, recentemente, é que o Brasil passa a integrar o Comitê Executivo da OMS - Organização Mundial da Saúde.

São muitas oportunidades para que os cidadãos e as cidadãs de nosso país possam contribuir com suas pesquisas, projetos, campanhas, e busca de soluções que favoreçam as pessoas que mais necessitam do desenvolvimento sócio-econômico-político-cultural.

Poderá a Conferência Internacional sobre os Objetivos do Milênio ser um marco para o combate à pobreza, a exclusão, para promover a eqüidade e o desenvolvimento, além de ser a base para um novo compromisso com as responsabilidades democráticas de cada pessoa, que doravante aumenta, mediante a expectativa internacional, que surge e expõe a nossa identidade brasileira.

Ao que tudo indica o ano de 2008 poderá findar com celebrações pelas vitórias alcançadas no respeito à dignidade humana, garantida constitucionalmente em nosso país.

Assim cada militância, cada ONG, cada grupo social poderá demonstrar a sua boa vontade política, e brindar de forma prática com os seus serviços voluntários, a implementação das leis que melhoram a qualidade democrática de nosso país, e, comemorar suas conquistas vitoriosas durante o evento da Conferência Internacional / 2008, e, nas festividades de passagem para o ano 2009, que com certeza promete ser melhor ainda, do ponto de vista humanitário.

Afinal tudo se pode nesta vida, e até mesmo construir um mundo participativo melhor, também é possível...

Um abraço efusivo na crença de que haverá muito sucesso para os que crêem que um mundo melhor é possível.

Elisabeth Mariano e equipe Portal ESPAÇO MULHER Informa...

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

ASSOCIAÇÃO DOS VOLUNTÁRIOS DO INSTITUTO DO CÂNCER "ARNALDO VIEIRA DE CARVALHO" - A.V.I.C.A.V.C.

Temos muito amor e vontade ajudar. Pena que isto só não basta. A Associação - A.V.I.C.A.V.C. com apenas 30 voluntárias, há 71 anos, ajuda quase dois mil pacientes diários (que são pessoas idosas, adultas e jovens carentes), a maioria sem convênio médico, ou só com o SUS, tratando-os gratuitamente no Hospital do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho, o qual é situado no terreno da Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo.

Por meio de bazares diários no prédio do hospital e de dois chás beneficentes anuais, e com doações em dinheiro, objetos e remédios elas oferecem os recursos para promover o diagnóstico, a prevenção e a detecção do câncer, incentivam as investigações científicas, promovem cursos de especialização e aperfeiçoamento e cooperam nas campanhas de combate ao câncer junto à entidades públicas ou privadas, nacionais e internacionais.

Com este trabalho das voluntárias da A.V.I.C.A.V.C. e com as doações recebidas são comprados até equipamentos e máquinas necessárias além de algumas medicações importadas. Para colaborar você pode doar desde objetos usados e de pequeno porte, em bom estado, tais como roupas, calçados, bijuterias, acessórios do lar e de decoração, utensílios domésticos, os quais são vendidos no bazar diário, na sede do hospital.

Também são necessárias e urgentes muitas doações para uso pessoal dos pacientes, tais como camisolas, pijamas, lençóis, fronhas, cobertores, toalhas de banho, os quais são usados durante a internação hospitalar, sendo que na higienização para desinfectá-los há um desgaste rápido dos tecidos, portanto, precisa de reposição contínua.

Também podem ser doados para uso pessoal dos pacientes produtos de higiene (sabonetes de glicerina, pentes, escovas, cotonetes, absorventes etc). E para a desinfecção do hospital é necessária uma grande quantidade de produtos de limpeza em geral e papel higiênico, portanto, aceitam-se também estas doações.

Para os dois chás beneficentes realizados durante cada ano aceitam-se objetos novos de pequeno porte, assim como, aparelhos de televisão, forno de microondas, rádios, liquidificadores, batedeiras, ferro de passar roupa, faqueiros, jogos de chá e café, secadores de cabelos, depiladores etc. para sorteio, pois quanto melhor forem o prêmio mais são vendidos os convites, arrecadando mais verbas.

Você também pode doar dinheiro, em qualquer quantia, depositando nas contas correntes dos bancos: Banco Itaú - Vila Buarque - agência 0553 - cc. 123 225 - Banco Banespa - Santo Amaro - agência 104 - cc. 1 302 133-8.

Saiba que você poderá ser uma voluntária, basta inscrever-se e ser treinada durante três meses, se aprovada na seleção, você será mais uma valiosa e incansável colaboradora da A.V.I.C.A.V.C. Mais informações pelo e-mail: avicavc@ig.com.br.

LEIA NESTA EDIÇÃO:
Jornal Espaço Mulher

Jornal da Mulher Brasileira

Embelezar

Elisabeth Mariano

FPLCEM

Ensino a Distância

TV Espaço Mulher

Rádio Espaço Mulher

Edições anteriores.