Portal Espaço Mulher Informa...


Edição nº 250 - de 25 de Novembro de 2022 a 24 de Dezembro de 2022

O DESTAQUE É PARA OS DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS, QUE NOS GARANTEM DIREITOS HUMANITÁRIOS NO PLANETA TERRA

Abaixo no final desta mensagem adicionei fonte e chamadas sobre as estatísticas da população mundial neste período contemporâneo, onde todas e todos nós, assistimos “governos e desgovernos” onde certos “lideres” querem “ditar a sobrevida, onde todas as pessoas têm direito a vida”...

Temos povos altamente desenvolvido em tecnologias industriais, digitais, cientificas, e, temos povos famintos “totalmente desorientados, sem chances até do básico para a sobrevida humana de forma digna!”

Diante deste “disparate derrotista” algumas mínimas pessoas se “gabam dos milhões de moedas de seus países, que amealharam em fortunas”, e, muitas comprovam que não possuem costumes humanitários, de apoios aos povos sofridos, oprimidos, e, excluídos de quaisquer tipos de chances para obter a “dignidade humana”...

Temos a Organização das Nações Unidas/ONU que desde sua fundação, em 1948, ou seja, há 74 anos, vem trazendo em sua missão a divulgação, treinamentos, e, até mesmo “intervenção humanitária”... Todas as pessoas de todas as nações podem colaborar de algum modo, quer financeiros, por doações necessárias, ou com atividades práticas “in loco” - onde ocorrem tragédias que afetam grandes grupos de pessoas, além de meio ambiente etc.

“O que impede alguém de colaborar com todas as causas?”

Eis, a grande pergunta diante da imensidão de oportunidades que todas as pessoas têm para colaborar com os desfavorecidos pela vida opressora, dos que os desprezam...

O problema se resolve quanto aos crimes de “RACISMO, ou de PROCEDÊNCIA DE NASCIMENTO”?

Ou, falta a cultura a todos os povos, crenças e poderes, e, responsabilidade social em “SER E AGIR COMO VOLUNTÁRIOS/AS PARA AMENIZAR A DOR ALHEIA?”

Nossos parabéns a ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - DIA 10 DE DEZEMBRO - DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS.

Fraternal abraço, a todas e a todos que nos acompanham, e colaboram com suas sabedorias. E, aqui comemoramos e EDIÇÃO FESTIVA NÚMERO 250.

Professora Mestra Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO MULHER.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

1. SAIBA MAIS E DIVULGUE - 10 de Dezembro - Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DHDH)

10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos

Voto é direito previsto na Declaração Universal

10/12/2021 17:10 - Atualizado em 18/08/2022 20:06

Em 10 de dezembro, é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Nessa data, em 1948, foi proclamada pela Assembleia Geral da ONU a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), primeiro documento de caráter universal de proteção aos direitos humanos, que tem inspirado desde então as constituições de Estados democráticos.

Vale destacar na DUDH preceitos que se tornaram fundamentais em sociedades abertas e desenvolvidas como a condenação da tortura, a igualdade perante a lei, a presunção de inocência, os direitos à nacionalidade, à propriedade, ao trabalho e à liberdade de opinião e expressão.

Os trinta artigos da DUDH fazem a defesa de uma vida digna para todos e todas, independentemente de nacionalidade, cor, sexo ou orientação sexual, convicção política e crença religiosa. A declaração é um marco normativo que serve de pressuposto para balizar as condutas dos Estados e dos cidadãos.

O artigo XXI da declaração menciona o direito do cidadão de participar da vida pública e das decisões políticas:

“Toda pessoa tem o direito de tomar parte no governo de seu país, diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos.”

“A vontade do povo será a base da autoridade do governo; essa vontade será expressa em eleições periódicas e legítimas, por sufrágio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.”

Assim, a DUDH consagrou a democracia, por meio do direito de voto e de eleições livres e justas.

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é um momento para celebrar os avanços conquistados e refletir sobre ações concretas dos Estados e das sociedades no sentido de garantir os direitos civis, políticos, sociais e ambientais de toda a população mundial.

Curta nossa página no Facebook http://www.facebook.com/tresp.oficial - Siga nosso twitter oficial trespjusbr

(Fonte: https://www.tre-sp.jus.br/comunicacao/noticias/2021/Dezembro/10-de-dezembro-dia-internacional-dos-direitos-humanos, data de acesso: 09/11/2022)

2. A realidade mundial nas estatísticas e na mídia

...“! O crescimento populacional ou crescimento demográfico é a mudança positiva do número de indivíduos de uma população. O termo população pode ser aplicado a qualquer espécie viva, mas aqui refere-se aos humanos.

A população mundial em 1950 era de 2,5 bilhões de pessoas. Em 2000 já havia mais de 6 bilhões de humanos no planeta.

Para um estudo da população, é essencial a análise estatística acompanhada das características históricas e geográficas das sociedades existentes no planeta. Alguns locais que apresentam elevadas taxas de densidades demográficas são: Sudeste Brasileiro, nordeste dos Estados Unidos da América, leste da China e sul da África. Cada umas dessas regiões tem as suas particularidades socioeconômicas, culturais e ambientais.

De acordo com os dados obtidos junto à Organização das Nações Unidas (ONU), no nosso planeta vivem mais de 7 bilhões de pessoas. Dessas, mais de 75% vivem em países subdesenvolvidos, 10% com menos de dois dólares por dia[1], 14% são analfabetos[2], metade nunca utilizou um telefone e apenas 49% têm acesso à internet.[3]...”!

(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Crescimento_populacional, data de acesso: 31/10/2022)

3. Feminismo: origens, conquistas e desafios no Século 21

Juliana Domingos de Lima

07 de mar de 2020 (atualizado 03/12/2020 às 12h47)

Marcado pela pluralidade de pautas, movimento por direitos das mulheres segue em constante transformação. O ‘Nexo’ apresenta os momentos-chave, as diferentes ondas e as principais figuras que contam essa história

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil.

(Fonte: https://www.nexojornal.com.br/explicado/2020/03/07/Feminismo-origens-conquistas-e-desafios-no-s%C3%A9culo-21, data de acesso: 09/11/2022)

Mensagem do Psicólogo, Filósofo e Teólogo Prof. Rubens Pedro Cabral


Perfil do Psicólogo, Filósofo e Teólogo Prof. Rubens Pedro Cabral

Rubens Pedro Cabral
Foto: Divulgação

Prof. Rubens Pedro Cabral

Foi coordenador da CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional São Paulo

Missionário Oblato de Maria Imaculada da Província do Brasil, nascido em São Carlos-SP a 30/06/1953, vive em São Paulo a 42 anos.

Se formou em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira, Teologia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, Psicologia pela UNISA – Universidade Santo Amaro – e fez Especialização em Atendimento a Pessoas Especiais pela USP.

Foi Pároco nas periferias de São Paulo durante 27 anos, atuou como Psicólogo por 25 anos, Professor Universitário na UNISA durante 15 anos.

Foi Provincial dos Oblatos de Maria Imaculada e atualmente é o Coordenador da Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional São Paulo.

CONTATO:

E-mail: rubens.omi1@gmail.com

COMEMORAÇÕES ESPAÇO MULHER - 2022

Portal ESPAÇO MULHER Informa... uma nova edição em todos os dias 15 de todos os meses


Aviso urgente - importante!

DENUNCIE USO INDEVIDO DE ESPAÇO MULHER e ESPAÇO PARA A MULHER

Pois são marcas registradas no INPI, com domínios registrados na Internet, e com registros de direitos autorais.

Também será considerado plágio o uso disfarçado e indevido de nossos slogans:

SER MULHER É TER COMPROMISSO COM A VIDA

ESPAÇO MULHER – VALORIZA O QUE VOCÊ FAZ EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE E DESTACA AS MULHERES NAS LIDERANÇAS DO BRASIL.

Considera-se crime de concorrência desleal, além de todas as punições cabíveis em relação aos direitos marcários, eletrônico e autorais, conforme legislação brasileira (código civil e código penal) e de acordos internacionais.

Chamamos a atenção de empresários/as, advogados/as, contadores/as, profissionais de marketing e publicidade, lideranças, governantes, e diretorias de entidades classistas e de atividades feministas, que ninguém, nenhuma pessoa ou profissional, e nenhuma empresa ou instituição, possui autorização para o uso destas marcas e expressões.

Se você conhece que usa ou você se utiliza indevidamente das marcas e expressões e slogans acima citados, entre em contato urgente, para esclarecimentos, com mensagem dirigida a diretoria do Departamento Jurídico ESPAÇO MULHER, via e-mail: dpto.juridico@espacomulher.com.br assunto: Esclarecimentos Urgentes.

LEIA NESTA EDIÇÃO:

Jornal Espaço Mulher


Jornal da Mulher Brasileira


Embelezar


Elisabeth Mariano


FIPLC EM-EH


Ensino a Distância


TV Espaço Mulher


Rádio Espaço Mulher


Edições anteriores.